Autor Tópico: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos  (Lida 133879 vezes)

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Online: 05 de Novembro de 2007, 19:31 »
Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos

Nestes últimos dias têm circulado uns rumores sobre o Ubuntu 7.10 ter um bug que faz com que os discos fiquem danificados em pouco tempo. Mas, afinal, isso não é bem assim. De facto o Ubuntu vem com uma determinada configuração para a gestão de energia, mas está apenas a seguir as recomendações dos fabricantes. Se essas recomendações não são as melhores, é porque os fabricantes não disponibilizam melhores recomendações.

Para verificarem se a vossa distribuição está a usar as recomendações dos fabricantes, visitem o post que o brasileiro Alex França escreveu sobre esta situação e sobre formas de a detectar e corrigir.

Como vêm, o GNU/Linux segue as recomendações dos fabricantes, para que possa tirar o melhor partido do hardware. Infelizmente, os fabricantes de hardware nem sempre fornecem as melhores recomendações ou especificações. Mas isso é uma falha deles!

Aumentando a vida útil dos HDs - http://alexblog.eeol.org/linux/aumentando-a-vida-util-dos-hds/

Fonte: webtuga.com

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2007, 20:37 »
Ótimos esclarecimentos, pois esse alrde também teve um fundo de maldade, p/ prejudicar a imagem do Ubuntu, que real/ vem despertando muito interesse.
O problema existe sim, mas os exploradores logo se aproveitam.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

boi

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2007, 22:25 »
Digam o que quiserem, a imagem do Ubuntu foi manchada por esse episódio. O Windows gerencia corretamente mesmo esses discos "bugados". O Ubuntu também deveria ser capaz disso, mas não é. Ponto positivo para a Microsoft, ponto negativo para o Ubuntu.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2007, 23:13 »
Digam o que quiserem, a imagem do Ubuntu foi manchada por esse episódio. O Windows gerencia corretamente mesmo esses discos "bugados". O Ubuntu também deveria ser capaz disso, mas não é. Ponto positivo para a Microsoft, ponto negativo para o Ubuntu.

Desculpe caro boi, ñ sou fanboy de Ubuntu, cego as faltas que tem nele e no SL.
Mas acho que ñ tem como comparar uma grd empresa, uma das maiores do mundo, a mais de 20 anos no mercado e c/ produtos que dominam e ainda vão continuar dominando por um bom tempo.
Esse blá blá blá vai ter e muito, pois isso é disputa de mercado dos dois lados que envolve trilhões de doláres.

A Canonical é uma empresa recente, c/ um marketing agressivo e um bom produto de aceitação Ubuntu. Mas lembro que ela ñ é a mais poderosa entre as empresas que patrocinam distros GNU/Linux. Tem peixe bem maior nessa área.

Temos que compreender esses ataques, até porque GNU/Linux, assim como Windows, Mac OS ñ são o supra-sumo do mundo.

O caminho p/ uma popularização do GNU/Linux e do SL ainda precisa ser mais preparado meu amigo.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline STIG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2007, 05:41 »
Digam o que quiserem, a imagem do Ubuntu foi manchada por esse episódio. O Windows gerencia corretamente mesmo esses discos "bugados". O Ubuntu também deveria ser capaz disso, mas não é. Ponto positivo para a Microsoft, ponto negativo para o Ubuntu.

Desculpe caro boi, ñ sou fanboy de Ubuntu, cego as faltas que tem nele e no SL.
Mas acho que ñ tem como comparar uma grd empresa, uma das maiores do mundo, a mais de 20 anos no mercado e c/ produtos que dominam e ainda vão continuar dominando por um bom tempo.
Esse blá blá blá vai ter e muito, pois isso é disputa de mercado dos dois lados que envolve trilhões de doláres.

A Canonical é uma empresa recente, c/ um marketing agressivo e um bom produto de aceitação Ubuntu. Mas lembro que ela ñ é a mais poderosa entre as empresas que patrocinam distros GNU/Linux. Tem peixe bem maior nessa área.

Temos que compreender esses ataques, até porque GNU/Linux, assim como Windows, Mac OS ñ são o supra-sumo do mundo.

