Autor Tópico: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.  (Lida 9673 vezes)

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #30 Online: 06 de Setembro de 2012, 09:33 »
Pelo que percebi pelo primeiro link de imagem no seu primeiro texto e pelo que falou sobre o seu Tio, então sinto que ele instalou o Ubuntu 10.04 de maneira personalizada, ou seja, ele está com um aspecto muito parecido com o windows com apenas uma barra inferior como o botão iniciar (o com símbolo do Ubuntu). Normalmente o aspecto do Ubuntu seria duas barra, uma inferior e outra superior, sendo que nesta última estariam os menus e os ícones de status, notificadores, o famoso systray do windows. Na barra inferior só os botões das janelas abertas e das áreas de trabalho. Ele deve ter feito isso para que você não sentisse dificuldade já que estava saindo do windows para outro sistema operacional, então ele tentou deixar o mais parecido possível no aspecto visual.

Acho que como seu Ubuntu é personalizado não deveria ter substituído os repositórios que nele estavam, mas tudo bem, colocando os oficiais como recomendado não terá problemas. Só que caso tenha algo instalado aí de algum repositório diferente, que não seja somente mirror, ele não será atualizado.

O problema que você estava tendo era com repositório medibuntu que poderia ter sido desativado apenas ele, feito as atualizações pendentes e depois tentado verificar o motivo desse aí estar falhando para o seu Ubuntu 10.04.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2012, 09:38 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Mariana Menezes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #31 Online: 06 de Setembro de 2012, 09:59 »
Bom dia a todos,

Fiz tudo que foi dito, nesse momento estou atualizando minha versão do Ubuntu para 12.04! Assim que terminar digo a vocês se deu certo.
Obrigada pela ajuda de todos.

Atenciosamente, Mariana.
Menezes.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #32 Online: 06 de Setembro de 2012, 10:11 »
Bom dia a todos,

Fiz tudo que foi dito, nesse momento estou atualizando minha versão do Ubuntu para 12.04! Assim que terminar digo a vocês se deu certo.
Obrigada pela ajuda de todos.

Atenciosamente, Mariana.

Opa você esta entendendo errado, o comando:

sudo apt-get upgrade

não atualiza o Ubuntu de uma versão para outra, por exemplo do Ubuntu 10.04 para o Ubuntu 12.04. O que ele faz é analisar tudo que você tem instalado aí no seu Ubuntu 10.04, depois compara com o que exite nos repositórios desta sua versão do Ubuntu e então atualiza esses pacotes caso já possuam uma versão mais nova dos mesmos, portanto você continuará com o Ubuntu 10.04, mas com tudo atualizado para versões mais recentes do que tem instalado nele.

Por exemplo, se você tem um aplicativo instalado do repositório na versão x, mas agora já existe esse mesmo programa na versão x.1 com correções do anterior lá nos repositórios, então com o comando indicado ele vai atualizar do x para o x.1 do repositório.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2012, 10:33 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Mariana Menezes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #33 Online: 06 de Setembro de 2012, 10:37 »
linuser104,

Acho que me expliquei mal, quis dizer que executei o comando sudo apt-get upgrade e depois disso eu atualizei a versão para 12.04 pelo gerenciador de pacotes.
Antes eu não conseguia instalar a versão 12.04, mas agora estou instalando.
Esta certo? Quer um printscreen para ver o que estou instalando?
Obrigada pela ajuda.

Atenciosamente, Mariana.
Menezes.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #34 Online: 06 de Setembro de 2012, 11:02 »
linuser104,

Acho que me expliquei mal, quis dizer que executei o comando sudo apt-get upgrade e depois disso eu atualizei a versão para 12.04 pelo gerenciador de pacotes.
Antes eu não conseguia instalar a versão 12.04, mas agora estou instalando.
Esta certo? Quer um printscreen para ver o que estou instalando?
Obrigada pela ajuda.

Atenciosamente, Mariana.

OK, só não sabia que pelo gerenciador de atualizações é possível pular do 10.04 para o 12.04, pensei que teria de atualizar para as intermediárias entre as duas, mas como sempre instalo do zero não tenho competência para falar sobre esse assunto.

Só a título de curiosidade, pelo terminal para atualizar a versão o comando seria:

sudo  update-manager -d

Mas faça como já vem fazendo.

