Autor Tópico: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?  (Lida 28662 vezes)

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #15 Online: 20 de Julho de 2007, 12:22 »
Kurumin é sim mais leve que o Ubuntu, apesar de ser um lixo em estado bruto. Já o OpenSuSE é ainda mais pesado que o Ubuntu. As outras eu não cheguei a testar =p
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #16 Online: 20 de Julho de 2007, 12:32 »
Comparar o Ubuntu com o Debian é covardia, realmente. Mais o Ubuntu continua sendo considerado mais lento que o Opensuse, Fedora, PclinuxOS, pelo menos é isso você vê muito sendo relatado pela internet a fora.

Fica a pergunta, somos mais lentos que o equivalentes como Opensuse, Fedora, PclinuxOS, Kurumin, etc... Hein??

Pelo visto somos, pois se comenta muito isso. Não sei, se por inveja ou despeito.

Ok,

Posso falar de algumas distros que usei:
OpenSuse -> muito mais pesado que o Ubuntu
Fedora -> Mais leve, isso até a versão 6. Porque, pelo que relatou o Galactus a coisa ficou muito mais pesada na nova versão.
PCLinuxOS -> Não testei, mas pelo que já li a respeito é mais leve. Já vi até quem instalou em um computador com 128 de ram e ela ficou super leve.
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #17 Online: 20 de Julho de 2007, 13:26 »
Bom, vou direto ao ponto em relação as distros que pude testar na minha máquina, todas comparadas ao ubuntu 7.04, lembrando que do 6.06 para trás, o Ubuntu era mesmo muito lento frente as outras, só com o 6.10 houve uma melhora considerável em relação ao desempenho. Ainda não pude testar o Ubuntu 7.10.

Fedora 7: É mais rápido mas consome muito mais RAM que qualquer variante do Ubuntu. O Fedora 7 faz uso de um artifício ainda não utilizado no Ubuntu para melhorar o desempenho, daí fica ainda mais complicado para comparar.

Mandriva 2007 Spring: É mais lento e consome basicamente os mesmos recursos.

PCLinuxOS 2007: É mais leve e mais rápido que o Kubuntu e Ubuntu.

Debian 4.0: É mais rápido e mais leve, mas vem rapado, você que se vire depois para deixar tudo nos conformes. Daí quando deixa tudo pronto, a diferença de desempenho cai bastante.

Open SUSE 10.2: É mais lento e muito mais pesado que o Ubuntu/Kubuntu. Agora, numa máquina potente ele fica rápido, mas continua consumindo muita RAM.

Slackware 12: É muito mais leve e mais rápido que o Ubuntu/Kubuntu. É covardia essa comparação. Vem ainda mais rapado que o Debian e sem as facilidades de instalação de pacotes do mesmo.

Mint Linux 3.0: É mais rápido mas não é mais leve. O desenvolvedor realizou algumas otimizações a mais no Mint que não vem por padrão no Ubuntu, você poderia fazer o mesmo no Ubuntu, mas dá serviço.

Kurumin 7: É mais rápido e mais leve.

Damn Small Linux 3.4 e Puppy Linux: É humilhante, muito, mas muito mais rápidos e mais leves que o qualquer variante do Ubuntu.

Dream Linux 2.2 Multimedia GL Edition: É mais leve e mais rápido que o Xubuntu. Dái vocês já podem ter uma idéia.

Elive 1.0: É mais leve e mais rápido.

Só lembrando que essas comparações foram feitas após instalações padrões de todas essas distros. Se sair alterando as configurações padrões aí a coisa muda de figura né!

Windows Vista: É humilhante também. É muito, mas muito mais pesado que qualquer variante do Ubuntu. Contudo, numa máquina potente, mas potente mesmo, tipo: Core 2 Duo, 3GB de RAM e uma 7600 da vida para cima, dá coro em muitas distros em matéria de velocidade. Não só no Ubuntu. Esse eu testei na casa de colegas. Não quis colocar esse Mastodonte no  meu PC.

É bom frisar também que muitas distros foram lançadas depois do Ubuntu 7.04 e todos sabem o quanto as coisas melhoram em questão de meses no Linux. Com certeza o SUSE 10.3 e Ubuntu 7.10 serão mais rápidos que as versões anteriores.

 

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #18 Online: 20 de Julho de 2007, 13:32 »
Comparar o Ubuntu com o Debian é covardia, realmente. Mais o Ubuntu continua sendo considerado mais lento que o Opensuse, Fedora, PclinuxOS, pelo menos é isso você vê muito sendo relatado pela internet a fora.

Fica a pergunta, somos mais lentos que o equivalentes como Opensuse, Fedora, PclinuxOS, Kurumin, etc... Hein??

Pelo visto somos, pois se comenta muito isso. Não sei, se por inveja ou despeito.

Ok,

Experimentem o OpenSuse com Gnome...eh um chumbo...muito mais pesado que o Ubuntu...mas sempre tem a compensacao, acho o OpenSuse muito mais recomendado para usuarios comuns do que o Ubuntu!
Temos que fixar o bug #1.

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #19 Online: 20 de Julho de 2007, 14:26 »
Se você instalar o o "Ubuntu versão server" e posteriormente for adicionando somente os softwares que precisa...

Mas em vez de instalar uma distro "pelada", não poderíamos instalar o Ubuntu normal, e retirar o que não se usa pelo "apt-get remove programas_nao_necessarios"?

