Uma observação sobre o fato de vocês estarem meio que avaliando se continua com o Ubuntu ou volta pro Centos. Me digam uma coisa: Um usuário de Ubuntu (e isso há muitos anos), querendo migrar pro Centos teria alguma "dificuldade" específica? digo isso pelo fato do Centos não trabalhar com os pacotes .deb daí meu receio de migrar pra uma ferramenta onde desconheço completamente esse processo de manipulação de pacotes que tem como origem o Red Hat.
O motivo que me fez postar aqui é essa informação de "suporte até 2020" do Centos. Achei isso muito interessante. E também não gosto dessa política de atualização a cada 6 meses do Ubuntu. Claro, não sou obrigado a atualizar só porque saiu o lançamento de um novo Ubuntu, porém, é angustiante não atualizar sabendo que há um Ubuntu 12.10 e você está com um 10.04.
É a primeira vez que você irá usar uma distro rpm? A maior dificuldade é se acostumar com isso. No começo eu penei para usar o yum e os pacotes rpm, achava tudo estranho e a vontade de voltar pro "mundo debian/ubuntu" era enorme. Mas hoje estou adorando, sinto que o yum é um pouco mais rápido que o apt-get, o "adicionar/remover programas" é *beeemm* mais rápido e leve que a central de programas do ubuntu. Em suma: acostumar-se com o rpm é fundamental para usar o CentOS.
Outra coisa: vai ter que usar muito o terminal. O CentOS é tipo o debian, bem conservador (não é a toa que o foco dele é servidores de alto porte, e é a única distro comunitária a ser usada por 4 supercomputadores do mundo, segundo o top500). A instalação básica (pelo live-cd, o modo que instalei) vem com o básico do básico do básico
. Nem reprodutor de música e vídeos vem. Tem que instalar isso tudo depois (ou pelo terminal, ou pelo Add/remover programas). E o conjunto de pacotes é menor do que se vê no ubuntu, por ex.: audacious e shotwell não existem no CentOS. Mas Gimp, Inkscape, Libreoffice, Vlc, firefox, totem, flash player, java, google chrome, opera... isso tudo dá pra instalar tranquilo.
Sabendo disso tudo e sendo persistente, você conseguirá usar o CentOS tranquilamente, como se fosse um ubuntu LTS da vida, com a vantagem de ter um *looooonnngo* tempo de suporte e estabilidade de um rochedo de aço. Estou a 3 semanas usando como meu sistema primário, 4 dias com o PC ligado direto e *nenhuma* travada/bug até o presente momento!
Ah! Uma coisa interessante: a hibernação funciona por padrão! Não é igual o ubuntu 12.04 que tem que fazer um hack pra colocar ela de volta. Achei isso fantástico! Tenho mais coisas que achei legal nessa distro, mas o texto vai ficar muito longo. Teste o live-cd e veja se gosta. Valeu!