PS: O choque vai ser muito grande com a mudança, pois o Ubuntu 12.04 mudou radicalmente a sua forma de usar a interface gráfica. Uns gostaram (me incluo nesse grupo), outros muitos odiaram querendo voltar a forma antiga.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2012, 13:08 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Mariana Menezes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #35 Online: 06 de Setembro de 2012, 14:28 »
linuser104,

Da para instalar pelo gerenciador de atualizacões tranquilamente, enquanto eu passava para aversão 12.04 continuei usando o meu netbook perfeitamente.
Realmente foi um choque! Estou muito perdida aqui. Li muitos tutoriais, vi vídeos de espanhol no youtube e estudei bastante sobre o assunto, mas ainda não achei o que preciso. Gostaria de mudar o painel para baixo e deixar as janelas aparecendo nele, juntamente com o "iniciar" (não sei o nome certo disso, sei o nome na versão do Windows). Também gostaria de ocultar aquela barra esquerda, até vi um tutorial sobre isso, mas não funcionou, a barra desapareceu e não aparecia quando eu deixava o cursor em cima.
Resumindo, estou perdida que nem cego em tiroteiro, haha. Tem alguma dica ou site que possa me indicar? Não tenho tido sucesso nas minhas pesquisas, infelizmente.
Obrigada novamente pela ajuda que vem me dado.

Atenciosamente, Mariana.
Menezes.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #36 Online: 06 de Setembro de 2012, 14:32 »
linuser104,

Da para instalar pelo gerenciador de atualizacões tranquilamente, enquanto eu passava para aversão 12.04 continuei usando o meu netbook perfeitamente.
Realmente foi um choque! Estou muito perdida aqui. Li muitos tutoriais, vi vídeos de espanhol no youtube e estudei bastante sobre o assunto, mas ainda não achei o que preciso. Gostaria de mudar o painel para baixo e deixar as janelas aparecendo nele, juntamente com o "iniciar" (não sei o nome certo disso, sei o nome na versão do Windows). Também gostaria de ocultar aquela barra esquerda, até vi um tutorial sobre isso, mas não funcionou, a barra desapareceu e não aparecia quando eu deixava o cursor em cima.
Resumindo, estou perdida que nem cego em tiroteiro, haha. Tem alguma dica ou site que possa me indicar? Não tenho tido sucesso nas minhas pesquisas, infelizmente.
Obrigada novamente pela ajuda que vem me dado.

Atenciosamente, Mariana.

Um bom começo é ver esta vídeo aula aqui:

Citar
Unity, uma visão geral para leigos em linux - Ubuntu 12.04 :
http://www.youtube.com/watch?v=pI9m1ZUhZ4Y
fonte: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,80944.0.html

Depois baixe e veja esse manual, em pdf, Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 deste link:

http://orgulhogeek.net/ubuntu-guia-do-iniciante/

Com esses dois materiais você vai entender melhor o Ubuntu 12.04 com Unity.

Agora informo a você que o Ubuntu que você usava tinha como interface gráfica o gnome2 que já estava em desenvolvimento há muito tempo e o novo Ubuntu traz o gnome3 que é recente e ainda em pleno desenvolvimento, então as mudanças que você quer fazer, algumas delas, ainda não é possível no gnome3 e no Unity do Ubuntu 12.04.


PS: No link da fonte da vídeo aula tem outra aula que pode lhe interessar sobre como localizar programas no Unity. Como é para uma versão antiga do Ubuntu, de cara eu não coloquei no início do tópico, mas vou colocar aqui em baixo caso você ainda tenha dúvidas:

Citar
Como localizar aplicativos instalados no Ubuntu Unity:
http://www.youtube.com/watch?v=FMMPOxbXono
fonte: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,80944.0.html
« Última modificação: 06 de Setembro de 2012, 14:48 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Mariana Menezes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #37 Online: 06 de Setembro de 2012, 15:50 »
linuser104,

Tudo esta correndo as mil maravilhas, o tutorial que você me passou é ótimo. Resolvi deixar  o Linux parecido com o Linux mesmo, vou deixar tudo do Windows para trás.
Só tenho um último problema a ser resolvido. Como eu uso um netbook a barra lateral acaba ocupando muito espaço, eu vi no tutorial como diminui-la e como oculta-la, mas quando tento fazer isso não da certo. Eu diminuo ou oculto ela nas opções, mas ela não é alterada em nada.
Como posso resolver isso?

