Autor Tópico: Live CD  (Lida 12221 vezes)

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 812
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Live CD
« Resposta #15 Online: 04 de Novembro de 2016, 17:51 »
Amigo, respondendo...

Arquivo .ISO é sim um arquivo compactado
Sim, você pode compactá-lo como .tar.gz; .tar.xz, etc, porém para gravar em um DVD a melhor opção é a imagem de disco que é o .ISO

Deste arquivo .ISO você pode usar o Nero, Ashampoo e queimar o DVD, claro depois de conferir o md5sum da imagem, meter em um pendrive que irá fazer a mesma coisa de um DVD

No pendrive você pode usar o Lili USB Creator (windows), colocar o .ISO no pen por linha de comando:
Código: [Selecionar]
sudo dd if=imagem.iso of=/dev/sd"B"
Onde o B representa o seu pendrive. Portanto a melhor forma de você não ter erros ao fazer o download é baixar através de clientes torrents como: "Deluge, qbittorrent, etc

Espero ter sido útil de alguma forma.

t+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline chinesedg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #16 Online: 04 de Novembro de 2016, 18:15 »
Finalmente consegui gerar o pen drive usando o rufus-2.11 e o iso do ubuntu-14.04.5-desktop-i386. Agradeco muito a todos os envolvidos que ajudaram. Agora tenho mais um probleminha e uma duvida. Teclado? podem perceber que esta errado alguns caracteres. Neste texto la na interrogacao depois da palavra teclado era para ser dois pontos. Reparem que nao estou usando cedilha nem acentuacao. No momento esta setado para English (US). Ja tentei mudar para codificacoes Portugues (Native) entre outras configuracoes mas ainda assim o problema persiste. Meu laptop e um Samsung Ativ Book 2 e seu teclado e daquele que nao possui teclado numerico. Saberiam dizer qual codificacao uso para ele?

Outra coisa, tenho um HD externo conectado. Existe a possibilidade de instalar programas nele e quando eu reiniciar o Ubuntu reconhecer que estes programas estao instalados? Ou quando se instala um programa ele o faz no pen drive? Como funciona o Live CD? Pergunto porque o pendrive que eu criei tem pouca capacidade, so 4G. Tenho outro aqui de dezesseis e se ele grava tudo no pen drive vou criar o sistema no de 16G. desde ja agradeco!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #17 Online: 04 de Novembro de 2016, 18:31 »
Ótimo que tenha conseguido gravar o pendrive do Ubuntu 14.04.5. (conta como é que fez para gravar usando o Rufus).

Se tudo deu certo deve estar sendo possível dar o boot pelo pendrive com o Ubuntu, onde irá aparecer um menu no qual se encontra uma opção do tipo "Experimentar o Ubuntu".

Este é apenas um live-iso (live-pendrive), não é o Ubuntu instalado propriamente dito, note que são coisas diferentes (e muito diferentes).

A partir de um live-iso é possível fazer uma instalação definitiva do Ubuntu, o que sempre é a melhor opção, porém se gerou o live-iso usando o "modo persistente" ele poderá armazenar algumas coisas quando instaladas, mas não todas, há várias limitações, já que o live-iso não é realmente o Ubuntu instalado e atualizado.

Experimente um pouco o Ubuntu apenas a partir do live-iso, até para se familiarizar um pouco mais com ele e também verifique se todo o hardware funciona adequadamente (notebooks Samsung podem ser problemáticos).

Se possui um pendrive de 16GB dá para tranquilamente fazer uma instalação nele (instalação mesmo, não live-iso), aí sim se terá o sistema completo num pendrive.

Evidentemente também dá para fazer isso no hd externo, desde que haja uma partição disponível, mas deixemos isso para mais adiante, penso que o adequado, no momento, é usar um pouco o live-iso e depois, se o caso, fazer a instalação no pendrive de 16GB, que irá trabalhar como se fosse um disco, apenas que evidentemente mais lento em razão do acesso mais lento próprio da mídia pendrive.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2016, 18:35 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #18 Online: 04 de Novembro de 2016, 18:50 »
Quanto a configuração normal do teclado no Ubuntu é algo simples de ser feito, mas não tão óbvio, são necessárias duas etapas.

Abra o ícone Configurações do sistema na barra de ícones à esquerda (aquela roda dentada com uma chave de boca com cabo vermelho ao meio).

No quadro aberto click em Suporte a idiomas

Vai aparecer uma mensagem assim e assado, click em "Lembar-me mais tarde" (não deixe tentar atualizar, não dá certo num live-pendrive)

Segure com o mouse a linha Português (Brasil) e arraste para a primeira posição (onde normalmente estará English), soltando quando chegar lá.

Na aba ao lado click em "Formatos regionais".

Escolha igualmente "Português (Brasil)"

Fechar

Agora nesse mesmo quadro de "Configurações do sistema" click no ícone "Teclado"

Na parte inferior click em "Entradas de texto"

No novo quadro observe ainda na parte inferior que há um pequeno retângulo com os símbolos + - (mais e menos)

Click nesse símbolo de +

Escolha Português (Brasil)

Possivelmente já deverá existir no quadro a opção Inglês (EUA)

No outro retângulo ao lado com setas direcionais para cima e para baixo, faça mover a opção "Português (Brasil) para a primeira opção, antes do Inglês (EUA).

Observe na barra superior que há um ícone de idiomas (fundo branco) onde é possível alternar os idiomas selecionados.

Reinicie a sessão (log out, a sessão, não o sistema, pois aí se o pendrive não for do "modo persistente" irá perder a configuração)

Ao fazer o logon num live-iso (pendrive ou cdrom) o username (nome de usuário) é ubuntu e a senha é em branco, só dar um enter.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline chinesedg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #19 Online: 05 de Novembro de 2016, 11:45 »
Legal, Consegui! Me lembro que quando crei este pen setei os parâmetros de persistência, acho que é isso, para 512MB. Este parâmetro pelo que eu entendi serve para gravar modificações que eu fizer aqui no sistema. No caso de instalação de programas, ele vai gravar no Pen ou me dará a opção para gravar no HD externo e gravará no pen as configurações desta instalação? Ou o Live CD não permite instalação de programas? Desde já agradeço!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #20 Online: 05 de Novembro de 2016, 13:14 »
Guarda apenas algumas modificações, é bastante limitado, não é uma instalação, é apenas um live-iso feito principalmente para experimentar o Ubuntu e muitas vezes também para resolver problemas atuando no sistema realmente instalado em disco, mas nem de longe apresenta a amplitude de um sistema instalado.

No live-iso o disco é a própria memória RAM, é possível instalar alguns programas, mas não todos porque onde depender de outros repositórios não vai adiante, já que o sistema não está instalado.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline chinesedg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #21 Online: 07 de Novembro de 2016, 11:43 »
Nesse caso então o Pen drive de 16G que comprei perde a função que era para armazenamento e instalçao de programas. Eu tenho este live USB também instalado em um Pen de 4 e nesse caso é preferível usá-lo para acessar o sistema certo?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #22 Online: 07 de Novembro de 2016, 12:57 »
Nesse caso então o Pen drive de 16G que comprei perde a função que era para armazenamento e instalçao de programas. Eu tenho este live USB também instalado em um Pen de 4 e nesse caso é preferível usá-lo para acessar o sistema certo?

Se tudo do hardware estiver funcionando bem (verifique o touchpad inclusive), então nesse caso use o pendrive de 16GB para instalar o sistema nele, como se fosse realmente um disco rígido, isto é, suba o sistema por um outro live-iso (pendrive ou cdrom) qualquer e instale naquele de 16GB.
Nesse caso é uma instalação mesmo e não apenas um live-iso.
Nessa instalação, aí sim, haverá as atualizações normais, instalação de programas, enfim, tudo como se fosse de fato um disco rígido.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline chinesedg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #23 Online: 08 de Novembro de 2016, 12:54 »
Você diz para eu usar aquele ícone de instalação e quando ele perguntar qual volume usar eu aponto para o Pen drive de 16G, é isso? Se for meu caro e der certo, meu notebook vai ficar sem HD enquanto estiver comigo pois quando estou trabalhando nele, todas as gravações de arquivos e atualizações gravo no HD externo para quando estiver no escritório transfirir para o PC.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #24 Online: 08 de Novembro de 2016, 15:38 »
Você diz para eu usar aquele ícone de instalação e quando ele perguntar qual volume usar eu aponto para o Pen drive de 16G, é isso? [...]

O que estava dizendo é exatamente isso, na instalação apontaria para o pendrive de 16GB.

Entretanto talvez eu não esteja entendendo completamente o cenário que há aí.
Parece que você tem também um hd externo (disco rígido mesmo).
Se for esse o caso, então porque apenas não cria as partições apropriadas e instala o Ubuntuj no disco externo?

Se tem um disco rígido externo é muito melhor utilizá-lo com o sistema instalado nele próprio.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline chinesedg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #25 Online: 08 de Novembro de 2016, 16:39 »
Cheguei a pensar nisso mas estou dando preferência ao pen drive mesmo. Já lí em alguns tutoriais que o sistema roda liso. Fiz a instalação no pen de 16 e no final ele perguntou se eu queria reiniciar ou continuar com o live, escolhi reiniciar. Quando a máquina desligou e começou a  religar e tirei o pen live para ele buscar o sistema no recem gravado porem nada aconteceu. Apareceu uma tela preta com um cursor intermitente. Fiz algo errado? No pen 16 tem dois arquivos vmlinuz e inird.img e as pastas sendo uma boot. É assim mesmo?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #26 Online: 08 de Novembro de 2016, 17:54 »
1) Uma primeira questão é saber se o seu computador tem o setup do tipo BIOS convencional ou se já é UEFI. Sabe dizer?

2) Também suba o sistema pelo live-iso (live-pendrive, habilite os 4 repositórios (se já não o fez) e instale o pacote inxi.

Click em:

Citar
-->  Configurações do sistema/Pogramas e atualizações

Na aba "Aplicativos Ubuntu" verifique se estão marcados os repositórios:

main / universe /restricted / multiverse

Se o caso assinale os 4 e click em Fechar.

Click em Reload (=Recarregar)

Também dá para chegar nessa tela mais diretamente indo através de uma janela de terminal fazendo:

Código: [Selecionar]
sudo software-properties-gtk
Agora espete o outro pendrive 16GB onde supostamente foi instalado o sistema.

Agora instale o pacote inxi:

Código: [Selecionar]
sudo apt install inxi
Depois faça o comando abaixo, com o mouse copie a saída e cole o resultado aqui no tópico:

Código: [Selecionar]
inxi -FxZ
Faça ainda o seguinte comando e igualmente traga o resultado:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
(sinal de hífen mais letra ele no final do comando acima)

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline chinesedg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #27 Online: 08 de Novembro de 2016, 18:15 »
Esse trem é complicado parrai rsrsrsrsrrs! Estou refazendo o processo seguindo este tutorial https://www.youtube.com/watch?v=fLYBXOVn6ow. Amanhã te falo se deu certo. Se Não der tentarei seguir suas últimas instruções.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #28 Online: 08 de Novembro de 2016, 18:52 »
Esse trem é complicado parrai rsrsrsrsrrs! Estou refazendo o processo seguindo este tutorial https://www.youtube.com/watch?v=fLYBXOVn6ow. Amanhã te falo se deu certo. Se Não der tentarei seguir suas últimas instruções.

É complicado não, é simples, muito simples.  :)

Trata-se apenas da tal "curva de aprendizagem", daqui a pouco você está fazendo isso, como se diz, com as duas mãos amarradas e um pé nas costas.   :D
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline chinesedg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #29 Online: 09 de Novembro de 2016, 10:07 »
A Bios é UEFI.
Não consegui ver os itens  marcados main, etc.

Resultados:
ubuntu@ubuntu:~$ inxi -FxZ
Unable to open binary database /usr/share/command-not-found/programs.d/all-main.db: [Errno 5] Input/output error
Unable to open binary database /usr/share/command-not-found/programs.d/all-multiverse.db: [Errno 5] Input/output error
Unable to open binary database /usr/share/command-not-found/programs.d/i386-main.db: [Errno 5] Input/output error
Unable to open binary database /usr/share/command-not-found/programs.d/i386-multiverse.db: [Errno 5] Input/output error
Unable to open binary database /usr/share/command-not-found/programs.d/i386-restricted.db: [Errno 5] Input/output error
Unable to open binary database /usr/share/command-not-found/programs.d/i386-universe.db: [Errno 5] Input/output error
gdbm fatal: read error
Bus error (core dumped)

   Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/sdc1            2048    28575743    14286848   83  Linux
/dev/sdc2        28577790    30527487      974849    5  Extended
/dev/sdc5        28577792    30527487      974848   82  Linux swap / Solaris
ubuntu@ubuntu:~$