Autor Tópico: Por que o suporte a Bluetooth é tão ruim?  (Lida 41062 vezes)

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Por que o suporte a Bluetooth é tão ruim?
« Online: 02 de Dezembro de 2013, 13:27 »
Antes de querer iniciar uma discussão infundada, e para não pensarem que sou só um hater troll, quero basear essa discussão neste artigo e na minha experiência com o ubuntu desde 2007.

http://blog.projectnibble.org/2010/08/08/how-ubuntus-broken-bluetooth-support-came-to-be/

Não sei qual o motivo para tanta dificuldade, porém é uma tortura trabalhar com dispositivos bluetooth no linux, especialmente no Ubuntu. Até 2007 o suporte a bluetooth era problemático, mas mais no sentido de instabilidade cósmica do que problemas no desenvolvimento dos aplicativos em si. Em outras palavras: o suporte não era muito bom, todo mundo sabia disso e tentava-se arrumar os problemas, nem que fosse com gambiarras. E funcionava.

Hoje em dia, até pelo que o artigo diz, o suporte a bluetooth se encontra num estado de: 1- mistério e 2- Omissão. Mistério por problemas óbvios no suporte da biblioteca bluez. E omissão pela mais do que evidente cara de pau da Canonical em adotar o bluez4 desde então, mesmo com inúmeras reclamações. Neste ponto caímos numa filosofia da canonical: usar os usuários como eternos beta-testers. Foi assim na versão 8.04, que introduziu o pulseaudio em versão pré-beta numa versão LTS do ubuntu...

Isso me faz questionar: até onde os mantenedores se importam realmente com a experiência de usuário? Ainda mais no Ubuntu, um "linux para todos" e claramente voltado para usuários leigos. Para fazer o bluetooth funcionar, independentemente do computador (testei 3) e do dispositivo (adaptadores internos e externos de bluetooth), tenho que fazer um ritual de instalação e desinstação do gnome-bluetooth e blueman, ao mesmo tempo em que tenho que ter todo e qualquer pacote com 'blue' no nome instalado, só para garantir. E mesmo assim, o processo de parear e conseguir enviar/receber um arquivo com sucesso entre dispositivos, depende de um processo longo de matar processos, reiniciar o adaptador e torcer para que Gaia dê forças ao espectro eletromagnético e tudo ocorra bem. Ou seja, no fim tenho que recorrer ao bom e velho cabo USB para transferir coisas do meu celular, ou pendrive para transferir arquivos entre computadores.

O meu objetivo nem é criticar a falta de suporte, pois sendo um projeto livre o ideal era eu tentar contribuir de alguma forma. Mas de um jeito ou de outro isso cai na questão da Canonical: por que ela tem essas decisões bizarras de desenvolvimento? Eu não queria abandonar o ubuntu, pois há pontos em que gosto muito dele e vejo vantagens enormes. Inclusive periodicamente testo lançamentos de outras distros para acompanhar o mercado. Mas, como falei, ubuntu é pra ser uma distro voltada aos usuários leigos, que precisam de tudo funcionando.

É aí que quero a opinião de vocês. Estou certo de criticar esse ponto, ou é um problema que simplesmente só acontece comigo?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Por que o suporte a Bluetooth é tão ruim?
« Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2013, 16:17 »
Realmente, bluetooth no linux é uma porcaria. Tenho o mesmo problema, sinceramente já desisti, é causa perdida. Ainda bem que USB funciona bem.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Por que o suporte a Bluetooth é tão ruim?
« Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2013, 19:12 »
Faz tempo que não uso outras distros, mas gostaria de saber se o suporte só ruim no Ubuntu?
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Por que o suporte a Bluetooth é tão ruim?
« Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2013, 20:23 »
Nunca usei isso pra nada,  mas saiu o bluez5 (5.11 é a ultima versão) que é suportado no gnome 3.10, como o 14.04 deve continuar com o gnome 3.8 (se nada mudar), então o suporte em outras distros pode ser melhor.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2013, 20:27 por irtigor »

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Por que o suporte a Bluetooth é tão ruim?
« Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2013, 20:27 »
Faz tempo que não uso outras distros, mas gostaria de saber se o suporte só ruim no Ubuntu?



+1
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Por que o suporte a Bluetooth é tão ruim?
« Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2013, 20:39 »
Em que sentido vocês dizem que é difícil conseguir usar o Bluetooth?

Compartilho meus arquivos do notebook com meu celular facilmente, sem nenhum problema.

Código: (lsmod | grep "bluetooth") [Selecionar]
bluetooth             211552  24 bnep,rfcomm,btusb

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Por que o suporte a Bluetooth é tão ruim?
« Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2013, 20:53 »
Em que sentido vocês dizem que é difícil conseguir usar o Bluetooth?

Compartilho meus arquivos do notebook com meu celular facilmente, sem nenhum problema.

Código: (lsmod | grep "bluetooth") [Selecionar]
bluetooth             211552  24 bnep,rfcomm,btusb

No sentido de ser "out-of-box" e sem falhas...

Em versões anteriores do ubuntu, a 12.04 se não me engano, até dava para achar o dispositivo e conectar, mas o envio de documentos era muito furado, não funcionava na maior parte das vezes. Já passei muito carão tentando usar ele na frente dos outros... rsrs

Agora no 13.04 e 13.10 nem foi possível achar um dispositivo. Muito furado.

