Autor Tópico: Hoje em dia Qual é a maior dificuldade de Migrar de Windows para Linux  (Lida 15671 vezes)

Offline andersonvip2003

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Bom dia Pessoal gostaria de saber hoje qual é a maior dificuldade das pessoas poderem migrar do Windows para linux definitivamente?

Ja vou responder minha opinião embora eu use o linux porem rodo o Windows tambem devido prescisar de alguns programas que não encontro no linux etc não vou entrar em mais detalhes gostaria de sua opnião   

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Hoje em dia Qual é a maior dificuldade de Migrar de Windows para Linux
« Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2013, 08:24 »
Basicamente algum software específico que só esteja disponível no SO da Microsoft, como o Microsoft Office, AutoCAD, Photoshop ou algo do tipo. Ressalto que existem softwares razoavelmente semelhantes na arquitetura livre, além de também ser possível rodar a grande maioria desses programas via Wine).

Uma outra dificuldade é no quesito jogos, entretanto o Linux vem melhorando bastante nesta questão a cada dia, devido à chegada de grandes empresas como a Valve e Blizzard ao pinguim.

Abraço.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Hoje em dia Qual é a maior dificuldade de Migrar de Windows para Linux
« Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2013, 08:24 »
Preguiça ....
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Hoje em dia Qual é a maior dificuldade de Migrar de Windows para Linux
« Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2013, 09:04 »
[...] como o Microsoft Office, AutoCAD, Photoshop
[...]

LibreOffice substitui em 99% das necessidades dos usuários.

Para o AutoCAD existe o DraftSight. Para desenho 3D, existe o Blender, que de tão bom, estúdios de Hollywood utilizam para edição de vídeos (é estranho falar de edição de vídeos com Blender, mas ele faz também isso, de tão bom que ele é...!!!).

Photoshop é adotado porque as pessoas acreditam que o GNU/Linux não trabalha corretamente com as cores CMYK. Ledo engano!

Acredito que o grande impasse para essa migração, é que as pessoas esperam encontrar no GNU/Linux um Windows gratuito... E como fala o padre Quevedo...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Hoje em dia Qual é a maior dificuldade de Migrar de Windows para Linux
« Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2013, 09:18 »
Linux evoluiu muito. Não é mais como nos anos 90, quando tudo era tela preta e compilação e, quando tinha interface gráfica, era mal e porcamente um NeXTstep ou coisa similar. "Coisa de hacker" mesmo, como uns dizem. Mas muita gente ainda acha que Linux continua sendo assim...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Hoje em dia Qual é a maior dificuldade de Migrar de Windows para Linux
« Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2013, 10:21 »
Preguiça ....

Acertou na mosca!

Todos sabem que eu prefiro na ordem o MacOS, o Linux e lá atrás o Windows.

Quando falo em Mac para meus clientes eles torcem o nariz, e olha que o OSx para quem nunca viu um computador é a coisa mais fácil que existe.

Nas escolas onde o Linux é implantado, nenhuma criança tem dificuldades.

Meu neto de 3 anos usa ipad, iphone e android para brincar nos joguinhos sem traumas

Assim eu concordo que é preguiça e ignorância em aceitar o "novo".

Linux evoluiu muito. Não é mais como nos anos 90, quando tudo era tela preta e compilação e, quando tinha interface gráfica, era mal e porcamente um NeXTstep ou coisa similar. "Coisa de hacker" mesmo, como uns dizem. Mas muita gente ainda acha que Linux continua sendo assim...

Mas nesta época só existia o DOS.

Quando foi lançado o KDE, a apple copiou no macintosh e a microsoft se apressou em fazer o Windows 3.0. NeXTep veio depois, quando o Jobs saiu da Apple.

O que ocorreu na época e até hoje é oferecerem maquinas com windows instalado.

E como o Linux foi feito para servidores e não existia internet, o Windows que já vinha instalado era a melhor opção sem duvidas, pois a briga era Apple X Windows, a primeira com um modelo de maquina e a segunda com Dell, Compaq e HP, onde dava para escolher preço e configuração da maquina.

Hoje tudo mudou, e a Microsoft dando tiros no pé com Windows Millenium, Vista e Win8 / 8.1 cria um interesse a se conhecer outros sistemas.


Já, já isto tudo acaba. O Android venceu, os desktop estão no fim, as telas de toque cada vez melhores e os smartphones cada vez mais potentes.

Eu queria estar vivo daqui a 40 anos para ver no que vai dar.

Imagine um chip implantado na nuca do sujeito com Linux

Agora imagine o mesmo implante com Windows 25.2 dando tela azul e o cara ter que ir ao hospital toda semana para rebootar...

Só será bacana quando a esposa pedir para ir ao supermercado e o cara dizer "este programa executou uma operação ilegal e será fechado"

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Hoje em dia Qual é a maior dificuldade de Migrar de Windows para Linux
« Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2013, 10:29 »
[...] como o Microsoft Office, AutoCAD, Photoshop
[...]

LibreOffice substitui em 99% das necessidades dos usuários.

Para o AutoCAD existe o DraftSight. Para desenho 3D, existe o Blender, que de tão bom, estúdios de Hollywood utilizam para edição de vídeos (é estranho falar de edição de vídeos com Blender, mas ele faz também isso, de tão bom que ele é...!!!).

Photoshop é adotado porque as pessoas acreditam que o GNU/Linux não trabalha corretamente com as cores CMYK. Ledo engano!

