Autor Tópico: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo  (Lida 12608 vezes)

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Ainda agora tentei gravar um ficheiro ISO para a pen drive umas 3 vezes mas deu erro.

Já tentei também gravar muitos mais gigas para um disco externo e aconteceu o mesmo.

O que se passa? Faz falta se calhar do teracopy.

Offline san-alex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
  • CNC Programmer
    • Ver perfil
Re: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo
« Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2014, 18:41 »
E qual é o erro? Temos que adivinhar?

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo
« Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2014, 18:49 »
Qual o tamanho exatamente desse arquivo ISO? E o pendrive está em FAT?

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo
« Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2014, 20:41 »
Qual o tamanho exatamente desse arquivo ISO? E o pendrive está em FAT?

O ISO tem 4,7gb. A pen é fat32 se não estou em erro. É uma pet comum tem 16gb livres.

O erro que dá não sei bem descreve-lo mas é mais para o fim. Consegue baixar 4,2gb.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo
« Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2014, 21:12 »

O ISO tem 4,7gb. A pen é fat32 se não estou em erro. É uma pet comum tem 16gb livres.

O erro que dá não sei bem descreve-lo mas é mais para o fim. Consegue baixar 4,2gb.

Foi o que eu imaginei. O arquivo que você está tentando transferir tem mais de 4GB, que, se eu não me engano, é o limite para um único arquivo em um sistema de arquivos FAT32. Tente formatar o pendrive, se possível, para NTFS caso você queira compatibilidade com Windows.

Quanto ao problema no disco externo (imagino que esteja em NTFS), creio que deve ser por causa do espaço livre na /raiz, acho que a quantidade de dados que você estava tentando transferir é maior que a quantidade de espaço livre no seu Ubuntu. Isso pode ocorrer porque, até onde eu sei, o sistema usa a pasta tmp para salvar estes dados antes de copiá-los para o HD externo, causando falhas se você não tiver espaço livre suficiente na partição do sistema.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo
« Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2014, 23:09 »
Ou formata em ext4, se for usar somente no GNU/Linux.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo
« Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2014, 18:38 »
Anote aí que esse problema não é do Ubuntu, e sim do FAT32. Se duvida, tente fazer essa mesma operação no Windows, pra ver o que vai acontecer.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo
« Resposta #7 Online: 30 de Junho de 2014, 19:32 »

O ISO tem 4,7gb. A pen é fat32 se não estou em erro. É uma pet comum tem 16gb livres.

O erro que dá não sei bem descreve-lo mas é mais para o fim. Consegue baixar 4,2gb.

Foi o que eu imaginei. O arquivo que você está tentando transferir tem mais de 4GB, que, se eu não me engano, é o limite para um único arquivo em um sistema de arquivos FAT32. Tente formatar o pendrive, se possível, para NTFS caso você queira compatibilidade com Windows.

Quanto ao problema no disco externo (imagino que esteja em NTFS), creio que deve ser por causa do espaço livre na /raiz, acho que a quantidade de dados que você estava tentando transferir é maior que a quantidade de espaço livre no seu Ubuntu. Isso pode ocorrer porque, até onde eu sei, o sistema usa a pasta tmp para salvar estes dados antes de copiá-los para o HD externo, causando falhas se você não tiver espaço livre suficiente na partição do sistema.

Olá,

Não posso mudar o formato da pen drive porque tenho leitores de dvd em casa que leem o formato que tenho na pen.

Em relação ao resto não entendi o que posso fazer.

No windows basta copiar e colar, qual o drama de copiar algo para uma pen drive?

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo
« Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2014, 19:34 »
Anote aí que esse problema não é do Ubuntu, e sim do FAT32. Se duvida, tente fazer essa mesma operação no Windows, pra ver o que vai acontecer.

