Autor Tópico: O mais urgente para o Ubuntu  (Lida 28327 vezes)

Offline Devius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: O mais urgente para o Ubuntu
« Resposta #30 Online: 11 de MAR?O de 2007, 22:12 »
Para mim era bom ter a possiblidade de escolher através de um interface gráfico simples e eficaz quais as aplicações que o utilizador quer associar a determinadas funções, como em Sistema > Preferências > Aplicações Preferidas mas com mais opções. Já nem peço para haver a possibilidade de desinstalar aplicações que dependem do ubuntu-desktop, como o totem e o ekiga, mas para se conseguir pelo menos escolher outras para essas funções.
Outra coisa que me teria poupado imensas horas de tentativas de instalação seria haver suporte a sistemas FakeRAID que é algo muito comum hoje em dia e se torna um verdadeiro pesadelo caso se esteja a tentar instalar o ubuntu já com o windows instalado.

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: O mais urgente para o Ubuntu
« Resposta #31 Online: 12 de MAR?O de 2007, 10:29 »
http://www.pclinuxos.com


tinha só que ser igual a essa distro, mas usando gnome ao invés de KDE. não precisava de mais nada.

pensando bem, se além disso, eles trocassem esse marrom feioso por alguma cor padrão menos ofensiva aos olhos, seria um bônus.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: O mais urgente para o Ubuntu
« Resposta #32 Online: 12 de MAR?O de 2007, 16:36 »
Realmente esse PCLinuxOS é muito interessante. Gostei do centro de configurações dele, parece ser bastante intuitivo.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Piras

  • Visitante
Re: O mais urgente para o Ubuntu
« Resposta #33 Online: 14 de MAR?O de 2007, 09:01 »
http://www.pclinuxos.com


tinha só que ser igual a essa distro, mas usando gnome ao invés de KDE. não precisava de mais nada.

pensando bem, se além disso, eles trocassem esse marrom feioso por alguma cor padrão menos ofensiva aos olhos, seria um bônus.

A PCLinuxOS sempre dispõe de uma versão completa do Gnome e vários aplicativos em GTK2 nos seus repositórios. Desta vez, inclusive, eles ja anunciaram um Gnome 2.16 com o menu tradicional e não aquela versão customizada a la Mandriva, o que deve torná-lo ainda mais atraente. Assim que sair a versão definitiva, vou testá-la, instalando o Gnome, é claro.

boi

  • Visitante
Re: O mais urgente para o Ubuntu
« Resposta #34 Online: 14 de MAR?O de 2007, 09:23 »
O PCLinuxOS é uma boa opção para quem usa o KDE, muito melhor que o Kubuntu, por exemplo. Só acho que para quem prefere o Gnome seria melhor continuar com o Ubuntu mesmo. Mas bem que poderia aparecer uma versão customizada do Ubuntu que fosse mais amigável, ao estilo do PCLinuxOS, e ao mesmo tempo fosse totalmente compatível com os pacotes e os repositórios do Ubuntu.

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: O mais urgente para o Ubuntu
« Resposta #35 Online: 14 de MAR?O de 2007, 12:58 »
Mas bem que poderia aparecer uma versão customizada do Ubuntu que fosse mais amigável, ao estilo do PCLinuxOS, e ao mesmo tempo fosse totalmente compatível com os pacotes e os repositórios do Ubuntu.

Linux Mint?
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Piras

  • Visitante
Re: O mais urgente para o Ubuntu
« Resposta #36 Online: 14 de MAR?O de 2007, 23:00 »
Mas bem que poderia aparecer uma versão customizada do Ubuntu que fosse mais amigável, ao estilo do PCLinuxOS, e ao mesmo tempo fosse totalmente compatível com os pacotes e os repositórios do Ubuntu.

Linux Mint?

Para configuração de periféricos e de várias funcionalidades do sistema o painel de controle do PCLinuxOS (copiado da Mandriva) é muito mais completo que o do LinuxMint. Na minha opinião só é igualado (ou superado) pelo Yast da Suse. Suse que é outra excelente opção para quem prefere o Gnome.

boi

  • Visitante
Re: O mais urgente para o Ubuntu
« Resposta #37 Online: 14 de MAR?O de 2007, 23:59 »
Eu nunca usei o Linux Mint, mas pelo que li seria apenas um Ubuntu com plugins e drivers não livres. O principal para o Ubuntu ser amigável como o PCLinuxOS seria mesmo um painel de controle, como foi dito acima. Mas acho que na versão oficial do Ubuntu isso nunca vai existir. Parece que o pessoal que desenvolve o Ubuntu adota a mesma filosofia do Gnome, que é de não dar muitas opções de configuração, ou pelo menos deixar essas opções escondidas. Eu não concordo com essa filosofia, é por isso que mudei para o KDE.

