Autor Tópico: Desmitificando o 64-bits  (Lida 51782 vezes)

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Desmitificando o 64-bits
« Online: 18 de Janeiro de 2013, 12:39 »
Amigos, venho por meio deste tópico tentar encerrar um assunto, acabar com uma série de informações mal fundadas ou incompletas sobre sistemas 64 bits que encontro em diversos sertões pela internet.

Como muitas vezes os companheiros participantes deste fórum se ofendem quando existe alguma discordância, preferi criar um tópico sobre o assunto dando minha cara e meu currículo a tapa, pois não me ofendo quando discordam de mim, só o que peço é que, por favor, se discordarem mostrem provas, números, uma tese, uma teoria que sustente sua afirmação, porque simplesmente dizer o quer sobre o sistema 64 bits no achômetro gera desinformação e confusão na cabeça dos camaradas menos familiarizados com o assunto, e só quem perde com isso é a comunidade.

1° Sistemas 64 bits são menos estáveis? Não, Na página de download do Ubuntu o sistema 32-bits é recomendado porque muitas pessoas não sabem que tipo processador tem ou que sistema baixar, logo o 32-bits funciona em qualquer processador, seja ele 32 ou 64-bits. É uma questão de bom senso e, até mesmo, de marketing (citando o bom e velho Tota). Pois se um usuário casual, que desconheça a arquitetura do seu processador, venha a baixar a versão 64 bits e ela não funcionar por seu processador ser 32 bits, ele nem sempre terá o bom senso de tentar saber qual foi o erro, vai simplesmente falar mal do sistema. No site do Fedora por exemplo é recomendado o uso de um computador com processador 64 bits com requisitos para o sistema, no do Mageia fica a critério do usuário, no Linux Mint também e etc, varia conforme a empresa. Num futuro brevíssimo não teremos mais versões 32 bits para sistemas lançados, pois um dos poucos processadores 32 bits ainda fabricados que eu saiba é o intel atom.

2° Sistemas 64 são mais rápidos de verdade? Sim. Se seu processador suportar 64 bits, um sistema 64 bits deixará ele mais rápido, é um fato (ou com a velocidade normal, pois usando 32 bits ele vai funcionar abaixo da capacidade, obrigatoriamente). Não é questão de pesarmos prós e contras, só existe pró em usar 64 bits. 32 bits pode manipular números de valor até 4.294.967.296, então operações que utilizem valores superiores a 4.294.967.296 um processador de 32 bits terá que dividir em duas etapas ou mais, dependendo do valor usado no cálculo. Entretanto, um processador de 64 bits fará esse trabalho uma única vez em cada operação. Qual o problema nisso? Nenhum, 64 bits é = a mais desempenho, fato.

3° Sistemas 64 bits funcionam melhor com memória acima de 4 GB de ram? Todo sistema funciona melhor com mais de 4GB de ram. Só que no caso de um sistema windows os mais de 4GB de ram não serão reconhecidos pelo sistema se você usar sistema 32 bits. Não quer dizer que sistema 64 bits funcione pior com 1GB, 2GB ou 3GB de ram, se seu processador suportar 64 bits ele será mais rápido com sistema 64 bits. Independente da quantidade de memória se comparar o 64 bits será mais rápido... sempre.

4° Posso instalar programas 32 bits no sistema 64 bits caso não haja outra versão? Pode, sem dúvida e não é difícil. Os programas 32 bits estão presentes na central de programas do Ubuntu e podem ser instalados. O gerenciador de pacotes quando precisa instala o "ia32-libs" que faz com que o sistema possa ler conjuntos de instruções feitas para arquitetura 32 bits sem perda nenhuma de desempenho (obviamente o desempenho desse aplicativo 32 bits será igual ao de estar sendo utilizado em um sistema 32 bits).

5° É mais difícil utilizar sistemas 64 bits? Não. É o mesmo que utilizar o 32 bits.

6° Tem poucos programas 64 bits? Não. É até difícil achar programas que não tenham versão 64 bits. Conheço cerca de meia dúzia, que por sinal foram descontinuados.