Eu vou tentar usar bluetooth mais uma vez, para ver como ele tá.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Por que o suporte a Bluetooth é tão ruim?
« Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2013, 21:05 »
Nunca tive nenhum problema. Já fiz transferência de um notebook pro outro, mesmo sendo Ubuntu >> Window$ 7 ou vice-versa.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Por que o suporte a Bluetooth é tão ruim?
« Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2013, 21:39 »
No geral não é maravilhoso, mas varia conforme o dispositivo... alguns funcionam bem, muitos outros não, e alguns não funcionam.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Por que o suporte a Bluetooth é tão ruim?
« Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2013, 21:41 »
Falta de sorte!! Rsrsrs. ;D

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Por que o suporte a Bluetooth é tão ruim?
« Resposta #10 Online: 03 de Dezembro de 2013, 01:50 »
O problema que o Ubuntu e Mint são feito para usuários de MacOSX e Windows. Não tem nada mais fácil que eles no mundo Linux. A ideia do LTS é perfeita pra quem não tem tempo de ficar formatando a máquina de 6 em 6 MESES. E os repositórios PPA são perfeitos pelo mesmo motivo...

Então temos que engolir pulseaudio em versão pré-beta numa versão LTS do ubuntu...

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Por que o suporte a Bluetooth é tão ruim?
« Resposta #11 Online: 04 de Dezembro de 2013, 10:14 »
Pessoal, obrigado pelas respostas. Fico menos frustrado em saber que o problema não é só comigo (afinal, quando mais alguém está compartilhando uma situação ruim a gente não se sente tão ruim hehe).

Eu não testei muitas distros além do ubuntu para verificar essa questão do bluetooth, porém pelo artigo que postei no primeiro tópico parece que a Canonical foi a que mais dificultou a questão, por usar uma versão nova e problemática do bluez, cortar o suporte de legado e ainda jogar tudo numa ditribuição voltada a leigos...

Eu até consigo fazer transferências de arquivo usando o bluetooth, mas na maior parte das vezes é literalmente mais fácil e rápido reiniciar o computador para o Windows e fazer tudo por lá, depois voltando ao ubuntu.

Se alguém tiver notícias de melhoras no futuro próximo, por favor divulgue aqui.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Por que o suporte a Bluetooth é tão ruim?
« Resposta #12 Online: 04 de Dezembro de 2013, 10:29 »
Se for possível teste o Opensuse ou o Sabayon, eu me surpreendi.

O problema pior confrade é vc não conseguir fazer funcionar...

___

EDIT1 - O problema do ubuntu com alguns pacotes é que vc não consegue atualizar para versões novas, apenas para versões corrigidas. Com o bluez vira e mexe isso ocorre.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2013, 11:01 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Por que o suporte a Bluetooth é tão ruim?
« Resposta #13 Online: 05 de Dezembro de 2013, 00:12 »
Se for possível teste o Opensuse ou o Sabayon, eu me surpreendi.

O problema pior confrade é vc não conseguir fazer funcionar...

___

EDIT1 - O problema do ubuntu com alguns pacotes é que vc não consegue atualizar para versões novas, apenas para versões corrigidas. Com o bluez vira e mexe isso ocorre.

Até dá pra fazer funcionar, mas só depois de um ritual cabreiro...
Já tentei corrigir o problema na raiz, substituindo o bluez. Em versões antigas do ubuntu dava pra seguir um tutorial do kurumin e fazer o bluetooth funcionar tranquilamente. Mas com o tempo o ubuntu mudou demais em comparação ao kurumin e não funcionava mais.


Eu já testei o Opensuse mas me assustei com a falta de organização dos menus e das configurações. O painel de controle é gigante, e muitas vezes não sei se estou mexendo no yast ou somente no KDE. Além disso, simplesmente não consegui deixar o sistema em pt-br completo. E pelo fato de não ser família debian, me perdi um pouco nas configurações do sistema em si. Acho que seria só questão de me acostumar, porém não tenho muito tempo para isso. E pelo que eu testei, o bluetooth não funcionava perfeitamente também (embora fosse com bem menos dor de cabeça que o ubuntu). Mas vou averiguar o Sabayon, nunca cheguei a testá-lo mas vai que seja ele o meu salvador hehe  :)

Resta torcer para uma boa alma na canonical acordar para os lamentos dos usuários.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Por que o suporte a Bluetooth é tão ruim?
« Resposta #14 Online: 05 de Dezembro de 2013, 06:33 »
Citar
Eu já testei o Opensuse mas me assustei com a falta de organização dos menus e das configurações. O painel de controle é gigante, e muitas vezes não sei se estou mexendo no yast ou somente no KDE. Além disso, simplesmente não consegui deixar o sistema em pt-br completo. E pelo fato de não ser família debian, me perdi um pouco nas configurações do sistema em si. Acho que seria só questão de me acostumar, porém não tenho muito tempo para isso. E pelo que eu testei, o bluetooth não funcionava perfeitamente também (embora fosse com bem menos dor de cabeça que o ubuntu). Mas vou averiguar o Sabayon, nunca cheguei a testá-lo mas vai que seja ele o meu salvador hehe  Sorridente

Resta torcer para uma boa alma na canonical acordar para os lamentos dos usuários.

Só fatos!

O opensuse é um pouco confuso pcp pra quem veio de um Ubuntu, eu sofri com ele, mas se acostumar demorou muito. Pelo menos os macetes com o yast foram mais tranquilos.

O sabayon tem uma instalação beeem lenta de pacotes (se testar vc vai sentir o que falo), mas dá uma sensação boa de utilizar (boa parte das coisas funciona - na última vez que coloquei tudo funcionou automaticamente), é bom como uma alternativa do ubuntu.

Porém, o que mais gosto no ubuntu são os usuários. A hospitalidade da comunidade ubuntu e pcp desse fórum é algo raro de achar. Sou grato a vários usuários pelo tratamento que recebi (e olha que sou um usuário um pouco chato) e apoio na utilização do sistema.
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois