Tal limite é quebrado mais facilmente em sistemas 64bits correto?
Se eu tenho 2GB de RAM e sair usando um monte de programa em 32 bit e 64 bit, quem enche a memória do pc primeiro?
Faz um teste, pega um sistema 32 bit e um 64 bit:
1) Abre 10 abas de um vídeo no firefox, verifica o consumo de RAM
2) Abre mais 10 abas deste vídeo no firefox, verifica o consumo de RAM
3) Abre mais 10 abas deste vídeo no firefox, verifica o consumo de RAM
4) Abre mais 10 abas deste vídeo no firefox, verifica o consumo de RAM
...
Pela minha experiência pessoal como usuário, o 64 bit em geral consome mais, então ele preenche os 2GB de RAM antes.
Quanto ao "limite de RAM", me enrolei com as palavras, mas quis dizer que se um PC tem 2GB de RAM, o seu limite de RAM usável pelo sistema é de 2GB de RAM ou bem perto disso, como um sistema de 64 bit usa mais memória, é mais provável que ele vá encher a RAM de informações ao invés do 32 bit. Mas encher a RAM tanto assim, deixa o sistema lerdo (experiência pessoal novamente), e foi a esse "entupimento" da memória RAM que chamei de "quebrar o limite de RAM em que o sistema funciona bem". Eu tive problemas com o Lubuntu 64 bit 12.04 e Ubuntu 64 bit 12.04, foi no meu notebook de 2GB de RAM, acontecia porque eu precisava abrir uma certa quantidade de abas no browser. No 64 bit ele ia enchendo a memória até "entupir" até travar e eu ser obrigado a reiniciar no botão, no 32 bit a memória não enchia tanto e então não travava o sistema. O que eu to tentando dizer, é que se um usuário faz um determinado uso do sistema, se for em 64 bit vai usar mais memória do que o 32 bit, se o cara num tiver RAM de sobra, pode acontecer isso. Considero isso como um caso particular em que a performance do 64 bit é pior.
Achei agora esse
link da phoronix, acho que ele na primeira e segunda frase expressa muito bem o que to tentando falar:
In past years on Phoronix there has been no shortage of 32-bit vs. 64-bit Linux benchmarks. Assuming you don't have a limited amount of RAM and under memory pressure, 64-bit distributions tend to be much faster than the 32-bit versions
Em tradução livre por mim:
Nos últimos anos não tiveram poucos benchmarks de Linux 32-bit vs. Linux 64 bit. Considerando que você não tem uma quantia limitada de RAM e não está usando perto do limite, distribuições 64-bit tendem a ser mais rápidas que as versões 32-bit
Obs.: em momento algum me referi a qualquer sistema Windows, raramente utilizo esse sistema, muito menos testo versões 32 bit e 64 bit dele (menos ainda ficar comparando ou tirando conclusões...), estou me referindo ao Ubuntu e suas variações basicamente, apesar de ter tido experiência próxima dessa com o Archbang e Sabayon. Concordo com você que devemos nos focar principalmente em Linux/Ubuntu neste tópico.
[ ]'s