nq6 a frase do Ubuntu, "Linux para seres humanos" diz respeito a facilidade de uso, e isto trata de que ele consegue iniciar a primeira vez já com tudo (quase sempre, claro!) configurado, concorda? Ao menos comigo aqui (que cuido de mais de 70 máquinas) quase todas com ubuntu é assim. Se o que eles buscam é isto ter um configurador seria desnecessário quando eles conseguirem chegar a meta deles.
Voltando aos configuradores. Não faria isto querendo que passe a ser oficial e sim para ajudar a comunidade. Se quiserem entrar na empreitada eu todo (trabalho com shell script a mais de 16 anos), e não acho que devemos cobrar com a veemência que o nq6 cobrou acima.
Você tem uma visão que o leigo não tem. Esse tipo de impessilio não é problema para mim ou para você, mais sim para quem está entrando no mundo Linux. Não concordo com sua posição, acho extremamente necessário para o Ubuntu um centro de controle que resolva todos os pontos anteriormente citados.
Quem perde com isso é o leigo, que tem razão em criticar o Linux, ou melhor o Ubuntu. Não adiante cair na ilusão que teremos uma melhor aceitação sem essas questões plenamentes resolvidas.
Não vou gerar uma discussão nesse sentido, pois acho que podermos gerar flamers desnecessários com posicionamentos e pensamentos tão diferentes.
Não vejo nenhuma distro Linux brigar de igual para igual com o Mac OS X ou XP/Vista sem resolver essas questões primordiais.
Essa semana instalei o Ubuntu na maquina de um amigo qu comprou um
HP Pavilion a6040br, com placa de vídeo ATI RADEON XPRESS 1100 on-board e placa de captura com chipset philips.
Pois bem, além do problema de incompatibilidade clássico da famigerada ATI RADEON XPRESS 1100 com o Beryl/Compiz tive outra briga feia com a placa de captura, sem contar com a webcam dele.
Instalar o Ubuntu não é problema, e nem configurar esses dispositivos, mais isso para mim e para você, não para ele. Se eu desse o CD do Ubuntu ele ia me ligar dizendo que a webcam não funciona, que não conseguiu ver TV e que não habilitou o efeitos 3d do desktop pois apareceu uma mensagem de erro. Sem contar que o monitor 19 wide não foi configurado na resolução certa 1400x900, pois é um bug já conhecido.
Ai fica difícil né amigo... Então só eu e você somos seres humanos, e meu amigo é o que?
Um abraço...