Enquete

Em qual distribuição GNU/Linux você utiliza este tutorial (caso use mais de uma, informe a principal)?

Arch
0 (0%)
Debian
2 (2.6%)
ElementaryOS
0 (0%)
Fedora
1 (1.3%)
Gentoo
0 (0%)
Mint (inclusive LMDE)
6 (7.7%)
OpenSUSE
0 (0%)
*Ubuntu (Ubuntu, XUbuntu, KUbuntu, LUbuntu...)
64 (82.1%)
Outra
2 (2.6%)
Nenhuma. Vim aqui só por curiosidade.
3 (3.8%)

Votos Totais: 77

enquete encerrada: 01 de Junho de 2016, 19:20

Autor Tópico: [Tutorial] Instalação manual do Ambiente de Execução Java (JRE) no *Ubuntu Linux  (Lida 572309 vezes)

Offline Tranqueira62

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Nova atualização do Sun Java.
« Resposta #300 Online: 09 de Agosto de 2016, 17:01 »
A todos os que porventura estejam monitorando este tópico: informo que o Sun Java estável / stable / "oficial" a partir de 19/07/2016 passou a ser o 8u101 (versão 8, atualização 101).

A seção 1 do tutorial já está atualizada.

Estou chegando agora no kubunto por causa  do token do banco do brasil a ser implantado numa empesa.

Seguir seu tutorial e o java foi instalado corretamente,quanto ao token seguir esse http://naopercaseutempocomoqueeujaperdi.blogspot.com.br/2015/02/bbtoken-com-ubuntu-1410.html
Inclusive pedir ajuda aqui http://www.hardware.com.br/comunidade/erro-token/1419502/
O token so abre com o comando sudo,no navegador ele fica procurando e não dar nenhum erro mais não abre o certificado.

Não tenho muito tempo,pois se não conseguir implantar o Linux vai ser do tio san.

Desde já agradeço.



 

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Nova atualização do Sun Java.
« Resposta #301 Online: 09 de Agosto de 2016, 18:28 »
A todos os que porventura estejam monitorando este tópico: informo que o Sun Java estável / stable / "oficial" a partir de 19/07/2016 passou a ser o 8u101 (versão 8, atualização 101).

A seção 1 do tutorial já está atualizada.

Estou chegando agora no kubunto por causa  do token do banco do brasil a ser implantado numa empesa.

Seguir seu tutorial e o java foi instalado corretamente,quanto ao token seguir esse http://naopercaseutempocomoqueeujaperdi.blogspot.com.br/2015/02/bbtoken-com-ubuntu-1410.html
Inclusive pedir ajuda aqui http://www.hardware.com.br/comunidade/erro-token/1419502/
O token so abre com o comando sudo,no navegador ele fica procurando e não dar nenhum erro mais não abre o certificado.

Não tenho muito tempo,pois se não conseguir implantar o Linux vai ser do tio san.

Desde já agradeço.

A solução de token do BB é bastante ruim e por isto eu não a utilizo e também não a recomendo a ninguém, razão inclusive por que não sei praticamente nada a respeito do assunto. O mais inteligente, na minha opinião, é ativar o BB Code, pois assim você efetua login usando somente sua agência, nº da conta e senha, porém toda e qualquer movimentação financeira na sua conta irá exigir que você use seu smartphone (ou algum outro dispositivo móvel seu, previamente cadastrado) para ler um código QR. O aplicativo então lhe informará o código de autorização da transação e você o digitará na tela do navegador, para autorizar a movimentação.

Em outras palavras: você instala o aplicativo do banco no seu smartphone e daí seu smartphone passa a funcionar como um token. 8)

Como cada movimentação / transação financeira possui um código único, não há o risco de fraude, pois mesmo que alguém descubra sua agência, conta corrente e senha de Internet, e ainda descubra o código que você usou para autorizar p.ex. uma transferência, aquele código não será mais válido, já que ele foi gerado exclusivamente para (e apenas para) aquela transferência, portanto o fraudador não conseguirá usar seu código para autorizar qualquer outra movimentação financeira em sua conta.