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: O mais urgente para o Ubuntu
« Resposta #38 Online: 15 de MAR?O de 2007, 11:48 »
no entanto, a filosofia de ambos os projetos é produzir um software simples, amigavel e facil de usar.

e isso nao é feito simplesmente escondendo-se opções de configuração.


ou os projetos gnome e/ou ubuntu se coçam pra fazer um centro de controle completo dando opções simples para configurações, ou eles se coçam para automatizar esse processo, fazendo com que tudo se configure e funcione perfeitamente bem de forma automatica (ex. quando eu troco minha placa de video ou monitor o Xorg se configure sozinho para refletir essas mudanças ao invés de dar aquela tela azul de erro genérico muito parecida com a do windows), se tornando assim, um verdadeiro DE/SO para seres humanos.

ou, caso resolvam parar no tempo como as outras distros que também nao proveem essas funcionalidades, eles vão começar a perder usuarios, ficando com apenas um pequeno grupo de fanaticos. Lembrando que a situação do Ubuntu é pior que a do Gentoo, Debian e Slackware, que também nao oferecem essas ferramentas, porque as tres distros citadas acima ja possuem aquele conceito de serem voltadas para hackers, geeks e nerds, que nao se importam com esse tipo de coisa, enquanto o Ubuntu é propagandeado como distro para iniciantes/pessoas que nao querem se estressar. E esse tipo de gente, assim como eu, troca de distro sem pestanejar se aparecer coisa melhor. Vocês já perceberam que, para ser uma distro sem expressao nenhuma no mundo linux, o PCLinuxOS ja deu um pulo kilométrico para o 4º lugar, desbancando o simpleMEPIS e até mesmo ultrapassando o Ubuntu no ranking semanal? porque o PCLinuxOS é simples como o Ubuntu, sem todas aquelas frescuras do OpenSUSE ou do Fedora, e, ao mesmo tempo, oferece todas as facilidades que o Ubuntu nao oferece.

Essa é a opinião de um cara que trocou o Ubuntu por uma distro melhor.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: O mais urgente para o Ubuntu
« Resposta #39 Online: 19 de Maio de 2007, 11:24 »
Do mesmo modo, a vinda de sites como YouTube e afins é definitiva, e o apelo dos usuários para um editor de vídeo é inexorável... Está na hora do Ubuntu estar preparado para isso e, apresentar, logo de cara, um editor de vídeos de respeito é uma boa forma de impressionar (assim como o exemplo do Amarok, não me venham com o Avidemux, que é péssimo... Serve apenas para manipular alguns atributos dos vídeos, mas não é um bom editor.
Lauro.

Avidemux ruim? Tá de brincadeira! A idéia do avidemux é você editar, converter e aplicar efeitos nos seus vídeos de uma maneira simples como o VirtualDub faz no W$. Que falta uma outra coisinha no avidemux eu até concordo, agora dizer que é péssimo, dai já é de mais.

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: O mais urgente para o Ubuntu
« Resposta #40 Online: 19 de Maio de 2007, 12:10 »
Se o Ubuntu fizer tudo que estão pedindo vai virar windows e será um lixo cheio de spywares e vírus.

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: O mais urgente para o Ubuntu
« Resposta #41 Online: 19 de Maio de 2007, 13:42 »
Galera,

Acho que nos gostariamos de algumas mudanças, muitos usuarios que vem do Ruindus, se adaptariam melhor se:

1. O Nautilus pudesse abrir janelas extras como abas e viessem com o scripts pré-configurados.

2. Player mais bonito e funcional, estilo Amarok. Se possível com interação com outros programa multimidia
como se fosse uma central multimidia, ouvir, ver, gravar, TV, Videos, copiar, editar tags, queimar, tudo em um só programa. Os drivers poderiam ser usados de outros programas.
Com relação aos player no Gnome é uma bagunça, chega a ser confuso , não sou contra termos opções, masa é muita gente atirando para todo quanto é lado. estava na hora de unirem forças e fazerem algo bom mesmo.

3. Que trocasssem o Tema Marrom nada a ver, por um mais bonito.
Visual não é tudo mas é legal.
Ex: O meu Ubuntu não tem nada a ver com o original, mudei tudo. Sei que é fácil mas tem gente que não gosta e não sabe mexer por isso, temos que deixar pré-bunitinho pra esses tipos de usuários.

4. Que suportasse mais drives dos perifericos. (Web Cam, Impresoras, modems e teclados multimidia)

5. Que o Gimp abrisse igual ao photoshop e suportasse mais recursos.

6. Que o aMSN viesse como padrão.

7. Que as Janelas e as barras do Gnome tivesssem uma definição melhor.

8. Que pusessemos recuperar os itens da Lixeira.

Tudo isso sem perder desempenho seria muito legal.

Só isso, hehehehehe
« Última modificação: 19 de Maio de 2007, 15:39 por wildner »

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: O mais urgente para o Ubuntu
« Resposta #42 Online: 19 de Maio de 2007, 14:28 »
A galera gringa tá ativa, no http://planet.ubuntu.com/ foi postado o que é mais pedido nos fóruns " Top 10 Ubuntu Forum Feature Requests", segue a lista.


Top 10 Ubuntu Forum Feature Requests

Those of you who know me know I frequent the ubuntu forums quite a lot. As a result I get to see all the things that users are having trouble with as well as all of the new feature requests. These are my top ten ubuntu forum feature requests. As a disclaimer I’m not sure about how feasible all of these ideas are, and I’m also not going to include things like, lets have better divers for X, because that will always be in my top 10. What I am going to post is features that I think could be included for gusty or even gusty +1.

10. [IDEA] Nautilus “Restore from Trash” - This is a very well laid out request while I wouldn’t use it, I’m not even sure that many users, and it would give Ubuntu that extra polish.

9. [IDEA] Modify the installer so that it asks for Timezone instead of City. - Maybe not modify but at least have an option to list a timezone instead of picking the nearest city.

8. [IDEA] Reliable Kill for Fullscreen Applications - Now I know that there are ways to do this, and they where suggested in the thread. But I think what this really brings up is that ubuntu should ship with an easy way to access the System Monitor, I suggest ctrl + alt + delete

7. [IDEA] Auto removal of old kernels - I often hear users saying “why do I have 3 versions of Ubuntu installed on my computer” now while I think its a really bad idea to auto remove old kernels maybe pop up a message that notifies the users that extra kernels have been detected asking them if they want to remove any of the old ones (Personally I always keep two kernels, the current one and the previous one just in case anything goes wrong). It would be best if this program asked the user after the next boot so that they could make sure everything works.

6. [IDEA] Bring back screensaver settings - The new default screen saver configuration gui for Ubuntu wont let you change your screen saver settings. Users don’t want GLText to say the computer name and its Linux version they want to be able to customize it to say “Ubuntu rocks”

5. [IDEA]: Warning about disk being full - Another very common problem users seem to have is that they fill up there disk, and so they can log into gnome now I’m pretty sure that gnome now gives a more friendly error before it logs you out, but a lot of users have beryl installed so they are unable to see this error. Also its a bit late to warn the user after the disk is full don’t you think. It would be great if users could be warned, before the disk was full.

4. [IDEA] External Monitor Support -
I’m pretty sure I have seen programs that do this, but a nice little gnome applet would be perfect.

3. [idea] Fix the delay when searching in Synaptic - It is very easy on the ubuntu forums to find someone looking for package X, I’m sure I have answered hundreds of these questions in the past. When I get a question like this I usually fire up synaptic (actually most of the time it sits open in my task bar) and I search for key words, or if I’m pretty sure I know the program name I search for the program name. Synaptic search is a bit slow, now I know that there are 21382 packages in my repository at the time of this post but still, I can search my music, around 6000 songs, faster than that. I’m not sure if its possible to include this feature but its one that I would love to see.

2. [IDEA] Graphical Frontend for xorgconfig (dpkg-reconfigure xserver-xorg) - I’m pretty sure that this one is in the works, in fact I was even going to point it out to the guy who posted the thread but some one beat me to it. This is one of the biggest problems that users seem to have is configuring there displays, and I must say after installing the propitiatory nvidia drivers I haven’t looked back at all since I’m now able to configure my box with the nvidia-settings tool.

1. Allow Us To Vote (like ideastorm, digg, etc.) On Ideas Here. -
To me this would be a great way to connect the developers to the users. Now I know the problem is that a lot of features would get suggested that could not be done for whatever reason. So I suggested having a little vote for this idea button, kind of like the thanks button this would would at least let the forum ambassadors know what the users want so they could let developers know.

These are all just features that I have found while browsing the forums and I know that there are better ways to suggest features, I just thought it would be fun to keep a list of what users where asking for.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Piras

  • Visitante
Re: O mais urgente para o Ubuntu
« Resposta #43 Online: 19 de Maio de 2007, 21:09 »
São todas sugestões de mudanças muito úteis.

Quanto à interface gráfica do xorg-config, há uma observação a ser feita. Muita gente acha que isto não seria tão útil já que editar o arquivo xorg-conf não é tão difícil.

Para mim, a questão não esta simplesmente no editar, mas no testar as novas configurações. De fato fazer uso do dpkg-reconfigure xserver-xorg ou editar diretamente o arquivo xorg-conf é uma operação relativamente fácil. O problema é que, depois de fazer as novas configurações, nós, usuários do Ubuntu, temos que reabrir o ambiente gráfico e - se tudo deu errado - nos depararmos com uma tela preta.

Já o usuário do Mandriva ou do openSuse poderá reconfigurar o xorg e testar as novas configurações numa tela de teste. Se tudo der errado, ele simplesmente mudará a configuração sem nem mesmo ter a necessidade de sair do configurador gráfico. Aí é que reside a diferença mais importante ao meu ver. O projeto de editor gráfico do xorg-conf hoje disponível do SourceForge, já apontado aqui como solução, não dispõe de um sistema de teste, razão pela qual ele não resolve nosso problema.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: O mais urgente para o Ubuntu
« Resposta #44 Online: 19 de Maio de 2007, 21:17 »
Já senti isso na pele, mudei uma configuração, reiniciei e, não consegui mais sair da tela preta...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog