Autor Tópico: Varios sistema na mesma /home  (Lida 14953 vezes)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #15 Online: 19 de Dezembro de 2012, 19:29 »

É isso mesmo, vc entendeu o espirito da coisa, mas só isso não vai te dar acesso às suas pastas. Para compartilhar as pastas de vídeos, músicas, documentos e etc vc terá que criar um link de todas essas pastas, e passar esses links todos para a pasta do outro usuário. Por exemplo, aqui o meu usuário "central" é o sergio3, logo eu tive que criar os links de Vídeos, Músicas, Documentos e etc e mandar todos para as pastas sergio2, sergio5, sergio11 e por aí vai, entendeu? É só criar os links, recortar e copiar no local de destino.

É um negócio que funciona, gambiarrado mas funciona. Só funciona pq o UID de todos usuários, de cada distro, são iguais (uso sempre o padrão do sistema, se não me engano UID 1000), se fossem diferentes eu teria problema de acesso às pastas e arquivos.
Agora você me confundiu amigo criar um link como assim?

Você ta me dizendo pra mim fazer uma copia da minha home principal que seria no exemplo do Ubuntu e colocar colar essas copias nas demais homes das outras distro e isso?

Ontem a noite eu peguei um HD de teste aqui e instalei da seguinte maneira.

/dev/sdc1   *        2048   138121188    69059570+  83  Linux ( Ubuntu 12.10 Principal ) francis
/dev/sdc2       138121216   263950335    62914560   83  Linux ( Linux Mint 13 ) franciss
/dev/sdc3       263950336   976773119   356411392   83  Linux ( HOME )

Mudando o nome do usuário realmente não deu mais aqueles erros. Ai fiz um teste coloquei um arquivo de testo na pasta documentos e reiniciei e entrei no Mint.

Quando fui na pasta Documentos do Mint não tinha esse aquivo de testo. Para ter acesso a ele eu tinha que ir em sistema / home francis e documentos  para ter  acesso ao arquivo de testo.

Da maneira que eu estava tentando antes quando dava aqueles erros já ficava direto em documentos da outra distro, mas tinha aqueles erros todos.


Vc foi na pasta Documentos do outro Mint, e não tinha o documento de texto, certo? Por isso que eu falei para vc criar links de cada pasta (Documentos, Vídeos, Músicas e etc) e copiar lá na pasta do seu outro usuário. Acho que uma imagem vale mais do que mil palavras:

http://youtu.be/S5Ktev1Q6sU

Ao criar os atalhos de cada pasta, é lógico que vc vai deletar as pastas originais. Tome cuidado para não perder documento importantes!!!
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2012, 19:38 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #16 Online: 19 de Dezembro de 2012, 20:25 »
Ok Sergio acho que entendi por parte, mas ainda fiquei com duvida quando á uma atualização de arquivo nas pastas as que estão em atalho em outra distro atualiza também? Ou quando salva alguma coisa nas pasta que são atalhos a pasta original mostra o arquivo que foi salvo?

Por ex?
Salvei uma foto no na pasta de atalho no Mint essa mesma foto vai aparecer na pasta de foto no ubuntu?

Quando você fala em deletar as pastas originais você estar falado das pasta do segundo usuário o qual vai receber os atalhos né?

« Última modificação: 19 de Dezembro de 2012, 20:39 por Francis Ricardo »
Seja livre use Linux

Creto

  • Visitante
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #17 Online: 19 de Dezembro de 2012, 20:46 »

Salvei uma foto no na pasta de atalho no Mint essa mesma foto vai aparecer na pasta de foto no ubuntu?

Mas pra que tudo isso se no Dolphin, Nautilus você tem acesso a todas as pastas independente de que SO esteja?

Não entendi mesmo o caso.

