Autor Tópico: Querendo me aventurar no Debian - perguntas  (Lida 43861 vezes)

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #15 Online: 23 de Abril de 2013, 19:18 »
Eliseu: não use o stable, vai te encher o saco num poder ter programas mais novos, que nem aconteceu comigo. Vai no testing que fica melhor.

Quanto à dificuldade do sistema, sinceramente eu achei 1% ou 2% mais difícil que Ubuntu. O ideal mesmo é você colocar a mão na massa, instalar ele e vai vendo os pontos fortes e fracos. Na minha época usava o stable, ele era realmente muito estável, só o que encheu mesmo foi o problema dos programas antigos
Os usuários do Debian defensores ferrenhos vão dizer que é perigoso usar algo diferente do stable. Bem, quem geralmente diz isso é o povo do Debian.
ola

não usar o stable em um servidor e mesmo perigoso pois o sistema fica um pouco instavel podendo apresentar bugs.
ubuntu 12.04

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #16 Online: 23 de Abril de 2013, 19:18 »
Citar
Como opção pra Web Browsers você terá o Debian Mozilla Team que te dá apenas versões "LTS" de navegadores com nomes diferentes.

O infame "iceweasel";D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #17 Online: 23 de Abril de 2013, 19:23 »
Eliseu: não use o stable, vai te encher o saco num poder ter programas mais novos, que nem aconteceu comigo. Vai no testing que fica melhor.

Quanto à dificuldade do sistema, sinceramente eu achei 1% ou 2% mais difícil que Ubuntu. O ideal mesmo é você colocar a mão na massa, instalar ele e vai vendo os pontos fortes e fracos. Na minha época usava o stable, ele era realmente muito estável, só o que encheu mesmo foi o problema dos programas antigos
Os usuários do Debian defensores ferrenhos vão dizer que é perigoso usar algo diferente do stable. Bem, quem geralmente diz isso é o povo do Debian.
ola

não usar o stable em um servidor e mesmo perigoso pois o sistema fica um pouco instavel podendo apresentar bugs.
Os defensores ferrenhos do Debian, ou seja os usuários deles nem recomenda usar algo fora do Stable para desktop.
Bem, sou preguiçoso não quero me adaptar a sistema nenhum. Ele que se adapte a mim ou então perde usuário. O sistema tem que fazer tudo pra mim sem eu ter que ler documentação. Ele que leia a minha mente e jamais mudarei de ideia.

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #18 Online: 23 de Abril de 2013, 19:37 »
quem já usou o debian stable ou o slackware sabe o que é estabilidade, algo que não vi em nenhuma versão não lts do ubuntu. temos a mania de querer sempre os softwares mais recentes, porém na maioria das vezes não usamos e/ou precisamos das tais "novidades".
as versões do ubuntu são construídas a partir do debian testing, ou seja, o testing não é a geleia que pode parecer, porém é necessário ter cuidado com as atualizações, já que podem haver quebras do sistema, principalmente antes do congelamento do testing para construção do stable.

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #19 Online: 24 de Abril de 2013, 08:48 »
quem já usou o debian stable ou o slackware sabe o que é estabilidade, algo que não vi em nenhuma versão não lts do ubuntu. temos a mania de querer sempre os softwares mais recentes, porém na maioria das vezes não usamos e/ou precisamos das tais "novidades".
as versões do ubuntu são construídas a partir do debian testing, ou seja, o testing não é a geleia que pode parecer, porém é necessário ter cuidado com as atualizações, já que podem haver quebras do sistema, principalmente antes do congelamento do testing para construção do stable.

O Mint LMDE (linux mint debian edition, que não é compatível com o Ubuntu) também é baseado no debian testing...

