Autor Tópico: Ubuntu 10.04 em empresa: O que pode acontecer quando acabar o suporte  (Lida 15881 vezes)

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 em empresa: O que pode acontecer quando acabar o suporte
« Resposta #15 Online: 29 de Novembro de 2012, 23:38 »
Colega, no 12.04 vocês podem usar o modo fallback(clássico), fica parecido com o 10.04.

Nossa, modo fallback é porco, infelizmente. O painel inferior é instável, fica mudando a forma no lado esquerdo a todo momento, e já teve vezes do sistema dar pau e voltar para a tela de login, do nada. A personalização é limitada, nem se compara com o do Gnome 2.

Aquilo sim que era LTS...

Ubuntu 10.04, com compiz ativo era a melhor coisa (na minha opinião, um das melhores versões para se ativar o Compiz completamente, usava de PPA ainda, e ficava super estável). O cubo funcionava perfeitamente, agora aqui no 12.04 tentei ativar, e toda vez que rodo ele a tela pisca. O compiz atualmente está muito porco, tem opção que vc tenta ativar e não ocorre nem mudança.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline rudregues

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
« Resposta #16 Online: 30 de Novembro de 2012, 17:20 »
Instalei o 12.04 com XFCE em duas máquinas antigas, uma delas Pentium III com 512MB de RAM, até agora nada a dizer, inicialmente, após instalação deu alguns erros, mas neste momento e após actualizar as máquinas estão a funcionar sem problemas 
Eu instalei a versão 32 bits do Xubuntu no meu notebook e a experiência têm sido boa até agora. Por mim pode mandar ver.
Outra distro que eu pensaria é o Debian, pois como se trata de servidores etc, com o Debian dá pra ter uma boa estabilidade e excelente controle do sistema.

[ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline eaxgrande

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
« Resposta #17 Online: 01 de Dezembro de 2012, 12:38 »
Bom dia a todos.

No início, minha interrogação era sobre o que de "nefasto" poderia acontecer se o 10.04 continuasse a rodar naquelas máquinas depois do fim do suporte.

Isso respondeu a questão logo de cara:
2) Qual o problema em manter o 10.04 numa empresa? Basta ler os boletins de segurança do Kernel e dos aplicativos. Se algo muito assustador aparecer, atualize. Uma grande quantidade de empresas ainda mantém um parque de maquinas baseado em Windows XP com todas as pragas virtuais rondando e não têm maiores problemas. Como o GNU/Linux tem uma baixa incidencia de virus, atualizar para quê?

De resto, todas as sugestões são boas e precisam ser testadas:

Pode instalar uma versão mais nova 12.04 LTS e nela colocar uma interface leve como xfce ou lxde como as máquinas são meio antigas como você disse. Pode se também usar um fork do gnome 2, há tantas opções.

1) O Ubuntu poderia rodar na versão mais nova sem problemas desde que se fizessem testes prévios devido a interface gráfica.
Pegue uma maquina significativa do lote que possui e separe para testes. Tente varios ambientes gráficos e escolha um que seja bom para os usuarios e para o sistema.

Procurem por "dedoimedo centos" e vocês irão achar reviews bem bacanas sobre essa distro que todo mundo pensa que só funciona em servidores, mas roda que é uma beleza em desktop também.
Ah, respondendo a pergunta do tópico: sugiro voltar para o CentOS, principalmente essa versão 6.3 que está uma montanha de estabilidade e rapidez.

caso desejem uma solução com maior tempo de suporte, iria de scientific linux.

(...) não sei se compensa trocar o Ubuntu pelo CentOS.(..) ele é um pouco mais complicadinho, demorei para entender a dinâmica dele de repositórios, tem repositório que não pode ativar junto de outro, e ainda não tem os famosos PPA's do Ubuntu (creio que os repositórios pessoais são em menor quantidade do que no Ubuntu). E tem outra coisa a se pensar: a comunidade dele não é tão forte, e parece que há poucos desenvolvedores (e os poucos que têm mantém uma política meio fechada, ninguém de fora participa ativamente), tanto que algumas atualizações demoram mais para aparecer no CentOS do que no Scientific Linux. Talvez o Scientific Linux seja melhor opção do que o CentOS, já que os dois tem a mesma origem, que é o RedHat, e possuem muitas coisas em comum.

