Autor Tópico: Instalar Compiz-Fusion + Fusion-icon  (Lida 256094 vezes)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Instalar Compiz-Fusion (O novo Compiz+Beryl) + Fusion-icon *Update .deb*
« Resposta #240 Online: 22 de Outubro de 2007, 15:01 »
Galera, eu instalei o Gutsy aqui, e o driver proprietário da minha placa de vídeo ATI também, através do tuto do galactus e usando o Envy.

Mas antes eu já tinha tentado mesmo instalando os drivers restritos no Feisty, mas com driver restrito, ou proprietário pelo Envy, o meu Compiz Fusion não funciona :'( Já só com o driver Open Source funciona que é uma beleza, apesar de ser meio pesadinho...

Alguém sabe o que pode ser? Se tem como fazer rodar com o driver proprietário da ATI?

Desde já muito obrigado pela atenção.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Instalar Compiz-Fusion (O novo Compiz+Beryl) + Fusion-icon *Update .deb*
« Resposta #241 Online: 22 de Outubro de 2007, 16:32 »
Pelo que eu já li sobre o CF, ele só funciona com o driver open source da ATI e apenas em alguns modelos de placas.

É só pesquisar sobre "ATI + Compiz" no Google que vc. vai achar a informação que eu passei acima.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Instalar Compiz-Fusion (O novo Compiz+Beryl) + Fusion-icon *Update .deb*
« Resposta #242 Online: 22 de Outubro de 2007, 18:30 »
Pelo que eu já li sobre o CF, ele só funciona com o driver open source da ATI e apenas em alguns modelos de placas.

É só pesquisar sobre "ATI + Compiz" no Google que vc. vai achar a informação que eu passei acima.

Muito obrigado pinduvoz!!!! :D :D :D :D :D :D :D :D

Cara, o Google, ou melhor: O Oráculo resolveu mais uma vez!

Achei esse blog aqui ó:

http://cafe-ti.blog.br/81~ati-compiz-fusion.html

O cara ensina passo a passo como habilitar o Compiz Fusion com o driver proprietário da ATI. Pra quem tiver o mesmo problema que eu, resolveu pra mim, mas neste momento ficou lerdo pra digitar aqui, vou reinicirar e ver se melhora.


Edit:


Bom galera, reiniciei e continuou na mesma mas olha que estranho: Sem o Compiz Fusion meu sistema fica lento! :o HAHAHAHAHA vou ser "obrigado" a só usar Compiz Fusion hehehehe que inusitado, bom, é um Bug certamente, mas é um Bug as avessas hehehe.
Ha, tive que recolocar o layout do teclado para "Brazil"
O Emerald não funfa mais, mas isso foi antes desse procedimento.

Acho que vou ter que desfazer isso tudo depois... =/


Edit #2:


Galera, não valeu a pena :( Após esse procedimento todo, o Catalyst Control Center™ que é o painel de controle do driver proprietário da minha placa de vídeo ATI não abria mais... :'(

Resumindo: Pra mim melhor sem Compiz Fusion mesmo, pelo menos até isso tudo evoluir mais, quem sabe daqui umas duas versões do Ubuntu isso já num ta funfando beleza? Vamos torcer.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2007, 00:32 por kErNeL_sCrIpT »

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Instalar Compiz-Fusion (O novo Compiz+Beryl) + Fusion-icon *Update .deb*
« Resposta #243 Online: 22 de Outubro de 2007, 21:38 »
Citar
Sem o Compiz Fusion meu sistema fica lento!

Interessante isso, kernel_script, porque eu já havia percebido que o meu sistema roda melhor com o compiz ativado do que desativado. Uso uma nVidia de 128Mb. Não é que o sistema tenha ficado lento depois que eu instalei o compiz, mas ele fica mais rápido com ele ativado. Por outro lado, eu não o deixo ativado porque meu swap acaba enchendo e o sistema trava, porque eu fiz a besteira de deixar só 256Mb de swap, sendo que eu tenho apenas um pentezinho de 256 Mb de memória  :-\. Quando eu formatar a máquina (espero que seja em breve) pra tentar instalar o Gutsy, eu aumento o swap pra poder deixar o compiz ativado. Alguém imagina por que isso (falo de o sistema ficar mais rápido) acontece?

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Instalar Compiz-Fusion (O novo Compiz+Beryl) + Fusion-icon *Update .deb*
« Resposta #244 Online: 23 de Outubro de 2007, 00:39 »
Citar
Sem o Compiz Fusion meu sistema fica lento!

Interessante isso, kernel_script, porque eu já havia percebido que o meu sistema roda melhor com o compiz ativado do que desativado. Uso uma nVidia de 128Mb. Não é que o sistema tenha ficado lento depois que eu instalei o compiz, mas ele fica mais rápido com ele ativado. Por outro lado, eu não o deixo ativado porque meu swap acaba enchendo e o sistema trava, porque eu fiz a besteira de deixar só 256Mb de swap, sendo que eu tenho apenas um pentezinho de 256 Mb de memória  :-\. Quando eu formatar a máquina (espero que seja em breve) pra tentar instalar o Gutsy, eu aumento o swap pra poder deixar o compiz ativado. Alguém imagina por que isso (falo de o sistema ficar mais rápido) acontece?

Sim vinicius_aleao, muito curioso isso.

Eu só tirei o Compiz Fusion por que o Catalyst Control Center™ não abria mais, e como eu tinha instalado o XGL pra rodar o C.F. no driver proprietário, quando o C.F. tava desativado dava uma lerdesa... mas não sei se é por causa do XGL, conlusão: melhor sem o C.F. pra mim...

Cara, a sua placa de vídeo ta com driver proprietário? Se tiver, ta abrindo o control center dela?

Offline casamento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Instalar Compiz-Fusion (O novo Compiz+Beryl) + Fusion-icon *Update .deb*
« Resposta #245 Online: 23 de Outubro de 2007, 11:14 »
Olá Pessoal,

Gostaria de uma pequena ajuda rs*.

Estou no meu trampo e há alguns semanas estou tentando instalar o compiz-fusion no ubuntu 7.04 fucei tanto na net que tenho um monte de favoritos sobre instalação do compiz em placas ATi (estou com uma x300/x550) cada hora dava um problema até que teve um certo momento que pensei que deu certo o efeito "gelatina", mas ai o "video" trava vejo que quando do o comando
Código: [Selecionar]
compiz --replace& fica  aparecendo sem parar
Código: [Selecionar]
/usr/bin/compiz.real (core) - Warn: Plugin 'core' already active outrora era um sobre o plugin
Código: [Selecionar]
couldn't load "plugin Keybinding", mas esse já resolvi.
Entretanto vcs pode falar "nada de novidade... rs*" mas o engraçado vem agora quando dou ALT + CTRL + F_alguma_coisa e dou
Código: [Selecionar]
sudo init1 e logo em seguida
Código: [Selecionar]
startx e dou o mesmo comando
Código: [Selecionar]
compiz --replace& funcionada de boa sem travar... e com todos os efeitos.

O que pode ser isso ? Vcs já tiveram problema parecido ?

Será que devo instalar o Ubuntu Gutsy Gibbon e o novo driver da ATI 8.42.3... será que não vou ter esse problema que estou tendo?

Aguardo

Abraços

Fabrizzio Casamento
« Última modificação: 01 de Novembro de 2007, 11:22 por casamento »

Offline iGama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
    • Guia Ubuntu PT
Re: Instalar Compiz-Fusion (O novo Compiz+Beryl) + Fusion-icon *Update .deb*
« Resposta #246 Online: 23 de Outubro de 2007, 21:07 »
Saiu finalmente o novo driver da ATI com suporte ao AIGLX : http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,26890.msg154028.html


Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Instalar Compiz-Fusion (O novo Compiz+Beryl) + Fusion-icon *Update .deb*
« Resposta #247 Online: 24 de Outubro de 2007, 00:42 »
Citar
Cara, a sua placa de vídeo ta com driver proprietário? Se tiver, ta abrindo o control center dela?

Não, kernel_script, tá com o driver dos repositórios do Ubuntu. Tentei instalar o proprietário, mas não deu certo. E é por isso que não tem control center... Será que tem alguma coisa a ver?

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Instalar Compiz-Fusion (O novo Compiz+Beryl) + Fusion-icon *Update .deb*
« Resposta #248 Online: 24 de Outubro de 2007, 00:59 »
Sim, eu instalei pelo Envy, e veio o control center bunitinho, mas por causa do XGL que tive que instalar pra funfar o compiz, não funfa o control center, ou compiz ou control center pra mim, mas parece que saiu o novo drive da ATI que vem com o AIXGL que acaba com esse problema... mas depois eu testo com calma.

« Última modificação: 24 de Outubro de 2007, 09:59 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Thorn Striff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
  • Live together or die alone
    • Ver perfil
Re: Instalar Compiz-Fusion (O novo Compiz+Beryl) + Fusion-icon *Update .deb*
« Resposta #249 Online: 24 de Outubro de 2007, 04:51 »
Excelente! Finalmente a ATI adicionou suporte ao AIGLX!

Agora, alguém sabe como configurar para que o cubo mostre uma área de trabalho por face? Comigo ele sempre faz com que o cubo se torne uma especie de "Alt+Tab", ele só mostra aplicativos abertos naquela área de trabalho.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Instalar Compiz-Fusion (O novo Compiz+Beryl) + Fusion-icon *Update .deb*
« Resposta #250 Online: 24 de Outubro de 2007, 10:01 »
Sim Thorn Striff :D Finalmente!

Olha a boa notícia aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,26890.msg154028.html

Offline ubunilzo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Instalar Compiz-Fusion (O novo Compiz+Beryl) + Fusion-icon *Update .deb*
« Resposta #251 Online: 24 de Outubro de 2007, 13:05 »
Tenho placa ATI ( incompatível com extensão composite). Fiz o Compiz funcionar com a dica q encontrei no site

http://www.nabble.com/Re:-beryl-compiz-ATI-Xpress-1100-p12914094.html

Offline mooca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Linux Registered User # 456462 #
    • Ver perfil
Re: Instalar Compiz-Fusion (O novo Compiz+Beryl) + Fusion-icon *Update .deb*
« Resposta #252 Online: 24 de Outubro de 2007, 22:40 »
Depois que eu instalei o fusion icon (pacote deb) o Nautilus não carrega mais !!! Alguém sabe o que houve e como corrigir isso ?!

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Instalar Compiz-Fusion (O novo Compiz+Beryl) + Fusion-icon *Update .deb*
« Resposta #253 Online: 24 de Outubro de 2007, 23:16 »
Depois que eu instalei o fusion icon (pacote deb) o Nautilus não carrega mais !!! Alguém sabe o que houve e como corrigir isso ?!

Já tentou desinstalar o Fusion Icon pra ver se continua o problema?

De qualquer forma, abra o terminal e digite:

Código: [Selecionar]
nautilus
E post o resultado que deu no terminal aqui para que possamos analizar.

Offline JPiR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Instalar Compiz-Fusion (O novo Compiz+Beryl) + Fusion-icon
« Resposta #254 Online: 06 de Novembro de 2007, 17:18 »
Apenas algumas placas onboard rodam Beryl/Compiz e são fabricadas pela Via e pela Intel (há também placas de vídeo onboard da nVidia que rodam Beryl/Compiz, mas são "novidade" no mercado).

Aliás, quanto à SIS, trata-se de fabricante conhecido pelo péssimo suporte ao Linux. Por isso acho que não há chance de fazer o Beryl/Compiz rodar na sua placa.

Então, se vc. realmente quiser rodar os "efeitos especiais" do Linux a solução é adquirir uma placa nVidia offboard para o tipo de slot da sua placa-mãe (AGP ou PCI-E), sendo que uma com preço médio de R$150,00 já dá conta do recado (a partir da FX-5200, ainda vendida).

Até.

Olá Pinduvoz e os amigos que possam me auxiliar,

Possuo um note (na verdade, é minha esposa que o utiliza) mas, enfim, ela aderiu ao UBUNTU também, algumas semanas após eu ter instalado na minha máquina. Porém, como no passado o Pinduvoz havia comentado que o compiz funcionava em placas de video Via, preciso saber o que há com o compiz que quando dou o comando no terminal - konsole - compiz --replace& ele me apresenta a seguinte mensagem: (junto estou passando o comando glxinfo | grep rendering - não sei se ajuda)

morpheus@morpheus:~$ compiz --replace &
[1] 11040
morpheus@morpheus:~$ Fatal: Compiz can't be ran using VESA or VGA divers.

[1]+  Exit 1                  compiz --replace
morpheus@morpheus:~$
morpheus@morpheus:~$ glxinfo|grep rendering
X Error of failed request:  GLXBadContext
  Major opcode of failed request:  142 (GLX)
  Minor opcode of failed request:  5 (X_GLXMakeCurrent)
  Serial number of failed request:  17
  Current serial number in output stream:  17
morpheus@morpheus:~$ compiz --replace&
[1] 12016
morpheus@morpheus:~$ Fatal: Compiz can't be ran using VESA or VGA divers.

[1]+  Exit 1                  compiz --replace
morpheus@morpheus:~$

Já encontrei algo referente a mensagem -Fatal: Compiz can't be ran using VESA or VGA divers. *resolvido*- somente aqui no fórum e em nenhum outro lugar, mas de nada me ajudou, a não ser a afirmação de que em placas onboard o compiz não funciona, como no note, quase tudo é onboard, posso aceitar esta afirmação como verdadeira ou existe outras possibilidades para o compiz funcionar no note?

A placa de vídeo é uma Via Chrome9 HC IGP WDDM

Abraço à todos
« Última modificação: 06 de Novembro de 2007, 17:21 por JPiR »

    Usuário Ubuntu 17331 /  Usuário Linux 442069