Bom acredito que seja o mais falado por aí. Se alguém lembrar de outro mito diga, por favor mande.
É bom a gente começar a falar mais sobre isso porque as pessoas tem demonstrado dúvida e, além do mais, daqui a pouco tempo, como já disse, os sistemas não serão mais oferecidos em versão 32 bits. As pessoas estão entrando no auge da era 64 bits com medo da tecnologia. Já tem 10 anos que os primeiros processadores 64 bits chegaram ao mercado, não é novidade, já passou da hora de acabar com os mitos.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2013, 17:17 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #1 Online: 18 de Janeiro de 2013, 12:44 »
Uso o Ubuntu desde a versão 8.04 - e desde o 11.10 em versão 64-bit. Não volto nunca mais à arquitetura 32-bit.

Willder

  • Visitante
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2013, 14:28 »
Sobre o download, o problema que vejo é que a página de download indica o download da versão AMD64, e muitos pensam que o sistema só irar rodar em PCs AMD por não saber que AMD64 é um dos nomes da arquitetura 64 bits, ótima estratégia de marketing, realmente genial.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2013, 15:32 »
Ótima explicação Nomade..! Parabéns..!  ;)

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2013, 15:40 »
nomade, muito bom post, mas tenho que fazer algumas ressalvas sobre os pontos 2 e 3:

Citar
2° Sistemas 64 são mais rápidos de verdade?
Aplicativos 64 bits usam mais memória que 32 bits. Quando mudei de 32 bits para 64 bits, tive problemas de travamento, lerdeza e uso de swap pois estava consumindo RAM demais. Piorando, desse modo o desempenho em relação ao 32 bits. Um aplicativo 64 bits será mais rápido que um 32 bits se tiver bastante RAM, de modo que não falte e não precise usar swap etc.

Citar
3° Sistemas 64 bits funcionam melhor com memória acima de 4 GB de ram? Todo sistema funciona melhor com mais de 4GB de ram.
Então se meu notebook tiver 4GB de RAM e eu aumentar pra 8GB então obrigatoriamente ele funciona melhor? Se meu consumo de RAM nunca passa de 2GB por qual motivo indo de 4GB pra 8GB a performance aumentaria ao invés de se manter?

Com os itens 1, 4, 5 e 6 concordo totalmente.

 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #5 Online: 18 de Janeiro de 2013, 16:07 »
Parabéns pelo tópico.

Eu não uso x32 desde 2009, e não volto para esta arquitetura defasada nem que me paguem.

x64 é bem melhor.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2013, 16:11 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #6 Online: 18 de Janeiro de 2013, 16:19 »
Ola pros;

-Possibilidade de usar mais de 3giga de memoria por processo, ou seja, maior quantidade de memoria por processo em comparação com o 32bit, mesmo com o kernel PAE a limitação dos 32 bit ainda continua.

-Melhor performance em aplicativos que exigem alto poder de processamento e decodificação, como encodar videos, compressao, compilar programas e games com ganhos significativos em tempo, na compilação.

-Compativel com aplicaçoes 32bit e 64bit

-Flash player nativo e funcionando bem sem tantos problemas quanto nas versoes anteriores.

-Tem praticamente os mesmos programas dos repositorios para ambas arquiteturas.

-Ha ganho de performance no sistema de um modo geral, endereçamento maior de memoria.

Contras;

-Necessario por algumas vezes a instalação de bibliotecas de 32bits.

-Em algumas circunstancias e necessario criar links para bibliotecas 32bit no sistema, que por algum motivo nao sejam criadas automaticamente.

-Menor tempo de desenvolvimento em comparação com o 32bits - mas isso ja mudou

-Pode consumir mais memoria para um aplicativo 32bits que nao tem o seu codigo customizado, inclusive rodando igual a versao 32bits.

-Tem uma base instalada menor que o 32bits - isso tbm ja era

-Antigamente alguns drivers de dispostivos serem melhores nas versoes 32 como wifi, e modems de internet discada que na versao 64bit, mas isso deve ter caido por terra restando somente os modems de discada talvez.

-Pode exigir alguns passos a mais ou alguns "workarounds" na instalação de programas de terceiros ou ate mesmo nao existir versao para arquitetura 64bit de um determinado programa, o que e raro nos dias de hj. ocorrer.

