Autor Tópico: Tutorial | vivo zap™ e vivo Flash™ no Ubuntu passo-a-passo  (Lida 129597 vezes)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: vivo zap no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #30 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 01:25 »
Beleza zgurgel, acho que deu tudo certo aqui, não tenho certeza, pois retirei o usbserial do /etc/modules e coloquei o airprime, reiniciei, conectei, beleza, mas fui remover o usbserial só pra confirmar e diz que não pode por que ele está em uso :-\
Fiquei na dúvida, mas beleza, depois vo testar em uma instalação nova, só com o airprime pra ver. Se der tudo certo, eu posto o tutorial na primeira mensagem deste tópico ou em um novo, este já ta quase atingindo o limite de caracteres hehehe.
Obrigado pela atenção e pela paciência.

Abraço e até mais.

Offline zgurgel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: vivo zap no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #31 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 07:16 »
Mano,

tu só precisa tirar o carregamento do usbserial no /etc/modules, não precisa APAGAR o módulo do sistema não!

Se já fez  isso, deve tá conectado com o airprime já. 

Tá dando certo o conectar e desconectar?

Abraços.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: vivo zap no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #32 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 13:34 »
Mano,

tu só precisa tirar o carregamento do usbserial no /etc/modules, não precisa APAGAR o módulo do sistema não!

Se já fez  isso, deve tá conectado com o airprime já. 

Tá dando certo o conectar e desconectar?

Abraços.

Não, e não consigo remover o usbserial de jeito nenhum. (mesmo tirando ele de /etc/modules ele continua carregando ¬¬)
Vou reinstalar todo o sistema daqui a pouco, e vou baixar os pacotes de compilação via script apt-get, depois reinstalar o sistema outras vez, tudo isso pra não encostar no usbserial e ver se consigo efetuar a primeira conexão usando o airprime.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: vivo zap no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #33 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 16:03 »
Fiz aqui pra ver se dava e realmente deu certo. No meu caso editei o airprime.c dessa forma:

Código: [Selecionar]
static struct usb_device_id id_table [] = {
{ USB_DEVICE(0x0c88, 0x17da) }, /* Kyocera Wireless KPC650/Passport */
{ USB_DEVICE(0x1410, 0x1110) }, /* Novatel Wireless Merlin CDMA */
{ USB_DEVICE(0x1410, 0x1130) }, /* Novatel Wireless S720 CDMA/EV-DO */
{ USB_DEVICE(0x1410, 0x2110) }, /* Novatel Wireless U720 CDMA/EV-DO */
{ USB_DEVICE(0x1410, 0x1430) }, /* Novatel Merlin XU870 HSDPA/3G */
{ USB_DEVICE(0x1410, 0x1100) }, /* ExpressCard34 Qualcomm 3G CDMA */
{ USB_DEVICE(0x413c, 0x8115) }, /* Dell Wireless HSDPA 5500 */
{ USB_DEVICE(0x0eab, 0xc893) },
{ },
};

Não entendi o pwd, então fiz assim:
Código: [Selecionar]
make -C /lib/modules/$(uname -r)/build M=/usr/src/linux-source-2.6.20/drivers/usb/serial
e por fim
Código: [Selecionar]
cp airprime.ko /lib/modules/$(uname -r)/kernel/drivers/usb/class/
Editei o /etc/modules e deletei o usbserial. Reiniciei e funcionou perfeitamente! Porém, como falei anteriormente, moro em área 1X e a conexão continuou a mesma coisa.
Pelo menos funciona  ;) Só não sei esse lance de desconectar, pois aqui a conexão não costuma cair nunca.

Edit: kErNeL_sCrIpT, o usbserial está em uso, mas é pelo airprime. Tentei deletar pra ver e apareceu isso:

Citar
sudo rmmod usbserial
Password:
ERROR: Module usbserial is in use by airprime
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2008, 23:39 por vampire_thunder »

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: vivo zap no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #34 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 18:57 »
Edit: kErNeL_sCrIpT, o usbserial está em uso, mas é pelo airprime. Tentei deletar pra ver e apareceu isso:

Citar
sudo rmmod usbserial
Password:
ERROR: Module usbserial is in use by airprime

Ha tranquilo vampire_thunder.
Reinstalei o sistema e consegui compilar o airprime de primeira, nem trisquei no usbserial, se ele estiver em uso, deve ser pelo airprime como você mostrou.
Ainda não testei se da pra desconectar e conectar novamente sem retirar o Modem do PC, vou testar e posto aqui o resultado.

Editado
Não funcionou, agora resta ver se vai continuar caindo.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2008, 20:05 por kErNeL_sCrIpT »

Offline zgurgel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: vivo zap no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #35 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 20:52 »
Com o airprime já vou com mais de 24h sem cair!  :P

No usbserial não durava mais de 10 minutos!!  :o

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: vivo zap no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #36 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 23:42 »
Que estranho, aqui nunca foi de cair, e sempre usei o usbserial.
Testei desconectando e conectando de novo, e não funcionou. Tive que tirar e botar o modem.

O dia que eu for pra área 3G, vou testar de novo essa dica, pois por enquanto ainda sou mais o usbserial, pois é muito mais fácil de fazer, e no meu caso não teve diferença nenhuma.

Offline zgurgel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: vivo zap no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #37 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 07:21 »
é como eu falei.... para conexões de baixa velocidade.. acho que ele não é indicado...
mas pra conexões de alta velocidade... não tem outro, tem que ser o airprime mesmo!!
Pois só ele consegue fazer o gerenciamento de grandes buffers... e o usbserials tem essa limitação, só trabalha com buffer de I/O pequenos... o que prejudica a conexão!

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: vivo zap no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #38 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 22:40 »
Pois é, eu re-reinstalei o sistema, e tentei o airprime por curiosidade novamente, mas não funcionou e deixei pra lá, vou usar o usbserial mesmo, quando eu for pra uma área 3G talvez eu teste o airprime novamente, como o vampire_thunder também mencionou.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: vivo zap no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #39 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 10:44 »
De qualquer forma, pra quem vai compilar um novo kernel, é uma ótima pedida. Compilei o 2.6.23 seguindo aquela dica do tópico "kubuntu 7.10 - aprendendo a voar sem segredos" e aproveitei pra deixar o airprime já com o módulo. Engraçado que no 2.6.23 não tem praticamente nada do que tinha naquele campo:
Código: [Selecionar]
static struct usb_device_id id_table [] = {
{ USB_DEVICE(0x0c88, 0x17da) }, /* Kyocera Wireless KPC650/Passport */
{ USB_DEVICE(0x0eab, 0xc893) },
{ },
};

Só tinha a primeira linha, e no anterior tinha um monte.

Em todo caso, depois de compilar os pacotes deb foram criados e toda vez que instalar o sistema e atualizar o kernel, ele já vai vir com o airprime instalado  :D

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: vivo zap no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #40 Online: 06 de Abril de 2008, 19:33 »
Atualização
Adicionei links para baixar Scripts, um pacote separado do KPPP no Linux Mint e sinalização esclarecendo que os pacotes são para a arquitetura i386.
« Última modificação: 06 de Abril de 2008, 19:37 por kErNeL_sCrIpT »

Offline roterfuchs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
  • "Amo meu PC... por isso só uso Linux!
    • Ver perfil
Re: vivo zap™ no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #41 Online: 13 de Abril de 2008, 14:20 »
Olá pessoal!

Bom, realmente o airprime deu uma acelerada na velocidade da net, mas anda caindo a conexão constantemente, coisa que não acontece com usbserial aqui, minha area ainda é analogica e sem suporte a 3G, a conexão com usbserial roda em torno de 98/110kbps, com airprime de 120/150kbps e um ganho formidavel na execução de video e audio e rapidez ao carregar paginas "pesadas", gostaria de saber se ha alguma coisa que eu possa fazer pra deixar mais estavel a conexão utilizando o airprime e tambem tirar uma duvida :D tem como por o argumento noccp no gnome-ppp ou chestnut dialer?