T+

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #18 Online: 19 de Dezembro de 2012, 21:09 »
Ok Sergio acho que entendi por parte, mas ainda fiquei com duvida quando á uma atualização de arquivo nas pastas as que estão em atalho em outra distro atualiza também? Ou quando salva alguma coisa nas pasta que são atalhos a pasta original mostra o arquivo que foi salvo?

Por ex?
Salvei uma foto no na pasta de atalho no Mint essa mesma foto vai aparecer na pasta de foto no ubuntu?


Se vc salvar em uma pasta, vai "atualizar" no outro, porque vc está mexendo na mesma pasta, essencialmente. É a própria definição de atalho, atalho não é pasta, atalho é um cara q te manda para outro lugar do disco automaticamente, sem vc perceber.

Citar
Quando você fala em deletar as pastas originais você estar falado das pasta do segundo usuário o qual vai receber os atalhos né?

Isso mesmo cara.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #19 Online: 19 de Dezembro de 2012, 21:32 »
Agora entendi Sergio eu fiz aqui e realmete funciona e quando salva um arquivo ele e arquivado na outra distro também.

Só basta criar atalhos das pastas do distro pricipal e substituilas pelas as pastas das outras distro.

Valeu Sergio pelas dicas.

Agora sim no futuro vou poder fazer o que eu estava planejando que e criar a home em outro HD.

Obrigado Sergio, Creto e os demais.

Ate mais....
Seja livre use Linux

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #20 Online: 19 de Dezembro de 2012, 21:39 »

Salvei uma foto no na pasta de atalho no Mint essa mesma foto vai aparecer na pasta de foto no ubuntu?

Mas pra que tudo isso se no Dolphin, Nautilus você tem acesso a todas as pastas independente de que SO esteja?

Não entendi mesmo o caso.

T+

Sim Creto tem acesso mas tem que sair navegando pelo sistema ate chegar na home que você deseja.

Por ex: você estar no Debian Wheezy e quer um arquivo que um arquivo que estar no home do BigLinux ai vai ter que sair navegado pelo sistema ate chegar na home do usuário do Big para pegar esse arquivo.

No caso da dica do Sergio esse arquivo já vai estar ali mesmo na home da distro que você estiver sem precisar sair navegando pelo sistema.
Seja livre use Linux

Offline renanlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #21 Online: 20 de Dezembro de 2012, 00:21 »
Gostei do tópico e aprendi bastante agora, mas quanto as pastas que ficarão em /home até quanto tenho que me preocupar com o tamanho da partição? Tudo que eu armazeno de arquivos e pastas ficam nela, mas e quanto as configurações do computador, novos programas instalados, tenho que deixar bastante espaço para isso, em cada partição, em cada sistema?
Notebook intelbras 14,1" 1280x800, monitor externo LG 22" 1920X1080, intel celeron M 2.13GHz, HD 160GB, 1GB RAM, C:\ D:\ E:\ windows XP professional - F:\ windows 7 home basic, EXT4: ubuntu 14.04 trusty tahr.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #22 Online: 20 de Dezembro de 2012, 11:18 »
Gostei do tópico e aprendi bastante agora, mas quanto as pastas que ficarão em /home até quanto tenho que me preocupar com o tamanho da partição? Tudo que eu armazeno de arquivos e pastas ficam nela, mas e quanto as configurações do computador, novos programas instalados, tenho que deixar bastante espaço para isso, em cada partição, em cada sistema?

Não entendi muito bem sua pergunta... pelo o q entendi:

Aqui, eu faço assim: de 12 à 24 GB para a raiz do sistema (o famoso /), cada distro tem uma partição com mais ou menos esse tamanho (se vc for um hardcore gamer, então é melhor deixar mais, de 30 à 40 GB). Já a minha /home tem o restante do HD, não tem tamanho definido (e quando vou instalar o Ubuntu para os outros, é a mesma coisa).

Os programas em geral ficam todos na partição da distro, a raiz "/", já configurações de programas e desktop ficam na sua pasta pessoal de usuário, mas essas coisas não ocupam tanto espaço (só alguns MB).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Creto

  • Visitante
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #23 Online: 20 de Dezembro de 2012, 17:19 »
Varias partições, vários sistemas distintos e uma só /home em /dev/sda11

Código: [Selecionar]
paulo@creto:~$ su -
Senha:
root@creto:~# fdisk -l

Disk /dev/sda: 160.0 GB, 160040803840 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 19457 cylinders, total 312579695 sectors
Units = sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disk identifier: 0x00078ec4

   Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/sda1   *          63    30716279    15358108+  83  Linux
/dev/sda2        30716280   312576704   140930212+   5  Extended
/dev/sda5        30716343    61432559    15358108+  83  Linux
/dev/sda6        61432623    92148839    15358108+  83  Linux
/dev/sda7        92148903   122865119    15358108+  83  Linux
/dev/sda8       122865183   153581399    15358108+  83  Linux
/dev/sda9       153581463   184297679    15358108+  83  Linux
/dev/sda10      184297743   186353999     1028128+  82  Linux swap / Solaris
/dev/sda11      186354063   312576704    63111321   83  Linux
root@creto:~#

Francis mas do mesmo jeito você não terá que navegar até a pasta onde encontra-se arquivo.X?? Não entendo onde está a dificuldade dáumzeropramim.

Citar
Por ex: você estar no Debian Wheezy e quer um arquivo que um arquivo que estar no home do BigLinux ai vai ter que sair navegado pelo sistema ate chegar na home do usuário do Big para pegar esse arquivo.

T+
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2012, 17:24 por Creto »

Offline renanlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #24 Online: 21 de Dezembro de 2012, 23:44 »
Obrigado Sergio Benjamim, foi isso mesmo que eu queria perguntar, se teria que deixar muito espaço principalmente para a partição / que é a do sistema, onde acho que ele instala todos os programas.

Então Creto, pense em atalhos, quando você tem um programa e cria um atalho na área de trabalho, você usa o atalho na área de trabalho, e esse atalho faz com que o programa funcione, certo? Então se você pegar uma pasta dentro do openSUSE e criar um atalho (link) na pasta Documentos do Ubuntu, a pasta irá abrir normalmente e você estando no Ubuntu não precisa sair navegando até chegar na pasta do openSUSE.

Bom, pessoal eu ainda tenho uma outra ideia, misturada com uma dúvida: não existe algum comando que monte todas as partições que se tenha no computador para que você possa criar links de pastas de outra partição e não precise montar as partições para poder acessá-lo?

Notebook intelbras 14,1" 1280x800, monitor externo LG 22" 1920X1080, intel celeron M 2.13GHz, HD 160GB, 1GB RAM, C:\ D:\ E:\ windows XP professional - F:\ windows 7 home basic, EXT4: ubuntu 14.04 trusty tahr.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #25 Online: 22 de Dezembro de 2012, 12:24 »
Obrigado Sergio Benjamim, foi isso mesmo que eu queria perguntar, se teria que deixar muito espaço principalmente para a partição / que é a do sistema, onde acho que ele instala todos os programas.

Então Creto, pense em atalhos, quando você tem um programa e cria um atalho na área de trabalho, você usa o atalho na área de trabalho, e esse atalho faz com que o programa funcione, certo? Então se você pegar uma pasta dentro do openSUSE e criar um atalho (link) na pasta Documentos do Ubuntu, a pasta irá abrir normalmente e você estando no Ubuntu não precisa sair navegando até chegar na pasta do openSUSE.

Bom, pessoal eu ainda tenho uma outra ideia, misturada com uma dúvida: não existe algum comando que monte todas as partições que se tenha no computador para que você possa criar links de pastas de outra partição e não precise montar as partições para poder acessá-lo?