Por acaso existe uma lista completa dos programas que provocam o peso? Mais ainda, com explicação pra que servem para que possamos avaliar se precisamos ou não?

Se não existe, eis aí um trabalhão que seria muito bem-vindo de alguém entendedor da coisa se comprometer a fazer.  ;)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #20 Online: 20 de Julho de 2007, 14:31 »
Mestre Galactus, o devorador de mundos!!! Faltava teu esclarecimento aqui  ;)

Falta o SamuelBH dar sua contribuição falando sobre Big Linux e DreamLinux  ;D

Eu tenho por mim que o Arch é levinho  ;) E testei o Puppy Linux, que o Galactus citou, e ele é ultra leve mesmo. Pra mim, o Puppy, com aquele latido de cachorro no login, é muito, mas muito mesmo, mais leve que o Fluxbuntu, por exemplo. No entanto, está em inglês. Uma unica versão em portuga que achei está desatualizada.

Espero ter ajudado. [ ]s
« Última modificação: 20 de Julho de 2007, 15:45 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #21 Online: 20 de Julho de 2007, 14:45 »
Na minha experiencia:
pclinux muito mais leve e mais rapido
mandriva muito mais leve e mais rapido
opensuse muito mais pesado mas mais rapido em abrir aplicações - tempo de boot é muito mais lento que o ubuntu
fedora - a referencia entre as distros amigaveis, apesar de consumir mais ram é extremamente rapido. Envergonha o ubuntu.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline pain of salvation

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #22 Online: 20 de Julho de 2007, 15:34 »
"Eu tenho por mim que o Arch é levinho"

Arch é uma junção das coisas boas do Gentoo (rápido e bleeding edge), slackware (estabilidade e filosofia KISS) e debian (facilidade em instalar a manter os pacotes).

É a distro mais perfeita que já usei.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #23 Online: 20 de Julho de 2007, 15:40 »
Falta o SamuelBH dar sua contribuição falando sobre Big Linux e DreamLinux  ;D

Grande Eunir!

O BIGLinux é mais leve e mais rápido que o Ubuntu e o Kubuntu. E a versão 4.0 promete (estamos em teste). Isso incluindo os pacotes do Ubuntu e as facilidades que só o BIG tem. E também a nvoa versão está muito mais bonita.

O Dreamlinux (quem é fã mesmo é o Versuri) é uma distro muito boa, baseada no Debian. Muito rápida. Engraçado que aqui em casa ficou mais rápida do que o próprio Debian, mas acho que eu que instalei coisa que não devia.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #24 Online: 20 de Julho de 2007, 15:49 »
Owa... que topico esclarecedor, para colegas de todos os níveis  ;) Pra fechar com chave de ouro, falta agora as contribuições do Mythus sobre o Fedora (o fedorento, como ele mesmo diz), e do VB5 e do Tota falando sobre o SO que eles implantaram na primeira maquina de escrever elétrica  ;D brincadeira.

Parabens a todos que deixaram sua contribuição. É por causa de tópicos como este que, a cada dia, fica mais claro pra mim que o diferencial do Ubuntu é o alto nível tecnico e de colaboração da comunidade

[ ]s a todos
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline .:Shadow:.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #25 Online: 20 de Julho de 2007, 20:33 »
O DreamLinux realmente rodou bem rápido aqui, mas o kurumin sei lá por que diabos rodou que nem uma carroça O.o
Assinatura removida pela equipe do Fórum

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #26 Online: 21 de Julho de 2007, 19:19 »
Estou agora com o Arch, e ele é realmente beeem mais rápido.
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #27 Online: 21 de Julho de 2007, 19:23 »
O "peso" do Ubuntu é diretamente proporcional às facilidades que ele possui, na minha modesta opinião. Como disse o devorador de mundos Galactus: é o preço que se paga pelas facilidades  ;)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline JoaoFPR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • Jedi Pathway Follower
    • Ver perfil
    • OMEdI
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #28 Online: 22 de Julho de 2007, 17:15 »
Uso computadores a 15 anos, sempre windows, estou usando o Ubuntu 7.04 desde o seu lançamento e estou apaixonado.

Instalei o Debian esses dias e realmente ele é mais rápido do que o Ubuntu, mas permaneço com ele, porque, como sou novato não sei ainda mexer direito.

O Importante para mim é que:


GNU/Linux, funciona!
Não da trabalho!
E é MUITO mais rápido que qualquer Windows que já usei.


Porem, concordo que deveria haver uma lista de pacotes e serviços que deveriam ser descritos didaticamente  para sabermos o que ele faz, desabilitarmos e assim deixar o SO ainda mais leve.

Ah, sim, sou usuário do fórum a meses, mas apenas leio. Não tenho conhecimento para discutir, opinar ou mesmo dar dicas.

Abraço pessoal.
« Última modificação: 22 de Julho de 2007, 17:26 por JoaoFPR »
 

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #29 Online: 22 de Julho de 2007, 19:24 »

Uso computadores a 15 anos (...) Ah, sim, sou usuário do fórum a meses, mas apenas leio. Não tenho conhecimento para discutir, opinar ou mesmo dar dicas.


Sua experiência de 15 anos na informatica te dá respaldo suficiente para ajudar muitos colegas, amigo.

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)