Autor Tópico: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.  (Lida 9678 vezes)

Offline Mariana Menezes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Online: 05 de Setembro de 2012, 18:34 »
Oi,

Sou uma usuária nova do Linux Ubuntu. Tentei pesquisar minhas dúvidas no fórum (não só neste, mas em muitos outros), google, yahoo respostas, youtube e alguns outros sites, mas realmente não achei a resposta para os meus problemas e as respostas que chegaram perto de resolver meus problemas estavam em um nível muito avançado para mim.
Já deixo avisado que não tenho um vasto conhecimento em informática, porém estou disposta a aprender.

Minhas dúvidas são as seguintes:

Dúvida número 1-

Eu estava colocando alguns documentos do meu desktop em uma outra pasta, ao passar um documento para a outra pasta sem querer eu arrastei uma pasta para para a lateral esquerda da janela e soltei. Desde então meu desktop esta travado, todas as pastas nele existentes sumiram, não consigo usar o botão esquerdo para mudar o fundo de tela, nada que eu salvo no meu desktop aparece lá.
Aqui vai um printscreen da pasta que arrastei para a janela, para vocês entenderem melhor:

http://desmond.imageshack.us/Himg823/scaled.php?server=823&filename=capturadetela1g.png&res=landing

Dúvida número 2-

Eu uso um netbook e no painel aparece a porcentagem da bateria, ou então simplesmente aquela bateria no canto direito inferior da tela, mas ontem eu reiniciei meu netbook e simplesmente essa bateria desapareceu.

Dúvida número 3-

Como eu sei que baixei as coisas que tem para baixar no gerenciador de atualizações? Eu baixo os pacotes e a nova versão do Linux, mas tudo parece igual e os mesmos pacotes de atualizações continuam la para serem baixados.

PS: Creio que estou usando o Linux Ubuntu 4.10

Espero ter sido clara nas minhas dúvidas e espero que não tenha quebrado nenhuma regra do fórum logo no primeiro post.
Agradeço desde já a ajuda de todos. Espero poder aprender com voces para a ajudar novos iniciantes futuramente.

Atenciosamente, Mariana.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2012, 18:46 por Mariana Menezes »
Menezes.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2012, 19:26 »
Camarada, procure o Monitor do sistema para sabermos qual a versão do ubuntu está usando, com isso fica mais fácil ajudá-la.

Se realmente for a versão 4.10, ela é muito antiga e não tem mais suporte, isso explicaria a ausência de atualizações.

Recomendo uma reinstalação da versão mais nova 12.04.

Para você entender as versões. O 1º número representa o ano de lançamento o 2º número representa o mês. Ou seja, a 12.04 foi lançada em abril de 2012.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Mariana Menezes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2012, 19:47 »
Camarada, procure o Monitor do sistema para sabermos qual a versão do ubuntu está usando, com isso fica mais fácil ajudá-la.

Se realmente for a versão 4.10, ela é muito antiga e não tem mais suporte, isso explicaria a ausência de atualizações.

Recomendo uma reinstalação da versão mais nova 12.04.

Para você entender as versões. O 1º número representa o ano de lançamento o 2º número representa o mês. Ou seja, a 12.04 foi lançada em abril de 2012.

Oi Adriano R.N.,

Procurei o monitor do sistema, mas não estou achando, tentei procurar no "Ajuda e Suporte" do próprio Linux e fucei em tudo, mas realmente não acho.
Muito possivelmente a minha versão é a 10.04, segundo o meu tio, que instalou o Linux para mim.
Nessa reinstalação eu teria que formatar o meu netbook e colocar a versão mais nova do Linux? Eu realmente não entendo muito de computador, me desculpe.
Obrigada pela dica das versões, foi útil, agora entendi melhor, obrigada também pela ajuda.

Atenciosamente, Mariana.
Menezes.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2012, 20:00 »
Opa a 10.04 tem suporte até o ano que vem, logo não é necessário reinstalar.
Vamos voltar seu Ubuntu para o "padrão de fábrica".

1º Entre na sua pasta pessoal "mari"
2º Tecle ctrl+h (aparecerão as pastas ocultas, no linux o "." na frente do nome deixa a pasta oculta)
3º Procure e apague as pastas .config .cache .gconf .gnome2
4º Reinicie seu ubuntu, ele estará bem diferente do que está agora.

Acredito que com isso suas pastas voltarão ao normal.

Se depois das mudanças indicadas o indicador da bateria não estivar no painel, use o botão direito sobre a barra e escolha "Adicionar ao painel...", procure por "Área de notificação" e adicione, se não for ele tente o "Sessão do miniaplicativo...".
« Última modificação: 05 de Setembro de 2012, 20:07 por Adriano R.N. »
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Mariana Menezes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2012, 21:05 »
Oi Adriano R.N.,
 
MUITO obrigada! Deu tudo certo, porém agora estou passando um "aperto" tentando configurar tudo de novo. Você tem algum tutorial bom para me indicar sobre painel? Os tutoriais que já vem no Linux são muito vagos, não tem todas as informações que preciso.
A bateria voltou para o painel na primeira tentativa já.
E quanto ao meu problema de não conseguir atualizar meu Ubuntu, você tem alguma dica?
Novamente, muito obrigada pela ajuda, me ajudou muito mesmo.

Atenciosamente, Mariana.
Menezes.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #5 Online: 05 de Setembro de 2012, 21:12 »
Oi Adriano R.N.,
 
MUITO obrigada! Deu tudo certo, porém agora estou passando um "aperto" tentando configurar tudo de novo. Você tem algum tutorial bom para me indicar sobre painel? Os tutoriais que já vem no Linux são muito vagos, não tem todas as informações que preciso.
A bateria voltou para o painel na primeira tentativa já.
E quanto ao meu problema de não conseguir atualizar meu Ubuntu, você tem alguma dica?
Novamente, muito obrigada pela ajuda, me ajudou muito mesmo.

Atenciosamente, Mariana.

para saber qual é a sua versão do Ubuntu abra um terminal, se não sabe como, use as teclas de atalho Ctrl+Alt+t que vai abrir uma janela de terminal, nela copie e cole isso:

cat /etc/issue

depois dê ENTER e cole aqui o resultado.

Outra forma alternativa pelo terminal seria o comando:

lsb_release -a

depois dê ENTER e cole aqui o resultado.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2012, 21:16 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Mariana Menezes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2012, 21:24 »
Oi Adriano R.N.,

Quanto ao painel eu achei um vídeo que me ajudou muito, deixo aqui o link caso mais alguém precise de um tutorial sobre o painel, http://www.youtube.com/watch?v=058-ltUDQoU.
Digitei o que você disse, apareceu:
No LSB modules are available.
Distributor  ID: Ubuntu
Description: Ubuntu 10.04.1 LTS
Release: 10.04
Codname: lucid
mari@Asus1000:~$ (e tem um quadrado depois disso).

Atenciosamente, Mariana.
Menezes.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2012, 21:25 »
Sobre os painéis o botão direito é seu melhor amigo, tem que explorar um pouco. O tempo será seu melhor aliado.

Quanto as atualizações, procure o "Gerenciador de pacotes synaptic"
Vá em:
Configurações> Repositórios> No item Baixar de: (escolha servido principal)> feche a janela> Clique em Carregar (botão com círculo azul)

Se não der nenhum erro, clique em "Marcar todas as atualizações" e instale-as.

Se der problemas feche tudo e procure o terminal, nele copie e cole o comando abaixo: (para colar no terminal use o direito do mouse)

sudo gedit /etc/apt/sources.list
(Vai pedir sua senha e enquanto você digita nada aparecerá, digite e dê enter)

Copie o conteúdo que abrirá e cole aqui no tópico para vermos possíveis problemas.

Para você entender o comando.
sudo (transformará você em administradora)
gedit (é o editor de texto que abrirá o arquivo)
/etc/apt/ (é o caminho onde está o arquivo)
sources.list (é o nome do arquivo que consta as informações que necessitamos, este arquivo guarda os endereços dos servidores onde o Ubuntu buscará os aplicativos)
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2012, 21:33 »
gostaria que você usasse mais dois comandos de terminal e colasse aqui os resultados para observamos o seu problema, seriam esses dois:

sudo apt-get update

esse vai atualizar o banco de dados dos repositórios. Vai ser pedida uma senha, digite a sua e não se preocupe que no terminal não mostra nada (nem os ****) mais vc está sim digitando sua senha.

O outro comando seria:

sudo apt-get upgrade

Esse vai atualizar tudo que tiver para atualizar aí.

Lembre-se que para executar esses dois comandos o Synaptic e o Central de programas devem estar fechados.

cole aqui as saídas dos comandos acima sugeridos para verificarmos os possíveis erros encontrados.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2012, 21:35 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Mariana Menezes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #9 Online: 05 de Setembro de 2012, 21:38 »
Adriano R.N.,

Quanto aos painéis esta tudo bem, achei uns vídeos tutoriais e já arrumei o meu painel.

Entrei no Gerenciador de pacotes synaptic, assim que o programa começou pediu minha senha, quando digitei a senha o programa simplesmente sumiu do painel. Tentei novamente e ocorreu o mesmo problema.
Entrei no terminal, digitei o comando, porém quando fui digitar a minha senha o teclado não escrevia. Tentei novamente e ocorreu o mesmo problema.

Atenciosamente, Mariana.
Menezes.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #10 Online: 05 de Setembro de 2012, 21:42 »
Teclado não escreve quando se solicita senha.
Questão de segurança.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #11 Online: 05 de Setembro de 2012, 21:43 »
Adriano R.N.,

Quanto aos painéis esta tudo bem, achei uns vídeos tutoriais e já arrumei o meu painel.

Entrei no Gerenciador de pacotes synaptic, assim que o programa começou pediu minha senha, quando digitei a senha o programa simplesmente sumiu do painel. Tentei novamente e ocorreu o mesmo problema.
Entrei no terminal, digitei o comando, porém quando fui digitar a minha senha o teclado não escrevia. Tentei novamente e ocorreu o mesmo problema.

Atenciosamente, Mariana.

a senha que é pedida no terminal é devido ao comando sudo na frente dos outros comandos e no terminal ao você digitar a senha, nada é mostrado, nem os famosos asterisco (******). Só você dar ENTER após digitar corretamente sua senha, portanto repita os comandos:

sudo apt-get update

e

sudo apt-get upgrade

PS: Acho que está havendo um pouquinho de confusão aqui, pois como você fala no Adriano R.N não sei se está falando realmente para ele ou se para mim (linuser104) com os comandos que ando sugerindo a você pelo terminal.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2012, 21:47 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Mariana Menezes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #12 Online: 05 de Setembro de 2012, 21:45 »
Oi linuser104,

Tenho o mesmo problema ao digitar esses comandos, eu digito o comando e quando vou digitar a senha o teclado não funciona.
Central de Programas, o que é isso? Estou somente com o FireFox aberto.
Obrigada pela ajuda!

Atenciosamente, Mariana.
Menezes.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #13 Online: 05 de Setembro de 2012, 21:50 »
Oi linuser104,

Tenho o mesmo problema ao digitar esses comandos, eu digito o comando e quando vou digitar a senha o teclado não funciona.
Central de Programas, o que é isso? Estou somente com o FireFox aberto.
Obrigada pela ajuda!

Atenciosamente, Mariana.

É o que falei acima:

Citar
a senha que é pedida no terminal é devido ao comando sudo na frente dos outros comandos e no terminal ao você digitar a senha, nada é mostrado, nem os famosos asterisco (******). Só você dar ENTER após digitar corretamente sua senha, portanto repita os comandos:

Por exemplo ao digitar o comando:

sudo apt-get update

vai aparecer isso no terminal:

[sudo] password for mari:

aí é só você digitar sua senha sem se preocupar com o quê o terminal não mostra (os dígitos *****) e então depois de digitar sua senha, dê ENTER que o comando vai rodar, isso se a senha estiver correta. É que determinados comandos só podem ser executados como superusuário (root) e então é pedido uma senha para poder executar o comando, questão de segurança.

O Central de programas é um equivalente ao Synaptic só que mais simples, mais fácil de usar e entender, mas não lembro se no Ubuntu 10.04 ele tinha esse nome ou era chamado de Adicionar/Remover programas...
« Última modificação: 05 de Setembro de 2012, 22:08 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o desktop, painel entre outros.
« Resposta #14 Online: 05 de Setembro de 2012, 21:56 »
Mariana, lei com calma os nossos comentários, note que estamos lhe explicando que nada aparecerá enquanto digita a senha, mesmo assim ela está sendo digitada, é só dar enter após digitar.
Note que agora foram indicados vários comandos, vamos por partes:

sudo apt-get update

sudo apt-get upgrade


sudo gedit /etc/apt/sources.list

Lembre-se de copiar e colar o resultado de cada um dos comandos, com isso poderemos ajudá-la.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!