Autor Tópico: Querendo me aventurar no Debian - perguntas  (Lida 44292 vezes)

Offline Teeckot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #60 Online: 19 de Maio de 2013, 02:20 »
Me "aventurei" no Debian faz alguns anos, na época tinha entrado de luto com a descontinuação do Kurumin que foi minha primeira distro e passei a procurar outra distribuição para chamar de favorita, andei pelo Ubuntu, mas um dia desejando algo mais limpo para lidar apenas com meus erros e não bugs do sistema, procurei a distribuição "pai".

A instalação foi um pouco traumática, pois escolhi o netinstall já que não queria nada de que não precisasse realmente e esta era a promessa do cd tentar detectar o hardware e baixar apenas o que eu necessitasse, mas isso me custou umas 4 horas de instalação com o povo de casa me xingando por "lagar" a internet.

De resto minha experiência foi boa, já que eu sempre usava soluções do debian no ubuntu ou mesmo no kurumin, passei a usar essas dicas no debian mesmo.
Enfim voltei para o Ubuntu migrando posteriormente para o Xubuntu quando o Unity apareceu.

Agora com esse post, estou considerando testar o Debian novamente para ver como estão as coisas por lá.


Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #61 Online: 23 de Maio de 2013, 00:06 »
Olha só...
Inventei de desinstalar o kernel 3.2.0-4 (original do Debian 7) pra economizar espaço em disco, já que uso o Liquorix. Depois que fiz isso, o servidor de áudio JACK parou de funcionar...
Aprendi uma lição: nunca desinstalar o kernel original, mesmo que vá usar um atualizado. Ele pode ter pacotes essenciais que farão falta se removidos.

Creto

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #62 Online: 23 de Maio de 2013, 19:33 »
Esta usando a versão estável Eliseu?!! Me diz ai como está?

É que eu sempre uso apenas a versão testing do bichinho e, por conta de umas coisas aqui em casa nem ele estou usando na verdade, estou apenas com o Mint LTS pela quantidade menor de atualização.

Depois que terminarem as "coisas" aqui volto a labuta de ter "eNes" distros no HD, mas sim, o Debian 7 Wheezy está mesmo o que dizem?

T+

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #63 Online: 23 de Maio de 2013, 19:35 »
Esta usando a versão estável Eliseu?!! Me diz ai como está?

É que eu sempre uso apenas a versão testing do bichinho e, por conta de umas coisas aqui em casa nem ele estou usando na verdade, estou apenas com o Mint LTS pela quantidade menor de atualização.

Depois que terminarem as "coisas" aqui volto a labuta de ter "eNes" distros no HD, mas sim, o Debian 7 Wheezy está mesmo o que dizem?

T+
ola

bem creio que essa eu possa responder

bem o debian 7 esta bem estavel e ha poucos bugs vale apena migrar
ubuntu 12.04

Creto

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #64 Online: 23 de Maio de 2013, 19:45 »
Migar? Não caro adiaswin, apenas perguntei por este motivo mesmo:

Citar
ha poucos bugs

Mas eu sempre uso o Debian mesmo em Testing e outras distros baseadas no ramo Testing e sid do Debian, jamais me deu vontade de ter o ramo estavel até porque quando comecei a usar o Linux o Debian 6 era muito estavel mas meio defasado para que eu queria.

T+

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #65 Online: 23 de Maio de 2013, 20:25 »
Esta usando a versão estável Eliseu?!! Me diz ai como está?

Sim, uso o Debian Wheezy 64-bit, estável, está muito bom. Quanto ao "imbrólio" entre o JACK server e o kernel velho, não tinha nada a ver, removi de novo o kernel velho e o JACK continuou funcionando.
Experimentei várias interfaces nele, mas preferi no final das contas ficar com a padrão (GNOME-Shell).

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #66 Online: 24 de Maio de 2013, 10:49 »
Citar
Experimentei várias interfaces nele, mas preferi no final das contas ficar com a padrão (GNOME-Shell).

Dois! Eu estou usando a versão estável também. Muito bom!
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #67 Online: 24 de Maio de 2013, 18:41 »
quando comecei a usar o Linux o Debian 6 era muito estavel mas meio defasado para que eu queria.

Sobre essa questão de atualizações, vi que dá pra atualizar sim, da mesma forma que no Ubuntu. Tem um ícone intitulado "Atualização de programas", dentro da categoria "Sistema", que mostra tudo o que tem disponível pra ser atualizado. Mas eu prefiro o método via linha de comando:

su
apt-get update && apt-get dist-upgrade

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #68 Online: 24 de Maio de 2013, 19:02 »
Citar
Experimentei várias interfaces nele, mas preferi no final das contas ficar com a padrão (GNOME-Shell).

Dois! Eu estou usando a versão estável também. Muito bom!

[3] =D

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #69 Online: 25 de Maio de 2013, 00:23 »
Numa próxima oportunidade eu quero habilitar o repositório Experimental pra testar o GNOME 3.8. Como as duas máquinas (as da minha assinatura) estão com instalações absolutamente perfeitas e redondas do Debian Wheezy, não devo fazer isso por enquanto.
Ah, só pra constar: alguns programas eu instalei usando PPAs do Ubuntu (!!!)

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #70 Online: 22 de Outubro de 2013, 19:45 »
Pessoal, só pra avisar, estou vivo  ;D
Hoje uso o Debian Wheezy 64-bit com GNOME-Shell como meu SO principal. Por quê? Devido ao fim do repositório Medibuntu, que eu precisava muito tanto no Ubuntu quanto no Linux Mint. Encontrei um "equivalente" pra Debian chamado Debian Multimedia, que vem me atendendo bem.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #71 Online: 22 de Outubro de 2013, 20:02 »
Devido ao fim do repositório Medibuntu, que eu precisava muito tanto no Ubuntu quanto no Linux Mint. Encontrei um "equivalente" pra Debian chamado Debian Multimedia

Poste aí o endereço do source do repositório para o fórum poder testar

É este aqui? => http://deb-multimedia.org/pool/main/
« Última modificação: 22 de Outubro de 2013, 20:07 por Tota »

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #72 Online: 22 de Outubro de 2013, 20:05 »
Poste aí o endereço do source do repositório para o fórum poder testar

deb http://www.deb-multimedia.org wheezy main non-free
deb-src http://www.deb-multimedia.org wheezy main non-free


Pra instalar a chave GPG:

sudo apt-get install deb-multimedia-keyring

Atenção: o repositório não foi desenvolvido para uso em Ubuntu e derivados. Teste por sua conta e risco.

-----------------------------------------------------------

Casualmente encontrei alguns espelhos do Medibuntu ainda existentes:

deb http://mirrors.ucr.ac.cr/medibuntu/ precise free non-free
deb-src http://mirrors.ucr.ac.cr/medibuntu/ precise free non-free

deb http://mirror.oscc.org.my/medibuntu/ precise free non-free
deb-src http://mirror.oscc.org.my/medibuntu/ precise free non-free


Não garanto que vão permanecer online por muito tempo, acho que quando sair o Ubuntu 14.04 (e o Linux Mint 17), provavelmente eles também devem acabar.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2013, 20:09 por Eliseu Carvalho »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #73 Online: 22 de Outubro de 2013, 20:09 »
Atenção: o repositório não foi desenvolvido para uso em Ubuntu e derivados. Teste por sua conta e risco.

Com certeza isto deverá ser observado

Offline kalix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #74 Online: 06 de Novembro de 2013, 10:06 »
estava utilizando o debian a um tempo atrás e não precisei do desse repositorio Multimidia rodou filmes e audios sem precisar instalar nenhum pacote