Caso o uso (trabalhoso, pouco prático e nada inteligente) do token seja uma exigência da sua empresa ou algo assim, você pode ler a respeito dele neste link:

http://www.bbseguranca.com.br/uploads/pdfs/532481a894ca0.pdf

Algumas mensagens, neste tópico, que já discutiram possíveis maneiras de fazer token funcionar no *Ubuntu:


Ter token é bacana quando você necessita de uma segurança mais "forte" porém não dispõe de nenhuma outra opção exceto token. Aí é bacana. Mas, quando há outras opções, como é o caso do BB Code, que é algo muito similar ao que se denomina verificação em duas etapas (em inglês: 2-step verification), é muito melhor BB Code, ao invés de token.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2017, 11:09 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Tranqueira62

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #302 Online: 12 de Agosto de 2016, 16:57 »
Sampayu:

Estou mais perto de ajuste do token no Kubunto do que no Mageia.

Será que pode me ajudar a resolver.

token funcionando no kubunto  só com o comando sudo com essa dica.

https://talesam.org/2015/01/22/instalando-token-do-banco-do-brasil-em-kernel-3-15-ou-superior/

sudo sed -i 's|interruptible_sleep_on_timeout.*|msleep_interruptible (RETRY_TIMEOUT);|g' /usr/src/wdtoken-1.0.0/wdtoken.c
sudo /usr/src/wdtoken-1.0.0/dkmsinstaller uninstall
sudo /usr/src/wdtoken-1.0.0/dkmsinstaller install
sudo /etc/init.d/wd_udk restart
sudo /usr/lib/watchdata/wdkserver/WdkmgrServer
 Preciso que inicia com o boot sem usar comando sudo em terminal.

Tem como fazer um script que faz esse serviço, se sim  onde colocar.
 

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #303 Online: 18 de Agosto de 2016, 18:10 »
(...)
sudo sed -i 's|interruptible_sleep_on_timeout.*|msleep_interruptible (RETRY_TIMEOUT);|g' /usr/src/wdtoken-1.0.0/wdtoken.c
sudo /usr/src/wdtoken-1.0.0/dkmsinstaller uninstall
sudo /usr/src/wdtoken-1.0.0/dkmsinstaller install
sudo /etc/init.d/wd_udk restart
sudo /usr/lib/watchdata/wdkserver/WdkmgrServer
 Preciso que inicia com o boot sem usar comando sudo em terminal.

Tem como fazer um script que faz esse serviço, se sim  onde colocar.

Se você já executou os comandos acima, não é preciso executá-los novamente, pois:

1) O comando sudo sed -i 's|interruptible_sleep_on_timeout.*|msleep_interruptible (RETRY_TIMEOUT);|g' /usr/src/wdtoken-1.0.0/wdtoken.c corrige o código-fonte do arquivo wdtoken.c, o que só é necessário fazer uma vez: depois disso o arquivo permanece modificado.

2) O comando sudo /usr/src/wdtoken-1.0.0/dkmsinstaller uninstall desinstala o programa Watch Data Token Tool (doravante vou chamar esse programa de WDTT), já que o WDTT fôra compilado com o código-fonte antigo (errado). Se você executou este comando, então o WDTT "antigo" foi desinstalado e não há por que executar este comando novamente.

3) O comando sudo /usr/src/wdtoken-1.0.0/dkmsinstaller install instala novamente o WDTT, porém desta vez a instalação irá compilar o programa usando aquele arquivo wdtoken.c cujo código você corrigiu quando executou o comando do item 1. Enfim: a função deste comando é reinstalar o WDTT com o código correto. Se você já executou este comando, o "novo" WDTT já está instalado e não há por que executar este comando novamente.

4) Uma vez que o "novo" WDTT tenha sido instalado, é necessário executar o serviço dele. Isso é feito executando-se o comando sudo /etc/init.d/wd_udk restart. Se você já executou este comando, então o serviço já está em execução, e assim continuará enquanto você não reiniciar o computador.

5) Eu não instalei o WDTT, mas, analisando os comandos acima, o serviço wd_udk pelo visto é quem inicializa um servidor denominado WdkmgrServer, que é o programa que permite gerenciar as conexões entre o computador e o token. Então, ao executar o comando sudo /usr/lib/watchdata/wdkserver/WdkmgrServer você está manualmente executando esse servidor. Não vejo muita utilidade nesse comando, já que um wd_udk bem configurado já executará esse servidor, mas enfim, se você já executou esse comando então não há porque executá-lo novamente.

6) ...mas, para que não seja necessário executar os comandos dos itens 4 e 5 a cada novo boot, é necessário configurar o systemd para inicializar automaticamente o serviço wd_udk e o servidor WdkmgrServer. Vou modificar um pouco o que o colega postou lá no link que você indicou. Ao invés de fazer o que ele fez, faça o seguinte:
6.1) Instale o GNOME Edit, caso ainda não o tenha instalado:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install gedit -y6.2) Exclua o arquivo bbtoken.service preexistente:
Código: [Selecionar]
sudo rm -f /etc/systemd/system/bbtoken.service6.3) Use o GNOME Edit para criar o arquivo de serviço do bbtoken para o systemd:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/systemd/system/bbtoken.service6.4) Copie o texto abaixo e cole-o dentro do GNOME Edit:
Código: [Selecionar]
[Unit]
Description=bbtoken
 
[Service]
Type=forking
ExecStartPre=/etc/init.d/wd_udk start
ExecStart=/usr/lib/watchdata/tools/WdkmgrServer
Restart=always
RestartSec=10s
 
[Install]
WantedBy=multi-user.target
6.5) Clique em "Salvar" e em seguida feche o GNOME Edit.
6.6) Peça ao systemd para ativar o serviço bbtoken (que por sua vez executará o wd_udk e também o WdkmgrServer, a cada boot):
Código: [Selecionar]
sudo systemctl enable bbtoken6.7) Peça ao systemd para inicializar o serviço bbtoken:
Código: [Selecionar]
sudo systemctl start bbtoken
Faça uns testes. Funcionou? Se sim, reinicie o computador e repita os testes, para ver se novamente funcionam. Se funcionarem, é porque o serviço está sendo corretamente inicializado durante o boot.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline lbrunet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #304 Online: 05 de Setembro de 2016, 22:12 »
Olá. Obrigado. Funcionou direitinho!
Estou com a nova versão LTS - 16.04.
Navegador Mozilla.
Após seguir o tutorial, acessei o BB sem problemas.
Fiz todos os comandos e conferências pelo terminal conforme o tutorial.
Claro que continuam as inevitáveis solicitações de permissão para ativar o Java e depois as perguntas sobre querer ou não executar o programa, etc. Como acontecia nas versões anteriores.
Obrigado, muito útil!

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #305 Online: 06 de Setembro de 2016, 00:16 »
Olá. Obrigado. Funcionou direitinho!
Estou com a nova versão LTS - 16.04.
Navegador Mozilla.
Após seguir o tutorial, acessei o BB sem problemas.
Fiz todos os comandos e conferências pelo terminal conforme o tutorial.
Claro que continuam as inevitáveis solicitações de permissão para ativar o Java e depois as perguntas sobre querer ou não executar o programa, etc. Como acontecia nas versões anteriores.
Obrigado, muito útil!

De nada. :)

Quanto às solicitações de permissão para ativar o Java, elas podem ser "atenuadas" caso você:

1) Acesse o endereço about:addons no Firefox, daí selecione a aba Plugins, vá até a linha do plugin Java e selecione a opção Sempre ativar.

2) Execute /opt/java/jre/bin/jcontrol no terminal do shell (isso abrirá o Painel de Controle), daí clique na aba Avançado, siga até a opção Verificação de segurança de código misto (sandboxed vs. confiável) e marque a opção Ativar - ocultar advertências e executar com proteções.