Na hora da instalação do Ubuntu, há uma opção para montar outras partições. Mas é possível editar isso após, digite:

sudo gedit /etc/fstab

Ou escolha seu editor favorito (nano, geany e etc no lugar do gedit). Tem uma série de tópicos aqui no fórum que te ensina a montar partições automaticamente, mexendo nesse arquivo fstab, dê uma procurada.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #26 Online: 22 de Dezembro de 2012, 20:56 »
Eu uso a mesma home para o linux mint 13 e o xubuntu.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline renanlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #27 Online: 23 de Dezembro de 2012, 00:02 »
Obrigado Sergio Benjamim, foi isso mesmo que eu queria perguntar, se teria que deixar muito espaço principalmente para a partição / que é a do sistema, onde acho que ele instala todos os programas.

Então Creto, pense em atalhos, quando você tem um programa e cria um atalho na área de trabalho, você usa o atalho na área de trabalho, e esse atalho faz com que o programa funcione, certo? Então se você pegar uma pasta dentro do openSUSE e criar um atalho (link) na pasta Documentos do Ubuntu, a pasta irá abrir normalmente e você estando no Ubuntu não precisa sair navegando até chegar na pasta do openSUSE.

Bom, pessoal eu ainda tenho uma outra ideia, misturada com uma dúvida: não existe algum comando que monte todas as partições que se tenha no computador para que você possa criar links de pastas de outra partição e não precise montar as partições para poder acessá-lo?



Na hora da instalação do Ubuntu, há uma opção para montar outras partições. Mas é possível editar isso após, digite:

sudo gedit /etc/fstab

Ou escolha seu editor favorito (nano, geany e etc no lugar do gedit). Tem uma série de tópicos aqui no fórum que te ensina a montar partições automaticamente, mexendo nesse arquivo fstab, dê uma procurada.

OK, obrigado pela dica, logo vou ter um HD melhor e quando eu puder instalar outros sistemas dou uma olhada nisso.
Notebook intelbras 14,1" 1280x800, monitor externo LG 22" 1920X1080, intel celeron M 2.13GHz, HD 160GB, 1GB RAM, C:\ D:\ E:\ windows XP professional - F:\ windows 7 home basic, EXT4: ubuntu 14.04 trusty tahr.

Creto

  • Visitante
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #28 Online: 23 de Dezembro de 2012, 09:08 »
Eu uso a mesma home para o linux mint 13 e o xubuntu.
Rapaz eu também e nunca, digo nunca mesmo tive que fazer nenhum "malabarismo" descrito aqui...

Epidemic GNU/Linux /home paulo
aptosid /home creto
Mageia 3 ".rpm" (Cauldron) /home magocreto
.....
.....
.....
....

Mexer no fstab para ter a /home compartilhada ainda penso que seja um malabarismo desnecessário.

T+

Offline renanlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
Re: Varios sistema na mesma /home
« Resposta #29 Online: 23 de Dezembro de 2012, 14:45 »
Eu uso a mesma home para o linux mint 13 e o xubuntu.
Rapaz eu também e nunca, digo nunca mesmo tive que fazer nenhum "malabarismo" descrito aqui...

Epidemic GNU/Linux /home paulo
aptosid /home creto
Mageia 3 ".rpm" (Cauldron) /home magocreto
.....
.....
.....
....

Mexer no fstab para ter a /home compartilhada ainda penso que seja um malabarismo desnecessário.

T+

A ideia era montar todas as partições do HD automaticamente e criar links das pastas que você mais usa que estiverem em outra partição, por exemplo se você tem que abrir a pasta Músicas que está no openSUSE e não estiver na mesma /home do Ubuntu, para você criar o link e ele abrir, você precisa da partição do openSUSE montada.
Notebook intelbras 14,1" 1280x800, monitor externo LG 22" 1920X1080, intel celeron M 2.13GHz, HD 160GB, 1GB RAM, C:\ D:\ E:\ windows XP professional - F:\ windows 7 home basic, EXT4: ubuntu 14.04 trusty tahr.