Autor Tópico: Querendo me aventurar no Debian - perguntas  (Lida 44270 vezes)

Offline kalix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #45 Online: 03 de Maio de 2013, 15:28 »
Instalei o debian testing a partir do cd  essa semana o sistema funcionou tranquilo,não precisou instalar nenhum repositorio multimedia ja da pra rodar audio e video sem instalar nada,só que tive que instalar flashplayer e firmware do wireless software proprietário  através do repositorio nonfree o restante é tudo código aberto   aguardando sair a versão final no domingo para semana que vem instalar lado a lado com ubuntu 12.04 para comparar o desempenho e usabilidade.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #46 Online: 03 de Maio de 2013, 23:31 »
Parece que é amanhã ou domingo que sai o Debian Wheezy final. Esse eu quero testar em máquina física - o meu notebook será a "cobaia". Vamos ver como ele se comporta.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #47 Online: 04 de Maio de 2013, 19:31 »
Novo teste, numa VM com apenas 384MB de RAM: Debian Wheezy LXDE 32-bit. Até hoje não vi nada mais leve... Pelo visto tá aí o SO ideal pra quem ainda tem 486DX e Pentium da primeira geração...

Realmente Eliseu, hoje me interessei e instalei o Debian no Virtual Box, e não há nada mais leve.

Afinal, ele é muito fácil, não vi nada de "monstruoso", apenas o Visual (Gnome) bastante simplificado e básico.

Como é o comportamento dele para Servidores.?

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #48 Online: 04 de Maio de 2013, 19:39 »
apenas o Visual (Gnome) bastante simplificado e básico.

Instalou o Debian Squeeze (6.0.7)? Esse é das antigas...
Se quiser testar o Debian Wheezy LXDE, pega a ISO aqui:

http://cdimage.debian.org/cdimage/wheezy_di_rc3/i386/iso-cd/debian-wheezy-DI-rc3-i386-lxde-CD-1.iso

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #49 Online: 04 de Maio de 2013, 19:40 »
Vou baixar e testar então.

Não estou afim de adotá-lo como SO padrão, muito menos para Servidores. Eu ainda uso o bom Ubuntu Server.

Mas gostaria de aprender um pouco mais.  ;D

Creto

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #50 Online: 04 de Maio de 2013, 20:59 »
Faz uns dois anos que não uso Debian como sistema principal, mas vamos lá:

1) Quais as principais diferenças entre o Ubuntu (e derivados) e o Debian, sendo que o primeiro é derivado do segundo?
R: Kernel totalmente código aberto, sem firmwares fechados; projeto totalmente comunitário, sem uma grande Empresa por trás, menos tempo de surporte (de 3 a 4 anos), pacotes mais defasados se tratando do Debian Stable. Praticamente só isso. Ah, o sistema é bem mais "seco" no quesito facilidade que no Ubuntu. Não espere que tudo seja automático.

2) Como se adiciona repositórios no Debian?
R: Pela Source.list. Aliás, no Debian não existe PPA, então se quiser algo novo, ou adiciona um repositório na Source, ou compila.

3) É possível instalar usando wifi (coisa possível no Live CD/DVD do Ubuntu) ou preciso conectar o notebook direto ao modem via LAN?
R: Devido ao Kernel ser totalmente código-aberto, vai ser difícil o Debian encontrar o driver da sua placa wireless assim logo de cara, ainda mais se for driver fechado. Creio que você pode ter algumas dificuldades nesse ponto, então é melhor usar a conexão com fio mesmo.

4) Gosto de manter os programas sempre atualizados nas suas últimas versões. Qual devo escolher, Lenny, Squeeze ou Wheezy (que acho que são as três versões estáveis que conheço - descarto versões de teste/beta)?
R: Use o Debian Testing. É o que a maioria usa quando quer programas mais atuais. O Unstable não recomendo pois está mudando toda hora, e é cheio de "idas e vindas" de pacotes. O Stable é como um Ubuntu LTS, praticamente.

Tem gente que considera a instalação do Debian difícil. Eu acho fácil. O difícil mesmo é a pós-instalação (acostume-se com a edição do Source.list, você vai mexer com isso bastante!).  ;)

bem para o debian stable vem com uma versão bem antiga do kernel linux no caso creio que esta seria a 2.6-32

Mas é possível instalar o 3.8.x, não?
ola

creio que de mas no caso você teria de compilar o kernel

Concluindo: é trabalho demais  :o
Não, se você optar por algum Debian Like, ou mesmo usando o Debian Testing como mencionado pelo Garfo, as coisas são meio na "unha" somente até você terminar o:

Código: [Selecionar]
# apt-get update ; apt-get dist-upgrade
Depois é tudo como se fosse no ubuntu, já que o Debian (puro) testing usa o Apper e pronto, ou se optar um Debian Like, dou uma sugestão, use esse pt_BR Epidemic GNU/Linux, se não quiser, pois sei como os brasileiros veem distro feitas por brasileiros, use um Debian LIke sid, mas ai a coisa tem que ser mais cuidadosa.

T+

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #51 Online: 04 de Maio de 2013, 21:23 »
se optar um Debian Like, dou uma sugestão, use esse pt_BR Epidemic GNU/Linux

Eu tinha em mente o Linux Mint Debian Edition, mas vou dar uma olhada nesse Epidemic.

Creto

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #52 Online: 04 de Maio de 2013, 21:58 »
Pode acreditar, que com as ferramentas que ele possui você terá um bom Debian, com as mesmas facilidades de um ubuntu.

T+

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #53 Online: 05 de Maio de 2013, 15:20 »

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #54 Online: 05 de Maio de 2013, 15:23 »
ola

colegas ja estou baixando o debian 7.0 mas me digão uma coisa qual o kernel desta versão do debian

eu fiquei curioso pois no lmde ele ainda usa o kernel 3.2 que funciona mal no meu ralink.
ubuntu 12.04

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #55 Online: 05 de Maio de 2013, 16:02 »
Parece mesmo ser o 3.2, como opção instale o liquorix.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #56 Online: 18 de Maio de 2013, 15:38 »
Só pra informar que agora migrei definitivamente pro Debian Wheezy 64-bit com GNOME-Shell. Foram 5 anos de Ubuntu/Linux Mint e vi que chegou a hora de respirar novos ares. Venho aprendendo mais sobre repositórios, configuração, etc.

Isso eu já fiz:
1) Manter o Firef... ops... Iceweasel  ::) sempre atualizado, na versão estável (tá rodando a versão 21 aqui - o Debian vem com a versão 10);
2) Instalar o Kernel Liquorix no notebook pra evitar superaquecimento (ele não se dá muito bem com o Kernel 3.2.x);
3) Usar o repositório Debian Multimedia a fim de ter o Avidemux e o VLC nas suas últimas versões.

Isso eu ainda quero ver se faço:
1) Atualizar o LibreOffice pra versão 4.0.x;
2) Achar um jeito de instalar o GNOME 3.8 sem quebra de dependências - queria muito testar o "novo modo clássico".
« Última modificação: 18 de Maio de 2013, 22:55 por Eliseu Carvalho »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #57 Online: 18 de Maio de 2013, 23:30 »
/\ Também mudei definitivamente pro Debian (pelo menos por enquanto rsrs) :)
Uso o Debian 7 Wheezy x64

Cara, olha só que artigo que eu achei no Viva o Linux:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Debian-Wheezy-Instalacao-e-utilizacao-em-desktops?pagina=1


Me ajudou muito....era o que eu estava procurando, afinal, um cara que não sabe nada de Debian encontrar um tópico desses rsrs
« Última modificação: 18 de Maio de 2013, 23:40 por Renan Rischiotto »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #58 Online: 18 de Maio de 2013, 23:39 »
Qual é o fórum br do Debian?

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #59 Online: 19 de Maio de 2013, 00:20 »