eu também fico revoltado com esse tipo de coisa...
como to morando em curitiba, uma cidade grande, então é mais comum achar "Joãzinhos" viciados em sopa de letrinhas...
portando passei varias vezes por situações assim...
Ja acontesseu uma vez de conversar com alguem, que nem lembro mais, depois de um tempo conversando o kra pergunta qual distro eu usava, respondi que usava Kurumin, na epoca nem conhecia kubuntu que uso hoje, o kra responde, mas vc manja de linux, pq ta usando kurumin como distro..... Depois de olhar torto pra ele respondi, uso pq é linux
Não me entra na cabeça isso de briga entre distros ... é tudo linux, vc pode recompilar um kernel "Hiper" personalizado no slack, deb, kurumin, ubuntu e até no Damm Small..... é tudo linux...
Posso também usar qlq uma pra montar um servidor empresarial...
me digam, o que impede de eu usar ubuntu desktop ou kurumin pra um super servidor.... tudo que preciso é saber o que preciso instalar e saber como configurar....
se alguem tiver paciencia em reconfigurar tudo, pode até transformar uma distro em outra manualmente... pq é tudo linux....
Esse tipo de preconceito vem mais de quem usa distros mais dificeis, não é criticar, se gostam não vejo problema, mas na minha opnião não vejo necessita de usar distro Z e ter que configurar meu hardware em linha de comando se a distro Y faz isso automatico e bem feito.... é tempo que economizo e posso gastar mais configurando coisas mais importantes..
Isso não diz se sou melhor ou pior em linux, só gosto de coisas mais faceis..
Como foi bem colocado aí pelo colega, poucos hoje em dia fazem a mecanica do proprio carro, a maioria só abastece e anda...
se outro que conhece mecanica é melhor me digam pq os grandes corredores automobilisticos não são formados em mecanica ??
Deveriamos fazer um dia um debate "saudavel" entre usuarios de distros faceis como kurumin e ubuntu e outros de distros não tão faceis de configurar como Gentoo, debian ou slack ... e promover essa união.
O que digo sempre pra quem não conhece linux.
Linux é linux, não importa se vc usa uma distribuição ou outra, sempre será linux, só muda configurações, lista padrão de pacotes, assistentes e instaladores.
Alias, imaginei agora o simbolo do ubuntu, mas formado por pessoas com camisetas de distros variadas
deve ficar massa.
Promover o que "Ubuntu" significa invez da distro....
PS: vejo isso também entre usuarios Gnome e KDE.. com um pouco menos intensidade mas tem muito ainda... Uso KDE, não me agradou o Gnome e é assim, que usa Gnome provavelmente ja experimentou KDE e não se agradou com ele também...
Isso é Linux, possibilidade de escolher e usar como bem entender....
Unica coisa que acho que deveria ter menos variedade seria os tipos de pacotes, pra unificar e poder instalar em qlq distro o pacote binario.... como o autopackage que deveria ser mais difundido, pq é horrivel ir pegar um soft no site oficial e ver que só tem pra distro X e o fonte, dai pra instalar tenho que ocupar meu HD com um monte de -dev que só preciso pra compilar e depois não uso mais.......
"Não sou usuario de distro, sou usuario do LINUX"