Duração de bateria muito ruim

Iniciado por LeonardodoLinux, 10 de Abril de 2013, 20:49

tópico anterior - próximo tópico

LeonardodoLinux

Olá pessoal, tenho um Samsung RV411-AD3BR com Ubuntu 12.04, já desliguei a bluetooth, deixo o brilho de tela bem fraquinho, mas navegando normalmente a bateria não passa de 2 horas, antes no W7 fazia umas 3h30, alguém sabe se posso fazer algum ajuste? o Ubuntu 12.10 é melhor nesse quesito? Até mais, vlw galera

Tota

Arthur Bernardes

Mas amigo Tota, por que que o Ubuntu tem um gerenciamento de energia inferior ao Suse.? Seria algo no Kernel-Generic.?

Tota

Ola

Aí eu não sei responder.

O kernel-generic é o que dá suporte à maioria de hardware, mas não consome tanta bateria, pois vai carregar apenas os módulos necessários a sua maquina. Compilar o kernel só irá deixá-lo mais rápido pois ele fica menor, já para bateria acho que não ajuda muito não.

Talvez pelos módulos acpi, talvez pelo kernel, talvez pelo ambiente gráfico.

O que sei é que o Unity é ainda um devorador de bateria e memória ram

Faça um teste, instale o lubuntu-desktop ou o xubuntu desktop ou o gnome-shell e veja como o consumo de bateria baixa.

Instale ou o jupiter ou o powertop (leia sobre eles antes nos sites dos desenvolvedores)

Remova do inicio da sessão tudo aquilo que não usa, bluetooth, modem manager (modem3G), etc. Eles rodam em background e podem consumir (ínfimos) mas preciosos mwatt da sua bateria

Eu removo até o plymouth e edito o grub para bootar em modo console, fica um boot mais rapido e sem imagens, o que no fim das contas também "segura" a bateria por mais tempo.

Acerte o swapiness para 10 ou 5 (original é 60), pois hd girando leva a bateria pro pau, edite o fstab e coloque a pasta /tmp para rodar em sua ram (mesmo problema acima)

Instale o zram para paginação em memória e não em disco

Tudo isto devera fazer sua bateria durar muito mais. Alguns relatos na rede dizem que a bateria duraria mais que no windows, mas só testando para ter certeza.

[]'s

Arthur Bernardes

Valiosa informação amigo..!

Sobre o ambiente gráfico, nunca testei em meu notebook, apenas em meu Desktop, mas já uma grande diferença no desempenho.!

E o "modem-manager", em ambos computadores, é carregado, mas, ao desligar o note, ele desliga em 1,5 segundos, mas já no computador, ele demora 1,50 minutos em média, porque trava para encerrar esse maldito "modem-manager", como faço para desativá-lo.?

Vou instalar o "lubuntu-desktop" e testar..!

Obrigado.!

Tota

Sudo apt-get remove modemmanager

Para o note, realmente o negócio é deixar o hd parado, assim a bateria dura mais

[]'s

Arthur Bernardes

Vou pesquisar sobre..! Mais uma vez, muito obrigado, Tota.!