Autor Tópico: Compra de ultrabook para Ubuntu  (Lida 6773 vezes)

Offline dlemos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Compra de ultrabook para Ubuntu
« Online: 14 de Setembro de 2013, 16:21 »
Boa tarde a todos

Sou utilizador de Ubuntu e, após vários anos (5) com o mesmo portátil, está na hora do upgrade.
O meu objetivo passa por comprar um ultrabook pelo facto de ser leve, pequeno, e ter várias horas de bateria. Estou inclinado para um em particular que está com bom preço:
http://www.fnac.pt/Samsung-Serie-5-ULTRA-NP530U3C-A04PT-Computador-Portatil-Computador-Portatil/a641111?PID=96049&Mn=-1&Ra=-5000&To=0&Nu=1&Fr=2

No entanto, queria procurar ter alguma certeza de que podia utilizar o ubuntu neste portátil, alguém me pode dizer se há algum impeditivo de hardware pelas características descritas no link e/ou alguém tem o ubuntu instalado neste portátil?

Pesquisei neste fórum e encontrei um tópico com um utilizador deste portátil que, apesar de ter tido um problema, parece tê-lo solucionado (http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,103148.0.html.

No entanto, gostaria de perguntar se alguém tem mais alguma experiência a partilhar neste modelo ou se dentro desta gama e características, têm algum conselho para portáteis com ubuntu.

Obrigado desde já!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Compra de ultrabook para Ubuntu
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2013, 17:29 »
O porém é que vem com windows 8, e tem um monte de gente que não consegue instalar o Ubuntu seja por causa do "Secure Boot" ou outro motivo... mas todos notebooks estão vindo assim atualmente. Seguindo este link e procurando um pouco na internet ou no fórum, dá para contornar o problema, na maioria das vezes.

Outro porém é que há um SSD na máquina. Se você não souber configurar direito, pode até danificá-lo. Tem vários tópicos no fórum que a gente discute a respeito.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Compra de ultrabook para Ubuntu
« Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2013, 00:44 »
Você é de Portugal?


A Dell vende laptops que já vem com o Ubuntu, então é 100% de garantia de que todo o hardware vai funcionar. Só que eu não consegui me localizar direito no site da Dell Portugal, ele não tem os filtros que tem no site do Brasil, e parece ter menos opções de laptops domésticos também.


Dá uma olhada aqui: http://www.dell.com/br/p/laptops.aspx?c=br&l=pt&s=dhs&~ck=mn#!facets=24201~0~349667&p=1


Só que todos são de 14". Mas mesmo assim, o peso, potência e duração da bateria são excelentes. O ideal mesmo era que a Dell vendesse o Vostro 3360 com Ubuntu, mas pelo menos aqui no Brasil ela só vende o 3460. O 3360 é um ultrabook de 13,3" excelente.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Compra de ultrabook para Ubuntu
« Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2013, 01:04 »
E quanto ao Dell developer edition? Vem com Uubntu, certo?
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Compra de ultrabook para Ubuntu
« Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2013, 21:25 »
Vem, mas aparentemente ele foi lançado só nos EUA.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline dlemos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Compra de ultrabook para Ubuntu
« Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2013, 20:49 »
Você é de Portugal?


A Dell vende laptops que já vem com o Ubuntu, então é 100% de garantia de que todo o hardware vai funcionar. Só que eu não consegui me localizar direito no site da Dell Portugal, ele não tem os filtros que tem no site do Brasil, e parece ter menos opções de laptops domésticos também.


Dá uma olhada aqui: http://www.dell.com/br/p/laptops.aspx?c=br&l=pt&s=dhs&~ck=mn#!facets=24201~0~349667&p=1


Só que todos são de 14". Mas mesmo assim, o peso, potência e duração da bateria são excelentes. O ideal mesmo era que a Dell vendesse o Vostro 3360 com Ubuntu, mas pelo menos aqui no Brasil ela só vende o 3460. O 3360 é um ultrabook de 13,3" excelente.

Esta série Vostro é compatível com o Ubuntu? Se sim ótimo, o tamanho, o preço e o peso são o que procurava, e vende-se aqui em Portugal. Mas eles vêm todos com o Windows 8 pelo menos aqui em PT.


Fiz pesquisa na internet acerca de portáteis ubuntu , basicamente encontrei as seguintes opções:
- a system76 mas preferia comprar aqui em Portugal (é mais fácil por questões de suporte, etc)
-O XPS developer, mas não está à venda aqui em Portugal com Ubuntu, mas também está um pouco além do meu orçamento.
- Há uma marca a Insys (é portuguesa) que tem portáteis compatíveis com ubuntu mas tenho lido muito acerca de reclamações relacionadas com a assistência e tenho um pouco de receio de comprar.

Se calhar o dell vostro 3360 será a melhor aposta não?  Apagava o windows e colocava o ubuntu.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2013, 20:55 por dlemos »

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Compra de ultrabook para Ubuntu
« Resposta #6 Online: 20 de Setembro de 2013, 13:21 »
Sim, toda a série Vostro é compatível com o Ubuntu. No Brasil a Dell vende eles com Ubuntu de fábrica já.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Compra de ultrabook para Ubuntu
« Resposta #7 Online: 21 de Setembro de 2013, 17:46 »
O Vostro é uma boa, mas tenta conversa com um vendedor por telefone ou chat, quem sabe você consegue que eles te mandem um com Ubuntu ou pelo menos tirem o valor da licença do Windows 8. Afinal, se nunca ninguém pedir, eles nunca terão motivos pra colocar Ubuntu de fábrica aí em PT.

Obs.1: caso não consiga Ubuntu pré-instalado ou a licensa do W8 de volta, lembre-se de expor um comentário negativo no site, reclamando desse fato.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline dlemos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Compra de ultrabook para Ubuntu
« Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2013, 16:36 »
Obrigado a todos pelas repostas...estou bastante inclinado para o Vostro!

um abraço

Offline alexcunha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
    • http://AlexandreCunha.com
Re: Compra de ultrabook para Ubuntu
« Resposta #9 Online: 07 de Novembro de 2013, 14:53 »
Estou a acompanhar este post...

Estou na mesma situação: pretendo comprar um smartbook em 2014.
Terá de ter um peso inferior a 2kg, idealmente até 1.6
O mercado está muito ativo e graças à concorrência principalmente na categoria smartbook.
A Intel anunciou para o final do ano que haverá equipamentos nesta categoria a custar entre 400 a 800 dolares. Sendo os modelos mais caros hibridos (form factor de notebook com touch).

No meu caso qualquer compra é feita sempre de modo consciente: Não pagar taxa m$ e recusar pagar por software que não uso.

O Dell developer edition é uma proposta interessante mas infelizmente o seu preço parou no tempo. De uma forma geral os preços da Dell não estão interesantes quando comparamos com propostas semelhantes da Samsung ou Asus.

Aceito sugestões

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Compra de ultrabook para Ubuntu
« Resposta #10 Online: 07 de Novembro de 2013, 21:07 »
Os Chromebooks podem ser boas opções para o Ubuntu. Garantia de compatibilidade com Linux.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !