Autor Tópico: Desmitificando o 64-bits  (Lida 52081 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #75 Online: 07 de Maio de 2013, 21:45 »
Depois de ler vários comentários, qual é melhor eu deixar instalado?  ::)
Meu processador: Intel® Pentium(R) Dual CPU E2180 @ 2.00GHz × 2 (64-bits)

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #76 Online: 07 de Maio de 2013, 23:53 »
Depois de ler vários comentários, qual é melhor eu deixar instalado?  ::)
Meu processador: Intel® Pentium(R) Dual CPU E2180 @ 2.00GHz × 2 (64-bits)

Se o teu processador é 64-bit, nada mais justo que um SO 64-bit pra poder aproveitar todo o potencial dele.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #77 Online: 08 de Maio de 2013, 01:14 »
Total FAIL Ubuntu 64 bits aqui!!
O sistema ficou muito lento, depois nem queria reiniciar (não sei se era por causa da lentidão extrema)
32 bits é o que há...rsrsrs
« Última modificação: 08 de Maio de 2013, 01:19 por Renan Rischiotto »

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #78 Online: 08 de Maio de 2013, 08:33 »
Depende do equipamento, um dual core é 32bits na minha opinião.

Eu uso desde 2009 x64 e não troco mais por arquiteturas defasadas como a x32.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #79 Online: 08 de Maio de 2013, 10:19 »
Depende do equipamento, um dual core é 32bits na minha opinião.

Eu uso desde 2009 x64 e não troco mais por arquiteturas defasadas como a x32.

"um dual core é 32bits na minha opinião."

Não entendi, rsrs. Por que?
Justamente por um pentium dual core ser atualmente um processador mais em conta, e já um pouco fraco em relação as opções do mercado, é que acho uma boa idéia usar SO 64bits pra melhorar o desempenho... minha constatação mais gritante de ganho de desempenho foi justamente ao comparar o Ubuntu 32bits com o 64bits instalado num pentium 4 dual core. Gigante a diferença de desempenho.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #80 Online: 08 de Maio de 2013, 12:25 »
Total FAIL Ubuntu 64 bits aqui!!
O sistema ficou muito lento, depois nem queria reiniciar (não sei se era por causa da lentidão extrema)
32 bits é o que há...rsrsrs

Tem que ver que alguns processadores "dizem" que são 64-bit, mas não são...

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #81 Online: 08 de Maio de 2013, 13:11 »
Total FAIL Ubuntu 64 bits aqui!!
O sistema ficou muito lento, depois nem queria reiniciar (não sei se era por causa da lentidão extrema)
32 bits é o que há...rsrsrs

Tem que ver que alguns processadores "dizem" que são 64-bit, mas não são...
Se não for 64bits você nem consegue rodar a instalação, amigo. Aparece a mensagem de arquitetura errada. E se o processador "diz" que é 64 bits, ele é 64bits... ele não te engana, rsrs
A lentidão se deve a outro fator e não ao fato do sistema não ser compatível. O certo é aumentar o desempenho sempre. Se isso não ocorre tem que verificar o que está errado e corrigir, sempre tem solução. Pode ser algo relativo ao vídeo, por exemplo.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline riikinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #82 Online: 08 de Maio de 2013, 17:48 »
64 bits funciona perfeitamente mesmo rodando jogos com wine, 64 bits desde 2011  ;D

Offline isaacdegod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #83 Online: 09 de Maio de 2013, 05:56 »
Recomendo a leitura http://www.ubuntu.com/certification/ aqui você pode encontrar alguns hardware e seus respectivos sistemas "ideais".

Offline Ernesto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #84 Online: 09 de Maio de 2013, 11:38 »
Depende do equipamento, um dual core é 32bits na minha opinião.

Eu uso desde 2009 x64 e não troco mais por arquiteturas defasadas como a x32.

Está enganado, um processador 64bit existe desde 21 de abril de 2003, era um AMD Opteron single core. 64 bit não tem nada a ver com ser single, dual, triple, quad, six, octa... etc.

Se um computador possui 2gb ou menos vá de 32bit, se tiver acima de 4gb é obrigatório instalar a versão 64bits do SO.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #85 Online: 09 de Maio de 2013, 11:46 »
Depende do equipamento, um dual core é 32bits na minha opinião.

Eu uso desde 2009 x64 e não troco mais por arquiteturas defasadas como a x32.

Está enganado, um processador 64bit existe desde 21 de abril de 2003, era um AMD Opteron single core. 64 bit não tem nada a ver com ser single, dual, triple, quad, six, octa... etc.

Se um computador possui 2gb ou menos vá de 32bit, se tiver acima de 4gb é obrigatório instalar a versão 64bits do SO.

Amigo, em parte você está certíssimo em sua observação, em parte está sendo radical e levantando dúvidas que já foram provadas errôneas no início do tópico. Leia-o desde o início.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Ernesto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #86 Online: 09 de Maio de 2013, 12:53 »
Depende do equipamento, um dual core é 32bits na minha opinião.

Eu uso desde 2009 x64 e não troco mais por arquiteturas defasadas como a x32.

Está enganado, um processador 64bit existe desde 21 de abril de 2003, era um AMD Opteron single core. 64 bit não tem nada a ver com ser single, dual, triple, quad, six, octa... etc.

Se um computador possui 2gb ou menos vá de 32bit, se tiver acima de 4gb é obrigatório instalar a versão 64bits do SO.

Amigo, em parte você está certíssimo em sua observação, em parte está sendo radical e levantando dúvidas que já foram provadas errôneas no início do tópico. Leia-o desde o início.

Não quero criar nenhum tipo de desentendimentos aqui, mas devo dizer que concordo com que tenha informado no inicio do tópico, mas as coisas não funciona exatamente como descreveu.
Citar
3° Sistemas 64 bits funcionam melhor com memória acima de 4 GB de ram? Todo sistema funciona melhor com mais de 4GB de ram. Só que no caso de um sistema windows os mais de 4GB de ram não serão reconhecidos pelo sistema se você usar sistema 32 bits. Não quer dizer que sistema 64 bits funcione pior com 1GB, 2GB ou 3GB de ram, se seu processador suportar 64 bits ele será mais rápido com sistema 64 bits. Independente da quantidade de memória se comparar o 64 bits será mais rápido... sempre.

Sim sistema 64bit funciona melhor com mais de 4gb de ram. Porém se for um PC 64bit com 1gb de ram será mais rápido em OS 32bit, mas a coisa muda de figura se for acima de 4gb em OS 64bit x 32bit.
Volto a afirmar se tem mais de 3gb use OS 64bit, será muito mais rápido! Abaixo de 2gb use OS 32bit, será mais adequado.

Também não compensa instalar OS 32bit em sistemas com mais de 4gb, além de não reconhecer toda memória ram ou fazer reconhecer com patch , não valerá a pena.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #87 Online: 10 de Maio de 2013, 00:42 »
Esse negócio de ficar discutindo se 32 ou 64 bits é melhor só é resolvido da seguinte forma: rodar o Live CD e verificar o desempenho da máquina. Ontem mesmo instalei o Ubuntu em um Celerom com 2 GB de RAM, um notebook antiguinho, e o sistema de 32 bits teve desempenho melhor do que o de 64 bits.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #88 Online: 10 de Maio de 2013, 01:29 »
Esse negócio de ficar discutindo se 32 ou 64 bits é melhor só é resolvido da seguinte forma: rodar o Live CD e verificar o desempenho da máquina. Ontem mesmo instalei o Ubuntu em um Celerom com 2 GB de RAM, um notebook antiguinho, e o sistema de 32 bits teve desempenho melhor do que o de 64 bits.
Fato, fato fato
Chega de teorias, o que importa é na hora H.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #89 Online: 10 de Maio de 2013, 07:55 »
Depende do equipamento, um dual core é 32bits na minha opinião.

Eu uso desde 2009 x64 e não troco mais por arquiteturas defasadas como a x32.

Está enganado, um processador 64bit existe desde 21 de abril de 2003, era um AMD Opteron single core. 64 bit não tem nada a ver com ser single, dual, triple, quad, six, octa... etc.

Se um computador possui 2gb ou menos vá de 32bit, se tiver acima de 4gb é obrigatório instalar a versão 64bits do SO.

Amigo, em parte você está certíssimo em sua observação, em parte está sendo radical e levantando dúvidas que já foram provadas errôneas no início do tópico. Leia-o desde o início.

Não quero criar nenhum tipo de desentendimentos aqui, mas devo dizer que concordo com que tenha informado no inicio do tópico, mas as coisas não funciona exatamente como descreveu.
Citar
3° Sistemas 64 bits funcionam melhor com memória acima de 4 GB de ram? Todo sistema funciona melhor com mais de 4GB de ram. Só que no caso de um sistema windows os mais de 4GB de ram não serão reconhecidos pelo sistema se você usar sistema 32 bits. Não quer dizer que sistema 64 bits funcione pior com 1GB, 2GB ou 3GB de ram, se seu processador suportar 64 bits ele será mais rápido com sistema 64 bits. Independente da quantidade de memória se comparar o 64 bits será mais rápido... sempre.

Sim sistema 64bit funciona melhor com mais de 4gb de ram. Porém se for um PC 64bit com 1gb de ram será mais rápido em OS 32bit, mas a coisa muda de figura se for acima de 4gb em OS 64bit x 32bit.
Volto a afirmar se tem mais de 3gb use OS 64bit, será muito mais rápido! Abaixo de 2gb use OS 32bit, será mais adequado.

Também não compensa instalar OS 32bit em sistemas com mais de 4gb, além de não reconhecer toda memória ram ou fazer reconhecer com patch , não valerá a pena.
Ernesto, olha a experiência pessoal é o mais importante sempre, mas o que eu quero dizer, mas parece que alguns amigos se recusam a compreender, é que não há embasamento técnico, ou teórico nenhum que sustente o fato de que com menos de 4GB de Ram um sistema "GNU/LINUX" 64Bits tenha desempenho inferior ao de 32 Bits. Só existem mitos e relatos em forums feitos por ilustres desconhecidos. Se alguém encontrar o embasamento que sustente, me mostre a fonte, quero pesquisar e saber se é confiável. Se vamos usar experiência pessoal, eu usei Ubuntu 64Bits durante muito tempo em um Celeron 430 com 2GB de ram e obtive desempenho muito superior ao de 32Bits (já escrevi isso antes) e uma amiga minha usa o Ubuntu 12.04 64Bits em um Sempron 140 com 2GB de ram sem problemas e melhor do era o 32Bits, segundo ela. Como me explicar isso? Se vamos usar experiência pessoal, deveria ser uma regra, um sistema 32Bits com 2GB de ram ter desempenho superior ao de 64Bits. Mas não é uma regra, é uma exceção! E se não é uma regra, e sim uma exceção, não se pode afirmar que será sempre assim. A regra é o sistema 64Bits ser sempre mais eficiente pois está usando a arquitetura correta de seu processador, se isso não acontece, se procurar encontrará alguma falha no sistema em relação a algum componente de hardware (e não é a memória, a não ser que a mesma já esteja indo pro saco) e encontrará a solução que fará o sistema ficar normal mesmo com menos de 4GB de Ram. Até a sua placa mãe pode interferir no funcionamento do seu PC. Sabia que a placa-mãe ASUS chipset 760G, faz meu sistema ficar mais rápido que numa Gigabyte com o mesmo Chipset? Pois é, isso acontece e o que me garante nessa Gigabyte, sei lá porque cargas d'água, o sistema 32Bits funcione mais rápido (mesmo eu tendo 8GB de ram que nem serão reconhecidos)? Isso acontece, são exceções que se procurar mais a fundo há solução.
Volto a fazer a pergunta, se um sistema de 64Bits com menos de 4GB de Ram tivessem problemas de funcionamento, por que viriam, muitas vezes, instalados de fábrica?
Se tiverem dúvidas testem um LiveCD antes, como o Sergio Benjamim falou.
Outra coisa importante é que tem gente que baseia suas informações sobre sistemas 64Bits no que sabe sobre o sistema da M$. Andei pesquisando e me parece que o problema com a utilização errada dos bits de memória que levariam um sistema 64bits travar com menos de 4GB de ram acontecia no Windows Vista 64bits (mesmo os que vinham de fábrica) e esse fator levou a esse mito, que se propagou e chegou até as distros linux por meio dos forums. Isso nunca aconteceu no mundo Linux. Já que no site oficial [editado]a recomendação para o sistema em geral é a partir de 512MB de Ram, fecho a conta, parei de debater até que apresentem fatores novos. São sempre as mesmas informações sobre as quais já falei, é só ler o resto do tópico. Pensem o quiserem, não quero levantar contenda. Fonte para requisitos do sistema: https://help.ubuntu.com/community/Installation/SystemRequirements#Recommended_Minimum_System_Requirements

Obs.: Para não dizer que é só no Ubuntu, por exemplo, no site do Fedora é recomendado 1152MB de Ram para sistema 64Bits (recomendado, heim, pois o mínimo é 768MB de Ram!). Será que eles estão errados? Garanto que a maioria dos nerds de lá são mais nerds que eu. Fonte: http://docs.fedoraproject.org/en-US/Fedora/17/html/Release_Notes/sect-Release_Notes-Welcome_to_Fedora_17.html
« Última modificação: 10 de Maio de 2013, 08:26 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS