Ubuntu, HDs IDE/SATA, Windows XP, Nescau e Pão com ovo.

Iniciado por kairi, 03 de Outubro de 2007, 10:09

tópico anterior - próximo tópico

kairi

Olá galerinha feliz! Estou entrando na comunidade, pois sou mais um (sério, não brinca) que foi atingido pela "onda Ubuntu!", e gostaria de ser feliz com vocês, posso? =3

Mas para sermos felizes, tenho que esclarecer uma duvidazinha, né?

Seguinte: à 6 meses atrás eu era usuário de windows XP (era um sistema bem legal, cuidava bem dele, todo certinho). Té que um dia, minha fonte me fez uma coisa linda: Explodiu! E com ela levou o meu querido HD, que continha músicas, fotos, imagens, jogos, clipes, vídeos, filmes, programas instalados, documentos essenciais, tantos meus como de outros membros da minha família!

Abri um sorrizão, e chorei muito. Afinal, uma vida perdida ali.

Indignado (e precisando fofocar no msn e cutucar o orkut daquela mina gostosa), abri o armário e peguei uma caixa. Procurei o que tinha ali que poderia me ajudar. Eis que surge: "Ubuntu 7.04". Fico tão feliz em ver aquele material em minhas mãos, que penso com a maior sutileza e alegria possível "Vai essa porra mermo!".

Pepapa, coloco no Drive, ligo, ponho pra reconhecer pelo leitor, e pá! F2 > Portugues do Brasil, Inciar LiveCD! \o/

Como não tinha mouse, demorei uns 2 meses pra entender o que é "Alt+F1", "Alt+F2", "Sudo...", etc... Depois de bastante tempo me acostumando com os travamentos e as limitações do LiveCD, acontece-me um milagre. Ontem, consigo um milagre: Ponho uma placa nova no meu HD antigo (IDE 80GB) e ele funciona! Porém, ele possui alguns erros no disco, e terei de me livrar dele. Tendo a oportunidade de recuperar tudo o que eu tinha, eu comprei um HD SATAII (chaveado pra SATAI, por causa da Placa mãe) de 250GB (232, na verdade) para poder transferir todos os meus antigos arquivos.

Só que ai começaram a surgir os empecilhos:
1) Instalei o ubuntu no HD Sata, e ficou no seguinte esquema: 3 discos.
Disco 1 - 60GB NTFS (vazio)
Disco 2 - 85,5GB NTFS (vazio)
Disco 3 - "Arquivos de Sistema" 85,5GB EXT3 (ubuntu)

Dúvida: Há como modificar as partições em alterar os arquivos?

2) Eu estou conseguindo usar dual boot. Quando entro no Ubuntu, consigo ver claramente ambos os HDs, tanto o IDE (com duas partições e o Windows instalado) quanto o SATA (com três partições, com o Ubuntu instalado). Ao tentar copiar as informações do HD IDE para o SATA, eu recebo uma mensagem de erro informando "Você não tem permições para realizar essa ação", ou algo assim.

Dúvida: Como posso copiar os arquivos do HD IDE para o SATA?

3) Quando dou boot pelo IDE, e entro no Windows XP, não consigo ver o HD SATA no "Meu computador", pois somente os IDE aparecem.

Dúvida: Há como manter o Windows e o Linux (em partições diferentes) operando no mesmo HD SATA, tendo cada um seu funcionamento individual?

Galera, muito obrigado pela atenção.

Abraços.

d_gobbo

Citação de: kairi online 03 de Outubro de 2007, 10:09
Só que ai começaram a surgir os empecilhos:
1) Instalei o ubuntu no HD Sata, e ficou no seguinte esquema: 3 discos.
Disco 1 - 60GB NTFS (vazio)
Disco 2 - 85,5GB NTFS (vazio)
Disco 3 - "Arquivos de Sistema" 85,5GB EXT3 (ubuntu)

Dúvida: Há como modificar as partições em alterar os arquivos?

1 - Cara, é o seguinte. Tem como modificar as partições sim, mas qual você gostaria de alterar?

CitarEu estou conseguindo usar dual boot. Quando entro no Ubuntu, consigo ver claramente ambos os HDs, tanto o IDE (com duas partições e o Windows instalado) quanto o SATA (com três partições, com o Ubuntu instalado). Ao tentar copiar as informações do HD IDE para o SATA, eu recebo uma mensagem de erro informando "Você não tem permições para realizar essa ação", ou algo assim.

