Autor Tópico: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!  (Lida 44336 vezes)

boi

  • Visitante
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #15 Online: 24 de Julho de 2007, 22:48 »
Poderíamos fazer, dá até para usar uma interface gráfica rudimentar, com o zenity ou xdialog, mas duvido que alguém use, além de não existir a mais remota possibilidade dessas ferramentas serem incluídas algum dia na distribuição. A filosofia do Ubuntu é a de não ter essas ferramentas, deixar tudo automático. Quem está no Ubuntu é porque gosta dessa filosofia.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #16 Online: 24 de Julho de 2007, 22:48 »
O painel de controle não existe no Ubuntu porque os desenvolvedores não querem. Poderiam simplesmente pegar o de outra distro e adaptar. Mas os desenvolvedores do Ubuntu parecem odiar ferramentas de configuração, tanto que até o alsaconf foi eliminado. Até o Slackware tem ferramentas de configuração, são simplesinhas, feitas em shell script, mas tem.
Essa falta de ferramentas me parece uma herança da filosofia do Debian.

boi se umas ferramentas simplesinhas, feitas em shell script (como diz você) servem porque não fazemos nós mesmos?

A política da Canonical é ser um Linux para seres humanos, ser simples, ser fácil, etc... Como já disse não deveremos iniciar uma maratona para configurar uma webcam, placa de captura, compartilhar conexão, entre outras coisas simples como montar uma partição nova. Se a política da Canonical é essa não deve exigir conhecimentos de programação de seus usuários.

A Canonical já investiu milhões de dolares com o Ubuntu, e desses milhões investidos nenhum centavo foi direcionado para esse propósito, de um centro de controle. Se você observar nos forums do Ubuntu pelo mundo a fora temos as mesmas perguntas classicas, sobre o grub, xorg, rede, webcam, etc... É recorrente.... Será que seria pedir muito, isso ser resolvido no 1º boot do Ubuntu?

Acho que não!!!

Michel Xanard, o homem que escreveu 244 driveres fala em entrevista....

Quando perguntado sobre a falta de apoio das grandes empresas ligadas ao software livre, Michel desconversa, mas alfineta: "essas empresas estão muito preocupadas com o kernel (núcleo) do Linux. Eu não. Meu negócio é ajudar os usuários a terem suas câmeras funcionando. Não tenho assim tanta certeza de que essas empresas estejam interessadas no usuário."

+ http://mxhaard.free.fr/download.html

Acho que é um pouco disso, uma tendência forte do mundo Linux.

Ok,
« Última modificação: 24 de Julho de 2007, 22:53 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #17 Online: 24 de Julho de 2007, 22:59 »
Eu sou fan de carteirinha do Ubuntu...por isso defendo mas, defendo porque merece.
Na minha opinião a Canonical tá fazendo a coisa certa, afinal o Ubuntu tá na crista da onda.
Vcs querem o que...derrubar?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #18 Online: 24 de Julho de 2007, 22:59 »
nq6 a frase do Ubuntu, "Linux para seres humanos"  diz respeito a facilidade de uso, e isto trata de que ele consegue iniciar a primeira vez já com tudo (quase sempre, claro!) configurado, concorda? Ao menos comigo aqui (que cuido de mais de 70 máquinas) quase todas com ubuntu é assim.  Se o que eles buscam é isto ter um configurador seria desnecessário quando eles conseguirem chegar a meta deles.

Voltando aos configuradores. Não faria isto querendo que passe a ser oficial e sim para ajudar a comunidade. Se quiserem entrar na empreitada eu todo (trabalho com shell script a mais de 16 anos), e não acho que devemos cobrar com a veemência que o nq6 cobrou acima.
« Última modificação: 24 de Julho de 2007, 23:03 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #19 Online: 24 de Julho de 2007, 23:17 »
nq6 a frase do Ubuntu, "Linux para seres humanos"  diz respeito a facilidade de uso, e isto trata de que ele consegue iniciar a primeira vez já com tudo (quase sempre, claro!) configurado, concorda? Ao menos comigo aqui (que cuido de mais de 70 máquinas) quase todas com ubuntu é assim.  Se o que eles buscam é isto ter um configurador seria desnecessário quando eles conseguirem chegar a meta deles.

Voltando aos configuradores. Não faria isto querendo que passe a ser oficial e sim para ajudar a comunidade. Se quiserem entrar na empreitada eu todo (trabalho com shell script a mais de 16 anos), e não acho que devemos cobrar com a veemência que o nq6 cobrou acima.

Você tem uma visão que o leigo não tem. Esse tipo de impessilio não é problema para mim ou para você, mais sim para quem está entrando no mundo Linux. Não concordo com sua posição, acho extremamente necessário para o Ubuntu um centro de controle que resolva todos os pontos anteriormente citados.

Quem perde com isso é o leigo, que tem razão em criticar o Linux, ou melhor o Ubuntu. Não adiante cair na ilusão que teremos uma melhor aceitação sem essas questões plenamentes resolvidas.

Não vou gerar uma discussão nesse sentido, pois acho que podermos gerar flamers desnecessários com posicionamentos e pensamentos tão diferentes.

Não vejo nenhuma distro Linux brigar de igual para igual com o Mac OS X ou XP/Vista sem resolver essas questões primordiais.

Essa semana instalei o Ubuntu na maquina de um amigo qu comprou um HP Pavilion a6040br, com placa de vídeo ATI RADEON XPRESS 1100 on-board e placa de captura com chipset philips.



Pois bem, além do problema de incompatibilidade clássico da famigerada ATI RADEON XPRESS 1100 com o Beryl/Compiz tive outra briga feia com a placa de captura, sem contar com a webcam dele.

Instalar o Ubuntu não é problema, e nem configurar esses dispositivos, mais isso para mim e para você, não para ele. Se eu desse o CD do Ubuntu ele ia me ligar dizendo que a webcam não funciona, que não conseguiu ver TV e que não habilitou o efeitos 3d do desktop pois apareceu uma mensagem de erro. Sem contar que o monitor 19 wide não foi configurado na resolução certa 1400x900, pois é um bug já conhecido.

Ai fica difícil né amigo... Então só eu e você somos seres humanos, e meu amigo é o que?

Um abraço...
« Última modificação: 24 de Julho de 2007, 23:23 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #20 Online: 24 de Julho de 2007, 23:22 »
Não vejo problemas em pedir uma coisa. Até acho que os fabricantes (generalizando muito) devem mesmo se importar com o que o usuário pensa/pede/precisa, e é assim que grandes produtos sempre crescem, fico preocupado é como você pediu isto.

Citar
A Canonical já investiu milhões de dolares com o Ubuntu, e desses milhões investidos nenhum centavo foi direcionado para esse propósito, de um centro de controle. Se você observar nos forums do Ubuntu pelo mundo a fora temos as mesmas perguntas classicas, sobre o grub, xorg, rede, webcam, etc... É recorrente.... Será que seria pedir muito, isso ser resolvido no 1º boot do Ubuntu?

Acho que não!!!

Afinal a Canonical faz o que poucos fizeram, investir milhões, como você mesmo diz.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #21 Online: 24 de Julho de 2007, 23:28 »
Não vejo problemas em pedir uma coisa. Até acho que os fabricantes (generalizando muito) devem mesmo se importar com o que o usuário pensa/pede/precisa, e é assim que grandes produtos sempre crescem, fico preocupado é como você pediu isto.

Citar
A Canonical já investiu milhões de dolares com o Ubuntu, e desses milhões investidos nenhum centavo foi direcionado para esse propósito, de um centro de controle. Se você observar nos forums do Ubuntu pelo mundo a fora temos as mesmas perguntas classicas, sobre o grub, xorg, rede, webcam, etc... É recorrente.... Será que seria pedir muito, isso ser resolvido no 1º boot do Ubuntu?

Acho que não!!!

Afinal a Canonical faz o que poucos fizeram, investir milhões, como você mesmo diz.

A minha citação, foi mais uma ironia,  pois o Yast se não me engano foi liberado pela Suse, e ele pode ser implementado no Ubuntu sem maiores custos. Os driveres para webcam estão disponiveis gratuiramente e forum escritos por uma só pessoa. As configurações complicadas ou não das webcams, placas de captura, etc.. estão disponíveis na net, por que não automatizar?

Como eu disse, não precisamos re-inventar a roda.

ok,
« Última modificação: 24 de Julho de 2007, 23:37 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #22 Online: 24 de Julho de 2007, 23:29 »
Pessoal não estamos falando de times de futebol não. Que fanatismo é esse !!?!?

O Ubuntu agora não pode receber críticas ??

Pois o nq6 está coberto de rezão em suas reivindicações.

Enquanto comunidade do Ubuntu, temos que ter um pouco mais de auto-crítica, só assim é possível pensar em evolução.

Menos fanatismo por favor. 

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #23 Online: 24 de Julho de 2007, 23:32 »
Ok nq6, entendo, mas o linux é livre. Se você é um usuário avançado porque não tenta fazer algumas destas coisas? Muitas vezes parte da comunidade soluções importantes.

Não discuto isto grabriel0085, me preocupo é como criticar e não em criticar. Como disse deve-se sim ouvir o que o usuário pensa/pede/precisa, mas não é na marra que conseguiremos alguma coisa. E mais uma vez falo, acho que como usuários avançados podemos, e devemos, criar nossas soluções. Seria uma excelente resposta... Se não fazem para nós, fazemos nós mesmos!

Quem sabe assim não somos ouvidos!
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #24 Online: 24 de Julho de 2007, 23:37 »
Citar
O Ubuntu agora não pode receber críticas ??

Pois o nq6 está coberto de rezão em suas reivindicações.

Uma pergunta, este fórum passa um retorno dessas sugestões ao pessoal da Canonical?
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #25 Online: 24 de Julho de 2007, 23:44 »
Ok nq6, entendo, mas o linux é livre. Se você é um usuário avançado porque não tenta fazer algumas destas coisas? Muitas vezes parte da comunidade soluções importantes.

Não discuto isto grabriel0085, me preocupo é como criticar e não em criticar. Como disse deve-se sim ouvir o que o usuário pensa/pede/precisa, mas não é na marra que conseguiremos alguma coisa. E mais uma vez falo, acho que como usuários avançados podemos, e devemos, criar nossas soluções. Seria uma excelente resposta... Se não fazem para nós, fazemos nós mesmos!

Quem sabe assim não somos ouvidos!

Minha critica é construtiva e não despretensiosa ou sem fundamento. Por que eu teria que fazer uma coisa que já foi feita. Como disse a Suse disponibilizou o Yast, que diga-se de passagem é um dos melhores centros de controle do mundo Linux. Também não precisarei escrever nenhum driver de webcam, pois uma usuário já escreveu 244, e por ai vai. Como escrevi anteriormente só precisamos agregar as soluções que foram previamente desenvolvidas. Só isso.

Ok.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #26 Online: 24 de Julho de 2007, 23:48 »
Pessoal não estamos falando de times de futebol não. Que fanatismo é esse !!?!?

O Ubuntu agora não pode receber críticas ??

Pois o nq6 está coberto de rezão em suas reivindicações.

Enquanto comunidade do Ubuntu, temos que ter um pouco mais de auto-crítica, só assim é possível pensar em evolução.

Menos fanatismo por favor. 

Isso é a sua opinião...agora, um pouco de amor à camisa não faz falta nenhuma.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #27 Online: 24 de Julho de 2007, 23:50 »

Isso é a sua opinião...agora, um pouco de amor à camisa não faz falta nenhuma.

Não entendi sua citação!!

..........um pouco de amor à camisa não faz falta nenhuma......... ?
« Última modificação: 24 de Julho de 2007, 23:54 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #28 Online: 24 de Julho de 2007, 23:55 »

Isso é a sua opinião...agora, um pouco de amor à camisa não faz falta nenhuma.

Não entendi sua citação!!

???? um pouco de amor à camisa não faz falta nenhuma. ????

nq6 para finalizar não acho que seja aqui no fórum o melhor lugar de fazer uma solicitação à Canonical. Experimente achar no site dela o local correto para fazer sugestões e acho que assim você terá maior sucesso.

Fazendo aqui eu acho que o máximo que conseguirá é alguma discussão, como esta tendo, e algumas propostas para construir algo (como sugeri), só que parece que nenhuma delas te serve.

Então acho mesmo que o meio correto seja começar a procurar em www.ubuntu.com
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Coisas que o Ubuntu já deveria ter e fazer! E os outros já fazem!
« Resposta #29 Online: 25 de Julho de 2007, 00:06 »

Isso é a sua opinião...agora, um pouco de amor à camisa não faz falta nenhuma.

Não entendi sua citação!!

???? um pouco de amor à camisa não faz falta nenhuma. ????

nq6 para finalizar não acho que seja aqui no fórum o melhor lugar de fazer uma solicitação à Canonical. Experimente achar no site dela o local correto para fazer sugestões e acho que assim você terá maior sucesso.

Fazendo aqui eu acho que o máximo que conseguirá é alguma discussão, como esta tendo, e algumas propostas para construir algo (como sugeri), só que parece que nenhuma delas te serve.

Então acho mesmo que o meio correto seja começar a procurar em www.ubuntu.com

Em nenhum momento abri esse post para solicitar algo a Canonical. Se não me engano isso é um fórum, e nele debatemos as mais variadas idéias e pensamentos. Agora a culpa não é minha se estão gerando flamers ou baixando o nível da discussão.

Agora, não entendo como num fórum não podemos ser autocríticos e debater possíveis falhas e soluções de uma distribuição.

Acho que sua citação para com minha pessoa foi infeliz. Em nenhum momento aqui nesse post fui deselegante ou postei comentários infundados ou fora da realidade.

Mais se existem pessoas que não convivem com opiniões diferentes da maioria, a única coisa que eu posso fazer é lamentar.

Ok,
« Última modificação: 25 de Julho de 2007, 00:11 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.