Inicialização Muito Lenta (6 min)

Iniciado por leonardosnr, 21 de Novembro de 2011, 10:40

tópico anterior - próximo tópico

leonardosnr

Pessoal,

Comecei a usar o Ubuntu há duas semanas. Ou seja, sou uma topeira, ainda.
O sistema estava funcionando normalmente e de repente passou a ficar bastante lento na inicialização (eu cronometrei, na inicialização o sistema fica "conversando" com o HD durante 6-7 minutos, só depois disso é que consigo fazer alguma coisa). Outra coisa, não estou conseguindo instalar nem desinstalar qualquer software (ainda uso a central de softwares que vem no Ubuntu 11.10).
Não sei se vcs me entendem, mas ficou tudo estranho de repente.
A única coisa que lembro que ocorreu de diferente nesse meio tempo foi ter feito atualizações indicadas pelo próprio sistema (o equivalente ao windows update).

Por favor, tenham paciência e me ajudem.

gaseabra

Amigo, isto é atípico. Ou seu HD deu defeito (o que eu não acredito) ou saiu alguma coisa errada no update. A segunda opção pode acontecer.

Aproveite que você ainda não fez muita coisa no OS, formate e instale novamente. Ficar tentando consertar só vai fazer você perder tempo.

Abraço.
Linux user #545235 / Distros: Zorin OS 5.2, Linux Mint 12.

leonardosnr

Brother,

Mudei para o Linux para parar de formatar o computador com qualquer pau. Será mesmo que não há alternativa?

garfo

Amigo, me diga, o que você instalou durante esse tempo de uso do Ubuntu? Algum jogo, algum programa pesado? Instalou algum PPA indicado por algum site? Algum tema novo?

Se a resposta para estas perguntas forem não, então pode ser o HD mesmo que está indo pro limbo, como o amigo de cima disse.

Acho que não é um caso de formatar (talvez trocar de HD), mas deve ter algum programa bem pesado que está fazendo o HD ter mais trabalho em ler na inicialização.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

leonardosnr

Nesse meio tempo o único programa mais pesado que instalei foi o Virtualbox.
Mas, fiz isso no primeiro dia de uso e estava funcionando tudo normalmente.

Uma coisa que achei muito estranha foi esse problema da inicialização coincidir com o fato de não conseguir instalar mais nada. Eu entro na Central de Programas Ubuntu e os ícones que antes apareciam "download" agora mostram "instalar". Clico para instalar e não acontece nada.

Tenho uma pergunta, se fosse o HD o pc funcionaria normalmente depois desses 7 minutos? O PC roda normalmente depois disso, só não consigo instalar nenhum programa.

Brodovisk

Talvez seu pc seja movido a corda!rs...Ou ele bebeu e está bebado?
Zuera cara ....(meu pc velho que é ruim assim de instalar qlqr linux  , o hd grita não pula)rs..faz tiummmmmmmmmmm,toc-toc-toc-esc!rs
Me diz uma coisa como era antes de vc usar o ubuntu?Sempre foi assim?
Tem dual boot?(windows junto)
O outro sistema era mesma coisa?
Você que fez a instalação limpa?Ou é upgrade?
Sabe quanto tempo de uso tem esse hd?
Qual a configuração da máquina?
Espero que não esteja tentando rodar ubuntu 11.10 com máquina antiga.

leonardosnr

rs...
É um note, tem mais ou menos 2 anos.
A configuração é a seguinte:
Memória - 2GB
Intel Celeron - CPU 560 - 2.13GHz

Formatei e só instalei o Ubuntu (não tem dual boot). Estava usando o Windows 7, mas parei pq ele sempre dava uns erros bizarros.
O detalhe é que a máquina tava voando e de repente começou esse pau.
Tanto que depois da inicialização o computador roda tudo muito bem.

garfo

Já ouvi falar que o Ubuntu One (aquele serviço de nuvem da Canonical) faz algumas inicializações ficarem lentas, pode ser seu caso. Se quiser, procure por "aplicativos de sessão" e desmarque o "Ubuntu One".

