É preciso atualizar?

Iniciado por Gréga, 09 de Julho de 2007, 21:27

tópico anterior - próximo tópico

Gréga

Ae galera to com o Ubuntu 6.06 LTS instalado aqui no pc.
Estou pensando em atualizar logo para o 7.04, soh que eu vi que ele soh eh valido ateh 2008, e ja estamos na metade de 07.
Existe muita diferença entre os dois sistemas?
Assim que chegar em 08 o que acontecerá com quem utiliza o 7.04.
Ele é uma versão beta de alguma proxima versão?
Obrigado.

arlei

Olá Gréga.

Olha, a versão atual do Ubuntu é a 7.04, chamado de Feisty Fawn. O Ubuntu tem atualizações semestrais e o número de sua versão diz respeito ao ano e mês da mesma, ou seja, 7.04 é referente a versão do mês 04 do ano de 2007.
Você tem o Dapper, versão 6.06,  ou seja, referente ao mês 06 do ano passado, então depois deste ainda tivemos o 6.10, lembra, atualizações semestrais.
Bastante coisa mudou sim desde a versão 6.06 até agora, por isso creio que uma atualização é bastante válida sim, porém ou vc terá que baixar a versão atual e instalar por completo, ou então tera que fazer a atualizações progressivas em seqüencia, ou seja, tera que atualizar para o 6.10 e depois para o 7.04.

http://wiki.ubuntu-br.org/VersoesUbuntu

Portanto, mesmo que em breve esteja saindo a mais nova versão que terá muitas novidades eu acho que seria sim interessante vc atualizar para o 7.04 e aproveitar os mais recentes recursos e melhorias, até porque com ele instalado ficará mais simples apenas atualizar depois para a nova versão que esta saindo do "forno".

Outros links interessantes para vc ampliar seus conhecimentos.

http://www.ubuntubrasil.org/
http://wiki.ubuntu-br.org/GuiaIntrodutorio
http://guia.ubuntubrasil.org/

T+
Arlei

pinduvoz

O projeto Ubuntu tem compromisso de lançar uma nova versão a cada seis meses.

Cada versão nova incorpora o que há de mais atual em matéria de software livre nos repositórios do Debian "instável", no qual o ubuntu é baseado.

Note que o uso dos pacotes do Debian não é uma simples cópia ou seleção daqueles, mas também a implementação de "estabilidade" e "facilidades" que tornam o Ubuntu uma distribuição Linux moderna e amigável.

Quanto à "validade", isso quer apenas dizer que as versões serão suportadas com atualizações (especialmente as de "segurança") por determinado período (18 meses), exceção feita ao Ubuntu 6.06, que é uma versão LTS (long term support, ou suporte estendido) e será suportada pelo dobro do prazo (36 meses).

Então, respondendo a sua indagação, temos, a uma, que atualizar o Ubuntu 6.06 é uma opção pessoal, já que melhorias também serão implementadas nele durante o prazo de "validade" (suporte) estabelecido; a duas, o Ubuntu 7.04 é uma nova versão estável e completa, a ser substituída pela próxima em outubro deste ano.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Versuri

Apenas um dúvida.
Eu tinha o 6.06 e estava perfeito, instalei o 6.10 e ficou muito instável principalmente a parte gráfica que "pipocava" na tela e alguns problemas diversos.
Hoje tenho 7.04 "perfeito", será que esta versão 7.10 vai ser uma derivação/upgrade do 6.10 ou não tem nada a ver?

Versuri

Gréga

SIm. Entendi.
A atualização entaum seria por meio de formatação neh?
Eu ateh ja pedi o CD do 7.04 pelo site ja que nao tinha tanta pressa assim pra att. Mas axo que agora vou baixar.
Essa versao ja vem com suporte pra portugues?
Pq a primera vez que instalei o ubuntu tinha adquirido o cd do própio site, tinha lido até que ele vinha em inglês e que seria necessário que eu mesmo fizesse a tradução. Mas depois que instalei não precisei fazer nada, ele ja estava em port.
Pensei que quando você pedisse o CD direto do site ele ja dava um suporte pro seu idioma dependendo da localização que você especificasse.

arlei

Dai Versuri.

Cara, também não tive uma boa experiência com o Edgy, tanto que resolvi ficar com o Dapper até o lançamento do Feisty. Mais isso não tem nada haver, acredito que o Gustsy será muito bom e as novidades que estão por vir prometem.  ;)

T+
Arlei

pinduvoz

Versuri:

- o 6.10 foi uma versão lançada com apenas quatro meses de desenvolvimento (fora do padrão de seis meses, portanto). Muita gente teve problemas com ele (eu inclusive) e optou por manter o 6.06 (eu, mais uma vez);

- já o 7.10 segue o ciclo completo de desenvolvimento e deve ser uma versão tão boa ou melhor que o 7.04.

Gréga:

- o suporte a idiomas é muito valorizado pelo projeto Ubuntu e o português (Pt e Br) faz parte da lista de idiomas suportados há muito tempo;

- basta, então, escolher o idioma Português do Brasil na instalação e o Ubuntu será instalado nele se vc. tiver uma conexão com a internet durante o processo. Se não tiver conexão durante a instalação, basta instalar o suporte ao nosso português após o primeiro boot, em "Suporte a Idiomas" no menu "Sistema".