3) Ainda no painel de controle, siga para a aba Segurança, certifique-se de que a caixa Ativar conteúdo Java no browser esteja ativada, daí clique em Editar Lista de Sites... e adicione o endereço https://www2.bancobrasil.com.br

Confirme clicando em OK até sair do Painel de Controle. Após isso, feche o navegador Firefox e retorne para ele. Você passará a receber menos mensagens de confirmação. Quando surgir janela perguntando se deseja executar o Java (no website do banco, por exemplo, ou em algum outro website em que você confie), marque a caixa "Sempre confiar no conteúdo deste site" e daí clique em OK. Isso evitará que o navegador fique lhe perguntando a mesma coisa sempre que você acessar o mesmo website.

Os itens 3.2 e 3.4 do tutorial explicam essas coisas. Se quiser criar um ícone de atalho para o Painel de Controle Java, leia este post.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2017, 11:09 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 811
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #306 Online: 06 de Setembro de 2016, 17:50 »
Olá pessoal,

Quero primeiro parabenizar o autor do tópico, pois o mesmo de fato faz o que se propõe, ser didático.

Só que, eu por ser um eterno preguiçoso e, após precisar do Java Sun Oracle, foi que resolvi escrever no meu bloco de notas sobre tal procedimento, já que além de "gandaieiro" sou extremamente esquecido, então escrevi, porém pergunto ao autor ou a quem mais possa me explicar alguns detalhes:

O autor (Sampayu) diz:
Nota: a partir da versão 21.0 do navegador Mozilla Firefox, o plugin só irá funcionar se o atalho para ele estiver dentro de /usr/lib/firefox-addons/plugins, ao invés de em /usr/lib/firefox/plugins. Se você já atualizou seu Firefox mas antes estava criando o atalho dentro da pasta antiga, a pasta ainda existe mas já não serve para nada. Neste caso, execute este comando para excluí-la com tudo o que estiver dentro dela:

Mas o Creto disse lá no bloco de notas:
Citar
Ativando o plugin no Firefox (não posso dizer como fazer no momento no Google Chrome, pois não o uso), se você for usuário NetBeans irá precisar disso

Navegue até a pasta /usr/lib/mozilla/plugins e criar o link simbólico

    sudo ln -s /usr/lib/jvm/jdk1.8.0_101/jre/lib/amd64/libnpjp2.so "/usr/lib/mozilla/plugins/"

Eu fiz errado? Bem fiquei nessa duvida depois de hoje pela primeira vez ler este tópico por inteiro, para isso mostro ainda...


Ai fiquei realmente em duvida pois sei das dicas do autor e sei que são extremamente confiáveis, então fiquei martelando aqui, fiz de uma forma mais simples e está certo também, ou da forma que fiz (e não tenho como verificar, pois não tenho conta em nenhum desses bancos) não iria acessar por exemplo a CEF?

Agradeço as explanações sobre o assunto antecipadamente e ,e desculpo por interferir no tópico.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #307 Online: 06 de Setembro de 2016, 18:10 »
Olá pessoal,

Quero primeiro parabenizar o autor do tópico, pois o mesmo de fato faz o que se propõe, ser didático.

Só que, eu por ser um eterno preguiçoso e, após precisar do Java Sun Oracle, foi que resolvi escrever no meu bloco de notas sobre tal procedimento, já que além de "gandaieiro" sou extremamente esquecido, então escrevi, porém pergunto ao autor ou a quem mais possa me explicar alguns detalhes:

O autor (Sampayu) diz:
Nota: a partir da versão 21.0 do navegador Mozilla Firefox, o plugin só irá funcionar se o atalho para ele estiver dentro de /usr/lib/firefox-addons/plugins, ao invés de em /usr/lib/firefox/plugins. Se você já atualizou seu Firefox mas antes estava criando o atalho dentro da pasta antiga, a pasta ainda existe mas já não serve para nada. Neste caso, execute este comando para excluí-la com tudo o que estiver dentro dela:

Mas o Creto disse lá no bloco de notas:
Citar
Ativando o plugin no Firefox (não posso dizer como fazer no momento no Google Chrome, pois não o uso), se você for usuário NetBeans irá precisar disso

Navegue até a pasta /usr/lib/mozilla/plugins e criar o link simbólico

    sudo ln -s /usr/lib/jvm/jdk1.8.0_101/jre/lib/amd64/libnpjp2.so "/usr/lib/mozilla/plugins/"

Eu fiz errado? Bem fiquei nessa duvida depois de hoje pela primeira vez ler este tópico por inteiro, para isso mostro ainda...