O caminho p/ uma popularização do GNU/Linux e do SL ainda precisa ser mais preparado meu amigo.
Não és ??? ;D ;D
Desculpa lá mas aquilo que tenho lido por aqui é que és alguém que defende cegamente o ubuntu.
Eu uso ubuntu e kubuntu nos meus dois micros e não troco de distribuição, mas sei ver os defeitos e concordo plenamente com aquilo que o boi disse ;)
Subscrevo aquilo que o boi disse.

Offline GuilhermeMachado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2007, 10:53 »
Olá pessoal,

Digam o que quiserem, a imagem do Ubuntu foi manchada por esse episódio. O Windows gerencia corretamente mesmo esses discos "bugados". O Ubuntu também deveria ser capaz disso, mas não é. Ponto positivo para a Microsoft, ponto negativo para o Ubuntu.

Talvez alguns leitores não tenham visto o link para o post Alex França sobre o problema, então, abaixo segue um pequeno trecho do artigo para esclarecer os fatos:
Citar
Em tese, os fabricantes dos notebooks são os mais indicados para definir a melhor estratégia de carga/descarda dos HDs. Apesar disso as versões do Windows e do MacOS ignoram essas recomendações e impõem suas próprias estratégias de gerenciamento de energia. Ao contrário, por serem mais fiéis aos padrões da indústria, distribuições baseadas em GNU/Linux, como por exemplo o Ubuntu, realizam o gerenciamento de energia segundo as recomendações dos fabricantes. O problema é que a maioria dos fabricantes fornecem padrões absurdos ao sistema operacional.

Uma vez que os fabricantes de hardware são os que mais entendem do assunto hardware, por que a Microsoft não segue suas recomendações?

Não acredito que o Ubuntu ou qualquer outra distribuição esteja no caminho errado ao tentar melhorar a performance do sistema utilizando as regras fornecidas por esses fabricantes de hardware. Se assim fosse  para que usamos drivers específicos para placas de vídeo, placas de som, monitores, modens, etc? Usamos drivers específicos para conseguir obter a melhor performance de cada um desses dispositivos. Muitas vezes as regras de interface não são fornecidas aos desenvolvedores e isso os obriga a ter um duro trabalho de engenharia reversa para obtê-las. Felizmente esse não é o caso portanto questionemos as regras desses fabricantes e não as distribuições que as utilizam...

Vale lembrar que no post do Alex França há também a solução do problema ocasionado PELO FABRICANTE.

PS: Eu quero os nomes desses fabricantes pois eles terão que se reportar a comunidade, caso contrário chamarei o Capitão Nascimento... =)

Grande abraço,
Guilherme Machado
Curitiba / PR / Brasil
« Última modificação: 06 de Novembro de 2007, 11:11 por GuilhermeMachado »
"O destino dos homens é a liberdade"
Vinícius de Moraes

Offline mathdelic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2007, 11:18 »
Já existe um tópico sobre este asunto e isto já foi postado lá:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,27320.msg158231.html#msg158231

Apesar daquele tópico estar avacalhado com discuções acerca do sexo dos anjos. Todavia, este está indo pelo mesmo caminho.

Lembre-se: não alimente o troll que existe dentro de cada um de nós.

Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos

Nestes últimos dias têm circulado uns rumores sobre o Ubuntu 7.10 ter um bug que faz com que os discos fiquem danificados em pouco tempo. Mas, afinal, isso não é bem assim. De facto o Ubuntu vem com uma determinada configuração para a gestão de energia, mas está apenas a seguir as recomendações dos fabricantes. Se essas recomendações não são as melhores, é porque os fabricantes não disponibilizam melhores recomendações.

Para verificarem se a vossa distribuição está a usar as recomendações dos fabricantes, visitem o post que o brasileiro Alex França escreveu sobre esta situação e sobre formas de a detectar e corrigir.

Como vêm, o GNU/Linux segue as recomendações dos fabricantes, para que possa tirar o melhor partido do hardware. Infelizmente, os fabricantes de hardware nem sempre fornecem as melhores recomendações ou especificações. Mas isso é uma falha deles!

