Autor Tópico: Atualização de Kernel corrige nova falha descoberta.  (Lida 12962 vezes)

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Atualização de Kernel corrige nova falha descoberta.
« Online: 25 de Julho de 2012, 10:27 »
Sugiro a todos os usuários do Mint 13 e demais distros Linux baseadas no Ubuntu 12.04 que atualizem o kernel utilizado, de forma a se precaverem contra essa nova falha descoberta a pouco.

Maiores informações a respeito do assunto no link abaixo:
Nova vulnerabilidade afeta usuários do Linux (em inglês)

Para corrigir o problema basta executar uma atualização do sistema, via Gerenciador de atualizações.

Caso o procedimento não instale o novo Kernel 3.2.0.27 abram o terminal e digitem o comando abaixo:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
Depois é só reiniciar o sistema.

Para verificar se atualização foi realizada com sucesso abra o terminal e digite:
Código: [Selecionar]
uname -r
Assim poderá conferir a versão do kernel de seu sistema.

Abraço a todos e fiquem com Deus.

ATENÇÃO: Devido a uma mudança inevitável no ABI os pacotes do kernel tem um novo número de versão, o quê irá forçá-lo a reinstalar e recompilar todos os módulos do Kernel de terceiros que você possa ter instalado. Além disso, se você usar o pacote linux restricted-modules você terá que atualizá-lo, bem como obter módulos que trabalhem com a nova versão do kernel Linux.
[/size]
« Última modificação: 25 de Julho de 2012, 10:29 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: Atualização de Kernel corrige nova falha descoberta.
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2012, 10:47 »
Meu Kubuntu 12.04 atualizou ontem  kernel, o mint 13 não!

Vou usar o procedimento no terminal, conforme indicado!

Grato. Abs
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Willder

  • Visitante
Re: Atualização de Kernel corrige nova falha descoberta.
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2012, 10:51 »
Do que se trata a falha, exatamente?

Meu computador está estranho desde que atualizei ele dois dias atrás, mas não vi quais as atualizações eram, eu apenas instalei.

A falha seria problema de segurança, ou meu computador está super-aquecendo por causa dessa falha mesmo?  :(

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Atualização de Kernel corrige nova falha descoberta.
« Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2012, 11:07 »
Ola

Olhando com atenção eu entendi isto:

Citar
Description
Memory leak in mm/hugetlb.c in the Linux kernel before 3.4.2 allows local
users to cause a denial of service (memory consumption or system crash) via
invalid MAP_HUGETLB mmap operations.
Ubuntu-Description
An error was discovered in the Linux kernel's memory subsystem (hugetlb).
An unprivileged local user could exploit this flaw to cause a denial of
service (crash the system).

http://people.canonical.com/~ubuntu-security/cve/2012/CVE-2012-2390.html

Tradução livre:

" Devido a um vazamento de memória (memory leak) no odulo hugetlb, um usuario local sem privilégios de administrador(grifo meu) pode explorar esta falha e provocar o travamento do sistema "

Prioridade => Baixa


Então entendo que isto pode ser importante a servidores com um numero grande de usuarios e que deve ser analizado e repetido o erro pelo administrador no sentido de derificar se a falha afeta seu sistema especifico.

No caso de maquinas locais (desktop ou Notebooks) esta falha pode e deve ser completamente ignorada, pois com um ou dois usuarios cadastrados, se o sistema travar, basta reiniciar o mesmo, quaisquer que sejam os problemas do kernel.

Assim sendo, isto me parece que não é nada para se causar pânico aos usuários do GNU/Linux com desktops e notebooks.

Para encerrar, atualizar por isto é uma grande perda de tempo.

[]'s

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Atualização de Kernel corrige nova falha descoberta.
« Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2012, 11:42 »
Ola

Olhando com atenção eu entendi isto:

Citar
Description
Memory leak in mm/hugetlb.c in the Linux kernel before 3.4.2 allows local
users to cause a denial of service (memory consumption or system crash) via
invalid MAP_HUGETLB mmap operations.
Ubuntu-Description
An error was discovered in the Linux kernel's memory subsystem (hugetlb).
An unprivileged local user could exploit this flaw to cause a denial of
service (crash the system).

http://people.canonical.com/~ubuntu-security/cve/2012/CVE-2012-2390.html

Tradução livre:

" Devido a um vazamento de memória (memory leak) no odulo hugetlb, um usuario local sem privilégios de administrador(grifo meu) pode explorar esta falha e provocar o travamento do sistema "

Prioridade => Baixa


Então entendo que isto pode ser importante a servidores com um numero grande de usuarios e que deve ser analizado e repetido o erro pelo administrador no sentido de derificar se a falha afeta seu sistema especifico.

No caso de maquinas locais (desktop ou Notebooks) esta falha pode e deve ser completamente ignorada, pois com um ou dois usuarios cadastrados, se o sistema travar, basta reiniciar o mesmo, quaisquer que sejam os problemas do kernel.

Assim sendo, isto me parece que não é nada para se causar pânico aos usuários do GNU/Linux com desktops e notebooks.

Para encerrar, atualizar por isto é uma grande perda de tempo.

[]'s

Tota,

Concordo com seus argumentos quanto a prioridade baixa da atualização quanto ao risco de segurança, porém não vejo sentido em dizer que uma atualização que corrige uma falha que possa inclusive causar o travamento do sistema deva ser ignorada.

Eu fiz a atualização e recomendo a todos que façam o mesmo. Obviamente cada um é livre para tomar a decisão que ache mais adequada (especialmente em se tratando de software-livre.)  ;D

Abraço.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: Atualização de Kernel corrige nova falha descoberta.
« Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2012, 13:44 »
Também não custa nada atualizar, vai ocupar uns 200 megas de espaço, depois você exclui a versão antiga e pronto!

Claro que a opinião do Prof. Tota deve ser respeitada! ;D

Abraço
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Willder

  • Visitante
Re: Atualização de Kernel corrige nova falha descoberta.
« Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2012, 17:46 »
Ola

Olhando com atenção eu entendi isto:

[...]

O estranho é que o computador aqui está aquecendo bastante, e não lembro disso acontecer antes das atualizações. Está chegando há 45° só com o emulador de Super Nintendo  :o

Em todo caso obrigado pela tradução, vou procurar uma solução para esse aquecimento, acho que não deve ser pela atualização deve ter sido uma coincidência.

Obrigado! ;D

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Atualização de Kernel corrige nova falha descoberta.
« Resposta #7 Online: 01 de Agosto de 2012, 08:33 »
Creio que deve ser coincidência, acho bom dar uma revisada nos coolers se tão todos limpos.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Atualização de Kernel corrige nova falha descoberta.
« Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2012, 12:23 »
Ola

Olhando com atenção eu entendi isto:

[...]

O estranho é que o computador aqui está aquecendo bastante, e não lembro disso acontecer antes das atualizações. Está chegando há 45° só com o emulador de Super Nintendo  :o

Em todo caso obrigado pela tradução, vou procurar uma solução para esse aquecimento, acho que não deve ser pela atualização deve ter sido uma coincidência.

Obrigado! ;D

Você acha 45 graus quente? Para mim a temperatura está ótima.

Já instalou um gerenciador de energia, tipo o Jupiter ou o indicator-cpufrq, e modificou as configurações de desempenho para ver se modifica algo?
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Willder

  • Visitante
Re: Atualização de Kernel corrige nova falha descoberta.
« Resposta #9 Online: 02 de Agosto de 2012, 22:31 »
Creio que deve ser coincidência, acho bom dar uma revisada nos coolers se tão todos limpos.

É, eu acho que é coincidência sim, o problema é que o computador é novo, caso eu abra o gabinete, perco a garantia.  :(

Você acha 45 graus quente? Para mim a temperatura está ótima.

Já instalou um gerenciador de energia, tipo o Jupiter ou o indicator-cpufrq, e modificou as configurações de desempenho para ver se modifica algo?

Acho quente sim, a temperatura normal quando nenhuma tarefa está sendo usada é de 30°C, subir para 45ºC por causa do emulador de Super Nintendo é meio exagerado, não? Sobe fácil para mais de 50°C com algo que "puxe" mais. Acima de 60°C já é prejudicial (eu acho, Hardware não é minha praia).

Apenas tenho instalado o pacote para monitorar a temperatura, como o problema não acontecia antes acho que não seria o caso de tentar algo assim.

Obrigado pelas respostas  ;D

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Atualização de Kernel corrige nova falha descoberta.
« Resposta #10 Online: 03 de Agosto de 2012, 08:29 »
Creio que deve ser coincidência, acho bom dar uma revisada nos coolers se tão todos limpos.

É, eu acho que é coincidência sim, o problema é que o computador é novo, caso eu abra o gabinete, perco a garantia.  :(

Você acha 45 graus quente? Para mim a temperatura está ótima.

Já instalou um gerenciador de energia, tipo o Jupiter ou o indicator-cpufrq, e modificou as configurações de desempenho para ver se modifica algo?

Acho quente sim, a temperatura normal quando nenhuma tarefa está sendo usada é de 30°C, subir para 45ºC por causa do emulador de Super Nintendo é meio exagerado, não? Sobe fácil para mais de 50°C com algo que "puxe" mais. Acima de 60°C já é prejudicial (eu acho, Hardware não é minha praia).

Apenas tenho instalado o pacote para monitorar a temperatura, como o problema não acontecia antes acho que não seria o caso de tentar algo assim.

Obrigado pelas respostas  ;D

45º ou 50º com certeza ainda são temperaturas seguras, pode ficar tranquilo. Acima de 60º aí já é um pouco mais complicado, mas dependendo do tipo do processador eles podem funcionar com temperaturas desse nível ou até mais altas. 

Por falar nisso qual a CPU que está utilizando?
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Creto

  • Visitante
Re: Atualização de Kernel corrige nova falha descoberta.
« Resposta #11 Online: 03 de Agosto de 2012, 10:00 »
Olá a todos,

Como quando comecei no Linux minhas maquinas eram já com certo tempo de uso e algumas SIS e VIA como uma que ganhei da minha irma a uns dois dias atrás (adoro essas carroças) pois vejo a real proposta do GNU/Linux, ser compatível com a maioria dos hardwares e mais dar a um hardware ultrapassado a possibilidade de rodar um SO estável e atual quando o outro impede isto, tá mas o que isso tem haver com o assunto né mesmo?

Tem sim, pois além de concordar com o Tota =>aqui pois reiniciar e até muitas vezes Ctrl+Alt+Backspace resolvam na maioria das vezes esses travamentos, e ainda, na maquina presenteada (VIA) a temperatura não passa dos 45° e também não vejo motivos para preocupações mais acerbadas.

T+

Willder

  • Visitante
Re: Atualização de Kernel corrige nova falha descoberta.
« Resposta #12 Online: 04 de Agosto de 2012, 06:12 »
45º ou 50º com certeza ainda são temperaturas seguras, pode ficar tranquilo. Acima de 60º aí já é um pouco mais complicado, mas dependendo do tipo do processador eles podem funcionar com temperaturas desse nível ou até mais altas. 

Por falar nisso qual a CPU que está utilizando?

O computador é um Intel Core™ i5-2310 CPU @ 2.90GHz × 4

Uma "historinha":

Certa vez comprei uma placa de vídeo e por falta de experiência, não coloquei um Cooler nela nem monitorei a temperatura. Quando começaram há aparecer alguns problemas verifiquei a temperatura e ela estava ficando de 60ºC para cima, perguntei para um amigo mais "expert" e ele disse que estava tudo bem, isso era normal...

Assim, continuei usando ela e quando ela já estava bem ruim, pesquisei sobre o assunto e encontrei um tópico no fórum da Nvidia sobre isso, e o Moderador disse que 60ºC era uma temperatura muito alta, que deveria ser colocado um Cooler e blá blá blá.

Coloquei o Cooler, a temperatura ficou sempre na faixa de 30°C mas ela já estava danificada pelo tempo que sofreu com a temperatura, isso um mês após a garantia acabar. Desde então venho buscando manter sempre abaixo de 50°C, pois caso eu passe muito tempo jogando, não vou me preocupar com isso.

Apenas não posso colocar um bom Cooler agora por causa da garantia...

Foi coincidência mesmo, instalei o Windows em dual-boot e ele também aquece com alguns programas e jogos, mas mantém uns 3°C abaixo da temperatura que fica no Ubuntu... Caso continue piorando acho que vou ter de mandar o computador para a assistência...

Obrigado pessoal!  ;D

Offline hedertone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Atualização de Kernel corrige nova falha descoberta.
« Resposta #13 Online: 04 de Agosto de 2012, 14:05 »
45º ou 50º com certeza ainda são temperaturas seguras, pode ficar tranquilo. Acima de 60º aí já é um pouco mais complicado, mas dependendo do tipo do processador eles podem funcionar com temperaturas desse nível ou até mais altas. 

Por falar nisso qual a CPU que está utilizando?

O computador é um Intel Core™ i5-2310 CPU @ 2.90GHz × 4

Uma "historinha":

Certa vez comprei uma placa de vídeo e por falta de experiência, não coloquei um Cooler nela nem monitorei a temperatura. Quando começaram há aparecer alguns problemas verifiquei a temperatura e ela estava ficando de 60ºC para cima, perguntei para um amigo mais "expert" e ele disse que estava tudo bem, isso era normal...

Assim, continuei usando ela e quando ela já estava bem ruim, pesquisei sobre o assunto e encontrei um tópico no fórum da Nvidia sobre isso, e o Moderador disse que 60ºC era uma temperatura muito alta, que deveria ser colocado um Cooler e blá blá blá.

Coloquei o Cooler, a temperatura ficou sempre na faixa de 30°C mas ela já estava danificada pelo tempo que sofreu com a temperatura, isso um mês após a garantia acabar. Desde então venho buscando manter sempre abaixo de 50°C, pois caso eu passe muito tempo jogando, não vou me preocupar com isso.

Apenas não posso colocar um bom Cooler agora por causa da garantia...

Foi coincidência mesmo, instalei o Windows em dual-boot e ele também aquece com alguns programas e jogos, mas mantém uns 3°C abaixo da temperatura que fica no Ubuntu... Caso continue piorando acho que vou ter de mandar o computador para a assistência...

Obrigado pessoal!  ;D
Verifique a velocidade do cooler e se está limpo.
Você pode comprar uma pasta térmica a base de prata, a Arctic Silver 5 de 3.5 gramas que custa algo em torno de R$ 22,00.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Atualização de Kernel corrige nova falha descoberta.
« Resposta #14 Online: 04 de Agosto de 2012, 15:11 »
45º ou 50º com certeza ainda são temperaturas seguras, pode ficar tranquilo. Acima de 60º aí já é um pouco mais complicado, mas dependendo do tipo do processador eles podem funcionar com temperaturas desse nível ou até mais altas. 

Por falar nisso qual a CPU que está utilizando?

O computador é um Intel Core™ i5-2310 CPU @ 2.90GHz × 4


Segundo as especificações oficiais da Intel para esse processador pode funcionar com temperaturas de até 72,6 ºC.

Segue o link para conferir:

http://ark.intel.com/products/53445/Intel-Core-i5-2310-Processor-%286M-Cache-up-to-3_20-GHz%29
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog