Autor Tópico: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo  (Lida 12607 vezes)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo
« Resposta #15 Online: 01 de Julho de 2014, 14:10 »
Você não tem leitores de dvd com opção de colocar a pen drive? Bem, isso é o mais comum hoje em dia. A sua piada saiu furada. Em vez de tentar fazer piada dos outros procure ajudar. Verá que ganha mais em ser útil do que o bobo da corte.

Eu quem fiz piada?

Citar
Não posso mudar o formato da pen drive porque tenho leitores de dvd em casa que leem o formato que tenho na pen.

Pendrives utilizam usualmente particionamento FAT32

Leitores de DVD utilizam particionamento ISO 9660 (existem outros)

Arquivos ISO são uma imagem do conteúdo de um CD/DVD, ou seja, alguém copiou toda a estrutura de um CD/DVD sem compactação para o formato ISO.

São conceitos diferentes, objetivos diferentes e formatos diferentes. Esta é a piada.

Citar
Então pode-me explicar como faço para colocar um vídeo (avi) de 8gb na pen de 16gb em fat32? Porquê que insisto com este formato? Porque o meu leitor de dvd (que está ligado à tv) só aceita a pen no formato fat32.

A única maneira factível de se gravar um video (avi) de 8gb numa pen de qualquer capacidade (16, 32, 64, 128 gB...) em Fat32 é partí-lo em "pedaços" (split) de no máximo 3,8 gb (4 gb teóricos mais os cabeçalhos de endereçamento dos setores)

Isto se deve ao fato do formato FAT 32 utilizar clusters de 4kb para alocação de arquivos

O tamanho máximo de um arquivo num volume FAT32 é 4 GiB menos 1 byte ou 4,294,967,295 (232 − 1) bytes. Este limite é consequência do tamanho dos descritores na tabela de alocação de arquivos (INT 13) do formato mbr.

Infelizmente não existem formas de contornar esta limitação utilizando o formato FAT32

Para se fazer "split" de um arquivo avi (audio video interleave) pode-se utilizar o pacote memcoder ou o vlc (este mais amigável, com interface grafica)

E como sabemos, não é possível se fazer "split" de uma ISO, logo é necessário se decodificar a ISO para um ficheiro e transcodificá-lo para um arquivo que possa ser "lido"por sua TV/dvd.

Citar
Em vez de tentar fazer piada dos outros procure ajudar. Verá que ganha mais em ser útil do que o bobo da corte.

Para isto, amigo, existe no momento da postagem no fórum um aviso que diz:

"ATENÇÃO
Antes de escrever uma mensagem, pesquise"

E também a regra 4 que solicita:

"Da língua

4. Este é um fórum em língua portuguesa. Todos os textos devem ser escritos de forma clara."

e por estes pressupostos, seu texto:

"Não posso mudar o formato da pen drive porque tenho leitores de dvd em casa que leem o formato que tenho na pen."

Deve ser interpretado como o escreveu, ou descreveu, "leitores de dvd que leem o formato que tenho na pen" quer seja, fazer um dvd (ISO9660) ler o formato (FAT32) que tem na pen.

Algo muito diferente de "Tenho uma unidade de DVD com tomada USB que lê também pen drives para passá-los à TV"

Sem ressentimentos, já que apesar da língua que nos une, interpretar textos em Portugal e no Brasil podem ser feitas de forma diversa.

Um abraço e bons estudos.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo
« Resposta #16 Online: 01 de Julho de 2014, 14:25 »
Eu nunca ouvi falar nesse tipo de equipamento. Poderia postar algum link?

http://www.maplin.co.uk/p/mini-mpeg4-hdmi-dvd-player-with-usb-and-card-reader-a99hr

Encontrei este, mas nada relacionado a computadores, ao fórum, ao Ubuntu, ao Software Livre ou ao tópico, que convenhamos, nada tem a ver com o Ubuntu ou ao próprio fórum.

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo
« Resposta #17 Online: 01 de Julho de 2014, 16:50 »
Você não tem leitores de dvd com opção de colocar a pen drive? Bem, isso é o mais comum hoje em dia. A sua piada saiu furada. Em vez de tentar fazer piada dos outros procure ajudar. Verá que ganha mais em ser útil do que o bobo da corte.

Eu quem fiz piada?

Citar
Não posso mudar o formato da pen drive porque tenho leitores de dvd em casa que leem o formato que tenho na pen.

Pendrives utilizam usualmente particionamento FAT32

Leitores de DVD utilizam particionamento ISO 9660 (existem outros)

Arquivos ISO são uma imagem do conteúdo de um CD/DVD, ou seja, alguém copiou toda a estrutura de um CD/DVD sem compactação para o formato ISO.

São conceitos diferentes, objetivos diferentes e formatos diferentes. Esta é a piada.

Citar
Então pode-me explicar como faço para colocar um vídeo (avi) de 8gb na pen de 16gb em fat32? Porquê que insisto com este formato? Porque o meu leitor de dvd (que está ligado à tv) só aceita a pen no formato fat32.

A única maneira factível de se gravar um video (avi) de 8gb numa pen de qualquer capacidade (16, 32, 64, 128 gB...) em Fat32 é partí-lo em "pedaços" (split) de no máximo 3,8 gb (4 gb teóricos mais os cabeçalhos de endereçamento dos setores)

Isto se deve ao fato do formato FAT 32 utilizar clusters de 4kb para alocação de arquivos

O tamanho máximo de um arquivo num volume FAT32 é 4 GiB menos 1 byte ou 4,294,967,295 (232 − 1) bytes. Este limite é consequência do tamanho dos descritores na tabela de alocação de arquivos (INT 13) do formato mbr.

Infelizmente não existem formas de contornar esta limitação utilizando o formato FAT32

Para se fazer "split" de um arquivo avi (audio video interleave) pode-se utilizar o pacote memcoder ou o vlc (este mais amigável, com interface grafica)

E como sabemos, não é possível se fazer "split" de uma ISO, logo é necessário se decodificar a ISO para um ficheiro e transcodificá-lo para um arquivo que possa ser "lido"por sua TV/dvd.

Citar
Em vez de tentar fazer piada dos outros procure ajudar. Verá que ganha mais em ser útil do que o bobo da corte.

Para isto, amigo, existe no momento da postagem no fórum um aviso que diz:

"ATENÇÃO
Antes de escrever uma mensagem, pesquise"

E também a regra 4 que solicita:

"Da língua

4. Este é um fórum em língua portuguesa. Todos os textos devem ser escritos de forma clara."

e por estes pressupostos, seu texto:

"Não posso mudar o formato da pen drive porque tenho leitores de dvd em casa que leem o formato que tenho na pen."

Deve ser interpretado como o escreveu, ou descreveu, "leitores de dvd que leem o formato que tenho na pen" quer seja, fazer um dvd (ISO9660) ler o formato (FAT32) que tem na pen.

Algo muito diferente de "Tenho uma unidade de DVD com tomada USB que lê também pen drives para passá-los à TV"

Sem ressentimentos, já que apesar da língua que nos une, interpretar textos em Portugal e no Brasil podem ser feitas de forma diversa.

Um abraço e bons estudos.

Esclarecedor.

Se não fui claro penso que quem tem realmente vontade de partilhar conhecimento ao invés de fazer uma tentativa de piada pergunta ou diz que não percebeu. Se isto fosse feito com som e video saberia que não fez piada mas como é escrito fica dificil. Agora que começo a ver a sua participação no forum vejo que é uma grande mais valia. Em relação ás regras que fez questão de citar devo dizer que "bobo" não é nenhuma ofensa. Claro que devem haver pessoas que se podem sentir ofendidas mas fazerem piada de nós sem adjetivar alguém também o é. Portanto é tudo muito subjectivo.

Sei perfeitamente que (pelo menos o meu) leitor de dvd não lê o formato em ISO. Aqui o objetivo quando falei de 8gb seria para um video em avi. Não fazia ideia que o formato FAT32 não aceita ficheiros de mais de 4gb mesmo com windows. A sua informação foi muito preciosa e realmente depois do que li pus-me a pensar: nos tempos que usava windows isto acontecia e eu nunca pensava que o problema era do windows pensava sempre que a pen estava avariada. E quando aconteceu com o linux pensei que fosse o linux que tivesse problemas. Veja bem o preconceito.E assim como eu devem haver muitas pessoas que devem ter pensado o mesmo. Imagine a quantidade de pessoas que desistiram do linux pela sua ignorância. Pode ser que a sua explicação seja lida por mais iniciantes e desse modo comecem a pensar diferente. Coisas que nunca pensávamos no windows por parecer que nos deixa anestesiados e agora o cérebro começa a interrogar-se.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo
« Resposta #18 Online: 01 de Julho de 2014, 18:04 »
Citar
Imagine a quantidade de pessoas que desistiram do linux pela sua ignorância.

Pela minha, eu até já perdi a conta...  :P ::)


PS: Sim, eu sei que não foi isso que vc quis dizer... é apenas mais uma amostra do quanto dá pra ser interpretado, bem ou mal, pelo que se escreve...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline san-alex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
  • CNC Programmer
    • Ver perfil
Re: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo
« Resposta #19 Online: 01 de Julho de 2014, 18:21 »
Gostaria de acrescentar só 1 comentário: normalmente os leitores DVD aceitam pen formatado em NTFS. Por isso vale a pena experimentar, também não perde nada.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu dá erros ao copiar grandes quantidades para pen drive e disco externo
« Resposta #20 Online: 01 de Julho de 2014, 19:54 »
Citar
Agora que começo a ver a sua participação no fórum vejo que é uma grande mais valia.

Ola,

Veja como o que nos une, também nos separa.

Este termo aqui no Brasil, poderia ser ofensivo, creia. "Mais valia" tem um caráter pejorativo deste lado do Atlântico... Fui ao contrário, elogiado por você.

Em portugual : faça-me um favor?
                      Pois sim. ( sim faço o favor)

No Brasil : faça-me um favor?
                      Pois não. ( sim faço o favor)

Neste caso, nós aqui do Brasil estamos completamente errados....Pois em qualquer lado do Atlântico, a negativa (não) é absoluta, ou seja, pois não, não farei um favor....

Afora nossas diferenças linguísticas, nunca ou o mínimo possível formate uma pen, salvo por extrema necessidade.

Sim trocar de Fat para outro formato de ficheiros pode, mas depois mantenha-o.

Pen possui uma quantidade finita de ciclos de leitura/gravação. E como utilizam o esquema MBR (master boot record), ao formatar o mesmo isto se dá nas trilhas zero e um, as mais necessárias ao bom funcionamento destas pens.

Se escolher o NTFS, caso funcione em seu dvd player, procure fazer a formatação em uma maquina com Windows 7 ou 8, já que o NTFS2 presente nestes sistemas é mais tolerante a falhas ( outro erro da língua portuguesa), já que no caso, tolerante a falhas é se auto reparar, e não, aceitar (tolerante) falhas mais facilmente..

[]'s
« Última modificação: 01 de Julho de 2014, 19:56 por Tota »