Autor Tópico: Varios sistema na mesma /home  (Lida 14818 vezes)

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Varios sistema na mesma /home
« Online: 18 de Dezembro de 2012, 16:42 »
Gostaria de saber si tem como colocar vários sistemas na mesma home? Por ex usar o ubuntu, linux mint e outro compartilhando da mesma home.

Obrigado
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2012, 21:40 por Francis Ricardo »
Seja livre use Linux

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2012, 16:43 »
Eu creio que sim, porque será uma partição separada /home e qualquer sistema Linux vai ler essa partição..!

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #2 Online: 18 de Dezembro de 2012, 16:46 »
sim,é só na hora de instalar,escolher essa partição como home,e tomar cuidado pra não marcar a opção de formatar a partição,ok? já cometi esse erro por engano,mas ainda bem que não tinha nada ainda na partição.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #3 Online: 18 de Dezembro de 2012, 17:20 »
sim,é só na hora de instalar,escolher essa partição como home,e tomar cuidado pra não marcar a opção de formatar a partição,ok? já cometi esse erro por engano,mas ainda bem que não tinha nada ainda na partição.

Outra coisa que tem que prestar atenção é o nome do usuário, tem que ser diferente para cada distro instalada, aqui por exemplo é sergio, sergio2, sergio3, sergio4 e por aí vai. Aí fica várias pastas na /home, uma para cada usuário.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Creto

  • Visitante
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #4 Online: 18 de Dezembro de 2012, 17:54 »
Francis cada uma dessas pastas é um usuário diferente de uma diferente instalação



T+

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #5 Online: 18 de Dezembro de 2012, 19:33 »
Se você tiver o cuidado de criar os mesmos usuários com os mesmos nomes na mesma ordem, de forma que eles recebam os mesmos UIDs, pode funcionar. Mas esteja preparado para ter problemas com aplicativos instalados em versões diferentes em cada sistema, pois eles podem criar configurações conflitantes.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #6 Online: 18 de Dezembro de 2012, 21:14 »
Ok galera eu tive fazendo uns testes um tempo atros, bem antes de fazer esse tópico aqui e no mesmo jeito que vocês sitara ai foi o procedimento que eu fiz.
Mas deu vários erros vou tentar explicar.

Bem eu instalei o ubuntu 12.10 e criei a home separada ate ai tudo bem.

Depois instalei o Linux Mint 13 e o 14 na própria partição e setei a mesma home sem formatar.

Depois de instalado da o seguintes erros. Esses erros vou mostrar aqui agora para vocês nas imagens que eu criei.

Ubuntu:
http://i1260.photobucket.com/albums/ii563/francis1238/Capturadetelade2012-12-10084618_zps49a5509f.png

Essa ai e quando eu saio do Mint e entro no ubuntu.

Mint:
http://i1260.photobucket.com/albums/ii563/francis1238/2012-12-10083309_zps8d37c4dd.jpg

http://i1260.photobucket.com/albums/ii563/francis1238/2012-12-10083250_zps16b9c87a.jpg

http://i1260.photobucket.com/albums/ii563/francis1238/2012-12-10083236_zps67e3e326.jpg

http://i1260.photobucket.com/albums/ii563/francis1238/2012-12-10083158_zps386b4d2d.jpg

Esses erro ai em sima são quando eu saio do ubuntu e entro no Mint da esses erros na inicialização.

Depois desses erros todos aparece o desktop e fica dessa maneira aqui.
Mint
http://i1260.photobucket.com/albums/ii563/francis1238/Capturadetelade2012-11-24194706.png

http://i1260.photobucket.com/albums/ii563/francis1238/Screenshotfrom2012-12-10084812_zps6c56c29a.png

Dendo que toda vez tem que configurar novamente.

Seja livre use Linux

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #7 Online: 18 de Dezembro de 2012, 22:26 »
Usar a mesma home não é uma boa ideia.
Sorte que são distros derivadas. Se fossem uma deb e uma rpm seria muito pior.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #8 Online: 18 de Dezembro de 2012, 22:34 »
Usar a mesma home não é uma boa ideia.
Sorte que são distros derivadas. Se fossem uma deb e uma rpm seria muito pior.

Por que não é uma boa ideia? Atualmente tenho dois Ubuntu's, Linux Mint, OpenSUSE, e ainda havia um Arch Linux. Tudo na mesma /home. Só fiz o que falei anteriormente, cada distro um usuário diferente. Ou a home vc fala a pasta pessoal do usuário?
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2012, 22:50 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #9 Online: 18 de Dezembro de 2012, 22:38 »
Francis Ricardo, deu tudo errado aí pq acho q vc usou o mesmo nome de usuário para todas as distros. Aí as configurações de cada uma se conflitam, cada distro tem um desktop diferente, e mesmo que sejam iguais (duas distros com Unity, por exemplo), é possível acontecer algum problema. É bem o que zekkerj falou.

Se você tiver o cuidado de criar os mesmos usuários com os mesmos nomes na mesma ordem, de forma que eles recebam os mesmos UIDs, pode funcionar. Mas esteja preparado para ter problemas com aplicativos instalados em versões diferentes em cada sistema, pois eles podem criar configurações conflitantes.

Eu sei disso porque já cai na besteira de colocar mesmo nome de usuário em distros diferentes, quando estava aprendendo a mexer em Linux.

A solução é apagar todas pastas e arquivos ocultos da pasta do seu usuário, depois entrar somente em uma distro, e criar um outro usuário por lá, e aí apaga tudo de novo, entra no outro usuário, e apaga o original (para isso é necessário dar poder de sudo para esse usuário novo). Acho que o melhor a fazer é entrar na conta de root e criar um outro usuário, e excluir o original, é mais fácil. Na hora de deletar, irá perguntar se vc quer apagar a pasta, escolha não, pois essa pasta é importante para a outra distro.

Agora q vi a imagem, bem ilustrativa Creto.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2012, 22:49 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #10 Online: 18 de Dezembro de 2012, 23:21 »
Citar
Por que não é uma boa ideia?
Exatamente por esse tipo de problema. Enfim, a máquina é sua, e ninguém melhor que você pra saber o que é melhor pra ela. Não é uma declaração de isenção de responsabilidade, mas sim um reconhecimento de que é você que manda em sua máquina.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #11 Online: 19 de Dezembro de 2012, 00:26 »
Bem pessoal vamos ver si eu entendi, pra poder usar a mesma home ( Documentos fotos musicas etc ) em distro diferente só tenho que mudar o nome do usuário?

Por ex:
No Ubuntu eu poderia deixar como ( francis)

No Mint eu poderia deixar como ( ricardo )

E isso não daria esses erros na hora de  sair de uma distro para outra.

E isso mesmo?
Seja livre use Linux

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #12 Online: 19 de Dezembro de 2012, 02:13 »
Bem pessoal vamos ver si eu entendi, pra poder usar a mesma home ( Documentos fotos musicas etc ) em distro diferente só tenho que mudar o nome do usuário?

Por ex:
No Ubuntu eu poderia deixar como ( francis)

No Mint eu poderia deixar como ( ricardo )

E isso não daria esses erros na hora de  sair de uma distro para outra.

E isso mesmo?

É isso mesmo, vc entendeu o espirito da coisa, mas só isso não vai te dar acesso às suas pastas. Para compartilhar as pastas de vídeos, músicas, documentos e etc vc terá que criar um link de todas essas pastas, e passar esses links todos para a pasta do outro usuário. Por exemplo, aqui o meu usuário "central" é o sergio3, logo eu tive que criar os links de Vídeos, Músicas, Documentos e etc e mandar todos para as pastas sergio2, sergio5, sergio11 e por aí vai, entendeu? É só criar os links, recortar e copiar no local de destino.

É um negócio que funciona, gambiarrado mas funciona. Só funciona pq o UID de todos usuários, de cada distro, são iguais (uso sempre o padrão do sistema, se não me engano UID 1000), se fossem diferentes eu teria problema de acesso às pastas e arquivos.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #13 Online: 19 de Dezembro de 2012, 09:10 »

É isso mesmo, vc entendeu o espirito da coisa, mas só isso não vai te dar acesso às suas pastas. Para compartilhar as pastas de vídeos, músicas, documentos e etc vc terá que criar um link de todas essas pastas, e passar esses links todos para a pasta do outro usuário. Por exemplo, aqui o meu usuário "central" é o sergio3, logo eu tive que criar os links de Vídeos, Músicas, Documentos e etc e mandar todos para as pastas sergio2, sergio5, sergio11 e por aí vai, entendeu? É só criar os links, recortar e copiar no local de destino.

É um negócio que funciona, gambiarrado mas funciona. Só funciona pq o UID de todos usuários, de cada distro, são iguais (uso sempre o padrão do sistema, se não me engano UID 1000), se fossem diferentes eu teria problema de acesso às pastas e arquivos.
Agora você me confundiu amigo criar um link como assim?

Você ta me dizendo pra mim fazer uma copia da minha home principal que seria no exemplo do Ubuntu e colocar colar essas copias nas demais homes das outras distro e isso?

Ontem a noite eu peguei um HD de teste aqui e instalei da seguinte maneira.

/dev/sdc1   *        2048   138121188    69059570+  83  Linux ( Ubuntu 12.10 Principal ) francis
/dev/sdc2       138121216   263950335    62914560   83  Linux ( Linux Mint 13 ) franciss
/dev/sdc3       263950336   976773119   356411392   83  Linux ( HOME )

Mudando o nome do usuário realmente não deu mais aqueles erros. Ai fiz um teste coloquei um arquivo de testo na pasta documentos e reiniciei e entrei no Mint.

Quando fui na pasta Documentos do Mint não tinha esse aquivo de testo. Para ter acesso a ele eu tinha que ir em sistema / home francis e documentos  para ter  acesso ao arquivo de testo.

Da maneira que eu estava tentando antes quando dava aqueles erros já ficava direto em documentos da outra distro, mas tinha aqueles erros todos.

« Última modificação: 19 de Dezembro de 2012, 09:20 por Francis Ricardo »
Seja livre use Linux

Creto

  • Visitante
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #14 Online: 19 de Dezembro de 2012, 18:27 »
Usar a mesma home não é uma boa ideia.
Sorte que são distros derivadas. Se fossem uma deb e uma rpm seria muito pior.
Bem para fator de conhecimento, discordo um pouco aqui, já que como o próprio Francis Ricardo sabe o Creto aqui usa a mesma /home como mostrada acima com usuários diferentes e esse é o segredo com Epidemic (deb); Debian Wheezy (deb); BigLinux (deb); Mageia 2 (rpm); PCLinuxOS (rpm) e jamais tive problemas com configurações de aplicativos.

E todas elas compartilham a /home dos usuários, ou sendo, Creto compartilha a home de Paulo, MagoCreto e por ai vai...

T+