Tente baixar todas as atualizações que vierem pro seu sistema, talvez corrija o problema da Central de Programas (que você disse que não dá pra instalar nada). Pode ser um bug.
Garfo -  linux

Brodovisk

De toda forma a maneira mais rápida é formatando , pois seu pc não é tão fraco assim para demorar tanto....(mais que 1 minuto acho demais , seu caso é extremo).
Eu inicio em menos de 30 segundos , só tem um porém , fiz m**** ontem ,inventei de adicionar o repositório do medibuntu e do nada sabe , apareceu a atualização do xorg da intel , quando dei por ver já tinha metido o kernel novo+xorg , resultado travou tudo...rs , pois uso Nvidia.
Ainda não sei se foi por causa do repositório sabe , pois acabei de formatar e estou fazendo o update e upgrade p/ ver, o xorg da intel  instalar e depois vou retira-lo na unha e colocar o da Nvidia.
Vamos ver o que acontece,daqui a pouco descubro e já te falo.
Caso tenha feito algo que apareça a entrada do kernel 3.13 alguma coisa pode ter certeza que você fez o mesmo que eu , aí é o sistema e não o hd , o hd faz barulho, a agulha pula contantemente(sem parar) , ele grita sempre que clika , faz tiummmm a cada programa que executar , some quando dá boot , esses são caracteristicas de hd pifando.
Em média um hd dura uns 4 anos +- , varia um pouco do uso , já trabalhei na hitachi , ela fabrica a maioria do hds , depois é separado de acordo com a sua  qualidade , e depois sim é selado colocado a marca do representante , não posso dizer qual empresa que compra a 2ª e 3ª linha para frente , mais é lógico a 1ª linha são de uso exclusivo da hitachi ....

zekkerj

Olá leonardo,

Tente desativar a tela de splash do Ubuntu, e observar qual é o processo que está atrasando o boot. Talvez vc tenha que interagir com o grub pra conseguir desativar a tela de splash.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

garfo

CitarEu inicio em menos de 30 segundos , só tem um porém , fiz m**** ontem ,inventei de adicionar o repositório do medibuntu e do nada sabe , apareceu a atualização do xorg da intel , quando dei por ver já tinha metido o kernel novo+xorg , resultado travou tudo...rs , pois uso Nvidia.

Que 'qui' o medibuntu tem a ver com o Xorg? Heheh... você talvez instalou o PPA do X updates (no launchpad), esse PPA atualiza todo o Xorg e os drivers da placa de vídeo, pode ser isso que aconteceu.  ;D
Garfo -  linux

Brodovisk

CitarQue 'qui' o medibuntu tem a ver com o Xorg? Heheh... você talvez instalou o PPA do X updates (no launchpad), esse PPA atualiza todo o Xorg e os drivers da placa de vídeo, pode ser isso que aconteceu. 
aiaiaiai , me lasquei....nem vi de onde veio o tiro...
Acabei de formata,a unica coisa que fiz foi atualizar com o Update Manager  e instalar o guview pela central de programas , e usar os drivers restritos , o lauchpadque vc diz é o  Update Manager?(a caixinha marrom que chacoalha chamando atenção)

leonardosnr

Pessoal,

To tentando fazer o que vcs estão falando.
O "garfo" falou sobre o UbuntuOne. Esse pode ser o motivo, pois passei a sincronizar uma pasta com a nuvem pouco antes de os problemas começarem. Tentei fazer o que ele falou, mas o UbuntuOne não aparece nos aplicativos de sessão. Tentei desconectar a sincronização (uma opção que o UbuntuOne dá), mas ao reiniciar a máquina ele volta a sincronizar automaticamente.
...
O "zekkerj" falou para desabilitar a tela de splash, mas como faço isso?

zekkerj

A parte complicada é chegar ao menu do GRUB. No GRUB 1, vc tinha que apertar ESC logo depois do POST da máquina (contagem de memória). No GRUB 2 isso não funciona mais, parece que tem que apertar a tecla SHIFT logo após o POST pra chegar ao menu.

Chegando ao menu, selecione a entrada principal e aperte "E", pra editar a linha de carga do sistema. Vai abrir um segundo menu com 4 linhas; selecione a segunda linha ("kernel blablabla quiet splash"), aperte "E" novamente e altere para "noquiet nosplash". Aperte ENTER, depois aperte "B". O sistema vai carregar com o splash desativado, e vai mostrar todas as mensagens do boot. Se houver algum processo amarrando o boot, vai ficar visível igual a um dedão inchado.

Outra alternativa é vc editar o arquivo /etc/default/grub, que controla a configuração do grub. Procure pela linha

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"

Assim como da outra opção, altere os parâmetros para "noquiet nosplash". Depois de alterado, execute o comando "sudo update-grub" pra ativar as mudanças. Note que desta forma, a alteração é permanente (a outra forma só vale pro boot imediato). Pra retornar ao normal, vc tem que editar novamente o arquivo, desfazendo a alteração, e rodar novamente o "sudo update-grub".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

agente100gelo

No terminal digite:
sudo apt-get install geany

Geany é um editor de texto... isso não importa... a ideia é apresentar algum erro. Poste aqui.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson