Autor Tópico: Live CD  (Lida 12223 vezes)

Offline chinesedg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Live CD
« Online: 03 de Novembro de 2016, 14:14 »
Meu notebook perdeu o HD e como paliativo pensei em criar um DVD do Ubuntu para poder deixá-lo operante.
Acontece que não estou conseguindo fazer downloads dos arquivos corretos.
Toda distribuição que baixo vem com arquivos faltando.
Nesta imagem, mostra os arquivos corretos que devem estar no CD - https://help.ubuntu.com/community/BootFromCD?action=AttachFile&do=get&target=correctcd.png - porém todos arquivos iso que baixei e quando descompactei vem com arquivos faltando. 
As pastas que aparecem na compilação que baixei são: BOOT, CASPER, DISTS, INSTALL, ISOLINUX, PICS, POOL, PRESET mais dois arquivos aparentemente de texto README.diskdefines e .CHECKSUM.MD5. Me parece que só com estes arquivos o CD não se torna bootável.
Poderiam me indicar qual o link correto para a correta gravação do DVD? A que baixei é a Ubuntu 16.04.1 LTS. Desde já agradeço!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2016, 15:55 »
Se for baixar e instalar o Ubuntu 16.04 baixe daqui e escolha a versão que quer, isto é, sistema 32-bit ou 64-bit:

http://releases.ubuntu.com/xenial/

Obseve na parte inferior da página que há uma entrada, um link, identificado mo MD5SUMS

http://releases.ubuntu.com/xenial/MD5SUMS

Confira o md5sum do arquivo iso que baixou comparando com o que está nessa página.

Esse é o método que deve ser feito para examinar a correção do arquivo baixado.

Se estiver usando um Windows para baixar procure na net o arquivo md5.exe que deve ser utilizado para isso.

Só como exemplo, dentre várias possibilidades,vamos usar a página do "Mundo dos Hackers".

Como gerar e checar hashs MD5

http://www.mundodoshackers.com.br/como-gerar-e-checar-hashs-md5

Lá está muito bem detalhado o que deve ser feito, ainda indicando que o arquivo pode ser baixado a partir desse endereço:

etree.org/cgi-bin/counter.cgi/software/md5sum.exe

Também a partir desse outro site:

http://www.fourmilab.ch/md5/md5.zip

Nesse caso é um pacote .zip, é só descompactar no sistema comercial e usar o md5.exe que está lá ambutido. Essa fonte é confiável, mas se quiser devem existir outros 'trocentos' locais bons de onde se possa baixar o md5 para Windows (Baixaki, Baboo, etc), só não vá baixar de algum site mais que suspeito pois, como disse, usuário Windows precisa estar sempre com a antena ligada nesse assunto de contaminação por vírus.

De toda forma, o roteiro de uso existente lá no "Mundo dos Hackers" é mais que claro sobre como fazer, além de farto e vasto material existente na internet.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline chinesedg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2016, 17:20 »
Agradeço a colaboração!

Sou muito cru nesses parâmetros linux. Sei mexer bem com a interface do sistema mas os detalhes com código nada entendo.
Entendi em partes o uso do MD5 mas não entendi o porque de fazer este procedimento. A única coisa que preciso e de um download que contenha exatamente os arquivos que mostra na imagem do link que postei para gravá-los em um CD e usar a distribuição. Os arquivos dos links que deixou em sua resposta são exatamente iguais aos que eu tenho baixado. Esta é minha dúvida. Você pode ver que na imagem aparece o arquivo ubuntu.ico, autorun.inf, start.exe, start.ini o que nesta compilação que me passou estes arquivos não aparecem. Porquê?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2016, 18:12 »
Por que é preciso conferir um arquivo baixado por download (aliás qualquer cópia por qualquer modo) usando md5 ou sha1 ou sha2 (uma evolução do sha1) ou qualquer outro algoritmo de conferência?

Porque durante uma cópia, qualquer cópia, por qualquer sistema, download de internet, de um disco para um pendrive, de um disco para um cdrom e vice-versa, de um disco para um outro disco dentro do mesmo computador, de um computador em rede com outro computador dentro do mesmo ambiente ou não, podem ocorrer falhas de transmissão e a cópia resultante não ser igual ao original.

Quando se fala então em download via internet, onde o arquivo original eventualmente se encontra a milhares e milhares de quilometros de distância, em algum servirdor em alguma parte do planeta que para chegar até você precisa passar por vários e vários outros computadores, então essa conferência passa a ser crucial.

É a única forma de assegurar que a cópia é **exatamente** igual ao original.

O link que lhe forneci é o oficial do desenvolvedor Canonical.
Esse é o arquivo iso original e que deve ser instalado, esqueça todo o resto.

O raciocínio que você está fazendo ("A única coisa que preciso e de um download que contenha exatamente os arquivos que mostra na imagem do link que postei para gravá-los em um CD e usar a distribuição") é obviamente imperfeito e incorreto e não há nenhuma garantia de que apenas conferindo nomes de arquivos se esteja diante do arquivo original.

É claro que a conferência para efeitos de comparabilidade não pode se basear nesse critério de nominalidade de arquivos e sim em algo muito mais robusto, que é o uso das técnicas de algoritmos apropriados para esse fim.

https://pt.wikipedia.org/wiki/MD5

https://pt.wikipedia.org/wiki/SHA-1

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2016, 18:52 »
Talvez você já saiba, mas não custa alertar. Ao baixar um arquivo iso se está baixando uma imagem iso.

A criação de um live-iso não se trata apenas de fazer uma simples cópia desse arquivo iso para um pendrive ou cdrom e tampouco apenas usar um gerenciador de arquivos qualquer, pegar seu conteúdo e fazer uma simples cópia do conteúdo. Não é assim que funciona.

É necessário gravar como uma imagem, se fosse num cdrom usaríamos a antiga expressão "queimar um cd", usando software apropriado para isso.
É muito importante entender isso, não se trata de uma simples cópia, pois não vai funcionar, é preciso tornar o pendrive ou cdrom bootável e para isso a gravação precisa ser feita enquanto imagem.

Como você você está conseguindo fazer acessar aqui o seu tópico, então suponho que tenha acesso a algum outro computador que não apenas aquele com o disco avariado. Possivelmente nesse outro computador haja um Windows, questão de ver.

Tendo baixado o arquivo iso a partir do link do Ubuntu, feita a conferência do md5sum e hora então de criar de fato o live-iso (pendrive ou cdrom).

Use softwares apropriados para criação de live-iso, tais como:

RUFUS

https://rufus.akeo.ie/?locale=pt_BR

UUI - Universal USB Installer

http://www.pendrivelinux.com/universal-usb-installer-easy-as-1-2-3/

UNetBootin

https://unetbootin.github.io/

Note que o pendrive precisa estar formatado em FAT.

Para o Ubuntu 16.04 é necessário um pendrive de 8GB

Há muito material na internet e também aqui no Fórum tratando desse assunto, é algo um tanto quanto trivial de ser feito e sem maiores dificuldades, desde que obtenha a informação adequada.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline chinesedg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #5 Online: 04 de Novembro de 2016, 10:10 »
Suas informações estão sendo de muito valor. Agora estou entendendo! Na verdade continuo usando o notebook mas usando uma compilação Linux chamada Endeless OS que dá boot pelo pen drive porém a versão completa deste sistema não se instala. Tentei diversas vezes e sempre trava depois dos 90%. Consegui instalar a versão simples mas é muito limitada e por isso quero usar o Ubuntu como boot. Em meu PC faço isso pois tenho o CD mas estou fora do meu domicílio e aconteceu este problema do HD. Está quebrando o galho mas...

Uma coisa que me intriga: Baixei os arquivos do próprio site do Ubuntu. Não entendo porque vem incompletos! É possível que arquivos sejam desviados durante o download? É porquê sempre os mesmos?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #6 Online: 04 de Novembro de 2016, 11:50 »
Conheço o Endeless apenas de ler um ou outro artigo sobre ele, mas na prática nunca baixei e instalei, embora até onde saiba seja um Linux baseado num fork (=variante) do Gnome.
As referências são boas e a proposta parece bastante interessante, tendo em vista o público a que se destina.

Bem, como se trata de um Linux, então deve existir no Endless alguma forma de se abrir uma janela de terminal (=shell).
No Ubuntu, por exemplo, se consegue indo na barra de ícones, ou então clicando com o botão direito do mouse sobre o desktop e escolhendo a opção "Abrir Terminal" ou ainda acionando simultaneamente as teclas Ctrl Alt T, deve existir algo similar no Endless que possibilite alcançar um shell.

Digo isso porque, nesse caso, já que o sistema que você tem aí é um Linux, então possivelmente não precisa baixar o md5sum de lugar nenhum, pois muito provavelmente já o tem instalado no Endless, vez que todo Linux vem com ele, ou pelo menos nunca vi um que não venha.

Nessa caso, tendo conseguido abrir uma janela do shell onde se possa fazer um comando, basta ir ao diretório onde baixou o arquivo iso no website do Ubuntu e conferir o hash, que é o código resultante do algoritmo md5.

Vamos supor que baixou o arquivo iso em um diretório chamado Downloads (ou qualquer outro, tanto faz), use o comando cd (=change directory=mudar de diretório=mudar de pasta) para entrar no diretório Downloads.


Código: [Selecionar]
cd Downloads 
Estando dentro do local onde baixou o arquivo iso então é só fazer:

md5sum nome_do_arquivo.iso

Por exemplo, supondo que tenha baixado a versão 16.04.1 do Ubuntu na arquitetura 64-bit:

Código: [Selecionar]
md5sum ubuntu-16.04-desktop-amd64.iso
Ao executar o código acima vai resultar em:

c94d54942a2954cf852884d656224186

Essa é a "assinatura md5" de autenticação do arquivo baixado (=hash).

É sempre comparar com o hash informado por quem está fornecendo o arquivo original, confirmando dessa forma a autenticidade e integridade do arquivo baixado.

Daí em diante é só gravar num pendrive ou cdrom utilizando um software apropriado, como já dito antes, de forma que seja bootável, isto é, gravar como imagem.

Vai ser interessante fazer isso usando um Endless.
Deve ser possível.

« Última modificação: 04 de Novembro de 2016, 12:25 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #7 Online: 04 de Novembro de 2016, 11:56 »
Uma coisa que me intriga: Baixei os arquivos do próprio site do Ubuntu. Não entendo porque vem incompletos! É possível que arquivos sejam desviados durante o download? É porquê sempre os mesmos?

Não consigo compreender muito bem o que possa estar ocorrendo aí, mas note que é absolutamente irrelevante tentar olhar o que há dentro do arquivo .iso baixado do site do Ubuntu.
Interessa mesmo e é imprescindível conferir a assinatura md5 do arquivo, isso sim é de fato necessário.
Ou está exatamente conforme e é autêntico ou não está e, portanto, não é autêntico e não deve ser utilizado.

« Última modificação: 04 de Novembro de 2016, 12:24 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline chinesedg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #8 Online: 04 de Novembro de 2016, 13:10 »
Entendi! Baixei uma compilação daqueles links que me passou e realmente o md5 não bate. Nesse caso terei que ir baixando várias compilações até que consiga o md5 que bata com este [ c94d54942a2954cf852884d656224186 *ubuntu-16.04-desktop-amd64.iso ] ou os outros que lá estão. Vai ser como procurar uma agulha em um palheiro! Vamos nessa...Agradecido!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #9 Online: 04 de Novembro de 2016, 13:32 »
Entendi! Baixei uma compilação daqueles links que me passou e realmente o md5 não bate. Nesse caso terei que ir baixando várias compilações até que consiga o md5 que bata com este [ c94d54942a2954cf852884d656224186 *ubuntu-16.04-desktop-amd64.iso ] ou os outros que lá estão. Vai ser como procurar uma agulha em um palheiro! Vamos nessa...Agradecido!

Veja, o normal (muito normal mesmo) é que o hash md5 "bata", esteja conforme logo de primeira.
Não estar sistematicamente "batendo" com o original pode estar indicando uma dificuldade maior na conexão com a internet, que está provocando falhas na transmissão e, por conseguinte, o arquivo que você obtém fica corrompido.
Talvez seja o caso, se possível, de fazer isso usando uma lan house ou um computador de alguém com uma boa conexão.

« Última modificação: 04 de Novembro de 2016, 13:38 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #10 Online: 04 de Novembro de 2016, 13:49 »
Para facilitar as coisas sugiro que tente baixar o arquivo iso do Ubuntu da versão 14.04.5, que é igualmente uma versão com suporte de longo prazo, porém mais estável porquanto já consolidada e além disso é um arquivo menor e mais fácil de gravar e instalar, essa pode ser gravada num pendrive de 4GB, sobremodo considerando as condições concretas que você tem aí.

O link para baixar é esse:

http://releases.ubuntu.com/trusty/

Mesma coisa de sempre, conferir md5 etc.

Conforme seja a arquitetura escolhida, 32-bit ou 64-bit, esses são os hashes:

807fa1f246b719d28d0b362fd2f31855 *ubuntu-14.04.4-desktop-amd64.iso

51b53fa15c0b89948bbaba311d64a962 *ubuntu-14.04.4-desktop-i386.iso

Escolha 32-bit se seu computador possuir pouca memória ram, até 2 GB, se tiver mais que isso pode escolher 64-bit.
Na verdade pode escolher 64-bit sempre, embora possa consumir um pouco mais de memória ram, mas não é muito mais.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2016, 13:52 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #11 Online: 04 de Novembro de 2016, 13:59 »
Se e quando ultrapassada essa dificuldade inicial de baixar o arquivo iso há mais um importante aspecto que precisamos detalhar.

Quando sugeri lá no post #4 a utilização de um daqueles softwares (rufus ou UUI ou UNetBootin) para gravação da imagem iso no pendrive/cdrom, essa sugestão foi feita com base na premissa que de uma forma ou de outra você estaria tendo acesso a um sistema com Windows.

Pois bem, agora sabemos que isso não é verdade, o que você tem aí disponível é o Endless, que é um Linux, portanto, a premissa foi modificada, não há um Windows imediatamente disponível e isso tem evidentes implicações.

O Rufus e o UUI são versões para Windows, arquivos executáveis do tipo .exe, isto é, não servem para um ambiente Linux como o Endless, simplesmente não irão funcionar.

O UNetBootin possui versão para Windows e Linux, então em tese serve, pois há a versão para Linux.

https://unetbootin.github.io/linux_download.html

No Ubuntu e Debian a forma padrão de instalação de software novo são os chamados pacotes .deb

Há então aqui um porém, não sei qual é a forma de instalação de software novo no Endless, isto é, qual é o padrão de pacotes que ele usa para instalar software novo. Sabe dizer?

Existe uma outra possibilidade, talvez o mais recomandado, que é usar um comando nativo do Linux, que é o comando dd, um clássico do Linux e que existe praticamente em todas as distribuições, é bem possível que tenha também no Endless e se tiver dá para gravar muito facilmente o arquivo iso baixado num pendrive ou num cdrom.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #12 Online: 04 de Novembro de 2016, 14:06 »
Nada como o grande e sábio oráculo da informação, achei no Google.   :)

"O Endless OS é um sistema baseado no kernel Linux 4.4, baseado no Ubuntu, cujo o ambiente de trabalho é um fork do Gnome 3 (Gnome Shell 3.10.1). Para gerenciador de aplicações, o Endless Os não usa sistemas de pacotes habituais como .deb ou .rpm, optando por um sistema de arquivos raiz habilitado apenas para leitura, e gerido pelo OSTree."

Endless OS – sistema operacional baseado em Linux com foco na inclusão digital

http://www.linuxdescomplicado.com.br/2016/06/endless-os-sistema-operacional-baseado-em-linux-com-foco-na-inclusao-digital.html

Como se vé pelo excerto acima, não usa pacote .deb do Ubuntu/Debian, tampouco rpm do Fedora/Red Hat, então agora lascou, sobrou mesmo só o comando dd.

Como  o texto diz que é baseado no Ubuntu arrisca de ter o dd já pré-instalado.


« Última modificação: 04 de Novembro de 2016, 14:13 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #13 Online: 04 de Novembro de 2016, 16:08 »
Retornando à questão de baixar e conferir o arquivo iso Ubuntu, pensando melhor, se ainda estiver com problemas para baixar corretamente o arquivo iso, talvez seja melhor fazer algo mais simples ainda que a última sugestão.

Baixe o arquivo iso do Lubuntu, que é um "sabor" (=variante) do Ubuntu padrão (=Unity), também na versão 14.04.5, ou seja, um ambiente desktop muito mais leve, baseado no LXDE desktop (Lightweight X11 Desktop Environment).

Da família Ubuntu é o Lubuntu é o mais leve e que tem o menor iso.
O arquivo .iso tem apenas 762MB na arquitetura 64-bit e 752MB na arquitetura 32-bit.


O link oficial para baixar é esse aqui:


Lubuntu 14.04.5 LTS (Trusty Tahr)

http://cdimage.ubuntu.com/lubuntu/releases/14.04.5/release/

Como sempre, md5sum etc.

b37dfa5fff7c668a95f1bb82ac4453a0 *lubuntu-14.04.5-desktop-amd64.iso

f651a8a5d81d80a318a327b9f48f6b58 *lubuntu-14.04.5-desktop-i386.iso

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline chinesedg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #14 Online: 04 de Novembro de 2016, 16:20 »
Muito difícil viu! Todas que baixei até agora nunca bate o MD5. Já que se dispôs a ajudar vou ir tirando dúvidas que tenho. Arquivos .iso são como se fossem arquivos compactados, certo? Me corrija se estiver errado. É possível compactar arquivo .iso,  passa-lo  para .tar ou .gzip (Se não me engano padrões Linux). Se sim, na transferência de um arquivo .iso compactado ainda assim ele poderia perder pacotes?