Enquete

[Resolvido] como instalar o Ubuntu no Netbook Asus EeePC 1005HA?

[Resolvido] Ubuntu 12.04 LTS no EeePC 1005HA
0 (0%)
[Resolvido] Loop na instalação do ubuntu no netbook EeePC 1005HA
1 (100%)

Votos Totais: 1

Autor Tópico: [Resolvido] Ubuntu no Netbook Asus EeePC 1005HA  (Lida 11841 vezes)

Offline Paulomv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
[Resolvido] Ubuntu no Netbook Asus EeePC 1005HA
« Online: 06 de Agosto de 2012, 17:46 »
Estou tentando instalar a versão 12.04 do Ubuntu, criei um pen-drive de inicialização do Linux através de universal USB installer, configurei a BIOS para dar boot do Pen-drive, depois dai eu renicio o computador onde o mesmo da boot e me pergunta qual ação eu quero tomar, eu seleciono a opção para instalar o ubuntu do meu HD, no qual aparece a Tela de selecionar o idioma >> depois preparar para instalar o ubuntu >> depois me pergunta se eu quero instalar o Ubuntu ao lado do Windows ou se quero apagá-lo, eu seleciono a opção de instalar ao lado do Windows, quando eu clico que "continuar" o sistema renicia onde e vai para a tela inicial, ou seja, a tela que eu indico que eu quero instalar o ubuntu no meu HD, fica em loop, alguem sabe oque está acontecendo? podem me ajudar?
« Última modificação: 08 de Agosto de 2012, 13:52 por Paulomv »

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Ubuntu no Netbook Asus EeePC 1005HA
« Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2012, 17:56 »
Estou tentando instalar a versão 12.04 do Ubuntu, criei um pen-drive de inicialização do Linux através de universal USB installer, configurei a BIOS para dar boot do Pen-drive, depois dai eu renicio o computador onde o mesmo da boot e me pergunta qual ação eu quero tomar, eu seleciono a opção para instalar o ubuntu do meu HD, no qual aparece a Tela de selecionar o idioma >> depois preparar para instalar o ubuntu >> depois me pergunta se eu quero instalar o Ubuntu ao lado do Windows ou se quero apagá-lo, eu seleciono a opção de instalar ao lado do Windows, quando eu clico que "continuar" o sistema renicia onde e vai para a tela inicial, ou seja, a tela que eu indico que eu quero instalar o ubuntu no meu HD, fica em loop, alguem sabe oque está acontecendo? podem me ajudar?

Já verificou a MD5SUM dessa ISO?
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Paulomv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Netbook Asus EeePC 1005HA
« Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2012, 18:46 »
Eu verifiquei utilizando o comando FCIV no prompt de comando do Windows, pode me indicar uma maneira mais exata de se verificar o MD5SUM deste arquivo?


Obrigado por responder meu tópico!

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Ubuntu no Netbook Asus EeePC 1005HA
« Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2012, 19:11 »
Eu verifiquei utilizando o comando FCIV no prompt de comando do Windows, pode me indicar uma maneira mais exata de se verificar o MD5SUM deste arquivo?


Obrigado por responder meu tópico!

O link abaixo contém todas as informações sobre o assunto:
http://wiki.ubuntu-br.org/ConferindoMd5
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Paulomv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Netbook Asus EeePC 1005HA
« Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2012, 19:19 »
eu verifiquei MD5 e está correto o arquivo, não está corrompido (d791352694374f1c478779f7f4447a3f) se não é isso tem mais alguma idéia do que seja?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Netbook Asus EeePC 1005HA
« Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2012, 19:47 »
Ola

Já tive um problema parecido com o seu ao tentar instalar de um pendrive.

Tentei pelo modo live, (testar sem instalar) e não ia também, até descobrir que se eu tentasse com o idioma Ingles a coisa fluia.

Então eu troquei de pendrive, instalei no novo pen e resolveu.

Sugestão:

1) Verificar se pelo modo de testes (live pendrive) o Ubuntu carrega.

2) Se tiver outro pendrive veja se instalando nele a coisa vai.

3) Use o programa unetbootin para gravar a ISO no pendrive. ( Só consegui com ele )

4) não use o "persistent mode" ou modo de guardar dados na hora de gravar a ISO no pendrive.

5) Quantas partições voce tem no seu HD? Lembre que se tiver 4 partições primárias já criadas o sistema pode não instalar. Geralmente a ASUS envia a maquina com tres partições, uma com o sistema para reinstalação, uma para o Windows e outra para dados. Se criou mais alguma este pode ser o "enrosco".

6) Se tudo acima não deu certo, tente redimensionar uma partição ainda dentro do Windows, e no espaço vazio rescém criado tente colocar o Ubuntu com tres partições logicas, uma para o sistema (uns 10 a 20 Gigas), uma boa parte para a sua partição /home ( uns 30 gigas ou a seu gosto) e uma partição para swap de uns 2 gigas.

[]'s

Offline Paulomv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Netbook Asus EeePC 1005HA
« Resposta #6 Online: 06 de Agosto de 2012, 19:56 »
Valeuuu, Tota!!

interessante, muito interessante!
vou seguir os passos que vocês me indicou e assim que terminar eu escrevo aqui no tópico se evoluiu, estou torcendo pra que sim, muito obrigado!


Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Netbook Asus EeePC 1005HA
« Resposta #7 Online: 07 de Agosto de 2012, 08:30 »
Para mim também só funciona com o Unetbootin do Windows. Já tentei outros programas, inclusive o Unetbootin do próprio Linux, e o pendrive não fica bootável. E também nunca escolho a opção do "instalar ao lado do Windows". Eu próprio faço o particionamento, criando 2 partições, uma em "/" e outra em "/home".
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Paulomv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Netbook Asus EeePC 1005HA
« Resposta #8 Online: 07 de Agosto de 2012, 12:28 »
Boa tarde!!

eu segui todos as suas sugestões com exceção do passo nº 6, conforme segue abaixo:

Resposta:

1) Verificar se pelo modo de testes (live pendrive) o Ubuntu carrega.
R: Eu verifiquei e consegui testar o Ubuntu sem precisar instalar.
2) Se tiver outro pendrive veja se instalando nele a coisa vai.
R: Teste em outros dois Pendrivers e o resultado sempre é o mesmo, quando seleciono para instalar ao lado do Windows, o computador é reniciado e voltar para a tela do "unetbootin".
3) Use o programa unetbootin para gravar a ISO no pendrive. ( Só consegui com ele )
R: Fiz o download do programa Unetbootin e fiz a gravação da ISO nos pendrivers através dele, mesmo assim não evoluiu.
4) não use o "persistent mode" ou modo de guardar dados na hora de gravar a ISO no pendrive.
R: Segui sua dica e não estou utilizando este modo.
5) Quantas partições voce tem no seu HD? Lembre que se tiver 4 partições primárias já criadas o sistema pode não instalar. Geralmente a ASUS envia a maquina com tres partições, uma com o sistema para reinstalação, uma para o Windows e outra para dados. Se criou mais alguma este pode ser o "enrosco".
R: Eu tenho o número padrão de partições, ao total são tres, uma que segue instalado o Windows a outra para arquivar dados e uma de instalação, não cheguei a criar nenhuma outra partição.
6) Se tudo acima não deu certo, tente redimensionar uma partição ainda dentro do Windows, e no espaço vazio rescém criado tente colocar o Ubuntu com tres partições logicas, uma para o sistema (uns 10 a 20 Gigas), uma boa parte para a sua partição /home ( uns 30 gigas ou a seu gosto) e uma partição para swap de uns 2 gigas.
R: este passo ainda não fiz, preciso ler sobre para poder executá-lo.


oq eu faço ????? rsrs
[]'s

clodoaldops

  • Visitante
Re: Ubuntu no Netbook Asus EeePC 1005HA
« Resposta #9 Online: 07 de Agosto de 2012, 12:34 »
-eu instalaria o xubuntu ou lubuntu que são mais leves e terão melhor desempenho num netbook
-eu usaria universal-usb-instaler  p/ criar o pendrive
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/GNU-Linux-de-bolso-Ubuntu-11.04/

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Netbook Asus EeePC 1005HA
« Resposta #10 Online: 07 de Agosto de 2012, 12:43 »
Ola

Entre no Windows, => computador => botão direito => gerenciar => gerenciamento de discos

Mova uma partição (faça back up) e deixe um espaço livre de uns 50 gigas

Entre pelo live pendrive do Ubuntu e abra o gerenciador de partições - Gparted - veja se enxerga o espaço livre criado

Reporte aqui

[]'s

Offline Paulomv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Netbook Asus EeePC 1005HA
« Resposta #11 Online: 07 de Agosto de 2012, 14:28 »
clodoaldops,
Obrigado pela ajuda, mas eu ja tentei usar o Universal USB installer, porém, sem sucesso. =/

Offline Paulomv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Netbook Asus EeePC 1005HA
« Resposta #12 Online: 07 de Agosto de 2012, 14:40 »
Tota,
primeiramente quero lhe agradecer pelo interesse em ajudar!
agora vamos lá, fiz oque você pediu só que o tamanho não foi exatamente como o solicitado, depois entrei no Live do Ubuntu usando o "Gparted" consegui visualizar a nova partição, porém, e a mesma segue como "Unallocated".

Ou seja o quadro esta mais ou menos assim:

Partições      /  File system  /    Size         /   Used      /  Flags
/dev/sda1      ntfs               128.77 GB       35.95GB    Boot
Unallocated    Unallocated     29.32 GB             -             -
/dev/sda2      ntfs               119.94 GB       19.57GB        -
/dev/sda3      fat32              20.01 GB        4.53GB      Hiddren
Unallocated    Unallocated     2.47 MB               -            -
/dev/sda4      Unknown         23.53 MB             -            -
Unallocated    Unallocated      10.34 MB             -            -


   

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Netbook Asus EeePC 1005HA
« Resposta #13 Online: 07 de Agosto de 2012, 18:12 »
Não alocada pois não foi formatada ainda.

[]'s

Offline Paulomv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Netbook Asus EeePC 1005HA
« Resposta #14 Online: 07 de Agosto de 2012, 18:52 »
quando vou criar um novo disco aparece a seguinte mensagem:


"Este sistema operacional ou esta configuração de servidor não oferece suporte a discos dinâmicos. Não há suporte a discos dinamicos em clusters"


o que isso significa?
help plx