Atenciosamente, Mariana.
Menezes.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #38 Online: 06 de Setembro de 2012, 16:00 »
linuser104,

Tudo esta correndo as mil maravilhas, o tutorial que você me passou é ótimo. Resolvi deixar  o Linux parecido com o Linux mesmo, vou deixar tudo do Windows para trás.
Só tenho um último problema a ser resolvido. Como eu uso um netbook a barra lateral acaba ocupando muito espaço, eu vi no tutorial como diminui-la e como oculta-la, mas quando tento fazer isso não da certo. Eu diminuo ou oculto ela nas opções, mas ela não é alterada em nada.
Como posso resolver isso?

Atenciosamente, Mariana.

Se você usa o unity 2d requer um pouco de atenção :

http://linuxlike.blogspot.com.br/2012/04/unity-2d-como-personalizar-o-tamanho.html
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #39 Online: 06 de Setembro de 2012, 17:10 »
linuser104,

Tudo esta correndo as mil maravilhas, o tutorial que você me passou é ótimo. Resolvi deixar  o Linux parecido com o Linux mesmo, vou deixar tudo do Windows para trás.
Só tenho um último problema a ser resolvido. Como eu uso um netbook a barra lateral acaba ocupando muito espaço, eu vi no tutorial como diminui-la e como oculta-la, mas quando tento fazer isso não da certo. Eu diminuo ou oculto ela nas opções, mas ela não é alterada em nada.
Como posso resolver isso?

Atenciosamente, Mariana.

Pode ser duas coisas, primeiro sua placa de vídeo pode não suportar o Unity 3D que é o mostrado no vídeo e aí o Ubuntu está abrindo com o Unity 2D que tem limitações e como não uso ele (somente o 3D) não sei se o que posso fazer no 3D se pode fazer no 2D, portanto primeiro vamos verificar sua placa de vídeo, então no terminal digite o comando:

lspci | grep VGA

esse comando vai listar sua placa de vídeo. O comando lspci serve para listar todos os componentes PCI do seu computador, o parâmetro | grep VGA vai filtrar, ou seja, dizer que só está interessada na placa de vídeo (VGA) para não listar tudo.

A segunda possibilidade de não conseguir ocultar a barra ou diminuir seus ícones pode ser por que sua atualização do Ubuntu não foi bem sucedida em algum parte que esteja atrapalhando essas operações, isso caso você suporte o Unity 3D, ou seja, sua placa de vídeo seja totalmente compatível com ele.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2012, 17:14 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Mariana Menezes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #40 Online: 06 de Setembro de 2012, 17:16 »
linuser104,

Apareceu o seguinte:
mari@Asus1000:~$ lspci | grep VGA
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 945GSE Express Integrated Graphics Controller (rev 03)

Atenciosamente, Mariana.
Menezes.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #41 Online: 06 de Setembro de 2012, 17:21 »
linuser104,

Apareceu o seguinte:
mari@Asus1000:~$ lspci | grep VGA
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 945GSE Express Integrated Graphics Controller (rev 03)

Atenciosamente, Mariana.

Bem placas da intel tem compatibilidade com o Unity 3D, uso intel também, só que outro modelo (GM965/GL960), e uso o unity3D. Parece-me que a 945GSE tem problemas, mas não sei ao certo, então para tirar minha dúvida sobre se você usa o 2D ou 3D vou pedir para tirar um print de sua tela, mas só tire quando você possicionar o mouse sobre um dos ícones da barra lateral esquerda e aparacer um balão informativo sobre aquele ícone ok.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2012, 17:26 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Mariana Menezes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #42 Online: 06 de Setembro de 2012, 17:26 »
linuser104,

Aqui esta o printscreen: http://www.netupload.org/visualizar.php?arquivo=9zb4h06jdceilbrg9mif.png

Atenciosamente, Mariana.
Menezes.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #43 Online: 06 de Setembro de 2012, 17:27 »
linuser104,

Aqui esta o printscreen: http://www.netupload.org/visualizar.php?arquivo=9zb4h06jdceilbrg9mif.png

Atenciosamente, Mariana.

Você está usando o Unity 3D.

Pode me informar como está tentando fazer diminuir o ícone e fazer ocultar a barra lateral?
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Mariana Menezes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #44 Online: 06 de Setembro de 2012, 17:32 »
linuser104,

Desculpe, mas acho que não entendi muito bem. Para diminuir a barra lateral ou ocultar eu tenho que ter o Unity 3D, certo?
No caso eu tenho, então por que não funciona?
PS: Acabei de reiniciar e a barra lateral ficou menor.

Atenciosamente, Mariana.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2012, 17:38 por Mariana Menezes »
Menezes.