Ja CentOS e Debian tem um perfil melhor para empresas, por poder ser moldado ao gosto do cliente

Colega, no 12.04 vocês podem usar o modo fallback(clássico), fica parecido com o 10.04.

Sim, o CentOS 6 vai ser suportado até 2020. Incrível, não?  :D

Ubuntu 10.04, com compiz ativo era a melhor coisa (na minha opinião, um das melhores versões para se ativar o Compiz completamente, usava de PPA ainda, e ficava super estável). O cubo funcionava perfeitamente, agora aqui no 12.04 tentei ativar, e toda vez que rodo ele a tela pisca. O compiz atualmente está muito porco, tem opção que vc tenta ativar e não ocorre nem mudança.

Eu instalei a versão 32 bits do Xubuntu no meu notebook e a experiência têm sido boa até agora. Por mim pode mandar ver.

Caramba, quanta informação...

Vou encerrar aqui.

Mais uma vez, obrigado pela participação de todos.

Grande abraço!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Creto

• Visitante
« Resposta #18 Online: 01 de Dezembro de 2012, 20:17 »
Bem como o Tota já disse tudo, eu apenas completo ficar também a este link aqui e quando o Lucid Lynx estiver lá mudar os endereços das sources.list dessas maquinas e já não ficará tão obsoletos assim, né mesmo?

T+

Offline eaxgrande

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
« Resposta #19 Online: 03 de Dezembro de 2012, 17:19 »
Êêêê, Creto...

Me ajudando "lá" e "aqui", he, he, he...

Ou seria "PC1"?, rs, rs, rs

Abraço, amigo!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline Kriptolix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Kriptolix
« Resposta #20 Online: 04 de Dezembro de 2012, 09:38 »
Esse é exatamente um dos motivos por eu ter saido do ubuntu e ter ido pro CentOS: o suporte curto, que vai acabar ano que vem. Analisei a situação bem a fundo, pesquisei bastante, olhei alguns reviews e fiz minha escolha: CentOS 6 vai ser minha distro principal. Olha que beleza: vem com Gnome 2, tudo tá funcionando uma maravilha (flash, vídeos, músicas, webcam, wireless...), está rápido como um foguete, é estável como uma rocha e o suporte vai até 2020. Sim! 2020!  :D

Procurem por "dedoimedo centos" e vocês irão achar reviews bem bacanas sobre essa distro que todo mundo pensa que só funciona em servidores, mas roda que é uma beleza em desktop também.

Obs.: Continuarei a testar novas versões do ubuntu em VMs. O mundo deb ainda tá no meu sangue!  :D

Ah, respondendo a pergunta do tópico: sugiro voltar para o CentOS, principalmente essa versão 6.3 que está uma montanha de estabilidade e rapidez.

Cara, so se for o Centos 6 mesmo, pq as versoes anteriores eram uma carroça quando instaladas num desk.
Ubuntu Linux 10.10

Offline JoaoDamasceno.ufc

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #21 Online: 04 de Dezembro de 2012, 10:06 »
          Uma observação sobre o fato de vocês estarem meio que avaliando se continua com o Ubuntu ou volta pro Centos. Me digam uma coisa: Um usuário de Ubuntu (e isso há muitos anos), querendo migrar pro Centos teria alguma "dificuldade" específica? digo isso pelo fato do Centos não trabalhar com os pacotes .deb daí meu receio de migrar pra uma ferramenta onde desconheço completamente esse processo de manipulação de pacotes que tem como origem o Red Hat.
          O motivo que me fez postar aqui é essa informação de "suporte até 2020" do Centos. Achei isso muito interessante. E também não gosto dessa política de atualização a cada 6 meses do Ubuntu. Claro, não sou obrigado a atualizar só porque saiu o lançamento de um novo Ubuntu, porém, é angustiante não atualizar sabendo que há um Ubuntu 12.10 e você está com um 10.04.

Offline garfo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
« Resposta #22 Online: 04 de Dezembro de 2012, 10:43 »
          Uma observação sobre o fato de vocês estarem meio que avaliando se continua com o Ubuntu ou volta pro Centos. Me digam uma coisa: Um usuário de Ubuntu (e isso há muitos anos), querendo migrar pro Centos teria alguma "dificuldade" específica? digo isso pelo fato do Centos não trabalhar com os pacotes .deb daí meu receio de migrar pra uma ferramenta onde desconheço completamente esse processo de manipulação de pacotes que tem como origem o Red Hat.
          O motivo que me fez postar aqui é essa informação de "suporte até 2020" do Centos. Achei isso muito interessante. E também não gosto dessa política de atualização a cada 6 meses do Ubuntu. Claro, não sou obrigado a atualizar só porque saiu o lançamento de um novo Ubuntu, porém, é angustiante não atualizar sabendo que há um Ubuntu 12.10 e você está com um 10.04.

