Autor Tópico: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?  (Lida 28753 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Online: 19 de Julho de 2007, 23:55 »
O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?



Quem navega muito, lê sobre o Linux sabe que em fórums, blogs e afins é possível encontras diversos comentários de que o Ubuntu é pesado, que o boot é lento em comparação a outras distros.

Na cultura Underground dos Hard Users do mundo Linux, realmente existe essa história, de que o Ubuntu é pesado.

Um amigo meu recentemente instalou o Debian e jurou que é muito mais leve, que carrega muito mais rápido que o Ubuntu.

Eu estou quase instalando o Debian só para cronometrar isso. Já não agüento mais ouvir e ler isso na internet. Pois nunca vi um review, uma analise, uma comparação que aborde esse tema.

Então fica a pergunta! O Ubuntu em comparação a distros como o Debian é pesado mesmo? Ou isso é lenda, folclore, etc...
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2007, 00:15 »
Em média as distros "fáceis" (opensuse, ubuntu, fedora, pclinuxOS) são sim muito pesadas.

Pra rodá-las decentemente é preciso no mínimo 256mb de ram. Com isso já roda tranquilamente meu Ubuntu Feisty aqui.

O Debian é realmente mais leve. Mas não há nenhuma mágica aí. A questão é que ele carrega menos serviços na inicialização, assim o sistema inicia ocupando menos memória.

Se você instalar o o "Ubuntu versão server" e posteriormente for adicionando somente os softwares que precisa, o desempenho final será equivalente ao Debian.   

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2007, 00:31 »
Já instalei o Debian pelo CD Netinstall com XFCE num computador Celeron 566 com 256 MB de RAM. Ficou pesado assim que acrescentei o mínimo para ter um sistema fácil de usar (o udev, o synaptic, o sudo, openoffice, dentre outras coisas).

Aliás, essa estória de distro Linux leve para computadores antigos para mim é meio "lenda", pois testei várias no computador que citei acima e não gostei do desempenho de nenhuma. Apenas o Puppy Linux, que roda todo na RAM, teve um desempenho razoável naquela máquina, mas não gostei dos programas que vêm com ele e do fato de ter que usar uma interface em inglês (já me acostumei com Português).

O melhor, no entanto, é o final da novela. Fiz um upgrade naquela máquina pelo preço de uma "paisagem caseira" (Vista Home, hehehe) e ela está rodando Ubuntu feliz da vida com um Semprom 3200+, 512 MB de RAM e MB ECS com uma nVidia 6100 "on board".
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2007, 00:35 »
Em média as distros "fáceis" (opensuse, ubuntu, fedora, pclinuxOS) são sim muito pesadas.

Pra rodá-las decentemente é preciso no mínimo 256mb de ram. Com isso já roda tranquilamente meu Ubuntu Feisty aqui.

O Debian é realmente mais leve. Mas não há nenhuma mágica aí. A questão é que ele carrega menos serviços na inicialização, assim o sistema inicia ocupando menos memória.

Se você instalar o o "Ubuntu versão server" e posteriormente for adicionando somente os softwares que precisa, o desempenho final será equivalente ao Debian.   

É verdade, vendo por esse ângulo isso procede. Mais uma coisa eu tenho certeza, em comparação ao Mac OS X e principalmente o Windows Vista, o Ubuntu é bem mais leve, e bota mais leve nisso.

Mais mesmo assim, alguns serviços podem ser desabilitados, algumas configurações realizadas e dependendo do grau de radicalismo, alguns pacotes desinstalados.

Mais o Ubuntu continua sendo considerado mais lento que o Opensuse, Fedora, PclinuxOS. Isso você vê muito sendo relatado pela internet a fora.

Fica novamente a pergunta, somos mais lentos que o equivalentes como Opensuse, Fedora, PclinuxOS, Kurumin, etc... ????

Ok,
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2007, 03:31 »
Eu não recomendo a você testar o Debian para verificar a velocidade, pois, com a mesma quantidade de serviços, ele se sai tão pesado quanto. Se quer ter algo realmente rápido, teste Gentoo. Se quer  algo rápido mas não quer compilar, use o Arch Linux. Aí sim você vai poder verificar uma diferença significante(claro, ao custo da facilidade que o Ubuntu proporciona).

Pra terminar o post:

Instale o Ubuntu Server  e vê se  o consumo de ram dele é menor que isso ;)
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2007, 08:26 »
Em média as distros "fáceis" (opensuse, ubuntu, fedora, pclinuxOS) são sim muito pesadas.

Pra rodá-las decentemente é preciso no mínimo 256mb de ram. Com isso já roda tranquilamente meu Ubuntu Feisty aqui.

O Debian é realmente mais leve. Mas não há nenhuma mágica aí. A questão é que ele carrega menos serviços na inicialização, assim o sistema inicia ocupando menos memória.

Se você instalar o o "Ubuntu versão server" e posteriormente for adicionando somente os softwares que precisa, o desempenho final será equivalente ao Debian.   

Exata/ nq6, como disse o gabriel0085.

Já li muito sobre esse tema neste fórum e uma frase do Galactus me chamou a atenção: 'é o preço que se paga'

Pois é se queremos o conforto vai ser assim mesmo, acho que nenhum SO está livre disso.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline BetinhoDJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu 7.04 / Arch Linux
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2007, 09:49 »
O comparativo que o gabriel0085 fez foi perfeito para você ter idéia do porque o Ubuntu pode ser mais pesado que outras distribuições. É o preço que se paga(plageando o Galactus na cara dura.. ;D) pela comodidade de instalar e configurar facilmente um sistema totalmente voltado para desktop. Mas em comparação com as distribuições do mesmo nível o Ubuntu é com certeza uma das mais rápidas juntamente com o Fedora 7.
Mas como tudo sempre pode ser melhorado você pode conseguir alguma melhoria principalmente no boot com algumas receitas simples... desativar o boot splash que melhora e muito a velocidade do boot.. tem gente que acha feio ficar vendo todos aqueles comandos passando na tela durante o boot... eu particularmente ja prefiro porque ali surgem informações valiosas sobre o carregamento do sistema e que podem auxiliar na solução de algum problema. Se você não usa Bluetooth, wi-fi e essas coisas também pode desativar o carregamento desses serviços... também pode configurar e compilar o seu kernel ou um mais novo e configurando nele apenas aquilo que você realmente usa..  tudo isso vai fazer o sistema subir mais rapido mas não vai trazer nenhuma diferença no desempenho geral do sistema.
Se a sua busca for por um sistema de maior desempenho geral siga a dica do s4suk3 e de preferência por uma distribuição totalmente personalizada... nada vai rodar tão rapido na sua maquina quanto um sistema específicamente personalizado pra ela... da um certo trabalho, mas o resultado é excepcional e vale cada minuto investido na instalação e configuração.
« Última modificação: 20 de Julho de 2007, 09:50 por BetinhoDJ »

Vivendo e Aprendendo!!

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #7 Online: 20 de Julho de 2007, 10:15 »
Concordo com tudo o que foi dito à respeito de ser o "preço que se paga". Mas, se comparado com os SO que dominam o mercado (MAC e Windows) o Ubuntu é uma pena.
« Última modificação: 20 de Julho de 2007, 10:17 por cyberlion »
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #8 Online: 20 de Julho de 2007, 10:19 »
Eu não recomendo a você testar o Debian para verificar a velocidade, pois, com a mesma quantidade de serviços, ele se sai tão pesado quanto. Se quer ter algo realmente rápido, teste Gentoo. (...)

O s4suk3 disse tudo. Se vc habilitar todas as "facilidades" do Ubuntu no Debian, este fica tao pesado quanto  :-\

A filosofia do Gentoo (e suas variantes) é a seguinte: imagine que seu hardware é um recipiente (uma vasilha), e o Gentoo é o liquido que vai moldando de acordo com o teu hardware. Essa é a idéia deles. Em compensação, muitos dizem que o Gentoo é mais complexo de se trabalhar que o Slack. Eu particularmente nao sei confirmar esta informação. Estou apenas reproduzindo o que já li  ;)

Comparado com outras distros para usuario final que já utilizei, o Ubuntu é realmente mais lento. Em contrapartida, em matéria de estabilidade, coerencia, atualização etc o Ubuntu simplesmente supera minhas espectativas. Acho os pacotes para Ubuntu mais estáveis tbm

Espero ter contribuido. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

boi

  • Visitante
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #9 Online: 20 de Julho de 2007, 10:21 »
Isso é parte daquela guerrinha de distros que vemos por aí. Na verdade, como já foi colocado, isso depende dos serviços que são habilitados e dos softwares instalados. Distros mais voltadas para desktop costumam vir com muitos serviços habilitados, muitos desnecessários, e uma seleção de softwares mais voltados para a comodidade do usuário do que para o desempenho. Mas tudo é uma questão de configurar. É bem provável que ao instalar uma dessas distros mais peladas você acabe resolvendo colocar vários softwares e algumas firulas que já vem por default no Ubuntu, e a coisa acabe ficando igual.
Já o Gentoo e outras distros da mesma linha podem ser realmente mais leves. O Gentoo não é difícil como muita gente fala, mas dá muito, mas muito trabalho mesmo. Mas aí é uma questão de você optar entre desempenho e comodidade.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #10 Online: 20 de Julho de 2007, 10:31 »
O Gentoo não é difícil como muita gente fala, mas dá muito, mas muito trabalho mesmo. Mas aí é uma questão de você optar entre desempenho e comodidade.

Concordo com o boi. Deve ser mais trabalhoso, e a filosofia do projeto é bem diferente do nosso  ;)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #11 Online: 20 de Julho de 2007, 10:42 »
O Gentoo, Debian,...vem peladao...

A diferenca eh que as distros amigaveis, vem com varias facilidades para o usuario final, e estas facilidades consomem recurso da maquina...

Ah...falando em velocidade...estou usando o 7.10 com tudo que eu sempre tive...eMule, Deluge, Banshee...ateh algumas bibliotecas Qt e esta uma baaaaaaala!!!!o boot nao demora mais que 20 segundos. Eles estao fazendo um otimo trabalho com o macacao...
« Última modificação: 20 de Julho de 2007, 10:51 por rodox12 »
Temos que fixar o bug #1.

Offline BetinhoDJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu 7.04 / Arch Linux
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #12 Online: 20 de Julho de 2007, 11:03 »
O Gentoo, Debian,...vem peladao...

A diferenca eh que as distros amigaveis, vem com varias facilidades para o usuario final, e estas facilidades consomem recurso da maquina...

Ah...falando em velocidade...estou usando o 7.10 com tudo que eu sempre tive...eMule, Deluge, Banshee...ateh algumas bibliotecas Qt e esta uma baaaaaaala!!!!o boot nao demora mais que 20 segundos. Eles estao fazendo um otimo trabalho com o macacao...

Esse é um dos grandes diferenciais do Ubuntu... a cada nova versão ele consegue trazer mais recursos e ser ainda mais rapido que as versões anteriores.. por isso apesar de hoje em dia usar o Arch como ditro principal o Ubuntu nunca perde seu lugar no meu hd... é muito bom ver como distribuições baseadas em princípios tão diferentes conseguem trazer resultados tão bons. Preferências a parte quem opta pelo Linux vai estar bem servido de qualquer jeito... tanto se preferir o conforto de alguns poucos clics como se preferir passar algumas horas no terminal.

Vivendo e Aprendendo!!

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #13 Online: 20 de Julho de 2007, 11:12 »
Eles estao fazendo um otimo trabalho com o macacao...

macacão??? huahuahuhuauhahuahuhua

já tinha lido laranjão... macacão é a primeira vez  ;D

[ ]s a todos
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #14 Online: 20 de Julho de 2007, 12:16 »
Comparar o Ubuntu com o Debian é covardia, realmente. Mais o Ubuntu continua sendo considerado mais lento que o Opensuse, Fedora, PclinuxOS, pelo menos é isso você vê muito sendo relatado pela internet a fora.

Fica a pergunta, somos mais lentos que o equivalentes como Opensuse, Fedora, PclinuxOS, Kurumin, etc... Hein??

Pelo visto somos, pois se comenta muito isso. Não sei, se por inveja ou despeito.

Ok,
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.