O canal stable é para aquilo que já foi testado (testing) até a exaustão e está ok; o que está sendo testado, é o que foi desenvolvido, passou nos testes iniciais (unstable) e é candidato à integrar a versão estável.
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #20 Online: 25 de Abril de 2013, 15:40 »
Os usuários do Debian defensores ferrenhos vão dizer que é perigoso usar algo diferente do stable. Bem, quem geralmente diz isso é o povo do Debian.
No caso de servidores faz sentido essa afirmação. Mas já vi recomendarem a versão testing váris vezes. A que eu nunca vejo recomendarem, é a versão unstable.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #21 Online: 25 de Abril de 2013, 16:22 »
Pois bem, hoje fui lá no site do Debian pra pegar a ISO. Mas tinha "trocentas" opções e fiquei perdidaço...
Afinal, qual delas baixar?

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #22 Online: 25 de Abril de 2013, 16:31 »
Pois bem, hoje fui lá no site do Debian pra pegar a ISO. Mas tinha "trocentas" opções e fiquei perdidaço...
Afinal, qual delas baixar?
Navega neste site http://cdimage.debian.org/cdimage/weekly-builds/amd64/ -->>weekly-builds significa que é a versão testing e amd64 é sua arquitetura, você pode escolher cd ou dvd, aqui embaixo tá o link pro cd:
http://cdimage.debian.org/cdimage/weekly-builds/amd64/iso-cd/
Vai ter CD1, CD2, CD3 etc, todos com gnome shell, baixe o primeiro se for usar gnome shell (os outros servem de repositórios de programas etc)
Para outros ambientes gráficos, vai ter a opção embaixo.
Eu recomendaria lxde ou xfce, mas pode escolher kde ou gnomeshell também.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #23 Online: 26 de Abril de 2013, 13:28 »
Opa! Não sabia que dava pra pegar ISO por esse link... Vamos ver qual é a dessa versão XFCE, vou testar em máquina virtual. Também vamos ver esse netinstall (creio ser o mais configurável de todos).
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 15:31 por Eliseu Carvalho »

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #24 Online: 26 de Abril de 2013, 16:05 »
Nesse momento estou testando o Debian Wheezy XFCE numa VM no desktop. A maior diferença em relação ao Ubuntu que notei até o momento foi a ausência do "sudo".
Pra instalar qualquer programa tem que por lá no terminal primeiro "su", depois por a senha, e em seguida "apt-get install <programa>".
Gostaria de saber mais algumas coisas:

1) Qual seria o equivalente ao Synaptic no Debian?
2) Qual o motivo da equipe do Debian ter chamado o Firefox de Iceweasel?
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 16:10 por Eliseu Carvalho »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #25 Online: 26 de Abril de 2013, 16:18 »
Gostaria de saber mais algumas coisas:

1) Qual seria o equivalente ao Synaptic no Debian?
2) Qual o motivo da equipe do Debian ter chamado o Firefox de Iceweasel?

1- Não tem. Ou usa o terminal, ou usa o próprio Synaptic.

2- Problemas com a marca "Firefox" e a GPL. Para saber mais: Iceweasel, história e origen do nome.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #26 Online: 26 de Abril de 2013, 16:31 »
Dãããã... Agora que eu vi que tem Synaptic no Debian, isso é o que dá ser um "debianzeiro de primeira viagem recém-saído do Ubuntu" hehehe  :P
Mas até agora gostei do que vi, pelo menos em termos de estabilidade e velocidade - isso que tá rodando numa VM. Só gostaria de ter uns temas a mais no XFCE dele, mas isso é o de menos por agora.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #27 Online: 26 de Abril de 2013, 17:31 »
Novo teste: Debian Squeeze 32-bit, netinstall. Mandei instalar o ambiente gráfico e, pra minha surpresa... GNOME 2  :o

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #28 Online: 26 de Abril de 2013, 18:17 »
Novo teste: Debian Squeeze 32-bit, netinstall. Mandei instalar o ambiente gráfico e, pra minha surpresa... GNOME 2  :o
ola

own eu vou instalar so por causa do gnome 2.
ubuntu 12.04

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #29 Online: 26 de Abril de 2013, 18:22 »
own eu vou instalar so por causa do gnome 2.

Só tem uma coisa: o kernel ainda é 2.6.x. Logo, se for em máquina moderna, seria bom tentar instalar manualmente o 3.8.8, tem uns tutoriais explicando por aí como se faz.