Posso passar tudo da partição do windows para linux ?

Iniciado por blasting, 11 de Julho de 2007, 15:01

tópico anterior - próximo tópico

blasting

Pessoal ainda so pré-maturo em distri de linux e tenhu algumas duvidas = :D

eu tenho mais o menos 15 a 20 giga de musica videos e etc , tipo fazer backup de 15 giga  vo demora uma cota e ainda pode ocorrer erros, entao eu gostaria de saber se posso na hora de instalar o unbuntu passar ja para alguma partição do linux .

e outro como eu tenho instalado o windows , eu gostaria de saber se há algum tuturial que fale como na hora de instalar o linux remover o windows e tambem passar tudo meus arquivos !!

Flw

A maior falta é querer possuir. [Lao Tzu]

gugaszdiniz

posso indicar lhe a fazer como eu fiz:
1º antes de instalar o linux parcione o disco com o gparted é fácil e intuitivo.
No meu caso tenho HD80 g, então fiz assim:
Partição win XP NTFS: 15 g
Partição win FAT32 45 g(pra arquivos e back-ups)
Partição linux Ubuntu 19 g "RESSEIFERS" onde tá o linux
Partição linux SWAP 1 g (como memória virtual).
Detalhe o partição SWAP vai depender de quanto é sua memória RAM, se for de 512mb então parcione a SWAP com 1024mb=1GB,se for de 256mb então a swap vai ser de 512 mb.
E a partição FAT32 vai servir como uma partição de back-up e também como uma ponte dependendo da distro que você for instalar.
Gustavo Souza Z. Diniz

blasting

A distro é o ubuntu , =:D ,n entendi muito mas é assim eu tenho duas particoes aqui no windows ,  C: com 34 GB , D: 42 GB, as duas sao NTSC,

eu estavo pensando assim na hora da instalação vai ter as duas que ja existe , eu removo a do windows é meio suicidio mas dhus, ai eu crio as partiçõrs do linux a primeira do sistema hd0 e a segunda com hd1 que vai ficar meus arquivos , e depois o wan ,

é que eu n entendi muita coisa que você falo !

oque acham

gugaszdiniz

formata a D: como Fat 32 e depois passa os arquivos que você tem na partição C:
A D: ficou como uma partição de back-up entendeu depois se você quiser instalar somente o Ubuntu na C: blz, aí vc vai ter o Ubuntu como SO.
Se você quiser em Dual Boot, parciona o disco C:
deixando +ou- 10 Gb para o Win NTFS e o restante pro Ubuntu.
Não esquece de quando for instalar o Ubuntu formate ele como (/) raiz
aí ele grava o boot na MBR e você pode ter os dois SO em dual boot.
Gustavo Souza Z. Diniz

rjbgbo

Pegando uma carona do que falou o gugaszdiniz

balsting, te sugiro 1º vc fazer um backup de seus dados, pois sempre é bom prevenir, já muito fera se dando mal em tempo de particionar ou reinstalar o possante Windows.

Agora, é o seguinte, qdo começei no Linux Ubuntu, me sugeriram em torno de 20GB, como na época comprei um PC d modo a poder ter dual boot e tal (160GB HD) ñ tive dificuldade. Mas aqui no meu o mesmo só ocupa 3,3GB.

Só também acho que se vc tem espaço no HD crie uma partição /home separada. Essa partição  /home é como se fosse uma partição de arquivos que vc teria separado do Windows. Ela é muito útil em reinstalação ou instalação de outras distros Linux, por exemplo.

No resto é como o gugaszdiniz falou.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

blasting

Citarbalsting, te sugiro 1º vc fazer um backup de seus dados, pois sempre é bom prevenir, já muito fera se dando mal em tempo de particionar ou reinstalar o possante Windows.

Simplesmente é um problema tanto que quando tentei instalar o kurumin ,errei nas particoes acabei nem instalando o kurumin e cabei com td meus dados ahdasuadhad.

Tipo eu to pensando em deixar so o ubuntu tive alguns problemas com o windows ainda mais em jogos e internet ahusdsa .

Entao vo fazer que nem o amigo guga disse,

primeiro vo fazer meu backup , ai formato o D, vo passa o c para d, pq tenho jogos e pretendo roda com wine  cedega tipo rag =:D , instalo o ubuntu no c  ai vo fazer oque o amigo rjbgbo disse , vo criar o home para deixar de backup ,

oque acham,  !?

Aproveitando tenho duas pergunta,

estilo eu estavo no livecd e ja aprendi a criar conexao de pppoe , certo, so que assim eu n entendo muita coisa mas eu meu ip é dinamico entao eu queria saber onde posso reparar a conexao para quando eu precisar trocar do ip do meu provedor

, eu assisto muito video de streaming (acho que é isso) entao não vou ter nenhum problema em assistir , ou precisa de alguns plugs precisos .

Flw

gugaszdiniz

quanto a conexão ainda não fiz, mas assim que eu a fizer te falo. e tem mais sei que para assistir videos em flash vc tem que baixar o plugin no seu navegador. procure no fórum que eles te ensinam, só pude te ajudar com ajuda do fórum.foi assim que recuperei o boot do meu PC. e tenho o Ubuntu e o WIN XP PRÓ rodando em dual.
Gustavo Souza Z. Diniz

blasting

Beleza eu ja dei uma procura e vi sobre flash , mais assim eu assisto aqueles videos adultos de streamming dsauhdsausda, tipo aqueles que é preciso ter o windows media player, eu ja vi a pelos amigos que tem versao realplayer otimo ,

Acho que a noite eu ja vo colocar meu unbuntu estou muito ancioso, entao eu so queria saber  se há gerenciador de download eu ja vi sobre torrent acho que é ktorrent  se tiver algum melhor da um toque , acho que por inquanto é so isso , e tambem um bom cliente ed2k , Imule é bom ?

obs :http://gaming.gwos.org/news.php eu se site que parece ter otimos jogo adorei open arena , tipo é tranquilo instalar os jogos neh
claro o unbuntu games que adorei so nao testei pq .exe adshsaduhdsa , ainda esta vivo  .

Flw

rjbgbo

blasting seja ben vindo ao mundo Linux Ubuntu

Como o gugaszdiniz também mantenho o dual boot Windows XP e Ubuntu 7.04.

Sobre a conexão sinto ñ pode te ajudar muito, ñ sou especilaista em rede, sou apenas um usuário de pc, e estou bem no começo do aprendizado Linux.

Citareu assisto muito video de streaming (acho que é isso) entao não vou ter nenhum problema em assistir , ou precisa de alguns plugs precisos

Sobre essa tua indageção sugiro ler atenta/ o tópico Multimídia no Ubuntu 7.04!, do Galactus - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,15522.0.html

Siga o que está escrito e tu vai se surpreender positiva/ c/ a multimidia do Ubuntu em relação o Windows. Pelo menos eu achei isso.

Além disso vc precisa considerar que é preciso de paciência p/ aprender o Linux Ubuntu, e ñ é complicado, além disso vc tem este forum p/ te ajudar.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469