* eu utilizo vivozap a 1 ano e meio com modem YisoC893v, usbserial e discador kppp(maravilhoso discador, pena que é do ambiente KDE :D ), atualmente uso em meus PCs (xUbuntu Gutsy/Hardy, Fedora 8 e OpenSuSe 10.3).


Abraços a todos.
« Última modificação: 13 de Abril de 2008, 14:23 por roterfuchs »
Marcio Riccardo
Der Rotfuchs - Echte Füchse (Vulpini)
Ubuntu 9.04 Ubuntu Jaunty Jackalope

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: vivo zap™ no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #42 Online: 13 de Abril de 2008, 16:53 »
Olá pessoal!

Bom, realmente o airprime deu uma acelerada na velocidade da net, mas anda caindo a conexão constantemente, coisa que não acontece com usbserial aqui, minha area ainda é analogica e sem suporte a 3G, a conexão com usbserial roda em torno de 98/110kbps, com airprime de 120/150kbps e um ganho formidavel na execução de video e audio e rapidez ao carregar paginas "pesadas", gostaria de saber se ha alguma coisa que eu possa fazer pra deixar mais estavel a conexão utilizando o airprime e tambem tirar uma duvida :D tem como por o argumento noccp no gnome-ppp ou chestnut dialer?

* eu utilizo vivozap a 1 ano e meio com modem YisoC893v, usbserial e discador kppp(maravilhoso discador, pena que é do ambiente KDE :D ), atualmente uso em meus PCs (xUbuntu Gutsy/Hardy, Fedora 8 e OpenSuSe 10.3).


Abraços a todos.

Olá roterfuchs.

Citar
minha area ainda é analogica e sem suporte a 3G, a conexão com usbserial roda em torno de 98/110kbps, com airprime de 120/150kbps e um ganho formidavel na execução de video e audio e rapidez ao carregar paginas "pesadas"
E a velocidade de download, aumentou também?

Citar
tem como por o argumento noccp no gnome-ppp ou chestnut dialer?
Eu também quero saber isso, eu não conheço esse chestnut dialer, mas já testei no GNOME PPP, WvDial e váaaaaarios outros aplicativos, formas e tutoriais (Gostei mais do WvDial, pois teria a possibilidade de rodar em background (e ser modo texto) e quem sabe iniciar a conexão no boot) mas sem colocar o noccp neles a conexão cai logo que é estabelecida (acredito eu ser esta a causa, não tenho certeza).

Citar
eu utilizo vivozap a 1 ano e meio com modem YisoC893v, usbserial e discador kppp(maravilhoso discador, pena que é do ambiente KDE :D )
Hehehe, também penso isso hehehe xD
« Última modificação: 13 de Abril de 2008, 17:03 por kErNeL_sCrIpT »

Offline roterfuchs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
  • "Amo meu PC... por isso só uso Linux!
    • Ver perfil
Re: vivo zap™ no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #43 Online: 15 de Abril de 2008, 21:42 »
Blz kErNeL_sCrIpT!

Sim aumentou a taxa de download/upload tambem (mais estavel), nunca usei WvDial, vou dar uma olhada melhor nele :), em relação ao noccp, sem ele a net cai em 3 x 3 min., no maximo 10min :D, por isso continuo usando kppp  ;) hehehe.

abração
« Última modificação: 15 de Abril de 2008, 21:45 por roterfuchs »
Marcio Riccardo
Der Rotfuchs - Echte Füchse (Vulpini)
Ubuntu 9.04 Ubuntu Jaunty Jackalope

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: vivo zap™ no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #44 Online: 15 de Abril de 2008, 23:44 »
Blz kErNeL_sCrIpT!

Sim aumentou a taxa de download/upload tambem (mais estavel), nunca usei WvDial, vou dar uma olhada melhor nele :), em relação ao noccp, sem ele a net cai em 3 x 3 min., no maximo 10min :D, por isso continuo usando kppp  ;) hehehe.

abração


Beleza roterfuchs, obrigado por responder.
Qualquer coisa que descobrir de novidade por favor post aqui :)

Abraço e até mais.