Enquete

Em qual distribuição GNU/Linux você utiliza este tutorial (caso use mais de uma, informe a principal)?

Arch
0 (0%)
Debian
2 (2.6%)
ElementaryOS
0 (0%)
Fedora
1 (1.3%)
Gentoo
0 (0%)
Mint (inclusive LMDE)
6 (7.7%)
OpenSUSE
0 (0%)
*Ubuntu (Ubuntu, XUbuntu, KUbuntu, LUbuntu...)
64 (82.1%)
Outra
2 (2.6%)
Nenhuma. Vim aqui só por curiosidade.
3 (3.8%)

Votos Totais: 77

enquete encerrada: 01 de Junho de 2016, 19:20

Autor Tópico: [Tutorial] Instalação manual do Ambiente de Execução Java (JRE) no *Ubuntu Linux  (Lida 569724 vezes)

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #315 Online: 04 de Novembro de 2016, 17:26 »
Olá Sampayu,

Obrigado pelas informações!

Como te disse: "sou mais um usuário GNU/Linux", confesso que para meu grau de usuário, sou muito curioso, mas nada mais que isso, já que meu inglês não passa do The book is on the table", mas...

Sim, os apps do TSE são provavelmente o que você disse deles os DEVs de lá os são, também não sei qual seria o certo, há certas circunstâncias de em uma distro ou mesmo de um app (candex, app de prestação de contas, ou o divulga) criar atalhos automaticamente no menu e em outros casos não criar. Assim o usuário tem que fazer isso manualmente informando os caminhos:



Mas desculpe-me por poluir o tópico com assunto não relacionado ao escopo do tópico, forte abraço fraternal.

Paulo Corrêa "Creto"

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #316 Online: 04 de Novembro de 2016, 17:48 »
Olá Sampayu,

Obrigado pelas informações!

Como te disse: "sou mais um usuário GNU/Linux", confesso que para meu grau de usuário, sou muito curioso, mas nada mais que isso, já que meu inglês não passa do The book is on the table", mas...

Sim, os apps do TSE são provavelmente o que você disse deles os DEVs de lá os são, também não sei qual seria o certo, há certas circunstâncias de em uma distro ou mesmo de um app (candex, app de prestação de contas, ou o divulga) criar atalhos automaticamente no menu e em outros casos não criar. Assim o usuário tem que fazer isso manualmente informando os caminhos:



Mas desculpe-me por poluir o tópico com assunto não relacionado ao escopo do tópico, forte abraço fraternal.

Paulo Corrêa "Creto"

T+

De nada, Creto. :D

Olha, fiquei curioso ao ver essa imagem que você disponibilizou, daí acessei http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/resultados-eleicoes-2016 e baixei o arquivo divulga-LINUX.zip para a minha Área de Trabalho, em seguida descompactei esse pacote ZIP para dentro da pasta divulga-LINUX (dentro da minha área de trabalho mesmo) e então consegui executar o programa normalmente, via terminal do shell, executando este comando (após usar cd para entrar na pasta ~/Área\ de\ Trabalho/divulga-LINUX):

Código: [Selecionar]
java -jar divulga.jar
Portanto, se por exemplo você salvar a pasta divulga-LINUX em /home/creto2 (de modo que no fim das contas o executável divulga.jar encontre-se dentro de /home/creto2/divulga-LINUX - como eu vi no arquivo de imagem que você anexou ao seu último post), basta criar um atalho com este comando:

Código: [Selecionar]
java -jar /home/creto2/divulga-LINUX/divulga.jar
...que você vai conseguir executar o programa normalmente, mesmo que no seu sistema apenas o JRE esteja instalado (sem JDK). Observe que aqui no meu notebook eu uso somente o JRE, e que mesmo assim o aplicativo do TSE foi executado normalmente. Enfim: não precisa do JDK mesmo não. :)

Se você instalar o JRE tal qual é ensinado neste tutorial, a JVM (a Java Virtual Machine / Máquina Virtual Java) do seu JRE será o arquivo binário executável java (sem extensão) que se encontrará dentro de /opt/java/jre/bin/, ou seja, o arquivo /opt/java/jre/bin/java é o programa que a gente chama de "Máquina Virtual Java" ou simplesmente "JVM".

O arquivo divulga.jar é um arquivo contendo bytecodes. E o que são bytecodes? Quando você escreve um programa em linguagem Java e o compila (usando o compilador do JDK), o resultado é um arquivo com extensão .JAR, e esse arquivo contém bytecodes, que são códigos que não são texto puro (não são texto legível, como é o código escrito em linguagem Java), mas também não é binário puro: é um código intermediário que somente uma JVM consegue ler.

Em outras palavras: o arquivo /opt/java/jre/bin/java é uma Máquina Virtual Java, ou seja, é um programa capaz de ler bytecodes. Como o arquivo divulga.jar contém bytecodes, ele precisa ser executado por uma JVM. E é justamente isso que o comando acima indicado faz: o comando java -jar diz para a sua JVM que um arquivo .JAR deverá ser executado, e daí o que você põe à direita desse comando é o caminho completo para o arquivo .JAR (arquivo contendo bytecodes) que você deseja que a JVM execute. ;)

Como o aplicativo do TSE é um arquivo .JAR, para executá-lo basta executar a JVM mandando-a executar o arquivo divulga.jar  :D

É isso. Espero que meu texto não tenha ficado muito confuso.  :P ;D
« Última modificação: 04 de Novembro de 2016, 18:01 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #317 Online: 04 de Novembro de 2016, 17:59 »
Sei Sampayu, mas o programa que não funcionoui aqui com o JRE foi o de prestação de contas, >> esse aqui que diz:
Citar
Aplicativos

    Máquina virtual Java 8 (disponível em http://java.sun.com – procurar por JAVA SE Runtime Enviroment);
    Leitor PDF: Okular ou Adobe Reader 8.1. ou versão superior

Mas ao instalar deu erro e tive que mudar do JRE para o JDK, mas sim, não sei se o meu estava no momento mal configurado, mas época estava sem tempo de ver isso e meti logo o JDK hehehe

Mais uma vez obrigado Sampayu!

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #318 Online: 04 de Novembro de 2016, 18:07 »
Sei Sampayu, mas o programa que não funcionoui aqui com o JRE foi o de prestação de contas, >> esse aqui que diz:
Citar
Aplicativos

    Máquina virtual Java 8 (disponível em http://java.sun.com – procurar por JAVA SE Runtime Enviroment);
    Leitor PDF: Okular ou Adobe Reader 8.1. ou versão superior

Mas ao instalar deu erro e tive que mudar do JRE para o JDK, mas sim, não sei se o meu estava no momento mal configurado, mas época estava sem tempo de ver isso e meti logo o JDK hehehe

Mais uma vez obrigado Sampayu!

T+

De nada.  ;D

Se p.ex. a JVM do seu JDK estiver em /usr/java/jdk/jre/bin/java (isso é apenas um exemplo, o caminho correto pode ser outro bem diferente), este comando funcionará:

Código: [Selecionar]
/usr/java/jdk/jre/bin/java -jar /home/creto2/divulga-LINUX/divulga.jar
Se você p.ex. desinstalar o JDK e instalar só o JRE, instalando-o em /opt como eu explico no tutorial, e então puser a pasta divulga-LINUX no caminho /home/creto2/divulga-LINUX, este comando funcionará:

Código: [Selecionar]
/opt/java/jre/bin/java -jar /home/creto2/divulga-LINUX/divulga.jar
Nos dois comandos acima, a única coisa que fiz foi colocar o caminho completo para o arquivo binário executável da JVM. Enfim: se você souber onde se encontra o arquivo java (que é o arquivo binário executável da sua JVM), você pode criar um comando que faça sua JVM executar o arquivo divulga.jar, como relatei nos exemplos acima.

É isso. Boa sorte.

PS: como você não desenvolve nada em Java, eu aconselho desinstalar o JDK e instalar o JRE, porque o JDK instala um monte de bibliotecas e outros arquivos que o seu computador nunca vai usar. Deixar o JDK instalado não fará mal algum, mas você também não irá tirar proveito nenhum desses arquivos excedentes (que fazem parte do JDK mas não do JRE). Enfim, fica a sugestão.

