Sampayu,
Não consigo mais acessar o BB e acho que é por causa da última atualização.
Será que tem algo a ver com isso:
https://support.mozilla.org/t5/Problems-with-add-ons-plugins-or/Why-do-Java-Silverlight-Adobe-Acrobat-and-other-plugins-no/ta-p/31069
Obrigado.
Oi.
Pois é... Sabíamos que esse dia chegaria, e realmente chegou:
a partir da versão 52, o Firefox não dá mais suporte ao plugin NPAPI do JRE ("Java" / Ambiente de Execução Java). Em outras palavras: se o seu Firefox for versão 52 ou posterior, o plugin Java não funcionará.
Eu já testei/tentei com outros navegadores, como por exemplo Web (Epiphany), SeaMonkey, Konqueror, Opera... Nenhum suporta o plugin NPAPI Java. Acabou-se. Fim.
Um adendo importante para quem, como eu, é cliente do Banco do Brasil:
por enquanto, o website de
internet banking do Banco do Brasil está funcionando com
dois módulos de segurança. Um deles é o applet Java (método convencional, via plugin NPAPI do JRE), o outro é via módulo de segurança WARSAW, que utiliza websocket e portanto não precisa que você tenha o Java (nem o plugin Java) instalado. Como pelo visto agora todos os navegadores deixaram de funcionar com o plugin Java, na prática o cliente que tenha Java instalado não consegue mais acessar o
internet banking do Banco do Brasil usando o módulo de segurança "antigo" (applet Java), e daí só lhe resta instalar e usar o novo módulo de segurança, denominado
Warsaw, que é basicamente um programa que roda no computador como um
daemon (serviço) do sistema operacional e que utiliza certificados
SSL para estabelecer, com um servidor remoto (no caso, o servidor do Banco do Brasil) uma conexão TCP confiável. Essa conexão via protocolo TCP é estabelecida por intermédio de um segundo protocolo de comunicações, denominado
websocket (WS), que é o que possibilita a comunicação TCP direta e
full-duplex (bidirecional) entre o computador do cliente e o do banco.
Para mais informações, acesse
https://seg.bb.com.brEu estava (ainda estou) planejando fazer um "comunicado oficial" e modificar este tutorial. No entanto, antes disso eu preciso primeiro fazer o Warsaw funcionar, o que até o momento eu não estou conseguindo.
Ou melhor: até consegui, porque o
daemon de serviço do Warsaw está atualmente funcionando, aqui no meu XUbuntu Linux de 64 bits. O
daemon (processo) do Warsaw é o arquivo binário executável denominado
core, cujo caminho completo é
/usr/local/bin/warsaw/core. No entanto, embora o
daemon esteja em execução, o website do Banco do Brasil continua me informando que o módulo de segurança Warsaw não está instalado, e quando eu executo o programa
HDA_BB (um aplicativo que o Banco do Brasil oferece para o cliente instalar o Warsaw mais facilmente e executar um diagnóstico que informa se o módulo está instalado e funcionando, ou não), o HDA_BB me informa que o módulo está instalado e em execução, que todas as dependências do aplicativo estão instaladas etc., MAS que o soquete (websocket) não está instalado (ou está instalado, mas não está funcionando). Para ser mais exato, o que o programa de diagnóstico HDA_BB me mostra é a seguinte mensagem:
Não foi possível conectar ao Websocket. Reinstale o componente!Como o websocket é essencial para que a conexão seja estabelecida entre o computador do cliente e o do banco, na prática eu estou sem acesso ao
internet banking.
Eu já estou há uns 3 dias tentando resolver esse problema, mas não estou conseguindo. Já contactei a assistência técnica do Banco do Brasil, ficaram de me dar um retorno na sexta-feira (10/03/2017), mas não me deram. Eu já vasculhei todos os arquivos de instalação do Warsaw e do HDA_BB, mas até agora não consegui encontrar o que pode ser o responsável pelo não funcionamento do websocket...
O Warsaw é considerado "uma enorme brecha de segurança" e eu francamente sinto receio de instalar essa "coisa" no meu Linux. Mas ficar sem acesso ao
internet banking também não dá. Então, por ora o meu paliativo está sendo este:
1) Estou usando o aplicativo do Banco do Brasil que está instalado no meu smartphone Android.
2) Instalei o Virtual Box no meu Linux, criei uma máquina virtual e instalei o Android 4.4 nela, daí instalei o aplicativo do Banco do Brasil para Android nesse Android 4.4 virtualizado, e assim estou conseguindo acessar o Banco do Brasil diretamente do meu computador (Linux), por intermédio do Android 4.4 virtualizado.
Essa não é a solução ideal, principalmente porque a interface web (navegador) disponível para computadores é mais completa e mais fácil de usar / manipular que a do aplicativo do Banco do Brasil para Android. Mas é o que dá para fazer, por enquanto...
Pelo menos uso o aplicativo Android (que estabelece conexão segura diretamente com o banco), ao invés de usar esse Warsaw aí...
Se/Quando eu conseguir sanar esse problema com o pessoal técnico do Banco do Brasil, publico a solução aqui, ou crio uma nova dica no fórum, ou algo do gênero.
PS: conforme comentei há alguns meses, aqui neste tópico mesmo, penso que o Banco do Brasil deveria adotar uma solução mais inteligente, como p.ex.
verificação em duas etapas. Esse método consiste basicamente no seguinte: sempre que você for acessar o website do banco, você informará agência, conta corrente e senha como sempre, porém seu acesso ainda não será garantido, pois após isso a página do banco lhe pedirá para informar o código temporário que está em vigor no momento, para esse seu login (após alguns segundos, ou após você efetuar o login, esse código perde a validade, portanto mesmo uma pessoa que saiba sua senha não conseguirá acessar sua conta ou realizar transações financeiras nela). Esse código pode chegar a você via SMS no seu smartphone, ou ser entregue no seu e-mail, ou ser automaticamente gerado no seu smartphone (em um aplicativo como por exemplo o
Google Authenticator)... Enfim: é uma forma simples, fácil, inteligente e
menos invasiva que a instalação de um programa
obscuro e problemático, como é o caso desse tal de "Warsaw".