Dúvida: Como posso copiar os arquivos do HD IDE para o SATA?]

2 - Geralmente não tem como você copiar os arquivos de um para outro. Porque você tem que especificar na BIOS se está usando HD SATA ou IDE. Não sei se a sua é assim.

Dúvida: Como posso copiar os arquivos do HD IDE para o SATA?

3) Quando dou boot pelo IDE, e entro no Windows XP, não consigo ver o HD SATA no "Meu computador", pois somente os IDE aparecem.

Dúvida: Há como manter o Windows e o Linux (em partições diferentes) operando no mesmo HD SATA, tendo cada um seu funcionamento individual?

3 - Tem como manter os dois no mesmo HD sim. Basta instalar o Windows primeiro, depois o Ubuntu. Ou você pode depois tentar recuperar seus arquivos de boot do Ubuntu (o que não é lá muito legal!).
Quem vai gerenciar o boot é o GRUB do Ubuntu. Vai aparecer um "Menu" com os dois SO's que você vai ter instalado na sua máquina.
O que eu aconcelho você a fazer com suas partições é o seguinte:
Uma para o XP (NTFS);
Uma para o Ubuntu (ext3 e swap(não se esqueca disso));
e Uma FAT32 (maior tamanho)com seus arquivos (músicas, fotos, imagens essas coisas), a qual os dois SO's vão enxergar e poderão escrever, apagar, editar.
Na minha máquina está assim. Porém eu deixei o Windows instalado em uma particao de apenas 35gb, só para rodar CS, Photoshop essas coisas!
O resto eu deixei para o Ubuntu e com essa FAT32!

Espero ter ajudado.

kairi

1) Eu quero deixar da seguinte maneira:
1 - XP - 60GB
2 - Ubuntu - 40GB
3 - Arquivos em geral - 132GB

2) Mas eu consigo acessar os arquivos que estão no IDE, e visualiza-los (tocar as músicas dele, por exemplo) no Ubuntu.

3) Então terei que apagar tudo que tem no SATA, particionar novamente, e instalar o Windows primeiro pra depois o Ubuntu?

Quando eu inicio a máquina (aperto F8 no boot), aparece a lista de SO pra escolher.

É, eu pretendo fazer exatamente a mesma coisa que você.

d_gobbo

Entao...uma vez q vc tiver instalado td na mesma HD, o GRUB vae gerenciar o boot sozinho...
Instala o XP normal....depois vc faz as particoes Ubuntu (ext3 e swap) e a FAT32 na instalacao do Ubuntu.

Quanto aos arquivos do seu hd IDE, entra no Ubuntu, depois de instalado td certo...e copia esses arquivos para a particao arquivos gerais...

Ai depois so da uma conferida, e pode tirar ele de la... ;)

Espero ter ajudado.

kairi

Mas eu quero copiar também o atual esquema de arquivos do XP.

Ou seja, Formato tudo, Particiono, instalo o XP, e depois instalo o ubuntu. Entro no ubuntu e substituo a atual instalação do XP pela que está no IDE?

Abraços.

d_gobbo

Olha...susbstituir instalação do XP eu não sei fazer!
Mas...se você sabe...faça isso...
EU aconcelho você a fazer a instalação normalmente do XP....depois de tudo instalado, vc instala seus programas!...
Eu faria assim!

[]'s

kairi

Vou tentar.

Obrigado pela atenção, e por sua ajuda.

Abraços.

d_gobbo

Citação de: kairi online 03 de Outubro de 2007, 12:44
Vou tentar.

Obrigado pela atenção, e por sua ajuda.

Abraços.

Opa...de nada...espero ter ajudado...

Abraçoss...

kairi

1) No particionador no Ubuntu, não consigo re-dimensionar.
2) Não consigo copiar os arquivos para os HD's.
3) Não consigo instalar o XP pelo ubuntu.

Acho que isso vai ajudar um pouco:

HD IDE
http://img358.imageshack.us/img358/2858/ideba1.png

Hd SATA
http://img524.imageshack.us/img524/9452/sataob0.png

Abração.

alpha

Citar1) No particionador no Ubuntu, não consigo re-dimensionar.
2) Não consigo copiar os arquivos para os HD's.
3) Não consigo instalar o XP pelo ubuntu.
Com relação ao particionamento, você só consegue redimencionar ou excluir uma partição que não esteja montada, pra desmontar basta cliquar com o botão direito do mouse na partição e escolher desmontar, como parece obvio, vc não conseguirá desmontar a partição em que o sistema está rodando e consequentemente não irá conseguir editá-la, a não ser que use uma distribuição live-cd pra poder modificar a partição que está no hd, outra coisa importante é que o local de inicio da partição é fixo, vc apenas pode redimensionar a partição se tiver espaço não-alocado em seguida da partição, não antes.
As mensagens de que vc não têm permissão significa que vc somente poderá realizar a tarefa como usuário root(que é o administrador do sistema), vc têm permissão só pra modificar arquivos que estão na sua pasta de usuário dentro de home e na pasta tmp, pra modificar arquivos em outras pastas você pode abrir o gerenciador de arquivos como root, pra isso digite no console:
sudo nautilus

Você consegue ver a partição do windows pelo linux mas o windows não é capaz de ver as partições linux e caso a partição do windows seja ntfs vc terá que instalar o ntfs-3g para poder ter acesso de escrita na partição do windows, dá uma olhada nesse poste pra ver com fazer isso:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,21813.0.html

Quanto a instalar o xp pelo ubuntu, isso só é possível se vc tiver usando o vmware, que emula um outro sistema operacional dentro de outro, pra instalar o xp normalmente dê o boot pelo cd e o instale numa partição ntfs ou fat32, os sistemas devem ficar em partições separadas, se instalar o windows depois do linux terá que recuperar o grub pra poder voltar a iniciar o linux, veja como fazer isso neste tópico:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24850.0.html

kairi

Bem galera, ocorreu o seguinte:

Hoje pela manhã, como me recomendaram, entrei pelo LIVECD do ubuntu 7.04, e usei o GParted para formatar o HD SATA.

Feito isso, reiniciei o PC, e tentei instalar o windows XP, mas este infelizmente não reconheceu meu HD SATA, somente o HD IDE.

Então, ao reiniciar e tentar entrar pelo HD IDE, vejo uma mensagem do GRUB dizendo que não poderia iniciar. (afinal, eu formatei o SATA, e a instalação do ubuntu foi junto.)

Tem algo que deixei de fazer?

Abraços. /o/

angourakis

Essa eu sei xD vamos lá....

Primeiro de tudo, para recuperar a MBR do XP, ponha o cd na unidade e de boot por ele
Deixe carregar a tela até chegar onde você dá o Enter para começar a instalação, mas aperte R ao invéz de enter
Ele vai entrar no console de recuperação.... Aguarde alguns segundos e digite o número correspondente a instalação do Windows (normalmente 1) e dê enter... Depois coloque a senha de administrador e enter again...

Ai digite:

fixmbr

Aperte Y e de enter

Depois digite:

fixboot

Y e enter e por fim digite Exit

O PC reiniciou e a MBR está recuperada ;)

Agora, vá até o site do Fabricante de sua HD (procura no google xD), baixa o driver controlador Sata e salva em disquete e ai volte a instalação do XP, aperte F6 em determinada hora, insira o disquete e pronto, siga a instalação normal

Quando quiser instalar o Ubuntu, primeiro pelo XP mesmo, desfragmente o HD. Isto é altamente recomendável para evitar perda de dados ;)
Depois inicie pelo Live CD e depois a instalação normal. Apenas lembre-se na hora do tamanho da HD que quanto mais você põe para a direita a barrinha do espaço usado, menos espaço fica pro Ubuntu....

Bom, é isso

Dúvidas poste

Abraços

kairi

Ahn!

Funcionou tudo sim, na mais perfeita harmonia!

Só que o meu maior problema, é que quero transferir a atual instalação do windows pro HD novo. Se for instalar tudo novamente, vou levar mais 6 meses, e não vou ter tempo de usar o ubuntu. =\

Abração!

kairi

Up!

O meu maior problema, é que quero transferir a atual instalação do windows pro HD novo. Se for instalar tudo novamente, vou levar mais 6 meses, e não vou ter tempo de usar o ubuntu. =\

Alguém sabe como faço pra usar o Norton Ghost?

Abraços.