É a primeira vez que você irá usar uma distro rpm? A maior dificuldade é se acostumar com isso. No começo eu penei para usar o yum e os pacotes rpm, achava tudo estranho e a vontade de voltar pro "mundo debian/ubuntu" era enorme. Mas hoje estou adorando, sinto que o yum é um pouco mais rápido que o apt-get, o "adicionar/remover programas" é *beeemm* mais rápido e leve que a central de programas do ubuntu. Em suma: acostumar-se com o rpm é fundamental para usar o CentOS.

Outra coisa: vai ter que usar muito o terminal. O CentOS é tipo o debian, bem conservador (não é a toa que o foco dele é servidores de alto porte, e é a única distro comunitária a ser usada por 4 supercomputadores do mundo, segundo o top500). A instalação básica (pelo live-cd, o modo que instalei) vem com o básico do básico do básico :D. Nem reprodutor de música e vídeos vem. Tem que instalar isso tudo depois (ou pelo terminal, ou pelo Add/remover programas). E o conjunto de pacotes é menor do que se vê no ubuntu, por ex.: audacious e shotwell não existem no CentOS. Mas Gimp, Inkscape, Libreoffice, Vlc, firefox, totem, flash player, java, google chrome, opera... isso tudo dá pra instalar tranquilo.

Sabendo disso tudo e sendo persistente, você conseguirá usar o CentOS tranquilamente, como se fosse um ubuntu LTS da vida, com a vantagem de ter um *looooonnngo* tempo de suporte e estabilidade de um rochedo de aço. Estou a 3 semanas usando como meu sistema primário, 4 dias com o PC ligado direto e *nenhuma* travada/bug até o presente momento!  8) Ah! Uma coisa interessante: a hibernação funciona por padrão! Não é igual o ubuntu 12.04 que tem que fazer um hack pra colocar ela de volta. Achei isso fantástico! Tenho mais coisas que achei legal nessa distro, mas o texto vai ficar muito longo. Teste o live-cd e veja se gosta. Valeu!

Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline adiaswin

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #23 Online: 04 de Dezembro de 2012, 11:41 »

É a primeira vez que você irá usar uma distro rpm? A maior dificuldade é se acostumar com isso. No começo eu penei para usar o yum e os pacotes rpm, achava tudo estranho e a vontade de voltar pro "mundo debian/ubuntu" era enorme. Mas hoje estou adorando, sinto que o yum é um pouco mais rápido que o apt-get, o "adicionar/remover programas" é *beeemm* mais rápido e leve que a central de programas do ubuntu. Em suma: acostumar-se com o rpm é fundamental para usar o CentOS.

Outra coisa: vai ter que usar muito o terminal. O CentOS é tipo o debian, bem conservador (não é a toa que o foco dele é servidores de alto porte, e é a única distro comunitária a ser usada por 4 supercomputadores do mundo, segundo o top500). A instalação básica (pelo live-cd, o modo que instalei) vem com o básico do básico do básico :D. Nem reprodutor de música e vídeos vem. Tem que instalar isso tudo depois (ou pelo terminal, ou pelo Add/remover programas). E o conjunto de pacotes é menor do que se vê no ubuntu, por ex.: audacious e shotwell não existem no CentOS. Mas Gimp, Inkscape, Libreoffice, Vlc, firefox, totem, flash player, java, google chrome, opera... isso tudo dá pra instalar tranquilo.

