Ubuntu é muito dificil de usar

Iniciado por brotheroliva, 15 de Junho de 2007, 08:42

tópico anterior - próximo tópico

brotheroliva

Ola Amigos,
Comprei um scanner Canon USB ao conectar no sistema não aconteceu nada, alguém pode me ajudar?
Estou achando muito dificil usar o Ubuntu.
Oliva

agente100gelo

A questão não é o que o LInux é difícil de usar, mas talvez de driver de suporte do produtor do scanner.

Já tentou digitalizar algo? O Linux não pipoca uma mensagem dizendo "novo scanner conectado", simplesmente funciona na maioria do scanners mais modernos. Com minha multi-funcional foi assim... no Windows tive que ir no site do fabricante, baixar 54Mb e fazer uma longa instalação.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

brotheroliva

Não mostra essa mensagem, não aparece o programa para digitalizar....
Valeu,
Ricardo.

agente100gelo

Menu Aplicações > Gráficos > Editor Gimp

NO programa: Arquivo > Capturar > XSane

brotheroliva

Ola amigo, entao cliquei e informa "Nenhum dispositivo disponivel", sabe como posso adicionar drivers?
Valeu..
Ricardo

arsolto

Abra através da barra de ferramentas do Gnome (área de trabalho), na seção "Sistema", o programa que corresponde a "Unidades e mídias removíveis" e tente explorar algo que possa levar o sistema operacional ao reconhecimento da sua digitalizadora (scanner).

brotheroliva

Ola, fui nessa opção, tem uns botões navegar, mas o que faço? pede para selecionar um caminho... qual caminho?
Grato.
Oliva

agente100gelo

arsolto

Eu não estou com o Ubuntu instalado em meu computador, mas estou tentando lhe ajudar mesmo assim com base na lembrança que tenho da minha experiência com a distro. Por isso, não vou conseguir entrar detalhes sobre como, quando ou aonde você deve alterar as configurações do sistema. Como dito, anteriormente, acesse pela barra de ferramentas da área de trabalho o caminho:

Sistema => Preferências => Unidades e Mídias Removíveis

Depois leia as informações contidas no menu do programa e use do bom senso para fazer as alterações que forem benefícas para você.

VB5

brotheroliva,

Comecei no Linux há uns seis meses, e de início tive a mesma impressão. Mas posso garantir, não é difícil: o erro é que estamos acostumados a esperar que o SO faça tudo por nós, e pagamos por isso o preço da falta de segurança, dos infindáveis patches e correções, service packs e etc...

No Linux, é você quem faz as coisas, por isso é seguro. Demora um pouquinho para a gente acostumar, mas é muito melhor: você é o dono da sua máquina, não o SO...

Quanto ao scanner: liguei um HP 2100C na porta USB, abri o XSane e lá estava ele, pronto para usar sem  a necessidade de instalar nada ( diga-se de passagem que nos sistemas MS esse scanner é um pesadelo para instalar...). Portanto, se o seu não está aparecendo, ou ele não é suportado ou pode haver algum problema com o controlador USB ( pouco provável). Poste aquei o que for descobrindo que a gente ajuda como pode... e não desanime: ser livre vale o esforço! Boa sorte!  :D :D

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

celsofaf

Não é por nada não, mas se não me engano a Cannon é meio que conhecida por seus produtos serem bastante inutilizáveis no pingüim... ao contrário da HP!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

rjbgbo

Citação de: celsofaf online 15 de Junho de 2007, 23:29
Não é por nada não, mas se não me engano a Cannon é meio que conhecida por seus produtos serem bastante inutilizáveis no pingüim... ao contrário da HP!

Pode até ser, mas também conheço scanners HP populares que ñ tem suporte ao Linux

Eu por exemplo comprei um Canon Lide 20, porque pesquisei a sua compatibilidade no http://www.sane-project.org/

E ñ tenho problema c/ ele, e assim também procedi p/a outros periféricos, a única excessão foi a placa de vídeo: ATI, que se soubesse tinha pego Nvidia, mas mesmo ela vem dando p/ rodar o beryl normal/

O conselho que dou é quem quer usar Linux procure pesquisar sobre o periféricos compatíveis c/ o SO.

E sobre a dificuldade de usar, ñ vejo bem isso, tem coisas que são ridicula/ fáceis de fazer, por exemplo, ripagem de músicas.

Até mesmo qdo se precisa usar o terminal depois de umas pesquisas nos Google da vida e nos fóruns especializados a qtd de respostas é muito grande.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

brotheroliva

Galera, estou pesquisando bastante para não passar por iguinorante, é meu primeiro computador, comprei alguns periféricos juntos e vejo que a maioria não funciona, estou muito feliz com a respostas postadas e vejo que realmente faz a diferença usar o pinguim, preciso de uma ajuda quanto as pesquisas, eu não sei por onde começar alguém tem alguma idéia?
obrigado a todos.

agente100gelo

Citação de: brotheroliva online 20 de Junho de 2007, 09:59
Galera, estou pesquisando bastante para não passar por iguinorante, é meu primeiro computador, comprei alguns periféricos juntos e vejo que a maioria não funciona, estou muito feliz com a respostas postadas e vejo que realmente faz a diferença usar o pinguim, preciso de uma ajuda quanto as pesquisas, eu não sei por onde começar alguém tem alguma idéia?
obrigado a todos.

Que tipo de ajuda em pesquisa?
Quais são os periféricos que não funcionaram?