Abraço.  :)
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Nova atualização para o JRE 8.
« Resposta #319 Online: 17 de Janeiro de 2017, 23:21 »
A todos os que porventura estejam monitorando este tópico: informo que o Sun Java estável / stable / "oficial" a partir de 17/01/2017 passou a ser o 8u121 (versão 8, atualização 121).

Para atualizar manualmente seu Java que havia sido previamente instalado tal qual este tutorial explica, basta executar este comando de desinstalação:

Código: [Selecionar]
sudo rm -rf /opt/java
...e em seguida executar os passos da seção 1 do tutorial, que já está atualizada. :)
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline felipeabrao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #320 Online: 07 de Fevereiro de 2017, 16:35 »
Olá!

Meus parabéns, seu tutorial é ótimo! Eu o usei em meu computador pessoal e tudo funcionou perfeitamente.

No entanto, tentei fazer o mesmo no meu computador do trabalho mas não deu certo. Eu segui todos os passos do item 1, mas no subitem 1.9., meu navegador Mozilla Firefox não mostra o plugin Sun Java quando eu digito about:plugins na barra de endereços.

Quando eu digito no terminal
Código: [Selecionar]
java -version, como no subitem 1.4.,  aparece

java version "1.8.0_121"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.8.0_121-b13)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 25.121-b13, mixed mode)


Já tentei soluções do item 3 do tutorial, mas não consegui resolver o problema. Poderia me ajudar com isso?

Muito obrigado,

Felipe

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #321 Online: 09 de Fevereiro de 2017, 01:40 »
Olá!

Meus parabéns, seu tutorial é ótimo! Eu o usei em meu computador pessoal e tudo funcionou perfeitamente.

No entanto, tentei fazer o mesmo no meu computador do trabalho mas não deu certo. Eu segui todos os passos do item 1, mas no subitem 1.9., meu navegador Mozilla Firefox não mostra o plugin Sun Java quando eu digito about:plugins na barra de endereços.

Quando eu digito no terminal
Código: [Selecionar]
java -version, como no subitem 1.4.,  aparece

java version "1.8.0_121"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.8.0_121-b13)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 25.121-b13, mixed mode)


Já tentei soluções do item 3 do tutorial, mas não consegui resolver o problema. Poderia me ajudar com isso?

Muito obrigado,

Felipe

Caso o computador do seu trabalho esteja com o Ubuntu de 32 bits, crie este atalho genérico:

Código: [Selecionar]
sudo ln -sf /opt/java/jre/lib/i386/libnpjp2.so /usr/lib/mozilla/plugins/sunjava
Caso o computador do seu trabalho esteja com o Ubuntu de 64 bits, crie este atalho genérico:

Código: [Selecionar]
sudo ln -sf /opt/java/jre/lib/amd64/libnpjp2.so /usr/lib/mozilla/plugins/sunjava
...daí limpe o cache do navegador (a combinação de teclas Ctrl Shift Del é um atalho para isso) e feche o Firefox.

Em seguida, inicie novamente o Firefox, acesse about:addons, então clique em Plugins, e então em Java(TM) Plug-in 11.121.2 certifique-se de que na caixa à direita a opção selecionada é Sempre ativar. Feito isso, acesse https://www.java.com/en/download/installed8.jsp para verificar se o plugin Sun Java foi reconhecido.

Se esse procedimento não deu certo, peço que por gentileza poste aqui o resultado destes comandos:

Código: [Selecionar]
uname -a
Código: [Selecionar]
lsb_release -a
Código: [Selecionar]
sudo updatedb ; locate -i "firefox/firefox"
Código: [Selecionar]
ls -las /usr/lib/mozilla/plugins
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline felipeabrao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #322 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 08:16 »
Funcionou!

Muito obrigado, Sampayu. Na verdade, no meu computador não há a pasta "mozilla" em "/usr/lib/mozilla", mas sim como está descrito no item 1.7. deste tutorial ("/usr/lib/firefox-addons/..."). Eu simplesmente executei o comando desse item, e funcionou! Provavelmente eu tenha feito alguma coisa errada nesse passo, quando eu tentei seguir esse tutorial alguns dias atás.

Muito obrigado mais uma vez, e parabéns pela didática!

Um abraço!

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #323 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 12:01 »
Funcionou!

Muito obrigado, Sampayu. Na verdade, no meu computador não há a pasta "mozilla" em "/usr/lib/mozilla", mas sim como está descrito no item 1.7. deste tutorial ("/usr/lib/firefox-addons/..."). Eu simplesmente executei o comando desse item, e funcionou! Provavelmente eu tenha feito alguma coisa errada nesse passo, quando eu tentei seguir esse tutorial alguns dias atás.

Muito obrigado mais uma vez, e parabéns pela didática!

Um abraço!

De nada, Felipe, que bom que deu certo.  :)
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Saitodepaula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #324 Online: 12 de MAR?O de 2017, 22:12 »
Sampayu,

Não consigo mais acessar o BB e acho que é por causa da última atualização.

Será que tem algo a ver com isso:

https://support.mozilla.org/t5/Problems-with-add-ons-plugins-or/Why-do-Java-Silverlight-Adobe-Acrobat-and-other-plugins-no/ta-p/31069

Obrigado.

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #325 Online: 13 de MAR?O de 2017, 00:45 »
Sampayu,

Não consigo mais acessar o BB e acho que é por causa da última atualização.

Será que tem algo a ver com isso:

https://support.mozilla.org/t5/Problems-with-add-ons-plugins-or/Why-do-Java-Silverlight-Adobe-Acrobat-and-other-plugins-no/ta-p/31069

Obrigado.

Oi.

Pois é... Sabíamos que esse dia chegaria, e realmente chegou: a partir da versão 52, o Firefox não dá mais suporte ao plugin NPAPI do JRE ("Java" / Ambiente de Execução Java). Em outras palavras: se o seu Firefox for versão 52 ou posterior, o plugin Java não funcionará.  :(

Eu já testei/tentei com outros navegadores, como por exemplo Web (Epiphany), SeaMonkey, Konqueror, Opera... Nenhum suporta o plugin NPAPI Java. Acabou-se. Fim. :'(

Um adendo importante para quem, como eu, é cliente do Banco do Brasil: por enquanto, o website de internet banking do Banco do Brasil está funcionando com dois módulos de segurança. Um deles é o applet Java (método convencional, via plugin NPAPI do JRE), o outro é via módulo de segurança WARSAW, que utiliza websocket e portanto não precisa que você tenha o Java (nem o plugin Java) instalado. Como pelo visto agora todos os navegadores deixaram de funcionar com o plugin Java, na prática o cliente que tenha Java instalado não consegue mais acessar o internet banking do Banco do Brasil usando o módulo de segurança "antigo" (applet Java), e daí só lhe resta instalar e usar o novo módulo de segurança, denominado Warsaw, que é basicamente um programa que roda no computador como um daemon (serviço) do sistema operacional e que utiliza certificados SSL para estabelecer, com um servidor remoto (no caso, o servidor do Banco do Brasil) uma conexão TCP confiável. Essa conexão via protocolo TCP é estabelecida por intermédio de um segundo protocolo de comunicações, denominado websocket (WS), que é o que possibilita a comunicação TCP direta e full-duplex (bidirecional) entre o computador do cliente e o do banco.

Para mais informações, acesse https://seg.bb.com.br

Eu estava (ainda estou) planejando fazer um "comunicado oficial" e modificar este tutorial. No entanto, antes disso eu preciso primeiro fazer o Warsaw funcionar, o que até o momento eu não estou conseguindo. :( Ou melhor: até consegui, porque o daemon de serviço do Warsaw está atualmente funcionando, aqui no meu XUbuntu Linux de 64 bits. O daemon (processo) do Warsaw é o arquivo binário executável denominado core, cujo caminho completo é /usr/local/bin/warsaw/core. No entanto, embora o daemon esteja em execução, o website do Banco do Brasil continua me informando que o módulo de segurança Warsaw não está instalado, e quando eu executo o programa HDA_BB (um aplicativo que o Banco do Brasil oferece para o cliente instalar o Warsaw mais facilmente e executar um diagnóstico que informa se o módulo está instalado e funcionando, ou não), o HDA_BB me informa que o módulo está instalado e em execução, que todas as dependências do aplicativo estão instaladas etc., MAS que o soquete (websocket) não está instalado (ou está instalado, mas não está funcionando). Para ser mais exato, o que o programa de diagnóstico HDA_BB me mostra é a seguinte mensagem:

Não foi possível conectar ao Websocket. Reinstale o componente!

