thunderbird : msgs sumiram

Iniciado por logaritmo, 09 de Outubro de 2007, 23:25

tópico anterior - próximo tópico

logaritmo

Religuei o micro com o Ubuntu 7.04, depois do fim de semana e, qd abri o Thunderbird, veio um aviso de "New Account Setup", para configurar uma conta de e-mail. Como já possuia uma conta, tentei cancelar, mas veio o alerta de que perderia tudo. Fechei o programa, desliguei e religuei o micro e resolvi então reconfigurar minha conta. Recebi uma dezena de msgs novas, mas todas as msgs da caixa de entrada, caixa de saída. outros folders que eu tinha criado, tudo sumiu. Um prejuízo incalculável. Curiosamente, só o Livro de Endereços ficou. Fechei, desliguei e liguei novamente, e de novo a tal janela de "New Account Setup". Reconfigurei a conta mais uma vez e as msgs recém recebidas também tinham sumido. Depois recebi 3 msgs novas, já fechei o programa e o micro diversas vêzes e agora está estável. Francamente, já uso o Thunderbird há uns 4 anos e nunca tinha me acontecido uma coisa tão terrível. A versão do Thunderbird é 1.5.0.13 de 24/08/2007. Alguém já teve experiência semelhante ? Estou desesperançado, mas não custa perguntar se há algo que eu possa fazer. :'(

VB5

Já vi isso acontecer em micros rodando W$, nunca em Linux. Minha versão é 2.0.0.6, e até aqui, roda beleza... procure no Nautilus, quem sabe você encontra as pastas perdidas... mas  reconheço  que quando aconteceu no W$, não consegui mais encontrá-las. Boa sorte!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

agente100gelo

Digite:
thunderbird -ProfileManager

Verifica se não foi criado por engano um novo perfil.

Verifica no teu diretório .mozlla-thunderbird (ou .thunderbird) qual o tamanho dos arquivos. É possível que dê para recuperar.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

logaritmo

Felizmente recuperei tudo. O sub-diretório Mail de .mozilla-thunderbird apresenta os diretórios Local Folders, Local Folders-1 e local Folders-2, sendo que êste último é que está ativo. Simplesmente copiei meus "folders" do Local Folders para o Local Folders-2 e está tudo bem. O curioso é que ontem, logo antes do sub-diretório Mail, estava um sub-diretório Lock, com link,criado justamente em 10/10.

lock -> 127.0.1.1  +6254

mas acontece que hoje êste diretório não está mais lá. Dá pra entender ?
Mas, tudo OK, muito obrigado pelo apoio.

logaritmo

Desculpem, mas o problema continua agora de outra forma.
Quando ligo o computador vem as seguintes msgs :

"dev/sda7 UNEXPECTED INCONSISTENCY
Run fsck manually m(i.e without -a or -p options
fsck died without exit status : 4
* file system check failed
A log is beeing saved in var/log/fsck/checkfs
Please repair the system manually
* a maintenance shell will now be started
CONTROL-D will terminate this shell and resume the system boot
bash : no job control in this shell
bash : ....command not found
bash: dicolors : command not found
The program ' apt-get' is currently not installed. You can install it by typ apt-get install apt"

o sistema gráfico não entra mas, felizmente, abre com o comando CONTROL-D
o programa apt-get está instalado
O arquivo /var/log/fsck/checkfs é o seguinte

Log of fsck -C -R -A -a
Fri Oct 12 13:46:04 2007

fsck 1.40-WIP (14-Nov-2006)
dosfsck 2.11, 12 Mar 2005, FAT32, LFN
/dev/sda1: 4 files, 593/1151596 clusters
/dev/sda7 contains a file system with errors, check forced.
/dev/sda7: Duplicate or bad block in use!
/dev/sda7: Multiply-claimed block(s) in inode 98087: 207104 207106
/dev/sda7: Multiply-claimed block(s) in inode 100648: 224675
/dev/sda7: Multiply-claimed block(s) in inode 100673: 224675
/dev/sda7: Multiply-claimed block(s) in inode 100708: 207104
/dev/sda7: Multiply-claimed block(s) in inode 100720: 207106
/dev/sda7: (There are 5 inodes containing multiply-claimed blocks.)

/dev/sda7: File /casper/.mozilla-thunderbird/01xfclj2.default/localstore.rdf (inode #98087, mod time Fri Oct 12 13:27:26 2007)
  has 2 multiply-claimed block(s), shared with 2 file(s):
/dev/sda7:    /casper/xiripa.msf (inode #100720, mod time Wed Oct 10 07:40:45 2007)
/dev/sda7:    /casper/.mozilla/firefox/d35lxcfy.default/blocklist.xml (inode #100708, mod time Fri Oct 12 10:56:56 2007)
/dev/sda7:

/dev/sda7: UNEXPECTED INCONSISTENCY; RUN fsck MANUALLY.
   (i.e., without -a or -p options)
fsck died with exit status 4

Fri Oct 12 13:46:30 2007

Ora, como há menção ao Thunderbird, acho que é ligado ao problema que apresento nesta msg.
Peço encarecidamente orientação sobre como rodar fsck manualmente ( ou efsck ?) sem as opções -a e -p.
Se eu desinstalasse o Thunderbird para reinstalar depois poderia resolver o problema ?
Continuo usando o Ubuntu graças ao CONTROL-D , mas é preocupante
obrigado

VB5

Tive uma mensagem exatamente igual há dois dias, durante a instalação do Ubuntu em dual boot numa máquina; apenas não era relacionado ao Thunderbird. O que fiz foi simplesmente logar (no prompt mostrado abaixo da mensagem)  e executar "fsck" sem nenhum argumento - e resolveu tudo...  ;D

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

logaritmo

desculpem-me fui muito ansioso. Noutro local desta mesma lista  encontrei a solução.
A partir do CD "live" do Ubuntu 7.04, entrei no terminal e

$ sudo fsck -v /dev/sda7

resolveu o problema.
muito obrigado pela atenção

VB5

Citação de: logaritmo online 12 de Outubro de 2007, 23:10
desculpem-me fui muito ansioso. Noutro local desta mesma lista  encontrei a solução.
A partir do CD "live" do Ubuntu 7.04, entrei no terminal e

$ sudo fsck -v /dev/sda7

resolveu o problema.
muito obrigado pela atenção

O que importa é que resolveu...  :D por favor, acrescente um "Resolvido"ao título da primeira mensagem, então.

VB5