Acredito que o grande impasse para essa migração, é que as pessoas esperam encontrar no GNU/Linux um Windows gratuito... E como fala o padre Quevedo...

Exato jkmskq,

Como disse antes, o pinguim já tem softwares bastante semelhantes aos softwares proprietários, mesmo quando falamos de AutoCAD, Photoshop, Office, etc.

Em relação especificamente ao Photoshop, aqueles que realmente fazem questão de usá-lo podem fazer como eu, que o utilizo via Wine. Apenas as versões mais recentes deste software ainda têm problema de compatibilidade, mas as demais já funcionam sem problemas. Para estes casos, há o bom e velho GIMP, além de várias outras alternativas livres existentes.

Abraço.  
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Hoje em dia Qual é a maior dificuldade de Migrar de Windows para Linux
« Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2013, 11:11 »
[...]
Eu queria estar vivo daqui a 40 anos para ver no que vai dar.

Imagine um chip implantado na nuca do sujeito com Linux

Agora imagine o mesmo implante com Windows 25.2 dando tela azul e o cara ter que ir ao hospital toda semana para rebootar...

Só será bacana quando a esposa pedir para ir ao supermercado e o cara dizer "este programa executou uma operação ilegal e será fechado"

 :D

Tota e sempre suas ironias...  :D

Isso pode acontecer Tota... basta emagrecer uns 35 kg... deixar de beber Coca-Cola todo dia... e começar a fazer uma caminhada matinal, de pelo menos, uns 40 min que você chegará aos 100 anos ironizando aqui no fórum... 8)
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Hoje em dia Qual é a maior dificuldade de Migrar de Windows para Linux
« Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2013, 11:20 »
Isso pode acontecer Tota... basta emagrecer uns 35 kg... deixar de beber Coca-Cola todo dia... e começar a fazer uma caminhada matinal, de pelo menos, uns 40 min que você chegará aos 100 anos ironizando aqui no fórum... 8)

Obrigado, e que o Grande lá de cima te ouça.

Offline james hyneman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Hoje em dia Qual é a maior dificuldade de Migrar de Windows para Linux
« Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2013, 11:29 »
Bom, como vi o Photoshop citado no tópico, eu utilizo ele no Ubuntu e não tenho problema algum, está funcionando perfeitamente.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Hoje em dia Qual é a maior dificuldade de Migrar de Windows para Linux
« Resposta #10 Online: 14 de Novembro de 2013, 12:08 »
os desktop estão no fim, as telas de toque cada vez melhores e os smartphones cada vez mais potentes.

Não acho que o desktop vá "morrer", mas o que acredito que vai morrer logo é a hegemonia do Windows. Pelo que li aqui mesmo no fórum, logo teremos no Brasil o Chromebook e o Raspberry PI; e ainda tem a chegada do Android no desktop, que deve ocorrer em breve.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2013, 12:15 por Eliseu Carvalho »

Offline james hyneman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Hoje em dia Qual é a maior dificuldade de Migrar de Windows para Linux
« Resposta #11 Online: 14 de Novembro de 2013, 12:17 »
os desktop estão no fim, as telas de toque cada vez melhores e os smartphones cada vez mais potentes.

Não acho que o desktop vá "morrer", mas o que acredito que vai morrer logo é a hegemonia do Windows.

Eu tenho absoluta certeza, de que o desktop jamais morrerá. Existem grande parte de usuários mais "hardcore", que tem preferencia por esse setor, vide o mercado de games, que cresce cada vez mais nos desktops, nos ultimos anos.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Hoje em dia Qual é a maior dificuldade de Migrar de Windows para Linux
« Resposta #12 Online: 14 de Novembro de 2013, 12:28 »
os desktop estão no fim, as telas de toque cada vez melhores e os smartphones cada vez mais potentes.

Não acho que o desktop vá "morrer", mas o que acredito que vai morrer logo é a hegemonia do Windows.

Eu tenho absoluta certeza, de que o desktop jamais morrerá. Existem grande parte de usuários mais "hardcore", que tem preferencia por esse setor, vide o mercado de games, que cresce cada vez mais nos desktops, nos ultimos anos.

O que pode ser registrado é valor bruto (em reais) nas vendas de desktop para gamers.

Mas em números de unidades vendidas, os tablets e phablets estão crescendo, e não demora nem um ano para passarem a frente nas vendas aqui no Brasil.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Hoje em dia Qual é a maior dificuldade de Migrar de Windows para Linux
« Resposta #13 Online: 14 de Novembro de 2013, 12:39 »
Pelo que li aqui mesmo no fórum, logo teremos no Brasil o Chromebook e o Raspberry PI; e ainda tem a chegada do Android no desktop, que deve ocorrer em breve.

O Chromebook já chegou por aqui, agora o preço... :(  As vendas deles só devem aquecer mesmo se passarem a ser fabricados aqui, o que deve reduzir bastante o preço final ao consumidor.

Quanto ao Android, começaram a chegar algumas máquinas por aqui com esse SO, como essa aqui. Entretanto, máquinas com preços mais baixos só devem surgir quando fabricantes nacionais, como Positivo, CCE, etc., começarem a lançá-los no país. Veja que elas já entregam tablets com um hardware muito interessante por apenas R$ 699,00.

« Última modificação: 14 de Novembro de 2013, 12:42 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Hoje em dia Qual é a maior dificuldade de Migrar de Windows para Linux
« Resposta #14 Online: 14 de Novembro de 2013, 12:51 »
Isso é só o começo. Vejo coisas boas daqui a uns 5 anos no máximo  ;D