sou iniciante (Resolvido)

Iniciado por alexandre macedo, 01 de Julho de 2009, 10:32

tópico anterior - próximo tópico

alexandre macedo

Bom dia sou novo aqui e na informática também, queria saber se estou no lugar correto para tirar dúvidas se não me indiquem aonde; conheço só o básico de informática,mas quero aprender a fundo e me disseram que usando qualquer distribuição do linux eu iria aprender; eu uso o windows queria saber como instalo o ubuntu junto e usar os dois pois um dia quero ser um programador e vou estudar o linux; na pagina de dowload eu vi duas opções uma é torrent e aoutra é seguir o link qualquer uma das duas é pra gravar em um cd? eo cd é de dados?ou pode ser dvd-rw .

Eu agradeço muito pela atenção de todos que puderem me ajudar,eu espero que um dia eu também possa estar contribuindo tando aqui no fórum quanto na distribuição ajudando de alguma forma obrigado!
"Pedi, e dar-se-vos-à;buscai, e encontrareis;batei, e abrir-se-vos-à." (Mateus 7:7)

GTamtM

Pode descarregar o cd Ubuntu como quiser do site oficial, [à vontade do freguês].
Eu fiz download:

Download URL: http://neacm.fe.up.pt/pub/ubuntu-releases/jaunty/ubuntu-9.04-desktop-i386.iso
Ubuntu Edition: Ubuntu 9.04 desktop
Computer Platform: i386
Download Location: http://neacm.fe.up.pt/pub/ubuntu-releases/

E também mandei vir o cd original gratuito de Ubuntu através do site oficial.

Tão simples quanto isto, penso que quanto a isto não haverá dificuldade.

Seguindo a instalação já existe em vários sítios, por exemplo: http://www.inf.ufsc.br/~guii/linux/

Mais alguma dúvida, pesquise e poste, estaremos a disposição de ajudar e ser ajudados.

Cumprimentos, GT

clcampos

Citação de: alexandre macedo online 01 de Julho de 2009, 10:32
...

queria saber se estou no lugar correto para tirar dúvidas se não me indiquem aonde;

Aqui no fórum, na página inicial, existem várias seções (com suas descrições), e você pode postar suas dúvidas lá, apenas verificando em que seção sua dúvida se enquadra melhor.

Citar conheço só o básico de informática,mas quero aprender a fundo e me disseram que usando qualquer distribuição do linux eu iria aprender;

Tem mesmo que ter muita paciência, mas é sim um bom local para aprender sobre sistemas operacionais, e até de hardware.

Citar eu uso o windows queria saber como instalo o ubuntu junto e usar os dois pois um dia quero ser um programador e vou estudar o linux;

Para entender mais, e aprender a instalar recomendo ler os tópicos:

Instalação do 7.x / 8.x
Argumentos de Instalação (caso falhe) (neste caso só para erro durante o boot)
Instalação de Programas no Ubuntu
Vídeo Tutorial: Como instalar o Ubuntu Linux
Instalando o Ubuntu a partir do LiveCD

Recomendo também as apostilas indicadas pelo colega rjbgbo aqui.

Citar na pagina de dowload eu vi duas opções uma é torrent e aoutra é seguir o link qualquer uma das duas é pra gravar em um cd? eo cd é de dados?ou pode ser dvd-rw .

...

Você vai baixar um arquivo com extensão .ISO, e para instalar ele basta gravar usando a opção "Gravar imagem em CD" (ou algo parecido, pois depende da aplicação de gravação).

Mais uma dica que posso dar é ler as Regras de Utilização do Fórum, e sempre pesquisar quando tiver uma dúvida, pois muitas das dúvidas dos iniciantes já foram respondidas aqui no fórum.

[]'s e seja bem vindo ao fórum.

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alexandre macedo

valeu gente muito obrigado pela atenção,não liguem se eu por um tempo ficar sumido,pois como o cristiano disse tenho que ter muita pasciencia e pesquisar aqui no forum,vamos a luta e vou começar com as dicas que vocês me deram muito obrigado mesmo que DEUS continue vos abençoando
"Pedi, e dar-se-vos-à;buscai, e encontrareis;batei, e abrir-se-vos-à." (Mateus 7:7)

alexandre macedo

Bom dia a todos

Graças a vocês eu consegui instalar o ubuntu 9.04 , eu acho que tá tudo funcionando legal menos uma coisa,cristiano eu segui o video que voce me passou anotei o passo a passo no papel e instalei, o windows ficou em uma pasta na area de trabalho e nao no boot,que é o que o video ensina certo? é que minha internet é banda larga da claro modem USB E226 a maquina reconheceu e pediu para instalar normal,só que não instala,dá um erro que no momento não posso te mostrar agora pois estou na empresa enfim,já pesquisei um bocado no forum ate na pesquisa eu fui mas não tem nada relacionado,pois estou sem internet,há fui no gerenciador de rede ou coisa parecida,tem lá    sem fio    com fio   banda larga    vpn   dns , conf. a banda larga e aparece a claro só que esta como nunca e eu não sei o que fazer,pois estou sem internet para baixar os pacotes que pede que eu esteja conectado alias estou sem internet para tudo obrigado pela pasciencia

clcampos

Bem, vou tentar ajudá-lo quanto a falta de ter o windows no boot (no grub).

Abra um terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite os comandos abaixo, depois cole a resposta aqui:

Citarsudo   fdisk    -l

Citarsudo   blkid

Copie aqui também o conteúdo do arquivo /boot/grub/menu.lst. Para editá-lo use o comando abaixo:

Citarsudo    gedit     /boot/grub/menu.lst
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

alexandre macedo

Bom dia
     Não respostei no final de semana porque como te disse estou sem internet tive que esperar chegar na empresa onde trabalho,os cod.que você me mandou eu não consegui digitar todos,quando cheguei no segundo bloqueou o prompt e pediu senha só que não entra senha nenhuma sera que foi eu quem fiz errado?valeu pela paciencia
     Não sei se fiz certo mas eu acho que eu bloqueei o terminal com o blkid e deu isso ai que voce
esta vendo so que não entra senha nenhuma de letra ou numero o que eu faço.

macedo@macedodesktop:~$
sudo fdisk |
> sudo blkid
[sudo] password for macedo: [sudo] password for macedo:

clcampos

Você digitou mesmo errado os comandos, e para facilitar basta copiar daqui e colar lá.

Quanto a senha pode ficar tranquilo que não vai aparecer nada mesmo, porém esta sendo digitada.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Nossile

Citação de: alexandre macedo online 13 de Julho de 2009, 08:43
Bom dia
    Não respostei no final de semana porque como te disse estou sem internet tive que esperar chegar na empresa onde trabalho,os cod.que você me mandou eu não consegui digitar todos,quando cheguei no segundo bloqueou o prompt e pediu senha só que não entra senha nenhuma sera que foi eu quem fiz errado?valeu pela paciencia
    Não sei se fiz certo mas eu acho que eu bloqueei o terminal com o blkid e deu isso ai que voce
esta vendo so que não entra senha nenhuma de letra ou numero o que eu faço.

macedo@macedodesktop:~$
sudo fdisk |
> sudo blkid
[sudo] password for macedo: [sudo] password for macedo:

Só dando um "pitaco"...

Sempre que digitar o comando "sudo" antes de qualquer outro comando significa que você vai realizar alguma atividade como "super usuário" (super user do), então sempre antes de realizar a tarefa ordenada o sistema vai pedir a sua senha, é só digitá-la (por medida de segurança nada vai ser mostrado, nem asteríscos) que o comando (digitado corretamente) será aceito e retornará a informação ou ação pretendida.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

alexandre macedo

Boa tarde pessoal

Valeu cristiano pelas dicas to aprendendo um bocado com vocês,nossile teu pitaco foi muito bom tirou-me a venda dos olhos valeu mesmo,sabe gente eu resolvi o meu problema sabe como? o meu windows tava bloqueado no boot eu estava sem acessar,o ubuntu deu um probleminha que nem eu mesmo sei onde foi que eu mexi sei que tava um teclado deste tamanho na area de trabalho que eu esquentei a cabeça,coloquei o cd do ubuntu novamente e no terminal entrei no gparted e exclui tudo apaguei tudo não ficou pedra sobre pedra ai sim dividi em duas partições uma coloquei o unbuntu a outra deixei vazia para reinstalar o vista que eu tenho tudo original e ainda separei uma partiçao bem pequena para o linux swap que antes eu não tinha feito bom queria saber se posso colocar como resolvido e como faço isso

alexandre macedo

Boa tarde pessoal  eu sei que ja estou passando dos limites,que o lugar desta postagem não é aqui,mas considerem a minha ignorância,pois acho que a única coisa concreta que fiz até agora foi instalar,desinstalar e reinstalar o SO,to só com o ubuntu 9.04 a internet reconheceu mas não navega,coloquei na pesquisa e fui para o topico exato lá copiei todas as dicas possiveis,foi quase uma resma de papel de tanta dica,mas infelismente nada adiantou até os tutoriais do morimoto com todos os seus cod. nada não funciona a maioria dos cod. "da diretorio inexistente" os cod. de instalação  nem responde no terminal não da nada nem mens. de erro teve outro que deu a dica de baixar um programa para reconhecimento do moldem baixei aqui na empresa levei pra casa e do jeito que ta no tutorial tentei instalar mais nada apareceu nem falha,reiniciei o pc mas nada, eu sinceramente to muito triste pois o meu desejo de aprender no linux pra mim é essencial,mas é meio frustrante você ver os outros dizer que conseguiu assim ou assado e quando você vai fazer do mesmo jeito não da certo eu até gravei uma imagem de outro problema que apareceu la no "instalar/remover" não sei se vai aparecer pra vocês ver mas vou tentar O problema é

"Open JDK java 6 web Start não pode ser instalado em seu tipo de  computador(i386)
   A aplicação requer características especiais de hardwere ou o vendedor decidiu não suportar
    mais o seu tipo de computador

esse probl. apareceu em uma caixa de texto depois de tentar instalar o mesmo vou tentar colocar a imagem que da pra ver melhor

alexandre macedo

marcospinho

Outra coisa que pode te ajudar é um arquivo no modo texto com uma lista do conteúdo da tua máquina
comando: lshw > MaquinadoAlexandre.txt   ou  lshw > MaquinadoAlexandre.htm
voce pode depois listar alguns detalhes do teu hardware no lugar da assinatura que não pode ter mais de duas linhas como está aqui no rodapé dessa mensagem.
tem uns caras aqui no forum que são éx-estagiários da Intel, da HP e da Nvídia que falam de modo quase incompreensível mas são gente muito boa e se virem o que tem na assinatura vão te dar dicas "de genio"
Outra coisa, a busca é um troço que exige aprendizado, voce tem que usar as palavras certas para encontrar o que precisa, então não desista na terceira ou quarta tentativa de busca.
Eu mesmo lutei muito antes de me convencer de que o 9.04 não funcionava direito na minha maquina antes de voltar para a versão anterior.
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

alexandre macedo

valeu marco, não eu não vou desistir nem tão cedo se eu fosse dos que desistem facil eu hoje já era pra estar na cidade de péjunto,mas estou vivo,e vamo nessa,vou rodar tua dica e vê no que dá e colocarei aqui valeu mesmo brigadão

alexandre macedo

Citação de: clcampos online 01 de Julho de 2009, 11:37
Citação de: alexandre macedo online 01 de Julho de 2009, 10:32
...

queria saber se estou no lugar correto para tirar dúvidas se não me indiquem aonde;

Aqui no fórum, na página inicial, existem várias seções (com suas descrições), e você pode postar suas dúvidas lá, apenas verificando em que seção sua dúvida se enquadra melhor.

Citar conheço só o básico de informática,mas quero aprender a fundo e me disseram que usando qualquer distribuição do linux eu iria aprender;

Tem mesmo que ter muita paciência, mas é sim um bom local para aprender sobre sistemas operacionais, e até de hardware.

Citar eu uso o windows queria saber como instalo o ubuntu junto e usar os dois pois um dia quero ser um programador e vou estudar o linux;

Para entender mais, e aprender a instalar recomendo ler os tópicos:

Instalação do 7.x / 8.x
Argumentos de Instalação (caso falhe) (neste caso só para erro durante o boot)
Instalação de Programas no Ubuntu
Vídeo Tutorial: Como instalar o Ubuntu Linux
Instalando o Ubuntu a partir do LiveCD

Recomendo também as apostilas indicadas pelo colega rjbgbo aqui.

Citar na pagina de dowload eu vi duas opções uma é torrent e aoutra é seguir o link qualquer uma das duas é pra gravar em um cd? eo cd é de dados?ou pode ser dvd-rw .

...

Você vai baixar um arquivo com extensão .ISO, e para instalar ele basta gravar usando a opção "Gravar imagem em CD" (ou algo parecido, pois depende da aplicação de gravação).

Mais uma dica que posso dar é ler as Regras de Utilização do Fórum, e sempre pesquisar quando tiver uma dúvida, pois muitas das dúvidas dos iniciantes já foram respondidas aqui no fórum.

[]'s e seja bem vindo ao fórum.

Cristiano

Boa tarde pessoal,cristiano eu queria saber se quando eu faço a instalação do ubuntu de acordo com esse video tutorial que voce me mandou, o windows fica em uma pasta na area de trabalho do ubuntu certo? mas,se eu quiser usar o windows é só escolher no boot que  ele abre? pergunto pois não deu pra tirar essa dúvida na pratica pois como o meu vista tava sendo mascarado pelo xp, no boot quando escolhia a opção vista não estava disponível,e então eu formatei tudo limpei tudo e instalei só o ubuntu,mas vou formatar de novo e ai vou instalar o vista primeiro e depois o ubuntu de acordo com o vídeo se por acaso la no boot me der a opção de escolha,pois estou sem internet e eu não posso ficar sem ela por causa da univ. e não consegui colocar a internet pra rodar no ubuntu,mas vou estudar o linux bem a fundo e vou descobrir como. valeu meu irmão mais uma vez muito obrigado pela paciência a todos que deram dicas,quem sabe em um futuro não muito distante estarei eu também ajudando a outras pessoas, pois esse é o espírito.