Aumentando a vida útil dos HDs - http://alexblog.eeol.org/linux/aumentando-a-vida-util-dos-hds/

Fonte: webtuga.com
Ubuntu 7.10 # Com KDE.
DELL Vostro 1000
Sempron Mobile 3500+ (1,8 GHz, 512 KB)
2 GB de SDRAM DDR2 de 533 MHz
80GB SATA
Integrada ATI Radeon® Xpress 1150 HyperMemoryTM

Chipset ATI RS485M / SB600
WXGA (1280x800) Widescreen de 15,4"

boi

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #7 Online: 06 de Novembro de 2007, 11:18 »
Uma vez que os fabricantes de hardware são os que mais entendem do assunto hardware, por que a Microsoft não segue suas recomendações?

Por que a Microsoft não segue as recomendações dos fabricantes? Isso ficou evidente nesse caso, não acha? Os fatos mostraram em que eles estão certíssimos em não seguir.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #8 Online: 06 de Novembro de 2007, 11:21 »
Uma vez que os fabricantes de hardware são os que mais entendem do assunto hardware, por que a Microsoft não segue suas recomendações?

Por que a Microsoft não segue as recomendações dos fabricantes? Isso ficou evidente nesse caso, não acha? Os fatos mostraram em que eles estão certíssimos em não seguir.

Um caso de erro em muitos casos de acertos dos fabricantes, e é a Microsoft que esta certa?!? Ela simplesmente ignora todos os padrões impostos e sempre quer colocar os dela, sempre na tentativa de ajudar? Será?

Mas se formos começar a contabilizar pontos pró e contra (entre Linux x Microsoft) tenho certeza de quem vai ganhar.

Me desculpe....
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

boi

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #9 Online: 06 de Novembro de 2007, 11:25 »
Um caso de erro em muitos casos de acertos dos fabricantes, e é a Microsoft que esta certa?!? Ela simplesmente ignora todos os padrões impostos e sempre quer colocar os dela, sempre na tentativa de ajudar? Será?

Mas se formos começar a contabilizar pontos pró e contra (entre Linux x Microsoft) tenho certeza de quem vai ganhar.

Me desculpe....

Mas o que o fato da Microsoft ter errado em outros casos tem a ver com esse? Nesse caso específico, a Microsoft acertou, e o Ubuntu errou. Por que tanta dificuldade em admitir um fato tão evidente?

Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #10 Online: 06 de Novembro de 2007, 14:12 »
Já saiu um upgrade que corrige o problema? Se não, por que não arrumam logo?
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Offline GuilhermeMachado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2007, 14:47 »
Citar
"Fugir do previsível é o encontro com pensamentos não contaminados pela realidade, de modo que a liberdade possa ser vislumbrada."
Eduardo Stefani

Citar
"A maturidade do ser humano se reflete em sua capacidade de integrar diferentes pontos de vista."
Júlio Clebesh

Ter opiniões diferentes sobre esse mesmo assunto demonstra uma comunidade madura e em evolução, portanto, sugiro um brinde a liberdade de pensamentos e a diversidade de opiniões.

Um brinde a liberdade,
Guilherme Machado
Curitiba / PR / Brasil
"O destino dos homens é a liberdade"
Vinícius de Moraes

Offline _Seven_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #12 Online: 06 de Novembro de 2007, 14:50 »
boi me diga como voce sabe que o windows faz isso tao bem? ja li precisamente o contrario...
By Seven

isdiru

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2007, 14:54 »
Boas,esse problema só ocorre com o Ubuntu?As outras distros não tem esse problema?
Sei,vão dizer que aqui é o forum do Ubuntu,e o o que acontece com as outras distros não é problema nosso.
Quando é p/ criticar outras distros esse forum não é o lugar certo,mas quando é para elogiar aqui parece ser o paraiso.
Existe o problema e a correção,,não tenho nenhuma duvida, estão fazendo o possivel e o impossivel para queimar o Ubuntu.
AHHHHHHHHH sou fanboy,qual é o problema? ??? ;D ;D

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #14 Online: 06 de Novembro de 2007, 15:01 »
boi me diga como voce sabe que o windows faz isso tao bem? ja li precisamente o contrario...

Li o mesmo, mas as vezes é melhor deixar para lá. Vou procurar onde li, e achando eu repasso o link.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!