Autor Tópico: Querendo me aventurar no Debian - perguntas  (Lida 43868 vezes)

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Online: 23 de Abril de 2013, 13:03 »
Pessoal, ontem eu andei pensando na hipótese de sair um pouco da esfera Ubuntu (inclusive derivados) e experimentar o Debian, a fim de ter um conhecimento mais aprofundado sobre Linux (eu sei que é um pouco mais "difícil", digamos assim, já que no Ubuntu tem meio que tudo pronto e no Debian tem bastante coisa a ser feita "na unha"), mas preciso saber de umas coisas:

1) Quais as principais diferenças entre o Ubuntu (e derivados) e o Debian, sendo que o primeiro é derivado do segundo?
2) Como se adiciona repositórios no Debian?
3) É possível instalar usando wifi (coisa possível no Live CD/DVD do Ubuntu) ou preciso conectar o notebook direto ao modem via LAN?
4) Gosto de manter os programas sempre atualizados nas suas últimas versões. Qual devo escolher, Lenny, Squeeze ou Wheezy (que acho que são as três versões estáveis que conheço - descarto versões de teste/beta)?

E se alguém tiver mais alguma informação, pode postar aqui à vontade. Gostaria muito de experimentar esse SO, mas não sem antes saber exatamente o que fazer.

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2013, 13:08 »
ola

bem para o debian stable vem com uma versão bem antiga do kernel linux no caso creio que esta seria a 2.6-32

enfim no meu caso eu tive de instalar o mesmo ligado diretamente no modem para adicionar repositorios no debian pelo o que eu me lembro e a mesma coisa do ubuntu(usando o terminal)

enfim dependendo do modelo(se for um note recente) e usar o debian testing(que me falha o nome agora).
ubuntu 12.04

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2013, 13:32 »
bem para o debian stable vem com uma versão bem antiga do kernel linux no caso creio que esta seria a 2.6-32

Mas é possível instalar o 3.8.x, não?

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2013, 13:36 »
Faz uns dois anos que não uso Debian como sistema principal, mas vamos lá:

1) Quais as principais diferenças entre o Ubuntu (e derivados) e o Debian, sendo que o primeiro é derivado do segundo?
R: Kernel totalmente código aberto, sem firmwares fechados; projeto totalmente comunitário, sem uma grande Empresa por trás, menos tempo de surporte (de 3 a 4 anos), pacotes mais defasados se tratando do Debian Stable. Praticamente só isso. Ah, o sistema é bem mais "seco" no quesito facilidade que no Ubuntu. Não espere que tudo seja automático.

2) Como se adiciona repositórios no Debian?
R: Pela Source.list. Aliás, no Debian não existe PPA, então se quiser algo novo, ou adiciona um repositório na Source, ou compila.

3) É possível instalar usando wifi (coisa possível no Live CD/DVD do Ubuntu) ou preciso conectar o notebook direto ao modem via LAN?
R: Devido ao Kernel ser totalmente código-aberto, vai ser difícil o Debian encontrar o driver da sua placa wireless assim logo de cara, ainda mais se for driver fechado. Creio que você pode ter algumas dificuldades nesse ponto, então é melhor usar a conexão com fio mesmo.

4) Gosto de manter os programas sempre atualizados nas suas últimas versões. Qual devo escolher, Lenny, Squeeze ou Wheezy (que acho que são as três versões estáveis que conheço - descarto versões de teste/beta)?
R: Use o Debian Testing. É o que a maioria usa quando quer programas mais atuais. O Unstable não recomendo pois está mudando toda hora, e é cheio de "idas e vindas" de pacotes. O Stable é como um Ubuntu LTS, praticamente.

Tem gente que considera a instalação do Debian difícil. Eu acho fácil. O difícil mesmo é a pós-instalação (acostume-se com a edição do Source.list, você vai mexer com isso bastante!).  ;)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2013, 13:38 »
bem para o debian stable vem com uma versão bem antiga do kernel linux no caso creio que esta seria a 2.6-32

Mas é possível instalar o 3.8.x, não?
ola

creio que de mas no caso você teria de compilar o kernel
ubuntu 12.04

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2013, 14:25 »
Faz uns dois anos que não uso Debian como sistema principal, mas vamos lá:

1) Quais as principais diferenças entre o Ubuntu (e derivados) e o Debian, sendo que o primeiro é derivado do segundo?
R: Kernel totalmente código aberto, sem firmwares fechados; projeto totalmente comunitário, sem uma grande Empresa por trás, menos tempo de surporte (de 3 a 4 anos), pacotes mais defasados se tratando do Debian Stable. Praticamente só isso. Ah, o sistema é bem mais "seco" no quesito facilidade que no Ubuntu. Não espere que tudo seja automático.

2) Como se adiciona repositórios no Debian?
R: Pela Source.list. Aliás, no Debian não existe PPA, então se quiser algo novo, ou adiciona um repositório na Source, ou compila.

3) É possível instalar usando wifi (coisa possível no Live CD/DVD do Ubuntu) ou preciso conectar o notebook direto ao modem via LAN?
R: Devido ao Kernel ser totalmente código-aberto, vai ser difícil o Debian encontrar o driver da sua placa wireless assim logo de cara, ainda mais se for driver fechado. Creio que você pode ter algumas dificuldades nesse ponto, então é melhor usar a conexão com fio mesmo.

4) Gosto de manter os programas sempre atualizados nas suas últimas versões. Qual devo escolher, Lenny, Squeeze ou Wheezy (que acho que são as três versões estáveis que conheço - descarto versões de teste/beta)?
R: Use o Debian Testing. É o que a maioria usa quando quer programas mais atuais. O Unstable não recomendo pois está mudando toda hora, e é cheio de "idas e vindas" de pacotes. O Stable é como um Ubuntu LTS, praticamente.

Tem gente que considera a instalação do Debian difícil. Eu acho fácil. O difícil mesmo é a pós-instalação (acostume-se com a edição do Source.list, você vai mexer com isso bastante!).  ;)

bem para o debian stable vem com uma versão bem antiga do kernel linux no caso creio que esta seria a 2.6-32

Mas é possível instalar o 3.8.x, não?
ola

creio que de mas no caso você teria de compilar o kernel

Concluindo: é trabalho demais  :o

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2013, 15:09 »

Concluindo: é trabalho demais  :o

Cara, nem é. O Debian é doce de mamão, é canjica perto de um Arch linux, ou um Slackware da vida. O único trabalho é editar a source.list pra deixar o sistema do seu jeito, com os programas que você gosta. Olha, tem até um site que automatiza isso pra você: http://debgen.simplylinux.ch/

Aí é só copiar a source.list gerada pelo site para a source.list padrão do Debian, dar um update e pronto.  ;D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2013, 15:23 »

Concluindo: é trabalho demais  :o

Cara, nem é. O Debian é doce de mamão, é canjica perto de um Arch linux, ou um Slackware da vida. O único trabalho é editar a source.list pra deixar o sistema do seu jeito, com os programas que você gosta. Olha, tem até um site que automatiza isso pra você: http://debgen.simplylinux.ch/

Aí é só copiar a source.list gerada pelo site para a source.list padrão do Debian, dar um update e pronto.  ;D
ola

garfo o arch nem e tão dificil no caso o arch so e dificil na hora de instalar e pos-instalação no resto e moleza  ;)
ubuntu 12.04

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2013, 15:41 »
o arch nem e tão dificil no caso o arch so e dificil na hora de instalar e pos-instalação no resto e moleza  ;)

A instalação do Arch é até fácil se seguir o manual (eles tem uma wiki explicando tudo). Mas comparar a instalação do Debian com a instalação do Arch, é como comparar um Audi V8 com um monociclo. A instalação do Debian é *beeemm* mais fácil.  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #9 Online: 23 de Abril de 2013, 15:56 »
o arch nem e tão dificil no caso o arch so e dificil na hora de instalar e pos-instalação no resto e moleza  ;)

A instalação do Arch é até fácil se seguir o manual (eles tem uma wiki explicando tudo). Mas comparar a instalação do Debian com a instalação do Arch, é como comparar um Audi V8 com um monociclo. A instalação do Debian é *beeemm* mais fácil.  :D
ola

isso e mas em alguns casos o debian fica um pouco dificil de usar no caso o debian stable nem e usavel aqui no meu laptop. :-\
ubuntu 12.04

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #10 Online: 23 de Abril de 2013, 16:32 »
OK, vou tentar esse Debian Testing, acho que amanhã. Vamos ver como ele se comporta no meu notebook.

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #11 Online: 23 de Abril de 2013, 17:09 »
Eu usei o Debian por um tempo, mas ele é bem espartano e não tem muito "eyecandy" (ou firulas visuais).
O sistema é bem "seco" no quesito facilidades, mas por outro lado é muito bom para aprofundar o conhecimento.

Bom, o pessoal já disse acima sobre o sistema em si; eu queria ressaltar outra coisa: o fórum do Debian é excelente! É tão dinâmico como este e tem um pessoal bastante solícito; minhas dúvidas foram resolvidas rapidamente. E sim, fórum em português! ;D
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #12 Online: 23 de Abril de 2013, 18:54 »
Diferenças:
Vai ter que ler uma documentação gigantesca antes de ter o domínio do Debian.
Pacotes muito velhos. Como opção pra Web Browsers você terá o Debian Mozilla Team que te dá apenas versões "LTS" de navegadores com nomes diferentes.
Você sentirá sempre falta de algo que tinha no Ubuntu e esteja preparado para compilar coisas.
O google não vai ser tão eficiente como é pro Ubuntu ou Windows pois terá muitos artigos velhos na rede te ensinando a fazer coisas.
Mais difícil. Não terá as mesmas facilidades do Linux Mint, Ubuntu e Muito menos o Microsoft Windows XP, 7 e 8 com o Classic Shell.
Os caras do Debian lhe dirão coisas de que tem gente que ainda usa Gimp 1 ou 2, que não é nessessário usar coisas recentes e que se você não sabe usar o Debian então você não deveria testar nenhuma distro Linux.
Por isso fico no Ubuntu e se surgir distro mais fácil que essa eu troco. E jamais abandonarei Mac OS e Windows.
« Última modificação: 23 de Abril de 2013, 18:56 por Turritopsis nutricula »

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #13 Online: 23 de Abril de 2013, 18:58 »
Eliseu: não use o stable, vai te encher o saco num poder ter programas mais novos, que nem aconteceu comigo. Vai no testing que fica melhor.

Quanto à dificuldade do sistema, sinceramente eu achei 1% ou 2% mais difícil que Ubuntu. O ideal mesmo é você colocar a mão na massa, instalar ele e vai vendo os pontos fortes e fracos. Na minha época usava o stable, ele era realmente muito estável, só o que encheu mesmo foi o problema dos programas antigos
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Querendo me aventurar no Debian - perguntas
« Resposta #14 Online: 23 de Abril de 2013, 19:12 »
Eliseu: não use o stable, vai te encher o saco num poder ter programas mais novos, que nem aconteceu comigo. Vai no testing que fica melhor.

Quanto à dificuldade do sistema, sinceramente eu achei 1% ou 2% mais difícil que Ubuntu. O ideal mesmo é você colocar a mão na massa, instalar ele e vai vendo os pontos fortes e fracos. Na minha época usava o stable, ele era realmente muito estável, só o que encheu mesmo foi o problema dos programas antigos
Os usuários do Debian defensores ferrenhos vão dizer que é perigoso usar algo diferente do stable. Bem, quem geralmente diz isso é o povo do Debian.