VB5

Pessoal,

desculpem por pegar carona no tópico, mas acho que pode interessar a mais gente... 

Uso o Edgy, nunca tive qualquer problema e justamente por isso venho adiando a atualização para o Feisty - mas não posso fazer isso para sempre...  ;D O que gostaria de saber é se alguém já fez a atualização pelo Synaptic com sucesso, o que seria mais fácil.  Minha /home não é uma partição separada, mas posso copiá-la e restaurá-la depois. O que não gostaria é de ter que reinstalar tudo, estilo MS... Alguém aí já fez isso?

Obrigado desde já,

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Hun

VB5,

Sua história é semelhante à minha. Estava feliz com o Edgy e portanto fui adiando a atualização para o Feisty até que certo dia fiz uma atualização do próprio Edgy e Pimba - meu gráfico foi para o beleléu - isso porque aqui utilizo a placa da NVIDIA.

Dai concertei o problema e vi que logo apareceram alguns outros probleminhas, então nem quis saber - realmente me arrisquei - e mandei ver na atualização para o Feisty. Não foi pelo Synaptic e sim pelo Gerenciado de Atualizações mesmo...

Felizmente tudo ocorreu muito bem aqui exceto pela parte gráfica que Pimba de novo. Mandei ver o "envy" nele e pronto. Tá tudo lindo, "perfeito", tinindo, sem problemas e sem probleminhas nenhum até agora...

Ele manteve todas as minhas configurações, partições, home, usuários e etc... Veja que eu fiz uma atualização e não uma reinstalação.

Então é isso, aqui deu tudo certo !
Só a título de comparação, tenho um AMD Athlon 64 2Ghz 512 Mb Ram NVidia Ge Force dual boot Ubuntu Feisty / Windows Xp...

Flws !

VB5

Valeu, Hun!...

De fato tanto sua máquina quanto sua história são muito semelhantes, e isso me anima a tentar. Gostaria de saber se seus programas instalados foram preservados, e se sua /home era em partição separada ou não, pois são minhas últimas dúvidas.

Novamente, obrigado!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Walkir

Citação de: VB5 online 09 de Julho de 2007, 23:42
Valeu, Hun!...

De fato tanto sua máquina quanto sua história são muito semelhantes, e isso me anima a tentar. Gostaria de saber se seus programas instalados foram preservados, e se sua /home era em partição separada ou não, pois são minhas últimas dúvidas.

Novamente, obrigado!

VB5

Olá VB5, tudo ok?^^

Entrando de gaiato aqui na conversa, eu sempre faço as atualizações aqui pelo Gerenciador de Atualizações e não deu errado até agora.

Minha situação é a mesma que a sua, minha /home não é partição separada e meus arquivos e programas tão normais. O que pode acontecer por exemplo é de algum programa tipo o Firefox atualizar para uma versão em Inglês, como aconteceu aqui. Mas depois é só instalar o pacote em Português e boa, tá resolvido.

Aproveitando aqui a deixa eu gostaria de te perguntar: como é que se faz essa partição depois de instalado o Ubuntu? Tem perigo de perder os arquivos?^^

Abraço a todos^^
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

VB5

Walkir,

que gaiato que nada... essa é a idéia do fórum, afinal!...   ;) Muito obrigado por confirmar a informação do Hun e complementá-la! Certamente ajustar umas coisinhas aqui e ali  é bem aceitável; não queria era fazer uma instalação do zero outra vez.

Sobre a partição, acredito que deva ser usando o particionamento manual durante a instalação do Ubuntu. Como era minha primeira experiência com Linux, não quis arriscar e deixei rolar a instalação típica. Minha idéia agora era ( e ainda é...) copiar minha /home para outro disco ou CD antes da atualização: assim , se por acaso ela fica vazia só preciso copiar de volta.

Muito obrigado!...

VB5

pinduvoz

VB5

pinduvoz,

grande  dica - já foi para os "favoritos", para não esquecer. Entretanto, talvez eu tenha rateado na hora, mas não recordo do Ubuntu ter apresentado essa opção - muito provavelmente porque a partição não havia sido criada previamente. Agora tô sabendo... Valeu, cara!...  :D

VB5

Walkir

No meu aconteceu uma coisa estranha na instalação:

Antes eu tinha o Windows numa partição e tive de fazer tudo manual, criei as três partições, swap e tudo o mais... Até postei aqui no Fórum sobre um problema de resolução de tela que tive e tudo o mais, que jah tah resolvido^^

Engraçado é que logo me abituei com o Ubuntu e quis tirar o Windows do hd... Então meio que "formatei" a máquina de novo. Na verdade eu reinstalei o Ubuntu de novo mas dessa vez usei aquela opção de usar 100% do hd... E ele jah veio na resolução certa inclusive. ;D

Nem sei se tem mais Windows aqui... Será que o Ubuntu fez as partições automaticamente? Por que ele nem me perguntou se eu queria separar partições nem nada... Foi instalando direto.

Como faço pra saber se meu hd tah particionado pelo Ubuntu?

hehehe... Já tá virando offtopic^^

Um abraço a todos^^
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^