Autor Tópico: Decepção com linuxista!  (Lida 28546 vezes)

Offline Tuxtu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Decepção com linuxista!
« Online: 16 de Junho de 2007, 23:29 »
Imagine morar em uma nano cidade e ser um dos raros adeptos ao linux. Imaginou? Agora pense que você viu um rapaz com uma camisa preta com o símbolo Debian enorme estampado! Pensou?
Agora visualize você chegar nessa pessoa - numa lanchonete - com toda humildade o possível e dizer:

__ Oi, você é o Joãozinho*?
__ Sim, sou eu mesmo! Responde virando-se para mim.
Todo feliz você diz:
__ Te vi com uma camisa do Debian, você também é linuxista? (está certo que é uma pergunta idiota, usei pra quebrar o gelo)
__ Sim, sou linuxista, uso linux no meu trabalho, só uso linux! Uso só Debian, mãe de todas as distros! (meu sentido aranha tiniu)
__ Uso Ubuntu! Respondo todo orgulhoso!  ;D
__ UbunTUN? Joãozinho diz com desprezo e continua:
__ Anãaaaooooo... você NÃO SABE DE NADA ENTÃO! (isso me doeu profundamente, sério mesmo)

Eu olhei para Joãozinho sem acreditar e com mais desprezo ainda perguntou:

__ Sabe usar linhas de comando? Sabe configurar rede? Você compilou o Kernel? Configura tudo no modo texto?

Eu disse que não, o Ubuntu faz tudo, quase não precisei... ele me interrompeu dizendo:

__ Você NÃO SABE DE NADA! QUEM SABE USA MODO TEXTO! VOCÊ ESTÁ ENGATINHANDO, eu estudei na 4linux, a MELHOR DO BRASIL, já fiz isso... já fiz aquilo...

Mesmo assim tentei demonstrar minha esportividade e tentar sorrir... mas... meu patrão também chegou na lanchonete, aí meu mundo caiu!
Olhando pro meu patrão disse:

__SÓ USA LINUX QUEM SABE LINHAS DE COMANDO! TEM QUE LER UM LIVRO DEEEESSA GROSSURA!

Gente, meu patrão foi professor de informática por mais de 9 anos, pode não parecer muito, mas há séculos que ele não volta à sala de aula! Por muito tempo venho tentando deixar o linux mais amigável a ele, sempre mostro uma distro aqui, outra ali, ele estava se interessando... já ia dizer sobre a possibilidade de ter mais alguns pc's extras na escola para turma infantil com Edubuntu!

Mas depois da cena que o Joãozinho fez, vi tudo acabar!

Olha, espero que apenas 0,00000001% dos usuários linux seja como Joãozinho!
Desde aquele dia estou arrasado... mas não sou "casca de ovo", vou sair dessa rindo a toa!

Mas não acham que uma atitude dessas afasta tudo quanto é usuário de windows que ouvir a conversa?!
____
* O nome foi mudado
Avatar removido por ultrapassar o limite regulamentado nas regras do fórum
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Decepção com linuxista!
« Resposta #1 Online: 16 de Junho de 2007, 23:40 »
Eu comecei a usar Unix no final de 1989. Mas vou falar não troco o Ubuntu por outro. Pode até ser que sinto falta de mexer no ambiente caracter e ainda o uso sempre que tenho que mexer em alguma configuração (gosto do ambiente caracter e gosto de desenvolver Scripts em Shell), mas isso é por costume, pois acho que quanto mais fácil melhor.

Inclusive sempre falo sobre esta facilidade como uma qualidade de forma a tentar convencer aos outros a usar.
« Última modificação: 16 de Junho de 2007, 23:41 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Tuxtu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Decepção com linuxista!
« Resposta #2 Online: 17 de Junho de 2007, 00:25 »
Pelo que aprendi aqui, cada um escolhe o que é mais fácil!
Alguns gostam do Terminal mais do que Tom Hanks http://www.theterminal-themovie.com/ e outros gostam de tudo na ponta do ponteiro!
Mas isso não significa que um irá desprezar o outro por causa da preferência ou nível de conhecimento. É isso que me deixou decepcionado!
Fazer o que, infelizmente soberba faz parte da personalidade humana.
Avatar removido por ultrapassar o limite regulamentado nas regras do fórum
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Decepção com linuxista!
« Resposta #3 Online: 17 de Junho de 2007, 00:30 »
Aprendi depois de anos de trabalhar com informática que não existe livro onde não se aprende algo, nem pessoa (por mais nova na profissão) que não tenha algo a te ensinar, portanto desdenhar de alguém é no mínimo falta de respeito, senão burrice porque ninguém sabe o dia do amanhã.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Decepção com linuxista!
« Resposta #4 Online: 17 de Junho de 2007, 00:44 »

