Autor Tópico: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!  (Lida 44335 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Fico sempre me perguntado por que o Ubuntu não tem o centro de controle com o mesmo grau de facilidades de outras distros.

O Suse tem, o Mandriva tem, o PClinuxOS tem, além de outras distros menos famosas. O Ubuntu tem como política uma frase bastante conhecida “Linux para seres humanos”, pois bem, um recém chegado do Windows sentirá dificuldades para configurar a ordem do Grub, ou compartilhar a conexão caso seu micro tenha duas placas de rede.


+ http://shots.osdir.com/slideshows/slideshow.php?release=820&slide=5

Samba
Outra coisa que eu não admito é que o Ubuntu tenha o samba desabilitado “não instalado” no termino da instalação, sendo necessário a instalação do mesmo e a configuração manual do smb.conf para podermos enxergar uma maquina windows na rede. O Kurumin enxerga automaticamente um maquina Windows na rede, por que não podemos fazer o mesmo, entre outras necessidades que são automatizadas em outras distros.

Leia esse desabafo: http://josevitor.blog.br/2007/07/02/samba-da-inclusao-digital/#comments

Centro de controle
Voltando a falta do centro de controle. O Ubuntu já deveria ter priorizado um centro de controle aos moldes do Yast há muito tempo. Eu uso Linux já a um bom tempo, tive meu primeiro contato em 1998. E não entendo por que coisas que são sucesso numa distro dificilmente são portadas para outras. Li que o Yast foi disponibilizado pela Suse, e sinceramente não vejo a necessidade de se reinventar a roda. Basta o mesmo ser portado para o Ubuntu.

Linux sem linhas de comando.
Agora como fica o leigo. Já temos hoje a possibilidade de uma pessoa usar o Linux sem a necessidade de escrever uma linha de comando no terminal. Temos soluções desde o grub a configurações avançadas de compartilhamento de rede.

Autopackage
Temos o autopackage que desmistifica essa historia de complicações de se instalar programas no Linux. Eu novamente me pergunto, por que o os desenvolvedores não deixam disponíveis em seus sites além das versões clássicas uma versão em autopackage. Desde o Firefox ao Pidgin deveria ter suas respectivas versões disponíveis. O leigo que não quer complicações pegaria essa versão.

Webcans, joysticks e afins...
Outra coisa que não entra na minha cabeça é a eterna novela da webcam, pois pelo que leio na internet 95% dos driveres estão disponíveis. Diga-se de passagem que por incentivo da comunidade, sendo que só um cidadão escreveu mais de 200 drivers. Agora eu me pergunto, por que esses driveres não estão sintezados num único configurador, por que eles não estão disponíveis por defult nas distros amigáveis como o Ubuntu. Por que o leigo ao espetar uma webcam na porta usb não tem a mesma funcionando automaticamente.



O mesmo vale para os joysticks usb, pois o Linux reconhece, e temos soluções rápidas para os mesmos, mais temos ainda que entrar em forums, blogs, etc para poder usar um simples controle usb que no Windows é plug and play.

Ah! Não podemos esquecer das placas de captura e dos winmodens. Os mesmos tem soluções fáceis, seus driveres já foram escritos, mais não temos como configurar sem consultar um fórum ou tutorial on-line.

E o leigo como fica?
Essas são pequenas besteiras para um Hard User Linux é um abismo sem fim para um leigo. E volto a repetir, que não teria barreiras técnicas para termos ao fim do primeiro boot nossas webcams, placas de captura, joysticks, tablets, entre outros funcionado perfeitamente sem nenhuma configuração se quer.

A Canonical poderia fazer!
Mais independentemente disso ser implementado no Linux, a Canonical poderia ter um centro de controle muito superior ao Yast com configurações extras como WEBCAN, JOYSTICKS, PLACA DE CAPTURA, entre outros entraves clássicos. Sem falar nas configurações, como montar uma simples partição e por ai vai....

O PClinuxOS já está fazendo o seu dever de casa, agora temos que fazer o nosso. Note que 90% das coisas citadas são feitas no centro de controle do PClinuxOS.

Comunidade....
Agora eu acho que a comunidade deve pressionar para termos esse tipo de coisas disponíveis no Ubuntu o quanto antes. Eu não posso falar muito do PClinuxOS, mais já estou baixando a iso para testar no meu 2º PC, não quero ver o comportamento do mesmo pelo VMWARE. AH! Eu não vou largar o Ubuntu por nada, é só por teste mesmo.

Mais nem tudo está perdido, o Ubuntu é uma distro nova, e temos muita coisa pela frente. Como surpreendemos muita gente de 6 em 6 meses, é só aguardar. Mais acho que teremos isso na versão 9 ou 10 do Ubuntu, pois não veja um centro de controle nas próximas duas versões.

Ok
« Última modificação: 25 de Julho de 2007, 21:05 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2007, 21:43 »
Amigo, nq6

Acho que nunca vai existir um SO 99,9% perfeito. É claro que seriam boas ferramentas p/ o Ubuntu, mas também o Ubuntu oferece coisas que outros ñ oferecem.

Ainda acho que a distribuição Linux deve ser escolhida de acordo c/ tipo de usuário. Até nisso a gente leva vantagem sobre outros SOs  ;)
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2007, 21:48 »
Com relação ao samba acho que tem um equívoco...ele vem instalado sim.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2007, 21:54 »
Com relação ao samba acho que tem um equívoco...ele vem instalado sim.

Para colocar Windows e Linx em rede preciso instalar samba, samba-common e smbclient além de editar /etc/samba/smb.conf para incluir meu nome de workgroup e definir o compartilhamento livre (security share).
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2007, 21:55 »
Eu li dados de uma máquina windows na rede este final de semana e não instalei nada, apenas cliquei em Locais > Rede, então a questão do samba não é como diz nq6.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2007, 21:58 »
Eu tenho uma mini rede aqui (2 PCs um em cada quarto) e compartilho a rede toda e não precisei instalar nada...compartilho Internet e arquivos entre os dois...falta alguma coisa?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2007, 22:02 »
Amigo, nq6

Acho que nunca vai existir um SO 99,9% perfeito. É claro que seriam boas ferramentas p/ o Ubuntu, mas também o Ubuntu oferece coisas que outros ñ oferecem.

Ainda acho que a distribuição Linux deve ser escolhida de acordo c/ tipo de usuário. Até nisso a gente leva vantagem sobre outros SOs  ;)

Como eu já disse soluções existem mais estão espalhadas aqui ou acolá. Não vejo nada que impeça uma distro como o Ubuntu juntar todas essas soluções buscando facilitar a vida dos usuários. Por mais que o cara seja um geek e saiba de tudo é um saco ficar refazendo as mesmas coisas sempre.

Também discordo que não termos uma distro 100% pelo contrário, acho que o Ubuntu já está quase lá, e se não temos esse percentual de forma fácil se deve as softhouses e as empresas que fabricam hardware. Ambas excluem o Linux em boa parte dos seus lançamentos.

Temos apenas que agregar as experiências que facilitam a vida das pessoas de uma maneira inteligente e pratica. Uma só pessoa fez o que muitas empresas Linux não fizeram.

Programador escreve 235 drivers de webcam para Linux

"Um entusiasta solitário, trabalhando em casa nas horas de folga, foi o responsável por trazer 235 modelos de webcam USB para a lista de hardware suportado pelo Linux. O homem trabalhou sozinho sem nenhum apoio técnico ou financeiro de empresas que lucram com o software livre."

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1591191-EI4801,00.html

A Canonical poderia ter uma equipe só para fazer isso, driveres, compatibilidade com os mais diversos equipamentos possíveis.

Ok.
« Última modificação: 24 de Julho de 2007, 22:06 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2007, 22:05 »
Eu li dados de uma máquina windows na rede este final de semana e não instalei nada, apenas cliquei em Locais > Rede, então a questão do samba não é como diz nq6.

Aqui eu precisei instalar! E várias outras pessoas também...
http://josevitor.blog.br/2007/07/02/samba-da-inclusao-digital/#comments
Ok,
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2007, 22:05 »
Eu tenho uma mini rede aqui (2 PCs um em cada quarto) e compartilho a rede toda e não precisei instalar nada...compartilho Internet e arquivos entre os dois...falta alguma coisa?

Aqui eu precisei instalar! E várias outras pessoas também...
http://josevitor.blog.br/2007/07/02/samba-da-inclusao-digital/#comments
Ok,
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2007, 22:06 »
Eu tenho uma mini rede aqui (2 PCs um em cada quarto) e compartilho a rede toda e não precisei instalar nada...compartilho Internet e arquivos entre os dois...falta alguma coisa?

Aqui eu precisei instalar! E várias outras pessoas também...
http://josevitor.blog.br/2007/07/02/samba-da-inclusao-digital/#comments
Ok,

Engraçado, porque concordo totalmente com o pintinho. Também não precisei.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #10 Online: 24 de Julho de 2007, 22:08 »
Eu tenho uma mini rede aqui (2 PCs um em cada quarto) e compartilho a rede toda e não precisei instalar nada...compartilho Internet e arquivos entre os dois...falta alguma coisa?

Aqui eu precisei instalar! E várias outras pessoas também...
http://josevitor.blog.br/2007/07/02/samba-da-inclusao-digital/#comments
Ok,

Engraçado, porque concordo totalmente com o pintinho. Também não precisei.

Você atualizou seu Ubuntu de uma versão já configurada. Exemplo. 6.06, para 7.04?

Eu também acho que o debate não pode ficar apenas nessa questão do Samba, o poste é bem rico de outros detalhes....
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #11 Online: 24 de Julho de 2007, 22:09 »
Em uma máquina fiz atualização, em outra foi instalado do zero. Todas usam a rede sem problemas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

boi

  • Visitante
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #12 Online: 24 de Julho de 2007, 22:29 »
O painel de controle não existe no Ubuntu porque os desenvolvedores não querem. Poderiam simplesmente pegar o de outra distro e adaptar. Mas os desenvolvedores do Ubuntu parecem odiar ferramentas de configuração, tanto que até o alsaconf foi eliminado. Até o Slackware tem ferramentas de configuração, são simplesinhas, feitas em shell script, mas tem.
Essa falta de ferramentas me parece uma herança da filosofia do Debian.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #13 Online: 24 de Julho de 2007, 22:32 »
O painel de controle não existe no Ubuntu porque os desenvolvedores não querem. Poderiam simplesmente pegar o de outra distro e adaptar. Mas os desenvolvedores do Ubuntu parecem odiar ferramentas de configuração, tanto que até o alsaconf foi eliminado. Até o Slackware tem ferramentas de configuração, são simplesinhas, feitas em shell script, mas tem.
Essa falta de ferramentas me parece uma herança da filosofia do Debian.

boi se umas ferramentas simplesinhas, feitas em shell script (como diz você) servem porque não fazemos nós mesmos?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #14 Online: 24 de Julho de 2007, 22:47 »
Eu acho que o Ubuntu vai bem...tá no caminho certo.
Esse tipo de reclamação é que faz, por exemplo, colocarem agora no 7.10 aqueles famigerados Meus Documentos, Minhas Imagens Meus a pqp...pra que isso? cada um monta o seu Desktop do jeito que quiser e, o Ubuntu até agora dá essa chance...no XP a primeira coisa que faço é ĺimpar essa tralha toda.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog