Autor Tópico: Live CD  (Lida 12222 vezes)

Offline chinesedg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #30 Online: 09 de Novembro de 2016, 12:50 »
Tem uma coisa que achei muito estranha. Este instalador que vem no LiveUSB aparentemente cria o disco para ser botavel em ambiente Windows não? Vendo os arquivos contidos no pen abri o autorun.inf e ele aponta para abrir o arquivo wube.exe e .exe é arquivo DOS/windows. Ou estou errado?

[autorun]
open=wubi.exe
icon=wubi.exe,0
label=Install Ubuntu

Me expliquem isso. Minha cabeça está uma co0nfusão só!

Estou tentando outra maneira de instalar por este link https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Linux-no-Pendrive-Definitivamente-configuravel-e-persistente?pagina=1

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #31 Online: 09 de Novembro de 2016, 15:22 »
Não consegui ver os itens  marcados main, etc.

Conseguiu ou não instalar o inxi?

Na verdade com ele o que pretendia é obter informações sobre o seu computador para melhor poder orientá-lo, pois só no escuro, sem saber nenhuma característica da máquina, fica mais difícil.

A descrição do que fazer está correta, não estou entendendo muito bem quando você diz "Não consegui ver os itens  marcados main, etc." em "Configurações do sistema/Programas e atualizações" na primeira aba, indo pelo modo gráfico normal, ou seja, clicando nos ícones correspondentes.

De outra forma, para chegar no mesmo lugar, como já dito, se abrir um terminal e copiar aqui e colar nele:

Código: [Selecionar]
sudo software-properties-gtk
Abre a mesma tela (Programas e atualizações) do mesmo jeito

Quando coloca isso no terminal dá o que? Abre ou não a tela de "Programas e atualizações"?

Nesse quadro, na primeira aba que é Aplicativos Ubuntu está:

Citar
Disponíveis para baixar da internet

Aplicativos livres de código aberto suportados pela Canonical (main)

Aplicativos livres de código aberto mantidos pela comunidade (universe)

Drivers proprietários pra dispositivos (restricted)

Aplicativos restritos por copyright ou questões legais (multiverse)

Os quatro quadrados à esquerda, de fundo amarelo, precisam estar marcados (ticados), isto é, os repositórios precisam estar habilitados antes de instalar o inxi.



Você não está conseguindo ver essa tela?

« Última modificação: 09 de Novembro de 2016, 15:30 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Live CD
« Resposta #32 Online: 09 de Novembro de 2016, 15:26 »
Tem uma coisa que achei muito estranha. Este instalador que vem no LiveUSB aparentemente cria o disco para ser botavel em ambiente Windows não? Vendo os arquivos contidos no pen abri o autorun.inf e ele aponta para abrir o arquivo wube.exe e .exe é arquivo DOS/windows. Ou estou errado?
Me expliquem isso. Minha cabeça está uma co0nfusão só!


A Bios é UEFI.

   Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/sdc1            2048    28575743    14286848   83  Linux
/dev/sdc2        28577790    30527487      974849    5  Extended
/dev/sdc5        28577792    30527487      974848   82  Linux swap / Solaris
ubuntu@ubuntu:~$


Esquece isso de wubi.exe, isso não existe mais, nada a ver, era um antigo método de experimentação do Ubuntu, está aí apenas para enviar à tela de instruções, isso não existe mais.

Se o setup é UEFI e está setado para UEFI não vai dar certo mesmo do modo que está instalado, está errado, o particionamento está errado, não há a partição EFI, enfim, tudo errado e não vai rolar.

Duas opções possíveis:

1) altere o setup da máquina para o modo Legacy, que corresponde ao MBR clássico do BIOS;

2) se for usar UEFI reformate o pendrive de 16GB particionando em GPT, criando uma partição EFI que é onde deve ser instalado o bootloader, isto é, naquela tela de instalação deve ser indicado para instalar o grub em /dev/sdx1 que corresponde à partição efi.

No sdx mencionado acima o x correspnde à concreta letra de unidade identificada no sistema e que corresponde ao pendrive 16GB, o que se apura pelo fdisk, possivelmente seja sdc1

« Última modificação: 09 de Novembro de 2016, 15:28 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.