Autor Tópico: Tutorial | vivo zap™ e vivo Flash™ no Ubuntu passo-a-passo  (Lida 130067 vezes)

Offline dosv01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
  • Ubuntu... beauty!
    • Ver perfil
Re: vivo zap™ no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #45 Online: 22 de Abril de 2008, 12:16 »
Olá Pessoal. Testei o Ubuntu há alguns anos e gostei muito, mas não quis migrar completamente por "medo" de perder algumas funcionalidades do windows (acho que a maioria que simpatiza pelo linux de maneira em geral sente isso). Na época me bati um pouco para instalar um compilador para C. Bom, agora estou com um pouco mais de memória e resolvi isntalar novamente o Ubuntu. Tenho aqui a versao 7.03 se nao me engano e acabei instalando. Até aih tudo bem.
O problema eh que tenho o vivo flash ( e nao zap- apesar de achar que as configuracoes sao as mesmas) e ja tentei de tudo pra colocar ele pra funcionar no Ubuntu. Resultado, nao consegui de maneira nenhua. Fiz e refiz algumas configuracoes, inclusive esta e nada. Ja vejo o modem no lsusb, vejo o usbserial no lsmod, baixei e configurei o kppp mas aparece apenas initializing modem e depois o kppp "fecha" sozinho. Não sei mais o que fazer, alias estou tentando  uma ultima coisa. Vou baixar a ultima versao 8.04, se nao me engano novamente, recentemente lancada e tentar configurar tudo novamente. Mas como os usuarios do vivo flash sabem, a conexao nao eh la essas coisas, entao enquanto nao baixo voces têm alguma dica, algum help pelamordedeus (rs). Sinto que posso aprender e utilizar muito o linux (Ubuntu) porem sem internet para atualizar e baixar pacotes adicionais fica muito dificil.
Espero que alguem se sensibilize e tente me ajudar, desculpa o texto enooooorme.

Abraco a todos e sou muito fã deste comunidade e do Ubuntu tambem!


DoS
==========================
dosv01

"Ubuntu is a community developed, Linux-based operating system that is perfect for laptops, desktops and servers..."

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: vivo zap™ no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #46 Online: 22 de Abril de 2008, 12:28 »
Olá Pessoal. Testei o Ubuntu há alguns anos e gostei muito, mas não quis migrar completamente por "medo" de perder algumas funcionalidades do windows (acho que a maioria que simpatiza pelo linux de maneira em geral sente isso). Na época me bati um pouco para instalar um compilador para C. Bom, agora estou com um pouco mais de memória e resolvi isntalar novamente o Ubuntu. Tenho aqui a versao 7.03 se nao me engano e acabei instalando. Até aih tudo bem.
O problema eh que tenho o vivo flash ( e nao zap- apesar de achar que as configuracoes sao as mesmas) e ja tentei de tudo pra colocar ele pra funcionar no Ubuntu. Resultado, nao consegui de maneira nenhua. Fiz e refiz algumas configuracoes, inclusive esta e nada. Ja vejo o modem no lsusb, vejo o usbserial no lsmod, baixei e configurei o kppp mas aparece apenas initializing modem e depois o kppp "fecha" sozinho. Não sei mais o que fazer, alias estou tentando  uma ultima coisa. Vou baixar a ultima versao 8.04, se nao me engano novamente, recentemente lancada e tentar configurar tudo novamente. Mas como os usuarios do vivo flash sabem, a conexao nao eh la essas coisas, entao enquanto nao baixo voces têm alguma dica, algum help pelamordedeus (rs). Sinto que posso aprender e utilizar muito o linux (Ubuntu) porem sem internet para atualizar e baixar pacotes adicionais fica muito dificil.
Espero que alguem se sensibilize e tente me ajudar, desculpa o texto enooooorme.

Abraco a todos e sou muito fã deste comunidade e do Ubuntu tambem!


