Autor Tópico: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos  (Lida 134490 vezes)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #60 Online: 01 de Abril de 2008, 10:50 »
Eu desativei em duas máquinas o carregamento desse serviço no boot e isso foi suficiente... Não sei se em todas as máquinas isso funciona.
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #61 Online: 01 de Abril de 2008, 21:18 »
Como é que se desabilita o laptop mode? O que tem a ver com os ciclos de resfriamento do HD.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #62 Online: 01 de Abril de 2008, 23:42 »
Como é que se desabilita o laptop mode? O que tem a ver com os ciclos de resfriamento do HD.

Quando o laptop mode está ativado ele altera o comportamento do gerenciamento de energia do hd...

http://ubuntudemon.wordpress.com/2007/10/26/laptop-hardrive-killer-bug/

Eu altero com o sysv-rc-conf e aí faço com que ele não carrege...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

G85_1

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #63 Online: 02 de Abril de 2008, 09:36 »
Não sei se pode ser mais uma solução mas pelo manual do hdparm pode desabilitar o "Advanced Power Management" com o comando hdparm -B 255 /dev/sda.
ou seguir a sugestão:  https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/acpi-support/+bug/124119
ou essa mais especifica: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/acpi-support/+bug/59695

Me parece que essas medidas deveriam ser temporarias mas estão sendo cada vez mais definitivas.
« Última modificação: 02 de Abril de 2008, 12:19 por G85_1 »

Offline Miojo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • O medroso tem as costas quentes no mundo das idéia
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #64 Online: 02 de Abril de 2008, 09:41 »
Onde é que tem algo oficial dizendo que o Ubuntu pode danificar o Hd ou diminuir a vida útil dele antes do tempo normal?
 É um titulo assustador para quem não tem costume com o ubuntu, além de que o usuário leigo imagina logo que ira perder todos os seus dados caso o HD venha a ser danificado.
Gostaria de algo convreto e amaparado em algo cientificamente comprovado.
Aguardo alguma coisa que clareie minhas dúvidas....
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei nem um mal

G85_1

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #65 Online: 02 de Abril de 2008, 09:43 »
Onde é que tem algo oficial dizendo que o Ubuntu pode danificar o Hd ou diminuir a vida útil dele antes do tempo normal?
 É um titulo assustador para quem não tem costume com o ubuntu, além de que o usuário leigo imagina logo que ira perder todos os seus dados caso o HD venha a ser danificado.
Gostaria de algo convreto e amaparado em algo cientificamente comprovado.
Aguardo alguma coisa que clareie minhas dúvidas....

Dá uma lida no que escrevi no http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,27601.msg198724.html#msg198724 e depois no link do Hqxriven #63
Atribuiram o problema ao Ubuntu por ser mais usado ou talvez tenha sido o primeiro a detectar e divulgar o problema.
« Última modificação: 02 de Abril de 2008, 12:40 por G85_1 »

Offline Miojo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • O medroso tem as costas quentes no mundo das idéia
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #66 Online: 02 de Abril de 2008, 10:11 »
   Clariou minhas idéias, agora qual é a solução para todos os PC's?
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei nem um mal

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #67 Online: 02 de Abril de 2008, 22:36 »
Usei o "sudo hdparm -B 255 /dev/sda". Será que é a mesma coisa? Apareceu a mensagem de desabilitado.

G85_1

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #68 Online: 03 de Abril de 2008, 09:30 »
Usei o "sudo hdparm -B 255 /dev/sda". Será que é a mesma coisa? Apareceu a mensagem de desabilitado.

Experimenta fazer alguns testes para saber qtos. Load_Cycle_Count faz em 10 minutos e junto a isso monitore a temperatura do HD para saber se esta esquentando muito se estiver pode-se ajustar esse valor e o tempo de spindown, ou seja, o tempo que o HD deve esperar para desligar o motor caso fique muito tempo sem uso. Isso reduz o consumo de energia e aumenta a vida útil do HD, caso seu computador permaneça muito tempo ligado mas nem sempre em uso.
Parametros: -B18, -B128, -B192, -B254, ou -B255 (qto. maior mais rápido o HD, mais aquecimento, menos problemas de falhas de ciclos liga/desliga, menos economia de energia...Nunca usar: -B1...-B2...etc.)
Essas soluções encontrei nos links que coloquei acima em foruns e relatos de Bugs no Launchpad do Ubuntu agora estou tentando ver o que os fabricantes de hd tem a dizer a respeito, quem sabe eles teriam outra solução.

Daí vc vai me perguntar como configuro o spindown? Então lá vai a resposta....
Para configurar o tempo de spindown a sintaxe é:

      hdparm -S<valor> <disco>

Onde <valor> deve ser substituído pelo código do tempo desejado.

Valores entre 1 e 240 especificam múltiplos de 5 segundos, ou seja, o valor 10 significa um tempo de espera de 50 segundos, e o valor 200 muda esse valor para 1000 segundos (16 minutos e 40 segundos).

Valores de 241 a 251 especificam múltiplos de 30 minutos, variando de 11 minutos (241) até 5 horas e meia (251).

Vamos a um exemplo:

# hdparm -S240 /dev/hda

/dev/hda:
 setting standby to 240 (20 minutes)

Com esse comando, configuramos o HD para desligar após 20 minutos de ociosidade.
Obs.: Eu não sei o efeito dessa configuração com o laptop-mode ativado, por isso estou aconselhando monitorar por um tempo.
« Última modificação: 03 de Abril de 2008, 13:29 por G85_1 »

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #69 Online: 05 de Abril de 2008, 19:58 »
Meu laptop não está fazendo mais ciclos. Gostaria de saber se conhecem outra maneira de monitorar e alterar a temperatura do HD pois o computador nunca fica ocioso.

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #70 Online: 06 de Abril de 2008, 09:54 »
Obrigado G85 e aos outros estão me ajudando bastante.

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #71 Online: 08 de Abril de 2008, 19:29 »
Os desenvolvedores do Ubuntu foram contactados? Sabem de alguma coisa? Seria legal que mudassem o padrão da configuração. Notamos nesse tópico que o problema é verídico.

Offline kiko_novaera

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #72 Online: 23 de Abril de 2008, 17:09 »
Aviso básico ao pessoal antes de sair executando código no shell, dêem uma olhada no seguinte: Sistema > Preferências > Gerenciador de Energia  e olhe se no  indicador Ações da aba Usando Tomada a opção de Fazer computador dormir quando inativo por, estiver como Nunca creio que não haja necessidade de tal método. Me corrija se eu estiver errado mandando uma PM.

Porém caso seja isso mesmo, afirmo, no meu está padrão, anula e resumi qualquer discussão Linux, Microsoft, e você cai na seguinte, é especulação, que só cai em discussão medíocre  novamente para saber qual o sistema operacional melhor.
« Última modificação: 23 de Abril de 2008, 17:22 por kiko_novaera »

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #73 Online: 25 de Abril de 2008, 13:38 »
Imagino que esteja certo.
Mas se alguem achar que ele esta errado, nao mande um MP, deixe que todos nos da comunidade saibamos   :)

Offline Mog²

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #74 Online: 26 de Abril de 2008, 12:47 »
Na versão 8.04 ainda é necessário executar os comandos ou o bug já foi corrigido?