Que eu me lembre e isso.....eu uso o 64bit desde o Ubuntu 7.10 quando começei a fazer os testes passando a usar definitivamente na ver 9.10 e posteriormente na versao 10.04, nao tenho do que reclamar, alem de uma evolução natural eu vou sempre de 64 bit sem duvida alguma.

Parabens pelo topico Nomade!!!

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #7 Online: 18 de Janeiro de 2013, 17:17 »
nomade, muito bom post, mas tenho que fazer algumas ressalvas sobre os pontos 2 e 3:

Citar
2° Sistemas 64 são mais rápidos de verdade?
Aplicativos 64 bits usam mais memória que 32 bits. Quando mudei de 32 bits para 64 bits, tive problemas de travamento, lerdeza e uso de swap pois estava consumindo RAM demais. Piorando, desse modo o desempenho em relação ao 32 bits. Um aplicativo 64 bits será mais rápido que um 32 bits se tiver bastante RAM, de modo que não falte e não precise usar swap etc.

Citar
3° Sistemas 64 bits funcionam melhor com memória acima de 4 GB de ram? Todo sistema funciona melhor com mais de 4GB de ram.
Então se meu notebook tiver 4GB de RAM e eu aumentar pra 8GB então obrigatoriamente ele funciona melhor? Se meu consumo de RAM nunca passa de 2GB por qual motivo indo de 4GB pra 8GB a performance aumentaria ao invés de se manter?

Com os itens 1, 4, 5 e 6 concordo totalmente.

 [ ]'s

Sobre a questão 2°: Sua opinião é baseada em experiência pessoal, correto? Não há comprovação disso, nem recomendação dos fabricantes, nada que sustente isso. Porém, respeito o seu direito de manifestar sua opinião.
A minha experiência é totalmente diferente da sua, eu tinha um PC com Pentium IV dual core + 2GB de ram e mudei do Ubuntu 9.04 32 bits (na época) para o 64 bits e para minha surpresa o desempenho aumentou muito, inclusive dos jogos que eu tinha instalado pelo wine, como Godfather 2 e Fallout 3. Que aliás nem inicializavam quando eu tentei usar no Ubuntu 9.04 32 bits. O tempo que eu passei a levar para converter vídeos com o DeVeDe cairam quase que pela metade. A transferência de arquivos entre HDs dobrou de velocidade. Emuladores como o Dolphin emu e PCSX2 funcionam melhor também, mesmo com 2GB DDR2 só. Eu lhe garanto que com um Pentium IV dual core, Celeron 430, Athlon II x2 e Semprom 450, mesmo com 2GB de ram o desempenho aumenta. Testado e aprovado. Tem quanto tempo que testou um sistema 64 com menos de 4GB de ram? Qual foi a versão do Ubuntu que você usou? Qual foi o processador usado? A memória era DDR 400, DDR2 ou DDR3?

Sobre a questão 3°: Olha, eu escreví essa resalva:
Citar
Só que no caso de um sistema windows os mais de 4GB de ram não serão reconhecidos pelo sistema se você usar sistema 32 bits
porque eu considerei implicitamente a questão do kernel PAE. (O kernel Linux inclui suporte completo ao PAE desde a versão 2.3.23, permitindo acesso a até 64GB de memória em computadores de 32 bits)
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2013, 17:21 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #8 Online: 18 de Janeiro de 2013, 17:25 »
O que pegava em sistemas 64 bits era os módulos do kernel, muitas vezes não se encontrava o driver de tal impressora ou outro hardware. Tinha um Linux Mint 9 aqui, que conseguia reconhecer a impressora só sefosse 32 bits. Atualmente isso mudou muito, consegui instalar uma Epson no Mint 13 64bits sem maiores problemas, foi até muito fácil, na hora q liguei, já pediu para instalar o driver.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #9 Online: 18 de Janeiro de 2013, 17:30 »
Platão,
eu nem considerei isso um empecilho:
Citar
Necessario por algumas vezes a instalação de bibliotecas de 32bits
pois o ia32-libs tá no repositório, você instala pela Central de Programas ou pelo Synaptic.

Citar
ode exigir alguns passos a mais ou alguns "workarounds" na instalação de programas de terceiros ou ate mesmo nao existir versao para arquitetura 64bit de um determinado programa, o que e raro nos dias de hj. ocorrer.
Verdade, mas realmente é tão raro hoje em dia, que não considero um empecilho também. O problema é querer usar um hardware antigo que precise de instalação de software proprietário, mas isso será um problema no 32 bits também, por conta de dependências, versão do Kernel, do xorg e etc.

Mas é isso aí.

Abraço brother!
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #10 Online: 18 de Janeiro de 2013, 17:49 »
Platão,
eu nem considerei isso um empecilho:
Citar
Necessario por algumas vezes a instalação de bibliotecas de 32bits
pois o ia32-libs tá no repositório, você instala pela Central de Programas ou pelo Synaptic.

Sem duvida, eu disse isso como ponto negativo tendo em vista um sistema 64 bits "puro", ou seja, eu nao gosto de "poluir" o Ubuntu x64 com libs de 32 bits, ideal se nao precisassemos instalar essas libs. Nao sei se vc lembra, antigamente o firefox nao tinha versao para 64bits, era a versao 32 que era usada. Eu acho entao essa dependencia um ponto negativo que tende a desaparecer. Ha tbm aplicativos antigos de 32bit que nao tem versao atualizada...entao...nao tem jeito.  

Citar
Pode exigir alguns passos a mais ou alguns "workarounds" na instalação de programas de terceiros ou ate mesmo nao existir versao para arquitetura 64bit de um determinado programa, o que e raro nos dias de hj. ocorrer.

Citar
Verdade, mas realmente é tão raro hoje em dia, que não considero um empecilho também. O problema é querer usar um hardware antigo que precise de instalação de software proprietário, mas isso será um problema no 32 bits também, por conta de dependências, versão do Kernel, do xorg e etc.

Sem duvida sao bem raras as ocasioes para nossa sorte, gostaria de ver isso http://www.webupd8.org/2013/01/how-to-get-flash-player-to-work-with.html tbm se encerrar.

Ps; tinha que ser o flash ne!!! ;)
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2013, 18:01 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #11 Online: 18 de Janeiro de 2013, 21:37 »
Citar
Sem duvida sao bem raras as ocasioes para nossa sorte, gostaria de ver isso http://www.webupd8.org/2013/01/how-to-get-flash-player-to-work-with.html tbm se encerrar.

kkkkkkk de fato, tinha que ser o flash... havia notado esse problema, por isso tenho usado a loja steam mais pelo navegador, que aí funciona. Prefiro nem fazer essa gambiarra!!
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2013, 21:39 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #12 Online: 18 de Janeiro de 2013, 22:24 »
Para falar a verdade, o flash acho que e coisa que da mais problema...cada hora e um problema diferente;

Um exemplo desse problema é o flash + compiz no Firefox, que travava a tela de prefencias do flash player onde nao era possivel assistindo uma animação no you tube em tela padrao por exemplo, mexer nas preferencias devido ao compiz.

Agora na ultima versao do firefox e so maximizar a tela e as preferencias do flash player ficam destravadas, com acesso ao microfone e camera.

Agora começou a pu@#$@ no navegador Google Crome, com uns "chuviscos" nos videos;



Isso usando a versao 32bit...entao... a conclusao;

O flash e realmente  muito ruim tanto no Ubuntu 64 como na versao 32 8)
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2013, 22:26 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #13 Online: 18 de Janeiro de 2013, 22:57 »
Para falar a verdade, o flash acho que e coisa que da mais problema...cada hora e um problema diferente;

O HTML 5 tá aí... Logo logo o Flash vai morrer  ::)

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Desmitificando o 64-bits
« Resposta #14 Online: 18 de Janeiro de 2013, 23:59 »
nomade, muito bom post, mas tenho que fazer algumas ressalvas sobre os pontos 2 e 3:

Citar
2° Sistemas 64 são mais rápidos de verdade?
Aplicativos 64 bits usam mais memória que 32 bits. Quando mudei de 32 bits para 64 bits, tive problemas de travamento, lerdeza e uso de swap pois estava consumindo RAM demais. Piorando, desse modo o desempenho em relação ao 32 bits. Um aplicativo 64 bits será mais rápido que um 32 bits se tiver bastante RAM, de modo que não falte e não precise usar swap etc.

Citar
3° Sistemas 64 bits funcionam melhor com memória acima de 4 GB de ram? Todo sistema funciona melhor com mais de 4GB de ram.
Então se meu notebook tiver 4GB de RAM e eu aumentar pra 8GB então obrigatoriamente ele funciona melhor? Se meu consumo de RAM nunca passa de 2GB por qual motivo indo de 4GB pra 8GB a performance aumentaria ao invés de se manter?

Com os itens 1, 4, 5 e 6 concordo totalmente.

 [ ]'s

Sobre a questão 2°: Sua opinião é baseada em experiência pessoal, correto? Não há comprovação disso, nem recomendação dos fabricantes, nada que sustente isso. Porém, respeito o seu direito de manifestar sua opinião.
A minha experiência é totalmente diferente da sua, eu tinha um PC com Pentium IV dual core + 2GB de ram e mudei do Ubuntu 9.04 32 bits (na época) para o 64 bits e para minha surpresa o desempenho aumentou muito, inclusive dos jogos que eu tinha instalado pelo wine, como Godfather 2 e Fallout 3. Que aliás nem inicializavam quando eu tentei usar no Ubuntu 9.04 32 bits. O tempo que eu passei a levar para converter vídeos com o DeVeDe cairam quase que pela metade. A transferência de arquivos entre HDs dobrou de velocidade. Emuladores como o Dolphin emu e PCSX2 funcionam melhor também, mesmo com 2GB DDR2 só. Eu lhe garanto que com um Pentium IV dual core, Celeron 430, Athlon II x2 e Semprom 450, mesmo com 2GB de ram o desempenho aumenta. Testado e aprovado. Tem quanto tempo que testou um sistema 64 com menos de 4GB de ram? Qual foi a versão do Ubuntu que você usou? Qual foi o processador usado? A memória era DDR 400, DDR2 ou DDR3?
Sim, a performance melhora, desde que um certo limite de RAM seja respeitado. Tal limite é quebrado mais facilmente em sistemas 64bits correto? Sendo assim, meu sistema era mais rápido com 64 bits, do que 32 bits, até o 64 bits alcançar certo uso de memória elevado e ficar lento até travar, enquanto o 32 continuava sem ter preenchido a memória do pc. Já até tive que desligar no sistema 64 bits pelo hard reset. Pra quem faz atividades em que sobra RAM em 32 bits e que sobram RAM em 64 bits, o 64 é mais rápido. Pra quem faz atividades que sobram RAM em 32 bits e falta RAM em 64 bit (pois este consome mais) o 32 é mais rápido a partir do momento que o 64 travar, como era antigamente meu caso (hoje sei que não posso abrir tantas abas do navegador 64 bits quanto do 32 bits, então fecho  algumas).


Sobre a questão 3°: Olha, eu escreví essa resalva:
Citar
Só que no caso de um sistema windows os mais de 4GB de ram não serão reconhecidos pelo sistema se você usar sistema 32 bits
porque eu considerei implicitamente a questão do kernel PAE. (O kernel Linux inclui suporte completo ao PAE desde a versão 2.3.23, permitindo acesso a até 64GB de memória em computadores de 32 bits)
Não fui claro, pois me referi a qualquer sistema na minha pergunta. Ou seja, tenho o Ubuntu 64 bits ou Ubuntu 32 bits com kernel PAE com 4GB RAM e só uso ele pra escutar música no mplayer, mais nada. Então coloco pra 8GB e ele passa a ser mais rápido, então se eu colocar 16GB RAM aumenta mais ainda e 32GB de RAM mais ainda... e assim sucessivamente? Acho que não.
Entretanto, se eu usasse um programa de CAD que consumisse 3.5GB de RAM e fizesse o aumento de RAM com certeza haveria aumento no desempenho. Mesmo assim, acho que só até certo ponto, pois qual seria a diferença em ter 64GB RAM ou 128GB de RAM se meu CAD tá usando 3.5GB?


  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.