Se eu fosse você, meu camarada, perguntaria a ele se ele faz toda a manutenção do carro dele por conta própria ou se ele leva o carro até a oficina? Perguntaria isso pois, como engenheiro mecânico, esculacharia um babaca desse que só sabe "usar a máquina" e não tem a menor idéia de como mexer no "hardware" através de "ferramentas"!!!!
Cara, não se preocupe porque babacas como esse ai existem aos milhões... Usando Linux, fazendo isso, ou aquilo... Tem sempre um babaca pra tentar crescer em cima de alguém.
Eu acredito que esse tipo de comportamento se deve aos pais dele terem bulinado ele durante a infância inteira e agora ele extravasa com as pessoas dessa maneira!

Desculpem-me pelo linguajar, mas é que eu tenho uma antipatia tão grande por pessoas desse tipo, que o sangue sobe cada vez que escuto uma história desse tipo!

Também sou iniciante no Linux e, estou adorando usar o ubuntu, pois não tenho que ficar aprendendo um zilhão de comandos que, pra mim, considero desnecessário. Não tem cabimento um usuário, seja de qualquer espécie, ter que saber tudo daquilo que ele esta mexendo. Com exceção, é claro, dos que curtem como Hobby.
sds

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Decepção com linuxista!
« Resposta #5 Online: 17 de Junho de 2007, 00:52 »
Fernando Software Livre é sinônimo de liberdade,  e você esta enganado em achar que só se deve saber os comandos por hobby. É tudo questão de liberdade, você gosta do ambiente gráfico que o use, eu gosto do caracter que eu o use também. Que viva a liberdade e o poder de escolha, e que caia a baixo a sua atitude e a do Joãozinho que querem taxar uma forma ou outra como incorreta.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Decepção com linuxista!
« Resposta #6 Online: 17 de Junho de 2007, 01:42 »
Joãozinho não merece usar Linux.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Decepção com linuxista!
« Resposta #7 Online: 17 de Junho de 2007, 01:43 »
Joãozinho não merece usar Linux.

Posso melhorar sua frase um pouquinho? Se é que ela pode ser melhorada...

Joãozinhos não merecem usar Linux.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Piras

  • Visitante
Re: Decepção com linuxista!
« Resposta #8 Online: 17 de Junho de 2007, 02:06 »
Pois eu acho que ele merece, sim! Não é porque o tipo é idiota que não merece usar isto ou aquilo. Até porque este tipo de idiotice (a falta de delicadeza, a indiferença com o constrangimento do outro)não se restringe geralmente a um só assunto. É coisa mesmo de boa educação. Ele merece usar Ubuntu, com um manual de boa maneiras na pasta de Exemplos como brinde especial.

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Decepção com linuxista!
« Resposta #9 Online: 17 de Junho de 2007, 02:33 »
Isso parece aquelas pessoas que dizem que tal banda é melhor pelo nível técnico ou quantidade de notas na velocidade da luz que eles tocam, então pra usar linux tem que ler um livro gigantesco,que pena, então não posso usar linux, dizer que não sabe de nada!Quem não sabe é esse cidadão viver em sociedade,respeitando os demais, cordialidade não faz parte do vocabulário,além do mais, ele também está engatinhando, se fosse tão fera usaria Gentoo ou Slackware, Debian nem é tão dificil assim, aliás, não precisei configurar nada "na mão" quando usei.
« Última modificação: 17 de Junho de 2007, 02:35 por Magneto »

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Decepção com linuxista!
« Resposta #10 Online: 17 de Junho de 2007, 03:52 »
eu também fico revoltado com esse tipo de coisa...
como to morando em curitiba, uma cidade grande, então é mais comum achar "Joãzinhos" viciados em sopa de letrinhas...
portando passei varias vezes por situações assim...
Ja acontesseu uma vez de conversar com alguem, que nem lembro mais, depois de um tempo conversando o kra pergunta qual distro eu usava, respondi que usava Kurumin, na epoca nem conhecia kubuntu que uso hoje, o kra responde, mas vc manja de linux, pq ta usando kurumin como distro..... Depois de olhar torto pra ele respondi, uso pq é linux :D

Não me entra na cabeça isso de briga entre distros ... é tudo linux, vc pode recompilar um kernel "Hiper" personalizado no slack, deb, kurumin, ubuntu e até no Damm Small..... é tudo linux...
Posso também usar qlq uma pra montar um servidor empresarial...
me digam, o que impede de eu usar ubuntu desktop ou kurumin pra um super servidor.... tudo que preciso é saber o que preciso instalar e saber como configurar....
se alguem tiver paciencia em reconfigurar tudo, pode até transformar uma distro em outra manualmente... pq é tudo linux....

Esse tipo de preconceito vem mais de quem usa distros mais dificeis, não é criticar, se gostam não vejo problema, mas na minha opnião não vejo necessita de usar distro Z e ter que configurar meu hardware em linha de comando se a distro Y faz isso automatico e bem feito.... é tempo que economizo e posso gastar mais configurando coisas mais importantes..
Isso não diz se sou melhor ou pior em linux, só gosto de coisas mais faceis..

Como foi bem colocado aí pelo colega, poucos hoje em dia fazem a mecanica do proprio carro, a maioria só abastece e anda...
se outro que conhece mecanica é melhor me digam pq os grandes corredores automobilisticos não são formados em mecanica ??


Deveriamos fazer um dia um debate "saudavel" entre usuarios de distros faceis como kurumin e ubuntu e outros de distros não tão faceis de configurar como Gentoo, debian ou slack ... e promover essa união.
O que digo sempre pra quem não conhece linux.
Linux é linux, não importa se vc usa uma distribuição ou outra, sempre será linux, só muda configurações, lista padrão de pacotes, assistentes e instaladores.


Alias, imaginei agora o simbolo do ubuntu, mas formado por pessoas com camisetas de distros variadas :D deve ficar massa.
Promover o que "Ubuntu" significa invez da distro....

PS: vejo isso também entre usuarios Gnome e KDE.. com um pouco menos intensidade mas tem muito ainda... Uso KDE, não me agradou o Gnome e é assim, que usa Gnome provavelmente ja experimentou KDE e não se agradou com ele também...
Isso é Linux, possibilidade de escolher e usar como bem entender....

Unica coisa que acho que deveria ter menos variedade seria os tipos de pacotes, pra unificar e poder instalar em qlq distro o pacote binario.... como o autopackage que deveria ser mais difundido, pq é horrivel ir pegar um soft no site oficial e ver que só tem pra distro X e o fonte, dai pra instalar tenho que ocupar meu HD com um monte de -dev que só preciso pra compilar e depois não uso mais.......



"Não sou usuario de distro, sou usuario do LINUX"
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Re: Decepção com linuxista!
« Resposta #11 Online: 17 de Junho de 2007, 04:16 »
Também tem uns noob que dá raiva, vejam só minha história curtinha:
Outro dia me deixaram um telefone com a secretaria da faculdade, era alguém querendo falar comigo sobre linux. Como eu sou um dos únicos estudante de medicina que mexe em linux com facilidade já tava achando q era um emprego ou coisa assim.
Marquei um dia com a tal pessoa que havia deixado o papel com o telefone e para a minha surpresa era um cara mais velho que eu só que muito novato, pela conversa sabia usar o básico do windows. Dizendo ele que usava o kurumin e que ouviu dizer q eu podia fornecer a versão mais nova do tal sistema para ele. Eu forneci o kurumin 7.0 e também o Ubuntu 7.04 junto para ele ter curiosidade de testar.
Eu disse que ele procurasse entender a fundo o computador e que no início o kurumin estava excelente, mas que ele fosse procurando distribuições mais maduras que o kurumin já que essa distro tem costume de deixar o usuário cego, além de que ela podia a qualquer hora desaparecer porque não havia patrocínio nem incentivo de uma empresa por trás do projeto. Aí sugeri o Ubuntu que era fácil, mas não tratava o usuário como um jumento. Era uma ótima oportunidade de ele começar a aprender como funcionava o computador, de fato. Disse que era questão de 2 anos ele estaria dominando suficientemente o Ubuntu para não mais precisar de minha ajuda.
Enfim, achei que era um dicípulo que eu ia treinar com todo o carinho.
Mas o cara nunca mais apareceu. Fiquei com vontade de dar uma voadora nele.
Noob preguiçoso merece voadora, meu chapa.
Hoje em dia só ajudo quem estiver com vontade de aprender. Se eu perceber desinteresse: VOADORA!

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Decepção com linuxista!
« Resposta #12 Online: 17 de Junho de 2007, 11:13 »
todos nós, seres humanos ou animais, temos disturbios. como disseram, ele deve ser assim porcausa da maneira que foi criado...

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Decepção com linuxista!
« Resposta #13 Online: 17 de Junho de 2007, 12:37 »
   Prefiro acreditar que a grande maioria das pessoas que usam distros como o Debian ou o Slackware não agem dessa forma, e que atitudes lamentáveis como essa não constituem a maioria do mundo Linux. A proposta do SL é ser uma escolha tão acessível quanto possível para todos que querem estar em contato com ele, acho que tem lugar pra todo mundo aqui...

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Decepção com linuxista!
« Resposta #14 Online: 17 de Junho de 2007, 13:43 »
Rio de Janeiro, RJ, Brasil