O pen drive tem 16 gb livres e já gravei muitas coisas do windows para lá quando o tinha instalado. Agora tentei copiar com o ubuntu e deu este erro e ninguém ainda soube explicar qual é o drama. Porquê que não dá? Qual é o mal estar em FAT32?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo
« Resposta #9 Online: 30 de Junho de 2014, 19:36 »
Como ninguém soube explicar? Acabaram de te explicar sim, vc que não entendeu.

Não é problema do Ubuntu, isso é problema do sistema de arquivos FAT, que só aceita arquivos de até 4GB, e vc quer gravar uma imagem de DVD com 4,7GB nele.

E eu reforcei, dizendo que se vc não acredita, tente fazer a mesma operação no Windows. Vai perceber que também não vai conseguir.

Continua duvidando? Pesquise por "windows gravar imagem de dvd em pendrive fat" no Google, pra ver o que vai encontrar.
« Última modificação: 30 de Junho de 2014, 19:38 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo
« Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2014, 00:16 »
Citar
Não posso mudar o formato da pen drive porque tenho leitores de dvd em casa que leem o formato que tenho na pen.

Olá

Poderia me informar onde eu compro um leitor de dvd que lê pen drives também?

Onde comprou o seu? Tou precisando de um destes, principalmente se for um leitor de dvd de bolso, destes portáteis.

Obrigado pela atenção

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo
« Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2014, 10:15 »
Citar
Não posso mudar o formato da pen drive porque tenho leitores de dvd em casa que leem o formato que tenho na pen.

Olá

Poderia me informar onde eu compro um leitor de dvd que lê pen drives também?

Onde comprou o seu? Tou precisando de um destes, principalmente se for um leitor de dvd de bolso, destes portáteis.

Obrigado pela atenção

Você não tem leitores de dvd com opção de colocar a pen drive? Bem, isso é o mais comum hoje em dia. A sua piada saiu furada. Em vez de tentar fazer piada dos outros procure ajudar. Verá que ganha mais em ser útil do que o bobo da corte.

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo
« Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2014, 10:20 »
Como ninguém soube explicar? Acabaram de te explicar sim, vc que não entendeu.

Não é problema do Ubuntu, isso é problema do sistema de arquivos FAT, que só aceita arquivos de até 4GB, e vc quer gravar uma imagem de DVD com 4,7GB nele.

E eu reforcei, dizendo que se vc não acredita, tente fazer a mesma operação no Windows. Vai perceber que também não vai conseguir.

Continua duvidando? Pesquise por "windows gravar imagem de dvd em pendrive fat" no Google, pra ver o que vai encontrar.

Não estou a duvidar só estou a tentar perceber. Então pode-me explicar como faço para colocar um video (avi) de 8gb na pen de 16gb em fat32? Porquê que insisto com este formato? Porque o meu leitor de dvd (que está ligado à tv) só aceita a pen no formato fat32.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo
« Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2014, 10:43 »
Como copiar arquivos maiores que 4 GB em um pendrive?

Seu Pen Drive não grava documentos com mais de 4GB ?

Pendrive não grava arquivo .iso.

Pesquisando na net encontrará muitos outros links...

Solução_1: Formatar para NTFS.

Solução_2: Converter arquivo .iso para um padrão .avi, .mp4 ou outro tipo para ter tamanho final menor que 4,7 GB para copiar no pendrive.

Dá uma lida neste link...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo
« Resposta #14 Online: 01 de Julho de 2014, 10:50 »
Citar
Não posso mudar o formato da pen drive porque tenho leitores de dvd em casa que leem o formato que tenho na pen.

Olá

Poderia me informar onde eu compro um leitor de dvd que lê pen drives também?

Onde comprou o seu? Tou precisando de um destes, principalmente se for um leitor de dvd de bolso, destes portáteis.

Obrigado pela atenção

Você não tem leitores de dvd com opção de colocar a pen drive? Bem, isso é o mais comum hoje em dia. A sua piada saiu furada. Em vez de tentar fazer piada dos outros procure ajudar. Verá que ganha mais em ser útil do que o bobo da corte.
Eu nunca ouvi falar nesse tipo de equipamento. Poderia postar algum link?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D