Fedora 16 lançado

Iniciado por clodoaldops, 08 de Novembro de 2011, 15:41

tópico anterior - próximo tópico

clodoaldops

http://www.projetofedora.org/fedora_16_lancado

To baixando o meu p/ colocar em tri-boot com Ubuntu-11.10 + LM11

rhuan 261

poderia compartilhar conosco suas primeiras impressões com o fedora 16.

Eu testei o 15 e gostei. Não o tenho instalado rodo pelo live CD/DVD.
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

niquelnausea

delta rpm...... isso causa inveja em qualquer um que usa o apt...

Rafa Henrique

Alguem baixou ele aew ?

oq acharam ?

abrass'

Supermouse

Citação de: niquelnausea online 08 de Novembro de 2011, 18:51

Jura? O que exatamente muda? Nos meus vários anos como usuário, sempre tive problemas com rpm, e sempre preferi deb, tanto pela facilidade de uso quanto pela facilidade em encontrar programas empacotados nesse formato. Por outro lado, eu nunca usei o Fedora...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

garfo

Citação de: Supermouse online 08 de Novembro de 2011, 21:54
Citação de: niquelnausea online 08 de Novembro de 2011, 18:51

Jura? O que exatamente muda? Nos meus vários anos como usuário, sempre tive problemas com rpm, e sempre preferi deb, tanto pela facilidade de uso quanto pela facilidade em encontrar programas empacotados nesse formato. Por outro lado, eu nunca usei o Fedora...

Pelo que andei lendo, as atualizações dos pacotes delta rpm são bem menores, pois só atualiza a modificação que o pacote teve, e não o pacote todo. Suponhamos que tenha um pacote a ser atualizado que tem 20 MB, no delta-rpm não precisa baixar os 20 MB tudo de novo por causa de uma correçãozinha de bug, basta baixar somente a correção/atualização em si, digamos que a correção do bugzinho seja apenas de 2 MB, então estes 2 MB que serão baixados, no delta-rpm.

Sinceramente, não acho graaaannde coisa não. É uma boa implementação? Sim, é. Mas ainda prefiro os .debs da vida.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Supermouse

É, banda larga tá barata mesmo no Brasil, mas mesmo assim isso pode ser interessante para algumas pessoas.

Mas no fim, pela facilidade de encontrar programas e pelo poder to aptitude, eu fico com deb.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

niquelnausea

a descrição acima explica perfeitamente o que eles são e para que servem, gosto deles pois não preciso perder horas na frente do pc esperando uma atualização, pra quem tem uma conexão lenta como a 3g ajuda mais ainda.
já se foi o tempo que os rpm's davam dor de cabeça, hoje em dia noto diferença apenas na velocidade do gerenciador (apt, yum, zypper, pacman...), quanto ao formato do pacote, muda somente o tamanho do pacote (.tar.xz são os menores que conheço).
concordo sobre a facilidade de encontrar pacotes no formato deb, é difícil um programa que não tenha uma versão já empacotada para o debian.

garfo

Citação de: niquelnausea online 08 de Novembro de 2011, 22:45
a descrição acima explica perfeitamente o que eles são e para que servem, gosto deles pois não preciso perder horas na frente do pc esperando uma atualização, pra quem tem uma conexão lenta como a 3g ajuda mais ainda.
já se foi o tempo que os rpm's davam dor de cabeça, hoje em dia noto diferença apenas na velocidade do gerenciador (apt, yum, zypper, pacman...), quanto ao formato do pacote, muda somente o tamanho do pacote (.tar.xz são os menores que conheço).
concordo sobre a facilidade de encontrar pacotes no formato deb, é difícil um programa que não tenha uma versão já empacotada para o debian.

Cara, é meio off-topic mas tenho essa dúvida faz tempo: você parece que usa Arch Linux, quero saber se o Arch tem o mesmo problema de dependências como o Debian (e derivados) têm, você sabe de alguma coisa a respeito? Tipo, vamos supor que instalei o ambiente Gnome no meu Arch, aí quero remover o Evolution (que faz parte do Gnome), então removendo-o eu corro o risco de remover *todo* o Gnome, no Arch? Ou só remove o Evolution de boa?
Garfo -  linux

Adriano R.N.

Fiz uns teste com o fedora e o bicho está muito bom, o gnome-shell nele é outra coisa, corre fácil e a integração é melhor que no ubuntu.
Tive um problema ao aplicar o complemento para aparecer a opção desligar no menu, porém, bastou desabilitar e pronto.
Gostei muito, porém..... as facilidades do ubuntu estão me deixando preguiçoso, demorei demais para configurar e instalar o que queria, sempre muda alguma coisinha, nome do aplicativo, comando, instalador, programas que não existe....
O boot dele levou 45 seg para chegar na tela de login e 1min: 12 seg. no total.
Não consegui instalar o drive a nvidia (perdi a paciência para procurar), porém o nouveau deu conta.
O tema padrão é feio (típico do gnome), as fontes dificultam muito a visualização no libreoffice.
Com ele não tive problema para desligar o netbook via interfase.
Em resumo gostei, mas tenho muito o que aprender, em alguns momentos me lembrei da época que migrei do janelas para o pinguim.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

niquelnausea

Citação de: garfo online 08 de Novembro de 2011, 23:03
Cara, é meio off-topic mas tenho essa dúvida faz tempo: você parece que usa Arch Linux, quero saber se o Arch tem o mesmo problema de dependências como o Debian (e derivados) têm, você sabe de alguma coisa a respeito? Tipo, vamos supor que instalei o ambiente Gnome no meu Arch, aí quero remover o Evolution (que faz parte do Gnome), então removendo-o eu corro o risco de remover *todo* o Gnome, no Arch? Ou só remove o Evolution de boa?
no arch o controle de dependências me parece melhor que no debian, é mais fácil remover apenas determinado pacote sem afetar os outros, assim como é mais fácil instalar somente o programa que se quer sem aquele monte de dependências, porém nem tudo é perfeito, como o ciclo de atualizações é continuo, grandes conjuntos de pacotes como o kde ou o próprio gnome precisam que se preste atenção na hora de atualizar o sistema para não remover ou trocar um pacote necessário para algum programa muito especifico. particularmente nunca tive problemas com dependências no arch.

Citação de: Adriano R.N. online 09 de Novembro de 2011, 02:33
Fiz uns teste com o fedora e o bicho está muito bom, o gnome-shell nele é outra coisa, corre fácil e a integração é melhor que no ubuntu.
Tive um problema ao aplicar o complemento para aparecer a opção desligar no menu, porém, bastou desabilitar e pronto.
Gostei muito, porém..... as facilidades do ubuntu estão me deixando preguiçoso, demorei demais para configurar e instalar o que queria, sempre muda alguma coisinha, nome do aplicativo, comando, instalador, programas que não existe....
O boot dele levou 45 seg para chegar na tela de login e 1min: 12 seg. no total.
Não consegui instalar o drive a nvidia (perdi a paciência para procurar), porém o nouveau deu conta.
O tema padrão é feio (típico do gnome), as fontes dificultam muito a visualização no libreoffice.
Com ele não tive problema para desligar o netbook via interfase.
Em resumo gostei, mas tenho muito o que aprender, em alguns momentos me lembrei da época que migrei do janelas para o pinguim.
desde o adoção do nouveau pela maioria das distribuições, me parece que no fedora ele funciona muito melhor que no ubuntu.
espera sair o 1step-install que todos esses problemas que você teve vão ser resolvidos.

garfo

Citação de: niquelnausea online 09 de Novembro de 2011, 07:32
Citação de: garfo online 08 de Novembro de 2011, 23:03
no arch o controle de dependências me parece melhor que no debian, é mais fácil remover apenas determinado pacote sem afetar os outros, assim como é mais fácil instalar somente o programa que se quer sem aquele monte de dependências, porém nem tudo é perfeito, como o ciclo de atualizações é continuo, grandes conjuntos de pacotes como o kde ou o próprio gnome precisam que se preste atenção na hora de atualizar o sistema para não remover ou trocar um pacote necessário para algum programa muito especifico. particularmente nunca tive problemas com dependências no arch.

Ok. Valeu por esclarecer, amigo!

Falow!
Garfo -  linux

clodoaldops

1-baixei ISO gravei live-cd com xfburn no ubuntu11.10
2-boot do live-cd do F16 tá mais rapido que o do F15
3-instalei em menos de 30 minutos no desktop que já estava particionado
4-F16 está mais rápido que o F15
5-deixar em pt-br depois da instalação é moleza
6-instalar repositorios adicionais e novos programas é muito facil ... basta seguir o FAQ do F16 disponivel no site do projeto fedora brasil... YUM é show de bola
7-se quiser um "synaptic cover" basta instalar o YUMEX
8-agora só falta ativar a minha gt-240
Resumindo o F16 é uma boa opção p/ deixar em dual-boot com Ubuntu11.10 e ach que está mais estavel que o F15 qdo este foi lançado.
Recomendo o F16-Verne sem restrições! ;)
Obs: não testei em notebook!

eliseu_carvalho

O Fedora 16 quem sabe possa ser uma opção pro meu notebook... se suportar SiS671.

cygnusx-1

não consigo fazer boot pelo dvd dele, ameaça entrar mas depois vai pro grub do ubuntu.
alguma ideia do q pode ser?