Autor Tópico: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!  (Lida 44050 vezes)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #30 Online: 25 de Julho de 2007, 00:12 »
Não entendi o que escrevi que foi tão ruim assim para receber esta resposta. Deixa tentar esclarecer.

Penso que reclamar por reclamar, ou colocar os defeitos por colocar é algo sem fundamento, então imaginei que estivesse querendo uma solução, já que sabia que não procurava apenas discussão entre os membros.

Então disse que o local certo para procurar solucionar os problemas é o site do Ubuntu, ou então que os próprios membros tentassem resolver.

Vou te pedir para voltar ao meu último post e reler ele, assim verá que não fui deselegante como imagina que fui.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #31 Online: 25 de Julho de 2007, 00:24 »
Acho que seria bom um dos moderadores observar esse post com atenção. Não estou disposto a alimentar discussões, e sendo necessário, seria bom trancar esse post.

Esse tópico poderia ter um futuro nobre, gerar uma e-mail para os desenvolvedores ou uma sugestão no Launchpad, mesmo eu não tendo proposto isso. Mais pelo visto vamos ficar nos rebatendo com flamers, tendo um ou outro usuário rebatendo com citações que não se atentam a estrutura inicial do texto do post e não acrescentam nada a discussão que por sinal tinha o intuito de ser construtiva.

Ok,
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #32 Online: 25 de Julho de 2007, 00:29 »
Acho que agora é você que esta sendo irredutível. Eu coloquei que não pretendi colocar nada que te desabone, e só agora você escreveu o que pretende: gerar uma e-mail para os desenvolvedores ou uma sugestão no Launchpad, (mesmo que não tenha proposto isso antes).

Como disse antes o correto é mesmo usar o site do ubuntu, que é sua sugestão agora. Talvez se você tivesse sido claro desde o início não teria ocorrido isto, porque ficou como uma reclamação por reclamação.

Mas para encerrar se entendeu mal peço desculpas, mesmo sabendo que não fiz nada, e tenho plena convicção que você não entendeu em nada o que eu escrevi.

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #33 Online: 25 de Julho de 2007, 00:35 »
Acho que agora é você que esta sendo irredutível. Eu coloquei que não pretendi colocar nada que te desabone, e só agora você escreveu o que pretende: gerar uma e-mail para os desenvolvedores ou uma sugestão no Launchpad, (mesmo que não tenha proposto isso antes).

Como disse antes o correto é mesmo usar o site do ubuntu, que é sua sugestão agora. Talvez se você tivesse sido claro desde o início não teria ocorrido isto, porque ficou como uma reclamação por reclamação.

Mas para encerrar se entendeu mal peço desculpas, mesmo sabendo que não fiz nada, e tenho plena convicção que você não entendeu em nada o que eu escrevi.

[]'s

Cristiano.

Entendo sobre a questão da solicitação para com a Canonical. Eu realmente não iniciei esse post com esse fundamento, mais o mesmo poderia por iniciativa coletiva ter um final com essa ação. Eu entendi sua citação. Quanto a questão do post estar gerando flamers, não citei você. Note que eu nem respondi a sua ultima citação e sim, postei um novo comentário.

Como disse, não quero gerar discussões, ok.

Não me leve a mal... Nada contra você....
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #34 Online: 25 de Julho de 2007, 00:46 »
ops, fui mal então.... agora eu boiei.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

boi

  • Visitante
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #35 Online: 25 de Julho de 2007, 01:01 »
Pessoal, isso de pedir para a Canonical é bobagem, eles não vão mudar a filosofia deles apenas porque uns poucos usuários querem assim. E julgando pela popularidade do Ubuntu, creio que essa filosofia deles de não incluir softwares de configuração esteja certa, nós que reclamamos disso somos minoria. A filosofia do Ubuntu é mais ou menos a mesma do projeto Gnome, que é o de não dar ou dificultar o acesso às configurações. E as pessoas tem aprovado essa filosofia.
Desenvolver scripts de configuração como um projeto independente seria possível, mas acho perda de tempo, duvido que alguém vá usar.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #36 Online: 25 de Julho de 2007, 01:04 »
boi sozinho não tento porque não conheço bem a estrutura do fstab, xorg.conf, e etc ao ponto de topar fazer isto. Me viro mas para mim e muito no teste. Mas faria pelo desafio se tivesse alguém para ajudar e indicar o que fazer.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #37 Online: 25 de Julho de 2007, 01:15 »
Citar
Desenvolver scripts de configuração como um projeto independente seria possível, mas acho perda de tempo, duvido que alguém vá usar.

O automatix é um projeto da comunidade que uma boa quantidade de usuários usa.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #38 Online: 25 de Julho de 2007, 01:20 »
Pessoal, isso de pedir para a Canonical é bobagem, eles não vão mudar a filosofia deles apenas porque uns poucos usuários querem assim. E julgando pela popularidade do Ubuntu, creio que essa filosofia deles de não incluir softwares de configuração esteja certa, nós que reclamamos disso somos minoria. A filosofia do Ubuntu é mais ou menos a mesma do projeto Gnome, que é o de não dar ou dificultar o acesso às configurações. E as pessoas tem aprovado essa filosofia.
Desenvolver scripts de configuração como um projeto independente seria possível, mas acho perda de tempo, duvido que alguém vá usar.

Realmente ninguém aqui é ingênuo de achar que a Canonical vai mudar seus planos por uma simples solicitação proveniente de um fórum Brasileiro de usuários do Ubuntu. Eu repito que não iniciei esse post com essa intenção, e que se algo nesse sentido acontecesse seria por uma solicitação coletiva.

No que diz respeito aos scripts de configuração não seriam necessários na eventualidade de o Ubuntu ter um painel de controle como o Yast. Por que ninguém fala de scripts de configuração para o Open Suse?

Também não acho que a Canonical não queira ter um e controle como o Yast, pelo contrario, tenho certeza que o mesmo virá com o tempo. Não vejo uma distro 100% amigável sem contar com um centro de controle. Ou teremos que fazer marabalismos para explicar para um recém chegado como alterar a ordem do grub, ou compartilhar conexão.

Agora os desenvolvedores do PClinuxOS já entenderam isso. E com ele até a tarefa como habilitar uma placa de captura é feita com poucos cliques.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #39 Online: 25 de Julho de 2007, 01:25 »
Independentemente do que essa tópico poderia gerar - seja uma solicitação a  canonical (via lounchpad ou e-mail) ou um projeto na comunidade - não vejo problema em apenas se discutir as limitações do ubuntu.

Apenas é importante que os usuários não acabem gerando flames ou "defendendo camisas".

-------

Sobre o que colocou o boi, a filosofia do ubuntu e do gnome de restringir o acesso às configurações do sistema, eu penso o seguinte:
 
É interessante que as coisas funcionem automaticamente, sem a necessidade de configuração, porém, em processos nos quais isso ainda não é possível, que se faça um painel de configuração, até que o modelo automático seja realmente implantado.

Não adianta pregar que as coisas funcionem automaticamente quando, em muitos casos, ainda não é isso que acontece. Nesses casos a solução seria o uso de painel de configuração até que a automatização do processo vire uma realidade.   
       

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #40 Online: 25 de Julho de 2007, 01:35 »
Independentemente do que essa tópico poderia gerar - seja uma solicitação a  canonical (via lounchpad ou e-mail) ou um projeto na comunidade - não vejo problema em apenas se discutir as limitações do ubuntu.

Apenas é importante que os usuários não acabem gerando flames ou "defendendo camisas".

-------

Sobre o que colocou o boi, a filosofia do ubuntu e do gnome de restringir o acesso às configurações do sistema, eu penso o seguinte:
 
É interessante que as coisas funcionem automaticamente, sem a necessidade de configuração, porém, em processos nos quais isso ainda não é possível, que se faça um painel de configuração, até que o modelo automático seja realmente implantado.

Não adianta pregar que as coisas funcionem automaticamente quando, em muitos casos, ainda não é isso que acontece. Nesses casos a solução seria o uso de painel de configuração até que a automatização do processo vire uma realidade.   
       


Obrigado por sua citação, muito feliz por sinal. Digo isso pois existem pessoas avessas a uma simples critica ao Ubuntu. Devemos saber que discutir de forma construtiva, mesmo que isso não mude o Ubuntu é bom, com isso podemos expor nossas opiniões e citar meios de solucionar essas deficiências.

Eu acho que radicalismo, não leva a nada. Não é por que eu uso Ubuntu e gosto dele, que não posso critica-lo de forma construtiva por possíveis recursos ausentes no mesmo.

Pensei em certo momento que esse tópico estava perdido, mais com participações ponderadas como a sua vejo que ainda não.

Ok,
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #41 Online: 25 de Julho de 2007, 01:53 »

É interessante que as coisas funcionem automaticamente, sem a necessidade de configuração, porém, em processos nos quais isso ainda não é possível, que se faça um painel de configuração, até que o modelo automático seja realmente implantado.

Não adianta pregar que as coisas funcionem automaticamente quando, em muitos casos, ainda não é isso que acontece. Nesses casos a solução seria o uso de painel de configuração até que a automatização do processo vire uma realidade.   
       



 Desde a primeira página já estava imaginando postar algo assim.

A variedade de hardware é tamanha que sempre vai ter alguma coisa que não vai ser configurada corretamente de maneira automática. Eu mesmo até pouco tempo lutei (foi uma luta mesmo) pra fazer funcionar um winmodem, isso me fez deixar o Ubuntu 2 vezes, ainda bem que "sou brasileiro e não desisto nunca"  ;D

sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #42 Online: 25 de Julho de 2007, 11:07 »
Concordo com as opiniões do Gabriel e do nq6. Também acho que o Ubuntu deveria vir com mais ferramentas que facilitassem a configuração do PC. O painel do PCLinuxOS é perfeito, mas lembrando que esse painel é da distro Mandriva (Mandrake + Conectiva - tem Brasil envolvido nisso...rsrs). Não acho que seria bom usar o Yast, já que acho esse painel da Mandriva muito melhor e mais completo. Agora todos já sabemos porque o PCLinuxOS faz tanto sucesso lá fora. Já consegui deixar o KDE, o Openoffice e o Firefox dele em português. Realmente é um sistema fantástico e fácil de usar.

Mas quem quiser usar uma distro mais fácil que o Ubuntu, recomendo o BIG Linux, que é brasileiro e também tem um ótimo painel de controle que resolver todas as pendências citadas pelo nq6. E é baseado no Ubuntu.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #43 Online: 25 de Julho de 2007, 11:25 »
Eu acredito que ferramentas de controle são sempre úteis, independente se o processo já ocorra automaticamente. Digamos que você queira compartinhar a internet através do seu bluetooth ou do cradle do palm. Em vez de criar scripts para isso, uma ferramenta gráfica ajudaria.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #44 Online: 25 de Julho de 2007, 12:26 »
Eu acredito que ferramentas de controle são sempre úteis, independente se o processo já ocorra automaticamente. Digamos que você queira compartinhar a internet através do seu bluetooth ou do cradle do palm. Em vez de criar scripts para isso, uma ferramenta gráfica ajudaria.

Será que se o pessoal do PClinuxOS distribuíssem  Cds como a Cananical, internacionalizarem a sua distro e fossem mais agressivos no marketing, não seria ainda mais forte frente ao Ubuntu, sendo a nova distro em evidencia no cenário Linux?

Volto a repetir, pois os leigos não tem intimidade com configurações por linha de comando. Como já falei meu amigo comprou um desktop Hp com placa de captura, vídeo ATI RADEON XPRESS 1100 on-board "beryl não rodou", webcam "não funcionou", joystick "não foi reconhecido automaticamente", winmodem "também não...!", etc... Nada disso o Ubuntu soube resolver automaticamente por isso temos que ter um painel de controle que resolva isso.

Um leigo com um CD do Ubuntu, o que ele vai fazer? Virar em poucas horas um hard user? Meu amigo que comprou o HP Pavilion a6040br tinha uma pessoa para resolver todos esses problemas, webcam, vídeo, placa de captura, joystick, etc..  Sem contar se a internet dele for velox ele fica sem conexão pois não vai saber configurar, ou se for winmodem também....

Resumindo eu fui o centro de controle dele. E ele mesmo me confessou que nunca pensou que para instalar uma webcam precisasse de tanta habilidade, e que ele não seria capaz de resolver esses problemas. Ouvir dele que ficaria com o Windows Vista mesmo, pois já veio instalado na maquina e tudo funcionando.

Em sintese, esses pequenos probleminhas é que não tornam o Linux amigável aos recém chegados do Windows.
« Última modificação: 25 de Julho de 2007, 12:31 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.