Problemas com a "Lixeira" (exibição incorreta dos arquivos deletados)

Iniciado por Gimenez, 19 de Junho de 2007, 04:06

tópico anterior - próximo tópico

Gimenez

Prezados,

Estou tendo um pequeno problema aqui, e ficaria muito feliz se vocês pudessem, por favor, me ajudar.

Utilizo o Ubuntu 7.04.

Ao apagar os arquivos, eles vão normalmente para a lixeira, e o ícone do canto inferior direito da tela (Miniaplicativo Lixeira 2.18.0)dá a indicação correta do número de arquivos na lixeira. Caso eu clique com o botão direito no ícone, posso esvaziar a lixeira normalmente.

Ocorre que, quando quero recuperar os arquivos, e clico com o botão esquerdo da lixeira, não consigo visualizar corretamente os arquivos deletados (a lixeira parece vazia).

O Nautilus (v. 2.18.1) aponta para a localização "trash:", que está vazia. Para conseguir visualizar os arquivos deletados, tenho de acessar a pasta "/home/user/.Trash" (onde "user" corresponde ao meu login de usuário).

Minha dúvida é a seguinte: como faço para que a localização da lixeira corresponda à "/home/user/.Trash", onde estão os arquivos deletados? Ou seja, como faço para quando clicar no ícone da lixeira, no canto inferior direito da tela, o Nautilus me direcione diretamente para a pasta onde estão os arquivos deletados (no caso, "/home/user/.Trash")?

Ademais, como faço para recuperar imediatamente os arquivos deletados, ao invés de copiá-los da lixeira e colá-los no destino?

Muito obrigado!

pinduvoz

A lixeira que está no painel (na barra de baixo) é um "applet" que direciona vc. pra pasta citada na sua pergunta ("~/.Trash", onde o til representa a pasta "home" do usuário logado). Se seus arquivos deletados não aparecem na pasta aberta quando vc. clica no applet "lixeira", experimente digitar "ctrl + h". Essa combinação de teclas faz com que o Nautilus (o programa responsável por mostrar a pasta, ou seja, o Gerenciador de Arquivos) mostre os arquivos ocultos que, no Linux, sempre começam com um ponto na frente (a própria pasta ".Trash" é oculta por conta do ponto). Em suma, se vc. apagar um arquivo tipo ".arquivo" ele não vai aparecer na lixeira a menos que vc. mande exibir os arquivos ocultos.

A lixeira do Gnome não possui a função restaurar, comum ao KDE e ao XFCE. Eu acho isso um defeito do Gnome, mas muitos acham que não é por ser o Gnome um Desktop "minimalista", onde só as funções realmente importantes são implementadas. Portanto vc. vai ter que continuar restaurando arquivos apagados "na mão", ou seja, recortando da pasta ".Trash" e colando na pasta da qual eles vieram.

Abraço e bem vindo ao Ubuntu.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Gimenez

pinduvoz,

Muito obrigado pela resposta! Estou gostando bastante do Ubuntu.

Mas ocorre que ainda não consegui resolver o problema. O applet "lixeira" aponta para um diretório ("trash:") onde não estão os arquivos deletados (ainda que eu tente exibir os arquivos ocultos). Só consigo visualizar os arquivos deletados quando aponto manualmente pra "~/.Trash" e exibo os arquivos ocultos.

O que precisaria fazer, então, é redirecinar o applet "lixeira" para "~/.Trash". Por favor, vocês saberiam me dizer como fazê-lo?

Muito obrigado!

ginho

Aplicações->Ferramentas de Sistema->Editor de Configurações, se não tiver este atalho abra o terminal e digite gconf-editor.
Fui na opção Editar deste aplicativo e em Localizar onde digitei : trash
Existem dentro do Editor de Configurações seis opções de trash, duas delas relativas ao Evolucion.

A primeira, mostrada na parte inferior do aplicativo
desktop->gnome->url-handlers->trash a direita as chaves, 3 aqui, devem estar assim:                                                 
          Nome                Valor
          command           nautilus "%s"
          enable               x                   ---------marcado
          needs_terminal                        ---------em branco

Veja se procede, é só um palpite, pois vendo as outras chaves não cheguei a nenhuma conclusão, não encontrei nelas algo que pudesse estar relacionado ao seu problema, mas pode haver.

Bem, eu tentei, não parece tão simples, pena que não conheço o sistema tão a fundo para poder fazer melhor.