Ai fiquei realmente em duvida pois sei das dicas do autor e sei que são extremamente confiáveis, então fiquei martelando aqui, fiz de uma forma mais simples e está certo também, ou da forma que fiz (e não tenho como verificar, pois não tenho conta em nenhum desses bancos) não iria acessar por exemplo a CEF?

Agradeço as explanações sobre o assunto antecipadamente e ,e desculpo por interferir no tópico.

T+

Oi, creto.  :) É assim: o caminho /usr/lib/firefox-addons/plugins é para configuração específica do navegador Mozilla Firefox. Se você cria o atalho nessa pasta, somente o navegador Firefox irá reconhecer o plugin.

Já o caminho /usr/lib/mozilla/plugins é uma pasta "genérica" que o Ubuntu utiliza. Se você cria o atalho dentro dessa pasta, teoricamente todos os navegadores de arquitetura Mozilla (tais como Iceweasel, Firefox, Seamonkey, Opera etc.) enxergarão o plugin. Isso no passado já foi verdade, hoje em dia deixou de ser: eu uso Seamonkey e ele há algum tempo deixou de reconhecer os atalhos adicionados a essa pasta. O Opera também, pois o motor dele deixou de ser o Gecko (usado nos navegadores de arquitetura Mozilla) e passou a ser o motor Webkit. Então criar o atalho dentro da pasta genérica irá depender de o atalho específico ter funcionado ou não. Exemplo: se você instala um navegador pouco conhecido, que é de arquitetura Mozilla, e ele não possui uma pasta de plugins (ou possui a pasta, você cria o atalho dentro dessa pasta, mas o navegador continua não reconhecendo o plugin), o próximo passo é criar o atalho na pasta genérica, para ver se assim o navegador reconhece o plugin.

Se você usa apenas o Firefox, é suficiente criar o atalho lá em /usr/lib/firefox-addons/plugins. Caso use outros navegadores de arquitetura Mozilla e queira aumentar as chances de eles detectarem o plugin, pode criar o atalho também dentro de /usr/lib/mozilla/plugins. É isso. ;)
« Última modificação: 06 de Setembro de 2016, 18:15 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 811
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #308 Online: 06 de Setembro de 2016, 18:21 »
Obrigado Sampayu e, mais uma vez peço desculpas por interferir com minha duvida besta no tópico!

Grato,
Paulo Creto

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #309 Online: 06 de Setembro de 2016, 18:22 »
Obrigado Sampayu e, mais uma vez peço desculpas por interferir com minha duvida besta no tópico!

Grato,
Paulo Creto

T+

Sem problema. ;) Sua dúvida pode ser também a de outra(s) pessoa(s). É sempre bom esclarecer qualquer dúvida, seja qual for.

Abraço.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline almir ubt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #310 Online: 02 de Outubro de 2016, 22:27 »
Muito bom este tutorial. Segui e funcionou perfeitamente. E u já usava o Rwindows muito pouco; agora vou usar menos ainda.
Eu uso o Ubuntu 16.04 64 Bits e o Mozzila Firefox 49.0... Tudo deu muito certo...  Parabéns pelo tutorial!
« Última modificação: 02 de Outubro de 2016, 22:32 por almir ubt »

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #311 Online: 03 de Outubro de 2016, 15:15 »
Muito bom este tutorial. Segui e funcionou perfeitamente. E u já usava o Rwindows muito pouco; agora vou usar menos ainda.
Eu uso o Ubuntu 16.04 64 Bits e o Mozzila Firefox 49.0... Tudo deu muito certo...  Parabéns pelo tutorial!

