Autor Tópico: O mais urgente para o Ubuntu  (Lida 28332 vezes)

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: O mais urgente para o Ubuntu
« Resposta #45 Online: 20 de Maio de 2007, 21:41 »
São todas sugestões de mudanças muito úteis.

Quanto à interface gráfica do xorg-config, há uma observação a ser feita. Muita gente acha que isto não seria tão útil já que editar o arquivo xorg-conf não é tão difícil.



de fato, não é dificil. Eu acho facil, voce acha facil, a maioria do pessoal do forum acha facil. No entanto, para o resto da população humana, sair de um sistema que ou configura um monitor novo automaticamente ou permite uma configuração facil com um programinha grafico para um que exige que você altere um arquivo de texto cada vez que quiser alterar alguma configuração é um retrocesso.
Muitas pessoas não tem tempo e nem vontade de aprender essas coisas e, por mais que eu odeie essas pessoas com todas minhas forças, elas também são seres humanos (uma das razões pelas quais eu perdi minha fé na humanidade. a outra foi o milésimo gol do romario), e o Ubuntu diz ser um linux facil, para seres humanos...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline rayabusa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu Linux 11.10 - Oneiric Ocelot
    • Ver perfil
Re: O mais urgente para o Ubuntu
« Resposta #46 Online: 20 de Maio de 2007, 21:46 »
Bom tópico. Eu estava pensando que além de interessante esse tópico poderia ganhar alguma força em termos de resultados práticos:
Seria ótimo se alguém da moderação, que tenha acessos a algum escalão superior na hierarquia burocrática do ubuntu, pudesse fazer uma compilação das principais reivindicações da comunidade brasileira e expô-las no fórum gringo, que tem maior visibilidade, e ao projeto ubuntu mais diretamente. A comunidade e a qualidade do ubuntu agradecem.

-------

Vamos ao que eu acho que deveria melhorar:

(Vou postar todos os problemas que tive, e que acho que numa distribuição para seres humanos, não deveria ter tido...)
(se todos contarem aqui seus problemas, teremos uma lista enorme de reivindicações...vamos aí pessoal escrevam)



-Configurador de banda larga em modo gráfico - Quase todos usam internet, e se ubuntu é para ser fácil isso deveria ser uma prioridade.

-Um programa ao estilo gnome art - Na verdade eu preferiria que melhorassem o gnome art. Um programa só pra se trocar: Ícones, metacity, splash, GDE, wallpaper...É algo muito útil e simples de implementar.

-Suporte nativo a NTFS - Em geral o primeiro contato com ubuntu é em dual boot com windows, então também vejo isso como uma prioridade.   

-Não pedir senha para logar como padrão - Se esta é uma distribuição para usuário finais, isso seria desnecessário. Não me refiro aqui ao root-sudo que acho ótimo. Sei que é simples desabilitar, mas é por esse tipo de preocupação com pequenos detalhes que tragam conforto ao usuário que o macOSX é tão merecidamente idolatrado no mundo desktop.

-Um player de vídeo mais leve e funcional - A superioridade do gxine, do Mplayer, ou mesmo do vlc em relação ao totem é grande. Deveria ser substituído.   

-Um gerenciador de torrents decente - Compartilhamento via torrent já tornou-se essencial no mundo linux e o ubuntu deveria trazer um cliente ao menos no nível do Ktorrent. O bittorrent original e seus clones são incrivelmente pouco funcionais, e o azureus é muito pesado.


Acho que é só, se eu lembrar mais posto aqui...
     
Apoiado

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

Piras

  • Visitante
Re: O mais urgente para o Ubuntu
« Resposta #47 Online: 21 de Maio de 2007, 22:45 »
Citar
Um programa ao estilo gnome art - Na verdade eu preferiria que melhorassem o gnome art. Um programa só pra se trocar: Ícones, metacity, splash, GDE, wallpaper...É algo muito útil e simples de implementar.

Engraçado, em comparação ao KDE e outros ambientes gráficos, sempre achei o Gnome incrivelmente fácil neste aspecto. O fato de não precisarmos compilar a maioria dos temas, instalando facilmente um arquivo tar.gz ou tar.bz2, é para mim uma vantagem e tanto em relação ao KDE e as distros que utilizam esta ambiente gráfico como padrão. E agora há também um componente para facilitar a troca das cores!

Citar
-Suporte nativo a NTFS - Em geral o primeiro contato com ubuntu é em dual boot com windows, então também vejo isso como uma prioridade.
Bem acho que isto está em boa medida resolvido. Já não é nada difícil ter acesso às suas partições Windows.

Citar
Um gerenciador de torrents decente - Compartilhamento via torrent já tornou-se essencial no mundo linux e o ubuntu deveria trazer um cliente ao menos no nível do Ktorrent. O bittorrent original e seus clones são incrivelmente pouco funcionais, e o azureus é muito pesado.

Francamente, não acho o Bit Torrent tão ruim assim. Mas, que preferir, poderá instalar o Deluge ou o Transmission e - ao menos para mim - eles parecem dois bons clientes bit torrentt.

Citar
-Um player de vídeo mais leve e funcional - A superioridade do gxine, do Mplayer, ou mesmo do vlc em relação ao totem é grande. Deveria ser substituído. 

Também não acho o Totem tão ruim. Aliás, como interface gráfica, ele é excelente. O que deveriam mudar um pouco são os seus "motores", o Xine ou Gstreamer. Por fim, emborra seu plugin para o Firefox seja superior ao do MPlayer no que concerne à usabilidade, ele deixa muito a desejar em termos de versatilidade.

O MPlayer e o VLC são dois bons reprodutores de vídeo. O problema é que a interface gráfica de ambos são bastantes antiquadas: principalmente a do MPlayer.




Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: O mais urgente para o Ubuntu
« Resposta #48 Online: 21 de Maio de 2007, 23:16 »
nao pedir senha no login,codecs de mp3,etc pre-instalados,player mais leve e torrent descente
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: O mais urgente para o Ubuntu
« Resposta #49 Online: 21 de Maio de 2007, 23:18 »

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: O mais urgente para o Ubuntu
« Resposta #50 Online: 23 de Junho de 2007, 14:09 »
-Não pedir senha para logar como padrão - Se esta é uma distribuição para usuário finais, isso seria desnecessário. Não me refiro aqui ao root-sudo que acho ótimo. Sei que é simples desabilitar, mas é por esse tipo de preocupação com pequenos detalhes que tragam conforto ao usuário que o macOSX é tão merecidamente idolatrado no mundo desktop.     
Como tu mesmo disse é simples desabilitar, então pra que modificar?

Para desabilitar é só clicar no símbolo do ubuntu, sistema/administração/janela de inicio de sessão
ir na aba segurança , ativar o checkbox escrito "Habilitar inicio automático de Sessão" e escolher o usuário que será logado automaticamente.

não creio que seja difícil para um usuário iniciante fazer esses procedimentos.
E na minha opinião deixar o loguin ativado como padrão traz uma sensação de segurança para o usuário.