DoS

Seja bem vindo ao fórum dosv01 :)

Você provavelmente está utilizando o Ubuntu Feisty Fawn 7.04 ou Ubuntu Gutsy Gibbon 7.10
O Ubuntu Hardy Haron 8.04 ainda não foi lançado. Será lançado somente depois de amanhã, dia 24/04/2008. Recomendo que espere o lançamento oficial para baixar, visto que o que está disponível é o Beta.
Sobre o seu Modem, você colocou o noccp nas configurações do KPPP?

Offline dosv01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
  • Ubuntu... beauty!
    • Ver perfil
Re: vivo zap™ no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #47 Online: 22 de Abril de 2008, 12:47 »
"infelizemente" coloquei sim, cara.

modprobe...
echo... (inclusive me bati pq depois do " tinha que colocar DOIS espacos, descobri isso tambem.
listei os usbs
acho que fiz tudo
ele aparece initializing... e depois fecha o kppp

so isso :(
==========================
dosv01

"Ubuntu is a community developed, Linux-based operating system that is perfect for laptops, desktops and servers..."

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: vivo zap™ no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #48 Online: 22 de Abril de 2008, 18:11 »
"infelizemente" coloquei sim, cara.

modprobe...
echo... (inclusive me bati pq depois do " tinha que colocar DOIS espacos, descobri isso tambem.
listei os usbs
acho que fiz tudo
ele aparece initializing... e depois fecha o kppp

so isso :(


Faça o seguinte:

Abra o Terminal/Konsole e digite

Código: [Selecionar]
kppp -c nome_que_voce_deu_a_conexao
E poste tudo que acontecer no Terminal/Konsole aqui para analizarmos (Ctrl + Shift + C para copiar no Terminal/Konsole e Ctrl + V para colar aqui)
« Última modificação: 22 de Abril de 2008, 18:13 por kErNeL_sCrIpT »

Offline dosv01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
  • Ubuntu... beauty!
    • Ver perfil
Re: vivo zap™ no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #49 Online: 23 de Abril de 2008, 01:21 »
Cara, apareceu isso aqui:


Código: [Selecionar]
root@danilo-desktop:/home/danilo# kppp -c vivo
X Error: BadDevice, invalid or uninitialized input device 167
  Major opcode:  144
  Minor opcode:  3
  Resource id:  0x0
Failed to open device
X Error: BadDevice, invalid or uninitialized input device 167
  Major opcode:  144
  Minor opcode:  3
  Resource id:  0x0
Failed to open device
Session management error: Authentication Rejected, reason : None of the authentication protocols specified are supported and host-based authentication failed
DCOPClient::attachInternal. Attach failed Could not open network socket
X Error: BadDevice, invalid or uninitialized input device 167
  Major opcode:  144
  Minor opcode:  3
  Resource id:  0x0
Failed to open device
X Error: BadDevice, invalid or uninitialized input device 167
  Major opcode:  144
  Minor opcode:  3
  Resource id:  0x0
Failed to open device
Session management error: Authentication Rejected, reason : None of the authentication protocols specified are supported and host-based authentication failed
kbuildsycoca running...
Opener: received SetSecret
Opener: received SetSecret
Opener: received OpenLock

Opener: received OpenDevice
Opener: received ExecPPPDaemon
Kernel supports ppp alright.
In parent: pppd pid 5529
Couldn't find interface ppp0: Não há tal dispositivo
Couldn't find interface ppp0: Não há tal dispositivo
Opener: received OpenResolv
Opener: received RemoveSecret
Opener: received RemoveSecret

Porém, apos isso o kppp abriu sem nenhuma configuracao, (acho que apareceu uma mensagem de erro e ele ficou sem nenhuma ocnfiguracao. Eu refiz a tal configuração (yiso, vivo, #777...) e ele conectou, agora so conecta assim...  8)
Agora o script que voce colocou no tutorial nao funciona para mim (devo estar fazendo algo errado) qdo tento executar aparece a mensagem de (permissão negada).  :-\

bom, to baixando, no windows, a versao atual, acho que vou cancelar e esperar a 8.04, que acha?

Antes de finalizar gostaria de agradecer a sua presteza, cara, muito obrigado mesmo, blz?

detalhe: nao posso fechar o Terminal, ja que o kppp esta sendo executado por ele. Fechei uma vez (burro  ???) e apareceu a msg (modem busy) quando tentei executar, fiz aquele script "na mão" (modprobe -r usbserial e modprobe usbserial vendor=0xeab product=0xc893) mas nao conectou, apresentou a mesma msg...

DoS
==========================
dosv01

"Ubuntu is a community developed, Linux-based operating system that is perfect for laptops, desktops and servers..."

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: vivo zap™ no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #50 Online: 23 de Abril de 2008, 11:10 »
Cara, apareceu isso aqui:


Código: [Selecionar]
root@danilo-desktop:/home/danilo# kppp -c vivo
X Error: BadDevice, invalid or uninitialized input device 167
  Major opcode:  144
  Minor opcode:  3
  Resource id:  0x0
Failed to open device
X Error: BadDevice, invalid or uninitialized input device 167
  Major opcode:  144
  Minor opcode:  3
  Resource id:  0x0
Failed to open device
Session management error: Authentication Rejected, reason : None of the authentication protocols specified are supported and host-based authentication failed
DCOPClient::attachInternal. Attach failed Could not open network socket
X Error: BadDevice, invalid or uninitialized input device 167
  Major opcode:  144
  Minor opcode:  3
  Resource id:  0x0
Failed to open device
X Error: BadDevice, invalid or uninitialized input device 167
  Major opcode:  144
  Minor opcode:  3
  Resource id:  0x0
Failed to open device
Session management error: Authentication Rejected, reason : None of the authentication protocols specified are supported and host-based authentication failed
kbuildsycoca running...
Opener: received SetSecret
Opener: received SetSecret
Opener: received OpenLock

Opener: received OpenDevice
Opener: received ExecPPPDaemon
Kernel supports ppp alright.
In parent: pppd pid 5529
Couldn't find interface ppp0: Não há tal dispositivo
Couldn't find interface ppp0: Não há tal dispositivo
Opener: received OpenResolv
Opener: received RemoveSecret
Opener: received RemoveSecret

Porém, apos isso o kppp abriu sem nenhuma configuracao, (acho que apareceu uma mensagem de erro e ele ficou sem nenhuma ocnfiguracao. Eu refiz a tal configuração (yiso, vivo, #777...) e ele conectou, agora so conecta assim...  8)
Agora o script que voce colocou no tutorial nao funciona para mim (devo estar fazendo algo errado) qdo tento executar aparece a mensagem de (permissão negada).  :-\

bom, to baixando, no windows, a versao atual, acho que vou cancelar e esperar a 8.04, que acha?

Antes de finalizar gostaria de agradecer a sua presteza, cara, muito obrigado mesmo, blz?

detalhe: nao posso fechar o Terminal, ja que o kppp esta sendo executado por ele. Fechei uma vez (burro  ???) e apareceu a msg (modem busy) quando tentei executar, fiz aquele script "na mão" (modprobe -r usbserial e modprobe usbserial vendor=0xeab product=0xc893) mas nao conectou, apresentou a mesma msg...

DoS

Opa, tranquilo, fico feliz em ajudar :)



Sobre a menssagen de permisão negada, você tem que dar permisão para o Script executar, tem duas formas:

Clique com o botão direito do mouse sobre o Script, vá até a aba Permisões, e marque a caixinha Permitir execução do aquivo como programa.

Ou

Abra o Terminal/Konsole e digite:
Código: [Selecionar]
sudo chmod +x /home/seu_nome_de_usuario/nome_da_pasta_onde_esta_o_script/nome_do_script


Espere pelo lançamento oficial do novo Ubuntu, é bem melhor cara.