Sabendo disso tudo e sendo persistente, você conseguirá usar o CentOS tranquilamente, como se fosse um ubuntu LTS da vida, com a vantagem de ter um *looooonnngo* tempo de suporte e estabilidade de um rochedo de aço. Estou a 3 semanas usando como meu sistema primário, 4 dias com o PC ligado direto e *nenhuma* travada/bug até o presente momento!  8) Ah! Uma coisa interessante: a hibernação funciona por padrão! Não é igual o ubuntu 12.04 que tem que fazer um hack pra colocar ela de volta. Achei isso fantástico! Tenho mais coisas que achei legal nessa distro, mas o texto vai ficar muito longo. Teste o live-cd e veja se gosta. Valeu!

ola garfo bem a pouco tempo eu tentei migrar para o centOS mas como meu note e relativamente novo o sistema nao reconheceu a wi-fi e nem a internet a cabo nem o video mas estava usando o driver vesa que e bem ruim....mas pensei que teria que compiilar tudo depois disto foi o noucaute para mim voltei para o ubuntu..... :(
ubuntu 12.04

Offline garfo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
« Resposta #24 Online: 04 de Dezembro de 2012, 13:42 »
ola garfo bem a pouco tempo eu tentei migrar para o centOS mas como meu note e relativamente novo o sistema nao reconheceu a wi-fi e nem a internet a cabo nem o video mas estava usando o driver vesa que e bem ruim....mas pensei que teria que compiilar tudo depois disto foi o noucaute para mim voltei para o ubuntu.....

Realmente o CentOS não é para usuários iniciantes, ainda mais esses que começaram a utilizar o ubuntu agora. A versão 6 ainda usa o kernel 2.6.32, que em computadores novos não deve se dar muito bem.

Mas eu sou uma exceção e dei sorte. Tá tudo funcionando belezinha aqui. Tudo que eu fazia no ubuntu lucid posso fazer agora no CentOS/RHEL 6.  ;D
Garfo -  linux

Creto

• Visitante
« Resposta #25 Online: 04 de Dezembro de 2012, 14:57 »
Bem gente já que falaram em .rpm (e visto que não fui eu quem começou) apenas uma dica se é a dita estabilidade e entre outras ser usada como servidores, pode até parecer (puxar a sardinha para o prato que se come) mas não é, de fato o caso aqui, informo que apesar da longa história e tudo o mais do CentOS a Mageia não deixa nada a desejar se for usada em um servidor, pois já até cogita-se isso pela Mandriva S.A criar uma versão servidor com base na Mageia.

Apenas uma dica e quem já experimentou sabe que mentindo não estou.

T+

Offline garfo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
« Resposta #26 Online: 04 de Dezembro de 2012, 15:23 »
Pacotes rpm são bem legais. Gostei da rapidez da instalação. E depois da instalação ainda vem uma popup perguntando se já quero rodar o programa instalado.  :D
Garfo -  linux

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #27 Online: 05 de Dezembro de 2012, 00:44 »
Testei o Centos ainda que somente pelo pendrive, bem, pareceu interessante, ainda que meio antiquado, com cara meio antiga e isso mesmo sendo o 6. Na verdade tudo funcionou bem, ou aparentemente bem. Interessante o recurso de mesmo num pendrive, poder já usar o sistema em português. Enfim... de um modo geral a proposta em termos de suporte é algo notável, porém, lamento informar que creio que ainda não será dessa vez que me arriscarei fora dos cômodos pacotes .deb.

P.S. É com profundo pesar que constato que o MoonOS "quebrou", já era. Sequer a página está mais no ar. Uma pena. Incrível como essa simples distro me encantou.

Offline garfo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
« Resposta #28 Online: 05 de Dezembro de 2012, 08:14 »
lamento informar que creio que ainda não será dessa vez que me arriscarei fora dos cômodos pacotes .deb.

Não precisa se lamentar. :D Eu sei que é difícil mesmo sair de um sistema de pacotes pra outro. O ubuntu e a família debian são ótimos sistemas, e eu ainda uso o ubuntu 12.04 lts aqui numa máquina virtual.
Garfo -  linux

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #29 Online: 06 de Dezembro de 2012, 09:53 »
Bem, ainda sobre o tema "fim do suporte de uma determinada distro"... Há pouco tempo atrás venho realizando uma grande pesquisa sobre distribuições diversas. Nessas pesquisas procuro saber o que elas tem de bom e de ruim, qual a inovação, quais as peculiaridades, o que oferecem, enfim... Foi aí que percebi que muitas distribuições mesmo sendo "novas" ainda assim utilizam versões do Gnome 2.x, daí uma dúvida me veio, ou seja, "Se o Gnome 2.x não está mais sendo atualizado, corrigido, implementado pelo próprio grupo responsável pela interface, então como tantas distribuições o utilizam se o próprio criador anuncia que não mais se dedicará a ele"?