Como o websocket é essencial para que a conexão seja estabelecida entre o computador do cliente e o do banco, na prática eu estou sem acesso ao internet banking:(

Eu já estou há uns 3 dias tentando resolver esse problema, mas não estou conseguindo. Já contactei a assistência técnica do Banco do Brasil, ficaram de me dar um retorno na sexta-feira (10/03/2017), mas não me deram. Eu já vasculhei todos os arquivos de instalação do Warsaw e do HDA_BB, mas até agora não consegui encontrar o que pode ser o responsável pelo não funcionamento do websocket...

O Warsaw é considerado "uma enorme brecha de segurança" e eu francamente sinto receio de instalar essa "coisa" no meu Linux. Mas ficar sem acesso ao internet banking também não dá. Então, por ora o meu paliativo está sendo este:
1) Estou usando o aplicativo do Banco do Brasil que está instalado no meu smartphone Android.
2) Instalei o Virtual Box no meu Linux, criei uma máquina virtual e instalei o Android 4.4 nela, daí instalei o aplicativo do Banco do Brasil para Android nesse Android 4.4 virtualizado, e assim estou conseguindo acessar o Banco do Brasil diretamente do meu computador (Linux), por intermédio do Android 4.4 virtualizado.

Essa não é a solução ideal, principalmente porque a interface web (navegador) disponível para computadores é mais completa e mais fácil de usar / manipular que a do aplicativo do Banco do Brasil para Android. Mas é o que dá para fazer, por enquanto... :( Pelo menos uso o aplicativo Android (que estabelece conexão segura diretamente com o banco), ao invés de usar esse Warsaw aí... :P

Se/Quando eu conseguir sanar esse problema com o pessoal técnico do Banco do Brasil, publico a solução aqui, ou crio uma nova dica no fórum, ou algo do gênero.

PS: conforme comentei há alguns meses, aqui neste tópico mesmo, penso que o Banco do Brasil deveria adotar uma solução mais inteligente, como p.ex. verificação em duas etapas. Esse método consiste basicamente no seguinte: sempre que você for acessar o website do banco, você informará agência, conta corrente e senha como sempre, porém seu acesso ainda não será garantido, pois após isso a página do banco lhe pedirá para informar o código temporário que está em vigor no momento, para esse seu login (após alguns segundos, ou após você efetuar o login, esse código perde a validade, portanto mesmo uma pessoa que saiba sua senha não conseguirá acessar sua conta ou realizar transações financeiras nela). Esse código pode chegar a você via SMS no seu smartphone, ou ser entregue no seu e-mail, ou ser automaticamente gerado no seu smartphone (em um aplicativo como por exemplo o Google Authenticator)... Enfim: é uma forma simples, fácil, inteligente e menos invasiva que a instalação de um programa obscuro e problemático, como é o caso desse tal de "Warsaw".
« Última modificação: 15 de MAR?O de 2017, 12:14 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #326 Online: 13 de MAR?O de 2017, 18:30 »

PS: conforme comentei há alguns meses, aqui neste tópico mesmo, penso que o Banco do Brasil deveria adotar uma solução mais inteligente, como p.ex. verificação em duas etapas. Esse método consiste basicamente no seguinte: sempre que você for acessar o website do banco, você informará agência, conta corrente e senha como sempre, porém seu acesso ainda não será garantido, pois após isso a página do banco lhe pedirá para informar o código temporário que está em vigor no momento, para esse seu login (após alguns segundos, ou após você efetuar o login, esse código perde a validade, portanto mesmo uma pessoa que saiba sua senha não conseguirá acessar sua conta ou realizar transações financeiras nela). Esse código pode chegar a você via SMS no seu smartphone, ou ser entregue no seu e-mail, ou ser automaticamente gerado no seu smartphone (em um aplicativo como por exemplo o Google Authenticator)... Enfim: é uma forma simples, fácil, inteligente e menos invasiva que a instalação de um programa obscuro e problemático, como é o caso desse tal de "Warsaw".


É fácil resolver esse problema. Simplesmente entre na sua conta pelo BB e vá no setor de reclamações e exponha esse problema que tu está tendo e aguarde a solução.

Caso demore, reporte novamente, solicitando a solução do problema, conforme o protocolo da primeira reclamação. Simples.   

Não somente com esse Banco, como qualquer outro Banco que tenha tal problema. Isso é simples de se fazer.    ;)
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2017, 18:32 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline humbertolemos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #327 Online: 15 de MAR?O de 2017, 08:02 »
O Firefox ESR pode ser uma solução temporária?

https://support.mozilla.org/t5/Problems-with-add-ons-plugins-or/Why-do-Java-Silverlight-Adobe-Acrobat-and-other-plugins-no/ta-p/31069

Citar
In case you’re not yet ready for this transition to happen, the ESR (Extended Support Release) of Firefox 52 will continue to support these plugins until early 2018.

Click here to download Firefox ESR.
Important: The Windows 64-bit version of Firefox 52 ESR only supports the Adobe Flash and Microsoft Silverlight plugins.  If you also need support for Java or other plugins,  choose the Windows (32-bit) download.

Offline mpinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • Manoel Pinho
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #328 Online: 16 de MAR?O de 2017, 16:45 »
Pessoal,

O Banco do Brasil agora está usando a solução da Diebold (warsaw), como outros bancos já fazem, para segurança bancária.

Como o processo de instalação no linux indicado no site do Banco do Brasil não está funcionando em vários casos, resolvi criar um tópico sobre isso em

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,121558.msg667951.html

Espero ter ajudado e se souberem mais informações, por favor postem naquele tópico.

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #329 Online: 20 de MAR?O de 2017, 02:17 »
O Firefox ESR pode ser uma solução temporária?

https://support.mozilla.org/t5/Problems-with-add-ons-plugins-or/Why-do-Java-Silverlight-Adobe-Acrobat-and-other-plugins-no/ta-p/31069

Citar
In case you’re not yet ready for this transition to happen, the ESR (Extended Support Release) of Firefox 52 will continue to support these plugins until early 2018.

Click here to download Firefox ESR.
Important: The Windows 64-bit version of Firefox 52 ESR only supports the Adobe Flash and Microsoft Silverlight plugins.  If you also need support for Java or other plugins,  choose the Windows (32-bit) download.

O Firefox ESR de 64 bits não suporta o plugin NPAPI do JRE, como você mesmo citou. Por isto, seria necessário instalar o Firefox ESR de 32 bits. No entanto, para que o Firefox ESR de 32 bits funcione em um sistema Linux de 64 bits é necessário instalar umas bibliotecas de 32 bits no seu sistema Linux de 64 bits. Além disso, para que o JRE funcione nesse Firefox de 32 bits é necessário que você instale o JRE de 32 bits, também (o JRE de 64 bits não funcionará num navegador de 32 bits). Nunca testei se o JRE de 32 bits "roda" num sistema operacional de 64 bits, mas, presumindo que rode, veja você que é meio inconveniente: requer instalar não apenas o Firefox ESR de 32 bits (que a propósito é menos seguro que o Firefox ESR de 64 bits), mas também instalar bibliotecas extras de 32 bits e instalar também o JRE de 32 bits.

Além disso, se o JRE de 32 bits não funcionar no seu sistema Linux de 64 bits será então necessário instalar um sistema Linux de 32 bits, só para poder instalar o JRE de 32 bits e o Firefox ESR de 32 bits (neste caso, a instalação de bibliotecas extras não será necessária, já que tais bibliotecas existirão nativamente no sistema operacional de 32 bits).  :(

Em síntese: é tanto trabalho (e redução do nível de segurança - porque navegadores de 64 bits são mais seguros que os de 32 bits) que acaba sendo mais seguro instalar o Android numa máquina virtual e então instalar o aplicativo do Banco do Brasil nesse Android virtualizado, como eu fiz.  :P
Yuri Sucupira ("Sampayu")