Ignore a menssagem de erro do Script de reconexão, costuma funcionar na maioria das vezes comigo, quando não "vai", eu desconecto da porta USB, espero um pouco, espeto novamente na porta USB, espero um pouco, ai sim executo o Script (Que coloquei como programa aqui ;D)

Qualquer dúvida é só falar :)
Vou colocar a dica de deixar executável na primeira menssagem deste tópico.


Abraço e até mais.
« Última modificação: 23 de Abril de 2008, 11:12 por kErNeL_sCrIpT »

Offline dosv01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
  • Ubuntu... beauty!
    • Ver perfil
Re: vivo zap™ no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #51 Online: 23 de Abril de 2008, 15:13 »
Ah, kErNeL_sCrIpT, tenho uma sugestão para voce e outra para a moderacao:

1- No título e no corpo da sua mensagem vc apenas utiliza o nome vivozap, quando na verdade serve tambem para vivoflash, inclusive o modem que voce utilizou para fazer o tuto é o modem do vivoflash (yiso S893v). Eu "passei" duas vezes por esse tutorial aqui e nao quis fazê-lo justamente pq achava que era para aquelas placas pcmcia da Kyocera. Depois voltei no desespero e resolvi tentar e li com cuidado! :)

2- A moderação deve colocar esse topico com destaque, visto que a procura de usuarios que migraram pro ubuntu e utilizam o Flash é cada vez maior (eu, por acaso). É só uma sugestao. ;D


Abraço a todos! 8)

DoS
==========================
dosv01

"Ubuntu is a community developed, Linux-based operating system that is perfect for laptops, desktops and servers..."

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: vivo zap™ no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #52 Online: 23 de Abril de 2008, 17:50 »
Ah, kErNeL_sCrIpT, tenho uma sugestão para voce e outra para a moderacao:

1- No título e no corpo da sua mensagem vc apenas utiliza o nome vivozap, quando na verdade serve tambem para vivoflash, inclusive o modem que voce utilizou para fazer o tuto é o modem do vivoflash (yiso S893v). Eu "passei" duas vezes por esse tutorial aqui e nao quis fazê-lo justamente pq achava que era para aquelas placas pcmcia da Kyocera. Depois voltei no desespero e resolvi tentar e li com cuidado! :)

2- A moderação deve colocar esse topico com destaque, visto que a procura de usuarios que migraram pro ubuntu e utilizam o Flash é cada vez maior (eu, por acaso). É só uma sugestao. ;D


Abraço a todos! 8)

DoS

Opa, obrigado pela consideração :D
Cara, eu não utilizo um Modem Flash não, o meu é analógico, é o YISO U893 não o YISO S893v.
Mas e aí? Resolveu o seu problema ???
« Última modificação: 23 de Abril de 2008, 18:00 por kErNeL_sCrIpT »

Offline dosv01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
  • Ubuntu... beauty!
    • Ver perfil
Re: vivo zap™ no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #53 Online: 24 de Abril de 2008, 00:02 »
Opa, resolveu sim, em partes. Claro que é devido à minha falta de experiencia em Ubuntu (Linux em geral).

O tutorial serviu pra mim (Yiso S893v) entao vc pode editar o post, se quiser claro :)

A unica ressalva que eu tenho que fazer é a seguinte: Percebi com a utilização que o kppp só conecta, ou seja, envia os comandos pro modem (ATZ, etc) quando eu executo ele pelo terminal como root: sudo kppp -c vivo, ou qdo eu executo o proprio terminal como root e digito o mesmo comando sem o sudo. Nao faco a minima ideia do porque disso, porem se esta conectando eu dou viva! ;D

Ps.: Eu nem sabia que existia um modem analógico pra Vivo, aqui em Salvador-Ba só tem o Yiso, que eu tenha visto ou ouvido falar ate agora!