Obrigado, Almir.  :) Bacana que o tutorial tenha ajudado a tornar mais confortável a sua experiência com o sistema Linux.   :D
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Nova versão do JRE: 8u111
« Resposta #312 Online: 19 de Outubro de 2016, 01:18 »
A todos os que porventura estejam monitorando este tópico: informo que o Sun Java estável / stable / "oficial" a partir de 18/10/2016 passou a ser o 8u111 (versão 8, atualização 111).

Para atualizar manualmente seu Java que havia sido previamente instalado tal qual este tutorial explica, basta executar este comando de desinstalação:

Código: [Selecionar]
sudo rm -rf /opt/java
...e em seguida executar os passos da seção 1 do tutorial, que já está atualizada para você ver como se instala a nova versão.  :)
« Última modificação: 19 de Outubro de 2016, 01:23 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 811
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Tutorial - Seção 1: Instalando o Sun Java
« Resposta #313 Online: 04 de Novembro de 2016, 09:21 »
Olá Yuri,

Venho aqui hoje apenas a título de informação e duvida:

1.1. FAÇA DOWNLOAD DO SUN JAVA.
Acesse www.java.com e faça download do instalador Java para o seu GNU/Linux. Não pegue o RPM! Faça download do seguinte tarball:

Para GNU/Linux de 32 bits:
jre-8u111-linux-i586.tar.gz

Para GNU/Linux de 64 bits:
jre-8u111-linux-x64.tar.gz

Notas:
1.1.1. jre é uma abreviatura para Java Runtime Environment (Ambiente de Execução Java). Dentro de um JRE há uma JVM (Java Virtual Machine / Máquina Virtual Java). Nos JRE da Sun/Oracle a JVM possui o arquivo executável java (sem extensão) que é responsável por executar os códigos Java. Um arquivo executável javaw (sem extensão) também pode estar presente, para executar a mesma função do arquivo java, só que dentro de uma janela (aquele w é de "window", que significa "janela"). Esses arquivos ficam dentro da pasta bin (de "binários executáveis") onde o JRE está instalado. Na instalação ensinada por este tutorial os arquivos java e javaw ficarão dentro de /opt/java/jre/bin
(...)
Já que nunca sei a real diferença de JRE e JDK da Oracle, como também o JRE não atendeu ao que eu precisava que era aplicativos do TSE, uso sempre o JDK e tenho acesso ao IB do Banco do Brasil com ele, bem, alguém poderia dar uma luz ao leigo Creto aqui sobre essa diferença e se os dois tem alguma funcionalidade especifica?

Página do Java JDK
Meu humilde tutorial de instalação do JDK

Grato

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Tutorial - Seção 1: Instalando o Sun Java
« Resposta #314 Online: 04 de Novembro de 2016, 12:43 »
Já que nunca sei a real diferença de JRE e JDK da Oracle, como também o JRE não atendeu ao que eu precisava que era aplicativos do TSE, uso sempre o JDK e tenho acesso ao IB do Banco do Brasil com ele, bem, alguém poderia dar uma luz ao leigo Creto aqui sobre essa diferença e se os dois tem alguma funcionalidade especifica?

Página do Java JDK
Meu humilde tutorial de instalação do JDK

Grato

T+

Oi, Creto, eu expliquei essa diferença nos seguintes posts deste tópico:

Resta saber por que um aplicativo do TSE só funciona com o JDK. Será que é só com o JDK mesmo, ou faltou configurar p.ex. alguma variável de ambiente do JRE? Se o aplicativo do TSE realmente fizer questão do JDK, então pode ser que o desenvolvedor do aplicativo do TSE tenha configurado o aplicativo para usar alguma biblioteca que só se encontre disponível no JDK, mas isso é raro e não deveria acontecer (eu diria que, em tal hipótese, o aplicativo do TSE é um aplicativo "porco", mal desenvolvido, pois quem é bom desenvolvedor Java constrói o aplicativo de modo que ele funcione com o JRE, sem necessidade de instalação do JDK).
« Última modificação: 04 de Novembro de 2016, 17:35 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")