Abraços a todos e mais uma vez obrigado kErNeL_sCrIpT!!!!! Voce é o cara! :)


DoS
==========================
dosv01

"Ubuntu is a community developed, Linux-based operating system that is perfect for laptops, desktops and servers..."

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: vivo zap™ no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #54 Online: 24 de Abril de 2008, 21:38 »
Opa, resolveu sim, em partes. Claro que é devido à minha falta de experiencia em Ubuntu (Linux em geral).

O tutorial serviu pra mim (Yiso S893v) entao vc pode editar o post, se quiser claro :)

A unica ressalva que eu tenho que fazer é a seguinte: Percebi com a utilização que o kppp só conecta, ou seja, envia os comandos pro modem (ATZ, etc) quando eu executo ele pelo terminal como root: sudo kppp -c vivo, ou qdo eu executo o proprio terminal como root e digito o mesmo comando sem o sudo. Nao faco a minima ideia do porque disso, porem se esta conectando eu dou viva! ;D

Ps.: Eu nem sabia que existia um modem analógico pra Vivo, aqui em Salvador-Ba só tem o Yiso, que eu tenha visto ou ouvido falar ate agora!

Abraços a todos e mais uma vez obrigado kErNeL_sCrIpT!!!!! Voce é o cara! :)


DoS

Muito obrigado :)
Ha cara, eu não sou um cientista de Hardware, mas acredito que o meu seja Analógico, é um YISO também, mas no site da vivo™ eu ví tanto Flash como Analígico da YISO (Eu acho :P), mas posso estar falando besteira :P
Vou pesquisar direito, e se tiver diferença mesmo, eu adiciono o que você sugeriu ao título do tópico.

Editado
dosv01, falei um pouco de besteira :P
Peço desculpas pela informação incorreta.
Pelo que eu pesquisei, ambos os Modens tem tecnologia similar, a diferença é que o Modem vivo Zap™ é sem fios USB (Portável, voltado para Notebooks) e o vivo Flash™ é com fios USB (Não portável, voltado para Desktops). Porém os dois podem ser usados nos dois casos, a diferença é que com o vivo Flash™ é necessário uma tomada por perto :P
Vou modificar o título do tópico.
« Última modificação: 24 de Abril de 2008, 21:51 por kErNeL_sCrIpT »

Offline dosv01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
  • Ubuntu... beauty!
    • Ver perfil
Re: vivo zap™ e vivo Flash™ no Ubuntu
« Resposta #55 Online: 25 de Abril de 2008, 07:33 »
Maravilha!

Apenas ressaltando novamente. Comigo o tutorial funcionou, mas o kppp só se comunica com o modem caso eu acesse via terminal como root (kppp -c nome_da_conexao)

Abraço e vamo ajudar os zapeiros e flasheiros ae! (to baixando o 8.04 :)) Com a velocidade aqui, em outubro eu acabo, e aih tenho que baixar o 8.10 rs.

Abraço a todos!


DoS
==========================
dosv01

"Ubuntu is a community developed, Linux-based operating system that is perfect for laptops, desktops and servers..."

Offline diego_maciel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: vivo zap™ e vivo Flash™ no Ubuntu
« Resposta #56 Online: 25 de Abril de 2008, 11:53 »
Amigos isso tudo funciona com o celular nokia E62 ou apenas com as placas?

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: vivo zap™ e vivo Flash™ no Ubuntu
« Resposta #57 Online: 27 de Abril de 2008, 02:26 »
Amigos isso tudo funciona com o celular nokia E62 ou apenas com as placas?

Acredito que com o celular seja bem mais fácil diego_maciel
Veja se estes tutoriais te ajudam, e poste o resultado aqui por favor

http://www.roger.lovato.com.br/2007/03/06/conectando-a-internet-atraves-do-lg-chocolate-vivo-zap-ubuntu/

http://www.guiadopc.com.br/2007/12/20/usando-seu-celular-usb-como-modem-no-linux/



dosv01, vamo tentar resolver esse problema com o kppp -c vivo
Amanhã eu posto uma dica aqui, já ta tarde, tenho que ir.



Atualização - 27/04/08
Adicionei o link para o download do KPPP e todas as suas dependências para o Ubuntu Hardy Heron 8.04
Agora com link direto, só clicar e baixar :D
Sem enrolação, sem propaganda :D
Finalmente achei um servidor gratuito decente :D
« Última modificação: 27 de Abril de 2008, 02:29 por kErNeL_sCrIpT »

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: vivo zap™ e vivo Flash™ no Ubuntu
« Resposta #58 Online: 27 de Abril de 2008, 03:34 »
Nossa, o tópico está "bombando".

Parabéns, kErNeL_sCrIpT! Acompanhei o tópico desde o início e vi como evoluiu. Continue assim!

Cancelei minha conta do modem USB no mês passado. Motivo: eu já possuo o serviço no meu Smartphone, então não necessito dos 2. E é claro, por questões de economia, visto que eu pagava R$ 140,00 (hoje está 100,00) enquanto o do celular é R$ 70,00 + plano de voz.

Para contribuir com a lista de telefones, tem ainda o que eu uso, o Motorola MotoQ. Segue um artigo que eu escrevi há algum tempo:
http://mudandoparaolinux.blogspot.com/2007/11/vivozap-do-moto-q-no-ubuntu.html
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=7478


kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: vivo zap™ e vivo Flash™ no Ubuntu
« Resposta #59 Online: 27 de Abril de 2008, 10:06 »
Nossa, o tópico está "bombando".

Parabéns, kErNeL_sCrIpT! Acompanhei o tópico desde o início e vi como evoluiu. Continue assim!

Cancelei minha conta do modem USB no mês passado. Motivo: eu já possuo o serviço no meu Smartphone, então não necessito dos 2. E é claro, por questões de economia, visto que eu pagava R$ 140,00 (hoje está 100,00) enquanto o do celular é R$ 70,00 + plano de voz.

Para contribuir com a lista de telefones, tem ainda o que eu uso, o Motorola MotoQ. Segue um artigo que eu escrevi há algum tempo:
http://mudandoparaolinux.blogspot.com/2007/11/vivozap-do-moto-q-no-ubuntu.html
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=7478

Muito obrigado pelo apoio vampire_thunder :)
E muito obrigado pela contribuição com os Links :)
Assim que eu obtiver uma resposta do diego_maciel se o tuto externo que passei de celular funfa ou não com, eu vou incluir o tuto de celular aqui também.
Cara, eu poderia incluir o seu tuto aqui no meu tópico e no meu Blog? O crédito do tuto do PDA vai ser seu obviamente. Eu queria deixar este tópico e o artigo no meu Blog o quanto mais abrangente possível :)



desv01, faça o seguinte para contornar o seu problema momentaneamente:

Abra um Terminal/Konsole e digite:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /usr/bin/conectar_vivo
No arquivo que se abre, coloque:

Código: [Selecionar]
#!/bin/sh
kppp -c vivo

Agora salve e feche o arquivo.

Agora digite no Terminal/Konsole:

Código: [Selecionar]
sudo chmod 744 /usr/bin/conectar_vivo
Código: [Selecionar]
sudo chmod +x /usr/bin/conectar_vivo
Agora clique com o botão direito do Mouse em Aplicações, escolha Editar Menus, vá em Internet (ou outro local que você julgue mais apropriado), clique em + Novo item e preencha da seguinte forma:

Tipo: Aplicação
Nome: Ceconectar vivo
Comando: conectar_vivo
Ícone: (Escolha um a seu gosto)
« Última modificação: 27 de Abril de 2008, 10:16 por kErNeL_sCrIpT »